Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Eu possuo o gabinete Lian li Lancool Mesh II com 3 fans RGB na frontal que ja vem inclusas nele, e eu comprei um WC de 280mm da corsair, porém eu o instalei na frontal ficando assim: deixei as tres fans inclusa do gabinete puxando o ar de fora pra dentro do gabinete  e coloquei as duas fans do radiador de 140 mm puxando para dentro tambem e possuo uma fan de exaustora, está certo?

Postado

A maioria dos PCs que eu vejo das pessoas na internet são: water cooler na frete puxando o ar frio de fora para dentro, duas fans em cima e atrás puxando o ar quente de dentro para fora.

Foi assim que fiz no meu PC e no meu caso ele ficou bem refrigerado.

Postado

@0biel0 0 @Christian6464 Mas então, O water cooler que possuo é um de 280mm e fiz assim:  Mantive as 3 da frontal de 120 mm que acompanha o gabinete e instalei o radiador com as fans dele jogando ar para dentro (push pull) ou seja  as 3 de 120 mm pegando ar de fora e jogando pro radiador de 280 mm e dele as fans dele puxando o ar do radiador para dentro do gabinete, entndeu?

Postado

@Kioshi Iquegami A maneira correta é no tampo superior, com as mangueiras saindo na parte mais perto da frente do gabinete, com as ventoinhas jogando ar de dentro para fora passando pelo radiador. 

@Christian6464 Instalar no painel frontal você estará sufocando o restante de seus componentes, aumentando a temperatura do sistema inteiro. É um erro pensar que CPU é o único componente que esquenta, sendo que GPU, por exemplo, esquenta muito mais. Chipset, VRM, SSD, RAM e HDD esquentam também e precisam de ar frio. Além disso, o WC instalado no painel frontal geralmente terá a tubulação virada para cima, o que causa a formação de bolhas de ar, perda de desempenho e perda significativa na durabilidade da bomba, algo que vai fazer o WC morrer mais cedo.

Postado

À parte disso, hoje não indico WC, pois tem baixo custo/benefício. Um bom Air Cooler sempre será melhor que um WC tipo AIO de mesma faixa de preço, muitas vezes até melhor.

@Kioshi Iquegami Então você só poderá instalar na frente, mas com todos os pontos negativos que eu descrevi. Se ainda der tempo, troque por um bom air cooler.

Recomendo Scythe Fuma 2 ou Ninja 5, ambos melhores do que qualquer WC de menos de 500 reais que você vai achar no mercado hoje.

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, Kioshi Iquegami disse:

@WOZ Dods Cara, não é bem isso que diz os testes feitos após o relato mal explicado pelo GN

Estou falando o que é bom para o sistema inteiro. Se quer preservar seu processador e que se dane o resto, sinta-se à vontade para instalar na frente.

7 minutos atrás, Kioshi Iquegami disse:

@WOZ Dods Meu WC que uso é o h115i pro xt corsair, muito melhor que esses air cooler

Custando mais que o dobro? Provavelmente é mesmo. Se quiser discutir, favor ler atentamente o que foi dito antes.

Fazer isso demonstra respeito pelo seu interlocutor, bem como boa interpretação de texto de sua parte.

17 minutos atrás, 0biel0 0 disse:

Faça como o mano christian disse, o certo é entrar ar frio na frente e sair ar quente em cima e em baixo assim o ar passa por todos os componentes.

Ar quente não sai em baixo. Por isso a orientação é sempre frente trás, baixo cima. Consequência da física, nada mais.

image.thumb.png.b1ca002c1ee0679d80a709b04f775adf.png

Isso vale para qualquer gabinete tipo torre com pontos tradicionais de instalação de ventoinhas.

8 minutos atrás, Kioshi Iquegami disse:

@WOZ Dods Cara, não é bem isso que diz os testes feitos após o relato mal explicado pelo GN

Quando puder me passe o link para o vídeo. Já vi muito conteúdo que esclarecer mitos sobre WCs e um que sugira que o melhor ponto de instalação seja na frente vai contra tudo que já vi. Se tiver sido publicado pelo Steve vou querer muito entender o argumento dele.

7 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Custando mais que o dobro? Provavelmente é mesmo. Se quiser discutir, favor ler atentamente o que foi dito antes.

@Kioshi Iquegami Relendo tudo, vi que você provavelmente não tentou ser desagradável na sua afirmação, o que foi minha primeira interpretação. Assim sendo, peço desculpas pela resposta.

