Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual NoBreak usar para PC Gamer? Estraga o PC?


Posts recomendados

Eii galerinha!!

 

Preciso de ajuda com uma questão.

 

Tenho esta fonte:

 

Super Flower LEADEX III 650W, 80 Plus Gold, PFC Ativo, Full Modular, SF-650F14HG

 

Pesquisando sobre NOBreaks, vi algumas pessoas falando que o NoBreak estraga o PC Gamer e ainda prejudica o desempenho.

Confere esta informação?

Se sim, qual NoBreak seria bom para um PC Gamer?

 

Aqui onde moro as vezes tem uns picos de energia que não duram mais de 1 a 5 segundos, geralmente, mas eles existem.

 

Eu não gostaria que meu PC desligasse em cada pico de energia, ou em cada falta de energia.

Mas também não quero prejudicar o desempenho dele, e nem estraga-lo.

 

Então, o que recomendam?

 

Grata 😁

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Pepse disse:

olha, os Nobreaks funcionam, porém alguns vem com estabilizador integrado ou coisa do tipo, daí não são bons, geralmente o que o povo usa são os de 2000 reais pra cima, não sei te informar um Nobreak bom, mas dependendo do Nobreak, sim, pode prejudicar o computador

 

Eiii Pepse 😁

 

É, vi o pessoal falando sobre isto!

Estou de olho em um da RagTech, atualmente uso um da SMS, mas vou esperar alguém que entenda bastante do assunto se pronunciar pra ter certeza ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Viviane22 o ideal para você seria um nobreak senoidal, é um modelo mais "potente" que entrega a energia pura e não prejudica o equipamento, geralmente eles são mais caros, tenho um desses para proteger os servidores da empresa, da marca SMS e nunca tive problemas, somente a bateria uma vez que caiu a energia e não acionou, esse site explica bem a escolha de um nobreak de qualidade

https://nobreakdobrasil.com.br/blog/nobreak-ideal-para-sua-necessidade/

não sei seu orçamento mas se quiser pesquisar alguns e mandar o link aqui eu te ajudo a escolher

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Viviane22 disse:

Pesquisando sobre NOBreaks, vi algumas pessoas falando que o NoBreak estraga o PC Gamer e ainda prejudica o desempenho.

Confere esta informação?

Se sim, qual NoBreak seria bom para um PC Gamer?

Nobreaks comuns estragam sim o PC. Não é necessário um desses para seu PC, pois se acabar a energia você vai perder a internet de qualquer jeito e ele desligar não estraga. A sua fonte protege ele do desligamento brusco e de picos. O correto seria usar apenas um DPS Clamper de 5 ou 8 tomadas, jamais nobreak. 

38 minutos atrás, Viviane22 disse:

Eu não gostaria que meu PC desligasse em cada pico de energia, ou em cada falta de energia.

Mas também não quero prejudicar o desempenho dele, e nem estraga-lo.

Fontes de qualidade como a que você comprou não vão desligar com um breve pique de energia e se chegarem a desligar isso não vai danificar seu PC. Você mora em uma região que tem queda todo dia para ficar tão preocupada assim?

 Se não quer estragá-lo tire isso de nobreak da cabeça. Um nobreak senoidal online custa metade do preço do seu PC.

E não vai aumentar a vida útil dele a menos que tenha quedas de energia a cada 20 minutos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Marcelo_gs disse:

@Viviane22 o ideal para você seria um nobreak senoidal, é um modelo mais "potente" que entrega a energia pura e não prejudica o equipamento, geralmente eles são mais caros, tenho um desses para proteger os servidores da empresa, da marca SMS e nunca tive problemas, somente a bateria uma vez que caiu a energia e não acionou, esse site explica bem a escolha de um nobreak de qualidade

https://nobreakdobrasil.com.br/blog/nobreak-ideal-para-sua-necessidade/

não sei seu orçamento mas se quiser pesquisar alguns e mandar o link aqui eu te ajudo a escolher

 

Eii, Obrigada pela resposta.

