Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como controlar fans do system fan


Ir à solução Resolvido por EdsonSM,

Posts recomendados

Eai pessoal, então, é o seguinte: atualmente possuo 5 fans Cooler Master MF120L de 3 pinos, todas elas estão conectadas no hub Deepcool FH-10, que diz ter função PWM, e esse hub tá conectado na entrada sys_fan, minha placa-mãe é uma B460M.

 

Queria saber se dá pra controlar esse fans por software ou pela BIOS da placa-mãe. Tentei dos dois modo e não consegui. Dá pra desligar alguns fans de forma independente ou desligar os leds?

 

Quem puder ajudar, eu dou like 👍

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Esse hub usa alimentação pela fonte e o controle de rotação só vai funcionar com fans de 4-pinos por PWM.
As fans de 3-pinos funcionarão em máxima rotação.

 

Fans de 3-pinos só podem ser controladas por volta,gem com alimentação pelo conector da placa-mãe.


Porém um cuidado com hubs e splitters que usam alimentação pelo conector é atentar ao limite de consumo total.
O limite padrão dos conectores é de 1A (12W).

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM Muito obrigado, cara. Eu jurava que ia conseguir controlar esses fans. O jeito vai ser desligar direto no hub, se eu quiser. Ou comprar um hub que a alimentação é na placa né?

 

Eu tenho outra dúvida, você sabe calcular o gasto energético em Watts dessas 5 fans?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tiagovince Não precisa trocar de Hub, pelo que vi ele vem com 2 cabinhos, um para ligar na placa-mãe e outro pra ligar na fonte.

 

O de ligar na fonte é alimentação.

 

O de ligar na placa seria o pino 3 e 4 dos fans.

 

O que precisa é de fans que sejam 4 pinos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, tiagovince disse:

@Elder Nauvirth é isso, ou troco o hub ou troco as fans, o que for mais barato 😁.

Troque os fans.

 

Trocar o hub ao fará sentido algum se você quer controlar os fans.

 

Melhor é a controlação por PWM, que você pode até ir na BIOS e configurar uma rotação especifica para quando chegar em X temperatura.

 

3 minutos atrás, tiagovince disse:

Me diz uma coisa, você sabe calcular o gasto energético dessas 5 fans em Watts?

Eu mesmo não saberei lhe dizer isso, tem outros amigos que sabem melhor.

 

Mas certamente é menor que o gasto total do PC sem os fans.

 

Fans, HD, SSD, memória RAM e periféricos são os que menos consomem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth mas essa fan não é PWM? Eu achei que 3 pinos era PWM, porém sem RGB. E o @EdsonSM disse que se o hub tiver alimentação na placa-mãe daria pra controlar, por isso falei de trocar o hub.

 

Sobre o gasto enérgico, eu sei que potência = tensão x corrente, porém não sei qual tensão e corrente. Mas acredito que não deve chegar nem em 10W, uma lâmpada led comum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth entendi, vou ver isso então.

 

Eu vi essas especificações, só fiquei na dúvida se é isso mesmo, se VDC seria igual a V. Se for isso, dá 1,92W por fan, com um total de 9,6W todas as 5 fans, como eu imaginei, menos que uma lâmpada LED comum. Não gasta tanto assim, a questão só é o ruído, porém essas fans são silenciosas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!