Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso de aterramento para que o Clamper Energia 5 funcione?


Isa-xD

Posts recomendados

Boa noite!

 

Então, comprei um filtro de linha iclamper 5 para o uso do meu PC, porém, vi um vídeo que existe um iclamper pocket (não sei se é o de 2 pinos ou o de 3) que diz que NÃO precisa ter aterramento para funcionar/proteger, no próprio site de compra diz isso também sobre o produto, ou seja, não precisaria de aterramento para proteger meu PC devido a esse iclamper pocket.

No caso seria iclamper pocket + filtro de linha iclamper 5 + DPS e o PC ligado nisso tudo.

Procede? Funciona sem o aterramento tendo esse pocket?

 

E mais uma coisa: Vi que o iclamper 8 e para coisas mais robustas, o PC não é? O 5 serve para meu PC perfeitamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Isa-xD disse:

@Éric H.X mas eu vi muita gente dizendo que só o filtro não protege se não houver aterramento. inclusive, o próprio Gabriel Torres ja disse isso em alguns vídeos.. Por isso essa minha dúvida referente ao filtro + pocket

isso é verdade, porém sem o aterramento e sem o filtro de linha, os riscos são muito maiores do que usando um filtro de linha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse sim, eu entendo, mas pelo o que pesquisei e vi nos vídeos, é como se eu gastasse dinheiro a toa em um filtro de linha, ajudaria 0, pois para realmente funcionar só com o aterramento.. Daí que entra esse iclamper pocket (vi em dois vídeos falando sobre) e tá na descrição do próprio produto que funciona sem aterramento (pocket)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Isa-xD Aterramento serve para não tomar choque ao encostar no gabinete, já que a energia excedente vai para o terra. Bons filtros como o Clamper protegem mesmo na ausência do aterramento, pois protegem em modo diferencial. Post do @faller:

Citação

Surtos de tensão podem aparecer na rede elétrica de dois modos distintos.

Modo diferencial: Isto é, entre fase e neutro dessa rede elétrica. Esses surtos são originados pelas diferentes máquinas elétricas que passam pelo simples liquidificador até o motor do elevador de seu prédio ou a máquina de solda elétrica da serralheria da esquina..  Para eliminação desses surtos basta atacar com bons supressores, centelhadores ou dispersores a gás entre o fase e o neutro da rede.

 

Modo comum: Isto é, quando esses surtos de tensão se estabelecem entre os fios da rede elétrica e o aterramento ou massa. Geralmente derivados de descargas elétricas (raios) eles necessitam do aporte de aterramento para absorver os mesmos.

Post original: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1431134-usar-filtro-de-linha-sem-aterramento-é-o-mesmo-que-não-usar-filtro-de-linha/?do=findComment&comment=7714116.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse Tava querendo ter o aterramento aqui mesmo, mas o custo não deve ser nada barato, então vou de pocket no momento.

@Éric H.X Ah, entendi. Obrigada!

Porém tenho mais uma dúvida: Eu posso usar o pocket junto com iclamper 5? Oferece uma proteção maior com esses 2 juntos?

E a extensão da minha parede é de 3 buracos, e o cabo do meu PC é de 3 "piruzinho", qual pocket devo usar, 2p ou 3p?

 

(Não sei se sabe me informar, mas não custa nada tentar KK)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aterramento não é algo caro. As pessoas gastam muito mais com estabilizadores e na conta de luz. Falando de material, não chega a R$400,00 em uma instalação pequena. E se pensar que o aterramento é a principal proteção que pode ter na sua casa, se torna barato. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho na minha casa o iClamper 8 transparente, nele eu ligo minha TV de 55 polegadas, conversor 4k da NET, Soundbar LG, Echo Dot 4a geração, Telefone Fixo da Panasonic, Impressora HD Envy 100, e deixo uma tomada para ligar o outro iClamper 5, onde eu ligo o humidificador de ar com luminária, e a iluminação da minha estante home.

Fora isso tenho iClamper 3 na minha cozinha, nele eu ligo DVR com as câmeras de segurança, Panela de Pressão Elétrica e Multiprocessador.