Este que eu disse que estou interessada é senoidal.

É este aqui:

https://ragtech.com.br/produtos/one-up-nitro/

 

-------------

 

@Ricardov

 

Ei, Grata pelo vídeo.

Assisti e pelo que entendi, o unico NoBreak realmente bom é o tipo Online, Mas o com saida Senoidal Pura também é aceitável.

No caso, este que citei acima acho que é um "Semi-Online"

Preciso de indicações de Nobreaks Online então.

 

29 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Nobreaks comuns estragam sim o PC. Não é necessário um desses para seu PC, pois se acabar a energia você vai perder a internet de qualquer jeito e ele desligar não estraga. A sua fonte protege ele do desligamento brusco e de picos. O correto seria usar apenas um DPS Clamper de 5 ou 8 tomadas, jamais nobreak. 

 

Eii Woz 😁

Pelo que estou entendendo o que estraga é o Estabilizador contido no Nobreak, e ele o grande vilão né

 

32 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Nobreaks comuns estragam sim o PC. Não é necessário um desses para seu PC, pois se acabar a energia você vai perder a internet de qualquer jeito e ele desligar não estraga. A sua fonte protege ele do desligamento brusco e de picos. O correto seria usar apenas um DPS Clamper de 5 ou 8 tomadas, jamais nobreak. 

 

Ué, não vou ficar sem internet, afinal, o modem e roteador estarão ligados no Nobreak.

Aqui tenho um básico da SMS, quando falta Luz eu ainda tenho internet normalmente porque é tudo ligado no Nobreak 😎

 

30 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Fontes de qualidade como a que você comprou não vão desligar com um breve pique de energia e se chegarem a desligar isso não vai danificar seu PC. Você mora em uma região que tem queda todo dia para ficar tão preocupada assim?

 Se não quer estragá-lo tire isso de nobreak da cabeça. Um nobreak senoidal online custa metade do preço do seu PC.

E não vai aumentar a vida útil dele a menos que tenha quedas de energia a cada 20 minutos.

 

O problema é estar com 1000 coisas abertas, fazendo algo importante e perder tudo.

Fico ***** quando isto acontece, geralmente quando o PC trava, já que uso notebook então falta de energia nunca é problema.

Ai no caso do Desktop teria 2 chances de dar este problema, travamentos e falta de energia (e uma chance já é ruim o suficiente)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Viviane22 disse:

Ué, não vou ficar sem internet, afinal, o modem e roteador estarão ligados no Nobreak.

Aqui tenho um básico da SMS, quando falta Luz eu ainda tenho internet normalmente porque é tudo ligado no Nobreak 😎

 

A internet costuma depender de sinal externo, que é sustentado por aparelhos da provedora que dependem de energia para funcionar. A menos que você use banda larga via cabo telefônico da era das cavernas você sempre perderá a internet quando a luz acabar mesmo com o roteador ainda ligado.

21 minutos atrás, Viviane22 disse:

Aqui tenho um básico da SMS, quando falta Luz eu ainda tenho internet normalmente porque é tudo ligado no Nobreak 😎

Deve ser conexão antiga então.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Viviane22 disse:

O problema é estar com 1000 coisas abertas, fazendo algo importante e perder tudo.

Fico ***** quando isto acontece, geralmente quando o PC trava, já que uso notebook então falta de energia nunca é problema.

Ai no caso do Desktop teria 2 chances de dar este problema, travamentos e falta de energia (e uma chance já é ruim o suficiente)

Meu office salva tudo a cada poucos minutos, meu chrome lembra todas as páginas que estavam abertas, todos os meus programas de maior uso mantém tudo que eu estava fazendo. Inclusive o windows tem uma função de reabrir até as janelas nas mesmas posições depois de religar. No geral isso é solução ideal para travamentos e para falta de energia, especialmente para não desprender 1800 reais ou mais em um equipamento que vai ter uma utilidade muito ocasional. 