Postado

@WOZ Dods  Os videos são apenas explicando que não há diferença entre a vida util do WC na parte superior, frontal com magueira para cima ou para baixo, sendo que com as mangueiras para cima na frontal o correto é deixar mais alto que a bomba

@WOZ Dods O meu gabinete é o Lian Li lancool Mesh II, de acordo com o gamer nexus top 2 em airflow. Ele eu consigo colocar 3 fans na frontal de 140mm, mais radiador e outras duas de 140 mm push pull e 2 de 120 mm no topo, 1 traseira, e 2 abaixo da gpu puxando ar para o PC. então não seria problemas o wc na frontal

• Curtir 1
Postado
17 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Ar quente não sai em baixo. Por isso a orientação é sempre frente trás, baixo cima. Consequência da física, nada mais.

Ah me desculpa eu realmente não me atentei, era atrás.

• Curtir 1
Postado
20 minutos atrás, Kioshi Iquegami disse:

@WOZ Dods  Os videos são apenas explicando que não há diferença entre a vida util do WC na parte superior, frontal com magueira para cima ou para baixo, sendo que com as mangueiras para cima na frontal o correto é deixar mais alto que a bomba

Já vi um vídeo que mencionava isso, mas foi apenas em testes curtos e não em testes prolongados que realmente testa a vida útil do produto. No vídeo, se bem me lembro, ainda citava que a maior diferença visível era o aumento no ruído devido às bolhas de ar. Ainda tenho minhas dúvidas do conteúdo, pois medir vida útil só é possível com testes longos e boa amostragem.

22 minutos atrás, Kioshi Iquegami disse:

@WOZ Dods O meu gabinete é o Lian Li lancool Mesh II, de acordo com o gamer nexus top 2 em airflow. Ele eu consigo colocar 3 fans na frontal de 140mm, mais radiador e outras duas de 140 mm push pull e 2 de 120 mm no topo, 1 traseira, e 2 abaixo da gpu puxando ar para o PC. então não seria problemas o wc na frontal

Ainda discordo dessa afirmação. Ao meu ver você está aumentando a temperatura dos demais componentes e em testes com os dois tipos de instalação as GPUs sempre aumentam de temperatura substancialmente durante workloads prolongados com a instalação na frontal. Enfim, eu considero que a GPU é bem mais delicada e bem menos durável que qualquer CPU, então minha preocupação sempre estará centralizada nela a menos que a finalidade do PC seja outra que não jogos.

Acredito que o vídeo que você mencionou é este: 

Citação

Postado

@Kioshi Iquegami O vídeo fala justamente que é errado instalar na frente com as mangueiras para cima. Para baixo é o ideal em instalações frontais, mas na somatória dos fatores a montagem em cima ainda é ideal.

Pelo menos em cenários onde a prioridade não é somente o processador, claro.

Postado

Eu usei por 6 anos WC de 120mm na lateral e recentemente troquei todo o PC (exceto GPU) e novamente instalei o WC de 240mm na lateral auxiliando a refrigeração dos VRMs. 

O WC na parte superior serve como exaustor, retirando o ar quente. Se você já tiver fans na parte superior, eu aconselho a instalar o WC na lateral. 

Postado

@Kioshi Iquegami Ainda não tinha visto esse vídeo do JayZ. Se quiser seguir o vídeo dele, ok. Ele não está errado, mas ele está defendendo que uma coisa não é errada, não está defendendo que é o cenário ideal. Duas coisas extremamente diferentes. Fica a seu critério se quer o melhor cenário ou um apenas meh, funciona. Se estamos falando de informática, de desempenho, de durabilidade, então continuo defendendo o que defendi o desde o início do tópico. O que você vai fazer com isso? Cabe só a você.

Ps.: em época que tem GPUs valendo mais do que carros, ainda acho que colocar prioridade na redução de temperaturas da CPU é um erro, exceto para quem tem dinheiro para jogar pela janela.

Ps.2: Terminei o vídeo do JayZ. Ele não gastou um minuto falando sobre a diferença tanto em desempenho quanto em funcionalidade entre instalação frontal (da forma correta) ou superior. Detalhe que, apesar disso, no finalzinho ele fala que a MELHOR posição é no topo. O objetivo do vídeo é falar que dá para fazer na frente de algumas maneiras que são funcionais. ÓTIMO. Entre falar isso e comparar com instalação frontal ou superior são outros 500. No site da NZXT, da Corsair, Tom's e outros tem benchmarks comparando instalação no painel frontal ou superior, e em todos que tive a oportunidade de ver a perda para o processador é mínima instalando no tampo superior, enquanto o ganho para a GPU é muito maior.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!