Resumindo, é o melhor tipo de proteção contra surtos e variação de energia que você vai encontrar no mercado, mas ele não vai aterrar nada na sua casa. O Aterramento é feito nas suas tomadas de casa, não no filtro.

Em comparação aos outros filtros de linha, ele tem uma proteção muito melhor e mais aprimorada e eficiente, e é mais bonito também em relação aos demais.

Eu tenho aterramento na minha casa, mas vira e mexe ocorre variação de energia do poste pra dentro de casa, e os iClamper´s sempre me salvaram. Jamais tive qualquer aparelho queimado ligado a eles.

Recomendo 100%.

Assiste este vídeo aqui do Canal Engenhall, o cara é engenheiro elétrico e explica direitinho como eles funcionam: 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Isa-xD disse:

Porém tenho mais uma dúvida: Eu posso usar o pocket junto com iclamper 5? Oferece uma proteção maior com esses 2 juntos?

 

Usar os dois é desnecessário, mas não há nenhuma contraindicação. O filtro sozinho protegerá.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Isa-xD disse:

@Pepse Tava querendo ter o aterramento aqui mesmo, mas o custo não deve ser nada barato, então vou de pocket no momento.

@Éric H.X Ah, entendi. Obrigada!

Porém tenho mais uma dúvida: Eu posso usar o pocket junto com iclamper 5? Oferece uma proteção maior com esses 2 juntos?

E a extensão da minha parede é de 3 buracos, e o cabo do meu PC é de 3 "piruzinho", qual pocket devo usar, 2p ou 3p?

 

(Não sei se sabe me informar, mas não custa nada tentar KK)

Tem de chamar um eletricista bom e pedir pra ele fazer um bom TN-S (aterramento)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Éric H.X pode usar tudo junto sim, não tem problema algum. Eu uso o iClamper 8 junto com o iClamper 5, sem qualquer intercorrência. Mas usar os 2 juntos, não faz aumentar a proteção, porque a proteção já é conferida a partir do 1o dispositivo ligado a tomada, ok.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 14/09/2021 às 09:10, Isa-xD disse:

@Éric H.X mas eu vi muita gente dizendo que só o filtro não protege se não houver aterramento. inclusive, o próprio Gabriel Torres ja disse isso em alguns vídeos.. Por isso essa minha dúvida referente ao filtro + pocket

 

Isso procede para alguns filtros de linha mais baratos, mas senão me engano os da Clamper tem varistor entre fase e neutro também, e não só entre fase e terra. Nesse caso, protege mesmo sem aterramento.

Mesmo assim, sempre que houver queda de energia ou tempestades, desligue o equipamento da tomada, pois DPS e filtro de linha não são 100% eficazes, ainda que proteja bastante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, John Frusciante disse:

Aumenta a proteção sim. É algo indispensável? Não, não é. Mas aumenta a proteção sim. É como por um DPS lá no QDC e mais outro no QDG, aumenta a proteção.

Estamos falando de aqui de filtro de linha, que vai na tomada, e não de um quadro de distribuição de Disjuntores, entendo que são situações diferentes aqui. Mas se tecnicamente você puder me provar isso, tenho a mente a aberta e gosto sempre de aprender. Materialize sua resposta na pratica, para que eu possa entender sua conclusão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A situação é diferente, mas o princípio é o mesmo - o que passar por um, o outro protege. Outra situação que se aplica o mesmo princípio, firewall no roteador e no computador, o que passar por um o outro pega. Pense no princípio do funcionamento. Obviamente não é igual a associação de resistores, que vai somando a resistência, aí o princípio não se aplica. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
31 minutos atrás, John Frusciante disse:

A situação é diferente, mas o princípio é o mesmo - o que passar por um, o outro protege. Outra situação que se aplica o mesmo princípio, firewall no roteador e no computador, o que passar por um o outro pega. Pense no princípio do funcionamento. Obviamente não é igual a associação de resistores, que vai somando a resistência, aí o princípio não se aplica. 