 

Enfim, configure seu chrome para lembrar as abas abertas. Configure o windows para lembrar tudo. Teste uns dias. 

Sobre travamentos, é importante manter uma boa manutenção preventiva e o seu PC bem como o windows saudáveis para evitar isso.

 

Minha fonte atual é uma XFX XTR2 550W e a anterior era uma Antec 750W. Ambas são fontes de alta qualidade e com as duas reparei que em rápidos piques de energia o PC não desliga mesmo quando todo o restante dos equipamentos da casa desligam. Já joguei partidas longas durante tempestades assim por sinal. A Antec era heróica, pois até quando o monitor desligava em um pique ela segurava o PC sem dificuldade mesmo dentro de jogos pesados que aumentam tanto o consumo da máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Viviane22 disse:

Eii, Obrigada pela resposta.

Este que eu disse que estou interessada é senoidal.

É este aqui:

https://ragtech.com.br/produtos/one-up-nitro/

É um bom nobreak, como você viu tem várias opiniões diversas kkkk mas isso é bom, eu particularmente não vejo nenhum problema na utilização do nobreak, vai sair um pouco caro sim mas se cabe no orçamento e só vai entrar pra ajudar sem prejudicar nada..... porque não?

Só precisa ver quantos watts consomem os aparelhos que você vai ligar nele e se achar um online seria o ideal mesmo. Qualquer coisa estou a disposição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não acho que seria uma boa usar nobreak no computador , ao menos que tenha muitas quedas de energia constante , eu já ultilizei um não me recordo marca é o modelo do mesmo mais nunca tive problemas , mais vai depender da qualidade do produto , eu acho que não é necessario o uso de nobreaks em computadores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/08/2021 às 15:04, WOZ Dods disse:

A internet costuma depender de sinal externo, que é sustentado por aparelhos da provedora que dependem de energia para funcionar. A menos que você use banda larga via cabo telefônico da era das cavernas você sempre perderá a internet quando a luz acabar mesmo com o roteador ainda ligado.

 

Ué, não, minha internet é via cabo (cabo do tipo de tv a cabo, não do tipo de cabo telefônico, rs)

E a internet nunca para quando a luz acaba. Ela para as vezes mesmo com luz 100% kk.

Não tem relação uma contra a outra (luz e internet) cada uma opera no seu próprio tempo e as vezes cai uma ou outra de forma individual, nunca aconteceu de cair as 2 coisas juntas (luz e internet)

 

Em 25/08/2021 às 15:06, carbonii disse:

Eu não usaria NoBreak em hipótese nenhuma... fora que é uma fortuna um "decente".

 

Ah, é bem útil, tem que achar um que seja descrente e com um preço razóavel.

Nobreak já salvou minha vida muitas e muitas vezes.

 

 

Em 25/08/2021 às 15:08, WOZ Dods disse:

Meu office salva tudo a cada poucos minutos, meu chrome lembra todas as páginas que estavam abertas, todos os meus programas de maior uso mantém tudo que eu estava fazendo. Inclusive o windows tem uma função de reabrir até as janelas nas mesmas posições depois de religar. No geral isso é solução ideal para travamentos e para falta de energia, especialmente para não desprender 1800 reais ou mais em um equipamento que vai ter uma utilidade muito ocasional. 

 

Olha que não é tão ocasional assim heim, eu tenho um aqui que como disse salvou minha vida muitas e muitas vezes.

Acho que vale o investimento, imagina se você tem que fazer algo importante e acaba a luz? Pode ser raro, mas acontece as vezes, e quando acontece você da graças a Deus por ter comprando um no-break.

Durante os últimos anos, isto me salvou muitas e muitas vezes.

Até em dias que  ja fiquei sem luz por horas e usei o no-break pra ter internet, e ligar outras perifericos.

Já cheguei até a ficar assitindo netflix por uns 30 minutos enquanto o resto do bairro estava no escuro, hehe.

