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Montei meu PC não tem nem 1 ano, mas ele repetidamente da tela azul, com diversos tipos de mensagens, segue a imagem abaixo: image.png.7171ef1fd2f480595dafead16cd915f6.png

 

 

SSD E HD:

Já tentei desfazer atualizações do windows, reinstalar o windows.

Já desabilitei o Superfetch/Sysmain.

Eu tinha um dual boot de ubuntu e windows nesse SSD, mas um dia o GRUB apresentou problemas e eu acabei tendo que deletar as partições e reinstalar o windows com uma midia, mas já passei um programa pra ver a saude dos 2:

HD - SAUDAVEL 

 image.png.6402f95d21be1faa4315041a1fedf63d.png

 

 

SSD - 89% SAUDAVEL ( O SSD eu usei em um notebook antes de montar o PC, mas não foi nem 1 ano de uso)

image.png.b195fb869ac228312f17a72746578ee5.png

 

 

Vale relembrar que eu sou leigo pra partições e memória então eu possa ter feito alguma besteira excluindo e adicionando partição de forma errada, mas no app crystal disk info deu isso ai

 

memória RAM:

As telas azuis constumam ocorrer em aplicativos que usam muita memória RAM, como navegador (principalmente quando abro twitch ou youtube, pois a página apresenta problemas literalmente aparece um erro) e em jogos que usam bastante RAM, e até no meu software da faculdade o WEBEX, para transmissões de aulas, com o discord ja ocorreu algumas vezes mas a causa é sempre outro app, tenho somente 1 pente de 8gb, e o uso nunca chega a 70%, mas quando passa de 50% a chance de tela azul é alta.

image.png.1b3d9513504d31a6c8e73d7ea4643256.png Imagem de CRASH do Opera GX.

 

Ja fiz a verificação de memória do windows e várias outras verificações que vi os youtubi indicando.

 

PROCESSADOR:

Meu processador é novo, eu que instalei o PC todo mas, os primeiros dias funcionaram normalmente, as telas azuis começaram a ocorrer após o GRUB dar problema e eu instalar o windows, Ele é um processador bom demais, nunca passa de 60% de uso.

 

FONTE DE ENERGIA:

A fonte é uma bem sob medida, 450 é o limite que eu podia utilizar, até poderia pegar uma de 550 mas não ia ter a mesma qualidade, é uma fonte usada, usada por 1 ano somente, mas foi comprada a 3.

 

PLACA DE VIDEO:

Placa de vídeo é muito pouca utilizada o maximo de jogo que usa ela é o LOL, mas durante o LOL nunca dá imagem azul, o uso dela ja chegou a quase 100%, mas a fonte aguentou.

 

O gabinete não tem nenhum cooler pra resfriamento, mas como eu fico bastante ligado no HWMONITOR, a temperatura nunca sobe muito, afinal não estou jogando jogos pesados

 

OBS:. De vez em quando eu vejo que do nada alguns coolers do meu PC(Do processador, ou da placa de video, ou fonte, não sei qual dos 3 ao certo) eles aceleram a um nivel absurdo e parece uma turbina de avião, mas logo após normaliza e não surge mais esse problema, eu imagino que seja o cooler do processador.

 

 

Pelo amor de deus gente me ajuda, eu só quero usar meu PC sem tela azul não é pedir muito, desde já agradeço.

 

  • Moderador
Postado

@Vinibiiel Prezado usuário,
 
De forma a auxiliá-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:

  • Não responda esta pergunta caso seu aparelho seja um notebook: qual a marca e modelo de sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);
  • Responda esta pergunta caso seu aparelho seja um notebook: está utilizando a fonte que veio de fábrica com aparelho?;
  • Há quanto tempo este problema ocorre?;
  • O problema ocorre após algum evento na sua residência, como uma queda de energia, chuva forte ou raio?;
  • Este problema começou após a alteração de alguma peça do computador, alteração em alguma configuração (como no registro - regedit - do Windows) e/ou após alteração/atualização do Windows ou de algum programa?;
  • Você usa o computador diretamente na tomada ou no estabilizador de tensão/nobreak/filtro de linha?;
  • Você usa periféricos avulsos (e.g. adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, HUBs)?;
  • Você faz overclock no seu computador?
  • Como está a configuração do XMP/D.O.C.P. na sua placa-mãe? Está desativada, no modo automático, com alguma frequência superior definida? (caso não saiba responder, use o comando wmic memorychip get speed no Prompt de Comando e poste o resultado);
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu computador (e.g. Driver Booster, SlimDrivers, DriverPack)? Se sim, abra-o, veja se existem opções para reverter as instalações e/ou atualizações realizadas e então desinstale-o do computador. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não por atualizadores de drivers, pois eles são causadores comuns de telas azuis e outros problemas no Windows.

Preciso também que você faça os seguintes procedimentos para podermos coletar informações no seu computador. Estes nos ajudarão no diagnóstico, permitindo que encontremos mais rapidamente o causador das telas azuis.

 

Você deve executar os procedimentos EXATAMENTE como estão descritos aqui para coletar as informações da maneira correta. Qualquer erro básico poderá causar falha em alguma etapa do mesmo!

 

Clique em "expandir" para ver os procedimentos.

 

Citação

1- Baixe o arquivo LogsCdH-Novo.zip:

LogsCdH-Novo.zip

 

2- Abra este arquivo e mova a pasta LogsCdH que está dentro dele para a área de trabalho.