Não, colega, não é assim. O filtro de linha da Clamper já é completo e suficiente para a proteção do equipamento sem necessidade de acrescentar outro dispositivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

A proteção dos filtros de linha é composta por varistores, e os DPS do quadro de luz e do contador, são basicamente varistores, só que maiores. Sabendo que ter um DPS e ter o filtro de linha aumenta a proteção, creio que daria mais proteção sim ao ligar um filtro de linha no outro, ou o filtro de linha no iClamper Pocket, pois o varistor tem um limite máximo de corrente que pode bloquear, e o restante que não bloqueia, o próximo varistor do próximo dispositivo de proteção, bloquearia. Mas eu posso estar enganado...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Éric H.X disse:

Não, colega, não é assim. O filtro de linha da Clamper já é completo e suficiente para a proteção do equipamento sem necessidade de acrescentar outro dispositivo.

 

Mas eu não disse que o filtro é incompleto e insuficiente e que há a necessidade de acrescentar outro dispositivo. Tanto que eu disse isso bem claro. Agora dizer que não aumenta a proteção, não é uma verdade. É algo necessário? Não! Mas aumenta sim a proteção. O Ferox entendeu o conceito e ele não está enganado no conceito.

 

Uma analogia. Um usuário doméstico comum precisa de um nobreak online de dupla conversão? Não, não precisa. Mas isso aumenta a proteção do computador? Sim, aumenta. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Ferox Lupinhabilis disse:

pois o varistor tem um limite máximo de corrente que pode bloquear, e o restante que não bloqueia

Quando ocorre um pico de tensão maior que o varistor consegue absorver, ele entra em curto e impede que o surto passe para as tomadas protegidas.

48 minutos atrás, John Frusciante disse:

Mas eu não disse que o filtro é incompleto e insuficiente e que há a necessidade de acrescentar outro dispositivo. Tanto que eu disse isso bem claro. Agora dizer que não aumenta a proteção, não é uma verdade. É algo necessário? Não! Mas aumenta sim a proteção. O Ferox entendeu o conceito e ele não está enganado no conceito.

 

Eu não disse que você falou que o filtro é incompleto, mas acho completamente desnecessário ligar o filtro no Pocket, já que o filtro de linha já protegerá os equipamentos a ele conectados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
15 horas atrás, Éric H.X disse:

Quando ocorre um pico de tensão maior que o varistor consegue absorver, ele entra em curto e impede que o surto passe para as tomadas protegidas.

Compreendo, mas vale lembrar que mesmo assim o varistor pode deixar passar um pouco da tensão, mesmo que não seja o suficiente para fazê-lo entrar em curto, e essa tensão pode prejudicar os equipamentos. (Mas claro que o estrago será menor pois o varistor desviou a maior parte do surto). Como mencionei, o DPS que fica ou deveria ficar no quadro de disjuntores e no medidor, são basicamente varistores maiores: se o DPS do medidor já bastasse para proteção, creio que a norma não exigiria o uso de DPS no quadro de disjuntores se já existe um no medidor, e também não seria necessário o uso de filtro de linha a não ser em instalações fora da norma atual, e também não seria necessário o seu uso com a fonte do computador pois a mesma já possui varistor(es) de proteção. Por isso que ao meu ver, o uso do iClamper Pocket em conjunto com o Energia 5, possa sim fornecer alguma proteção a mais, afinal se for seguir a lógica do uso de DPS na instalação, a tensão que o primeiro varistor não pôde desviar, o próximo deverá desviar.

E ainda assim há risco do surto passar por todas as proteções e prejudicar os equipamentos, por isso que é importante sempre desligá-los da tomada em tempestades e quedas de energia. (E desconectar o cabo de rede do computador mesmo com o roteador fora da tomada, caso a internet não seja de fibra óptica.)

Em 14/09/2021 às 03:07, Isa-xD disse:

E mais uma coisa: Vi que o iclamper 8 e para coisas mais robustas, o PC não é? O 5 serve para meu PC perfeitamente?

iClamper Pocket, Energia 3, Energia 5 e Energia 8, todos possuem a mesma proteção. O que muda é a quantidade de domadas.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...