 

Em 25/08/2021 às 15:08, WOZ Dods disse:

Minha fonte atual é uma XFX XTR2 550W e a anterior era uma Antec 750W. Ambas são fontes de alta qualidade e com as duas reparei que em rápidos piques de energia o PC não desliga mesmo quando todo o restante dos equipamentos da casa desligam. Já joguei partidas longas durante tempestades assim por sinal. A Antec era heróica, pois até quando o monitor desligava em um pique ela segurava o PC sem dificuldade mesmo dentro de jogos pesados que aumentam tanto o consumo da máquina.

 

Mas se faltar lux por 5 segundos? 1 minuto? 5 minutos? 10 minutos?

Só NoBreak Salvam

(To virando testemunha de nobreaks kkkk)

 

Em 25/08/2021 às 15:12, Marcelo_gs disse:

É um bom nobreak, como você viu tem várias opiniões diversas kkkk mas isso é bom, eu particularmente não vejo nenhum problema na utilização do nobreak, vai sair um pouco caro sim mas se cabe no orçamento e só vai entrar pra ajudar sem prejudicar nada..... porque não?

Só precisa ver quantos watts consomem os aparelhos que você vai ligar nele e se achar um online seria o ideal mesmo. Qualquer coisa estou a disposição.

 

Sabe de algum Online pra Indicar?

22 horas atrás, Éric H.X disse:

Se estiver usando este Nobreak da SMS no PC, sugiro que retire-o imediatamente, irá detonar sua fonte.

 

Estou usando 😶

Deu até medo agora, vou tirar já já.

20 horas atrás, DetonaGames281 disse:

Eu não acho que seria uma boa usar nobreak no computador , ao menos que tenha muitas quedas de energia constante , eu já ultilizei um não me recordo marca é o modelo do mesmo mais nunca tive problemas , mais vai depender da qualidade do produto , eu acho que não é necessario o uso de nobreaks em computadores

 

É como eu disse, depende do uso, eu acho a coisa mais maravilhosa do mundo ainda ter internet e PC ligado se a luz cai por alguns minutos.

 

 

----

 

 

Update: Os Nobreaks Online que estou achando, além de não saber se são bons, estão tudo 4K+

Achei um exagero este preço.

 

Não pretendo pagar mais de 2K.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Viviane22 achei esse na Kabum https://www.kabum.com.br/produto/108786/nobreak-gamer-ragtech-one-up-nitro-2000va-1400w-senoidal-RGB-trivolt-4590?gclid=CjwKCAjw95yJBhAgEiwAmRrutArc_J4P_8Z4pAIIA--xaWsiNRw5_nT-rdlXKzP4hPq0a6S8NmZn5xoC8C0QAvD_BwE não conheço essa marca mas até agora só vi comentários positivos, tanto no site da Kabum quanto em outros, porém na Kabum está mais barato

32 minutos atrás, Viviane22 disse:

Update: Os Nobreaks Online que estou achando, além de não saber se são bons, estão tudo 4K+

Achei um exagero este preço.

infelizmente é assim mesmo, um de marca top e qualidade vai sair por ai, o no-break do servidor aqui da empresa senoidal e online pagaram 1k mas já faz uns aninhos ai, eu nem trabalhava aqui ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Marcelo_gs disse:

@Viviane22 achei esse na Kabum https://www.kabum.com.br/produto/108786/nobreak-gamer-ragtech-one-up-nitro-2000va-1400w-senoidal-RGB-trivolt-4590?gclid=CjwKCAjw95yJBhAgEiwAmRrutArc_J4P_8Z4pAIIA--xaWsiNRw5_nT-rdlXKzP4hPq0a6S8NmZn5xoC8C0QAvD_BwE não conheço essa marca mas até agora só vi comentários positivos, tanto no site da Kabum quanto em outros, porém na Kabum está mais barato

 

Esse é o que eu estava interessada, acho que ele é tipo um "Semi-Online"

Mas olha esta vídeo, parece que ele faz mais barulho que uma tempestade.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Viviane22 disse:

Esse é o que eu estava interessada, acho que ele é tipo um "Semi-Online"

Mas olha esta vídeo, parece que ele faz mais barulho que uma tempestade

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK faz um barulhinho mesmo hushuhaduh.

Mas parece ser um bom nobreak sim só tem esse pequeno detalhe ai, porém se for para pequenas quedas de energia não vejo tanto problema, você vai se assustar provavelmente mas assim que a energia volta o barulho acaba, é só quando aciona a bateria, geralmente eles fazem um barulho quando liga a bateria mesmo, só não é tão alto kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Viviane22 Se faz tanto barulho eu preferia perder o trabalho de vez em quando. Sério, eu piro rápido com barulhos irritantes. Não é à toa que meu PC faz zero ruído e investi bastante para deixá-lo assim. Seja como for, boa sorte com sua aquisição.

Ps.: se fizer "clek, clek" quando tiver piques de energia, não é online.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/08/2021 às 16:03, Marcelo_gs disse:

faz um barulhinho mesmo hushuhaduh

 

Barulhinho? Mais parece um campo de guerra. kkkkk.

O meu faz "pi, pi, pi, pi" e já incomoda, imagina isso ai quando estou dormindo, kkkk

 

Em 26/08/2021 às 17:26, WOZ Dods disse:

Se faz tanto barulho eu preferia perder o trabalho de vez em quando. Sério, eu piro rápido com barulhos irritantes. Não é à toa que meu PC faz zero ruído e investi bastante para deixá-lo assim. Seja como for, boa sorte com sua aquisição.

Ps.: se fizer "clek, clek" quando tiver piques de energia, não é online.

 

Também odeio ruídos, a ponto de talvez preferir ficar sem do que comprar esse ai com esse ruído monstruoso ai.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/08/2021 às 15:08, WOZ Dods disse:

Sobre travamentos, é importante manter uma boa manutenção preventiva e o seu PC bem como o windows saudáveis para evitar isso.

Com sua licença Viviane22.

@WOZ Dods é justamente por causa do Windows que também estou querendo adquirir um Nobreak, hoje moro no mato e aqui só no mês de agosto já faltou luz 5 vezes, meus parentes já me avisaram que chuva e vento é certeza que vai cair a luz, quando morava na cidade de 5 vezes que faltou luz em 5 meses 2 eu tive que formatar o PC. 

O que devo fazer para manter o Windows saudável?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/08/2021 às 11:47, Viviane22 disse:

 

Barulhinho? Mais parece um campo de guerra. kkkkk.

O meu faz "pi, pi, pi, pi" e já incomoda, imagina isso ai quando estou dormindo, kkkk

 

 

Também odeio ruídos, a ponto de talvez preferir ficar sem do que comprar esse ai com esse ruído monstruoso ai.

Talvez você queira saber a respeito desse One Up Nitro por aqui, tenho dois. Um online e ele.
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/08/2021 às 11:53, Marcelotronic disse:

Com sua licença Viviane22.

Toda

 

Em 30/08/2021 às 11:53, Marcelotronic disse:

hoje moro no mato e aqui só no mês de agosto já faltou luz 5 vezes

 

Não é só pra quem mora no mato, moro em cidade grande, e também direto falta luz, ou da piques de energia, esses dias mesmo ficou horas sem luz.

 

Em 30/08/2021 às 16:00, R_F disse:

Talvez você queira saber a respeito desse One Up Nitro por aqui, tenho dois. Um online e ele.

 

Eii, Li seu tópico, parece que você não ficou feliz com nenhum dos 2 então?

Ta ficando cada vez mais complicado escolher um nobreak.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/08/2021 às 11:53, Marcelotronic disse:

Com sua licença Viviane22.

@WOZ Dods é justamente por causa do Windows que também estou querendo adquirir um Nobreak, hoje moro no mato e aqui só no mês de agosto já faltou luz 5 vezes, meus parentes já me avisaram que chuva e vento é certeza que vai cair a luz, quando morava na cidade de 5 vezes que faltou luz em 5 meses 2 eu tive que formatar o PC. 

O que devo fazer para manter o Windows saudável?

Veja bem, primeiramente sua fonte tem que ser de qualidade. Não adianta comprar um nobreak de 2000 reais para proteger um PC se a fonte é bomba. Uma fonte de qualidade evitará quedas em muitos casos de piques rápidos e também evitará os terríveis efeitos de sobretensão e subtensão que ocorrem durante e após esses piques.

Além disso, é importante configurar seu windows para fazer backup de arquivos, seu office para salvar seu trabalho com maior frequência e seu navegador para relembrar de onde você parou. O windows em si tem outras configurações sobre relembrar de suas atividades, mas teria que pesquisar já que não uso mais.

Além disso, é importante manter um "ghost" do seu sistema para casos onde ele falhar. Isso é algo extremamente saudável de se fazer mesmo que a luz nunca falte, pois qualquer falha no sistema sempre causa grande transtorno. Eu detalho como fazer "ghost" ou "espelho" do sistema no tópico abaixo.

Por fim, adquira um bom filtro de linha (hoje em dia tem praticamente só os da Clamper no nosso mercado que valiam a pena), e evite usar adaptadores e tomadas incompatíveis em sua residência. 

No geral se o PC falhar e tiver uma fonte de qualidade (nunca confunda qualidade e potência) você estará protegido contra danos ao sistema operacional. Se não souber se sua fonte é de qualidade nos diga o modelo e marca para avaliarmos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Veja bem, primeiramente sua fonte tem que ser de qualidade. Não adianta comprar um nobreak de 2000 reais para proteger um PC se a fonte é bomba. Uma fonte de qualidade evitará quedas em muitos casos de piques rápidos e também evitará os terríveis efeitos de sobretensão e subtensão que ocorrem durante e após esses piques.

Além disso, é importante configurar seu windows para fazer backup de arquivos, seu office para salvar seu trabalho com maior frequência e seu navegador para relembrar de onde você parou. O windows em si tem outras configurações sobre relembrar de suas atividades, mas teria que pesquisar já que não uso mais.

Além disso, é importante manter um "ghost" do seu sistema para casos onde ele falhar. Isso é algo extremamente saudável de se fazer mesmo que a luz nunca falte, pois qualquer falha no sistema sempre causa grande transtorno. Eu detalho como fazer "ghost" ou "espelho" do sistema no tópico abaixo.

Por fim, adquira um bom filtro de linha (hoje em dia tem praticamente só os da Clamper no nosso mercado que valiam a pena), e evite usar adaptadores e tomadas incompatíveis em sua residência. 

No geral se o PC falhar e tiver uma fonte de qualidade (nunca confunda qualidade e potência) você estará protegido contra danos ao sistema operacional. Se não souber se sua fonte é de qualidade nos diga o modelo e marca para avaliarmos.

Minha fonte é uma OCZ de 600W não lembro o modelo.

Ghost eu faço pelo Windows, esse programa que você falou no seu tópico gera só 20Gb de ghost? Ele compacta os arquivos?

Filtro de linha já uso aquele transparente da Clamper que protege linha telefônica e tv também mas achei a placa tão pobre de componentes.

Uma coisa que quero começar a brincar é com energia solar, creio eu que o inversor é melhor que o inversor do nobreak e o controlador de carga tenho certeza que é muito melhor que o carregador do nobreak, acho que vou gastar um pouco mais e usar equipamentos de energia solar, no lugar do painel solar eu vou usar uma fonte DC. Pelo que entendi sobre os nobreaks o modelo online é o melhor e na energia solar não tem chaveamento, tá sempre ligado uma unica fonte de energia que é o inversor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!