Esta pasta deve OBRIGATORIAMENTE estar na área de trabalho. Caso contrário, o procedimento não irá funcionar.

 

É para mover a PASTA que está DENTRO do arquivo LogsCdH-Novo.zip para a área de trabalho. NÃO É para colocar o arquivo LogsCdH.zip na área de trabalho, mas sim, é para abri-lo, e mover a PASTA QUE ESTÁ DENTRO DELE para a área de trabalho.

 

Te3Ul9U.png

 

3- Abra a pasta e dê um duplo clique no arquivo "Meu PC e 32 ou 64bits.bat", ele irá dizer se a arquitetura do seu sistema operacional é de 32 ou 64-bits.

 

4- Com o resultado do arquivo acima, clique com o botão direito no arquivo "ColetarLogs (32 bits)" ou "ColetarLogs (64 bits)", dependendo da arquitetura do seu sistema operacional e vá em Executar como administrador. Aguarde, pois o script irá coletar alguns arquivos de log e isso poderá levar até 2 minutos.

 

5- Aparecerão diversas mensagens na tela que será aberta (o Prompt de Comando), lhe informando alguns detalhes sobre o procedimento. Atente-se a essas mensagens.

 

6- Um dos programas responsável pela coleta de logs poderá exigir que você aceite algumas telas de confirmação. Aceite todas elas para que as informações sejam coletadas corretamente.

 

7- Finalizado os procedimentos, uma pasta chamada LogsColetados será criada na sua área de trabalho. Você deve salvar esta pasta como .zip ou .rar (A PASTA com todos os arquivos dentro, NÃO É PARA SALVAR ARQUIVO POR ARQUIVO!) e anexá-la na sua próxima resposta.

 

Quando a pasta LogsColetados for criada, certifique-se de que existem 6 arquivos e uma pasta dentro dela, como na imagem abaixo. Se não existirem, apague a pasta e execute o script novamente.

 

4iAvusF.png

 

8- Baixe e instale o Speccy. Este software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Após instala-lo, abra-o, tire uma print APENAS da tela inicial (NÃO É PARA ENVIAR prints de todas as telas, somente da tela inicial) e envie-a no seu próximo post: https://www.ccleaner.com/speccy/download

 

----

 

Estou no aguardo das informações para resolução do caso :thumbsup:

Postado
6 horas atrás, Rio McCloud disse:

Não responda esta pergunta caso seu aparelho seja um notebook: qual a marca e modelo de sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);

- Corsair CX450 

 

6 horas atrás, Rio McCloud disse:

Há quanto tempo este problema ocorre?;

- Há alguns meses

 

6 horas atrás, Rio McCloud disse:

O problema ocorre após algum evento na sua residência, como uma queda de energia, chuva forte ou raio?;

- Não

 

6 horas atrás, Rio McCloud disse:

Este problema começou após a alteração de alguma peça do computador, alteração em alguma configuração (como no registro - regedit - do Windows) e/ou após alteração/atualização do Windows ou de algum programa?;

- Sim, após meu dual boot de windows e ubuntu dar pau, ai eu exclui as partição tudo, atraves de um notebook e so instalei o windows.

 

6 horas atrás, Rio McCloud disse:

Você usa o computador diretamente na tomada ou no estabilizador de tensão/nobreak/filtro de linha?;

- Direto na tomada

 

6 horas atrás, Rio McCloud disse:

Você usa periféricos avulsos (e.g. adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, HUBs)?;

- Somente os usuais, teclado, mouse, monitor.

 

6 horas atrás, Rio McCloud disse:

Você faz overclock no seu computador?

- Não

 

6 horas atrás, Rio McCloud disse:

Como está a configuração do XMP/D.O.C.P. na sua placa-mãe? Está desativada, no modo automático, com alguma frequência superior definida? (caso não saiba responder, use o comando wmic memorychip get speed no Prompt de Comando e poste o resultado);

image.png.1390f194e3c4edf1f06e996bcad958bc.png

 

Detalhe que minha RAM é de 3000Mhz, CL15

6 horas atrás, Rio McCloud disse:

Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu computador (e.g. Driver Booster, SlimDrivers, DriverPack)? Se sim, abra-o, veja se existem opções para reverter as instalações e/ou atualizações realizadas e então desinstale-o do computador. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não por atualizadores de drivers, pois eles são causadores comuns de telas azuis e outros problemas no Windows.

- Não, todos os drivers que eu tenho instalei diretamente pelo windows, ou a BIOS que foi direto pelo site da fabricante (Gigabyte)

 

 

Eu fiz o arquivo dos LOGS mas ficou com 5mb e o site não aceita, vou ter que subir em algum site antes.

  • Moderador
Postado

@Vinibiiel Certo. Os códigos de parada das telas azuis citam sempre um tal de "Mir4.exe", que aparenta ser um jogo que você joga. É bom ficar de olho nele, apesar de não me parecer culpado nesse primeiro momento.

 

No Visualizador de Eventos há muitas entradas de desligamentos inesperados causados por telas azuis, onde muitas delas nem criaram arquivos de minidump. São todos códigos aleatórios e alguns até meio raros.

 

Pela "variedade" de códigos de parada, a memória me despertou atenção. O Diagnóstico de Memória do Windows e de outros programas, se não for devidamente configurado, dificilmente detectará problemas. Siga este tutorial com atenção e envie os resultados aqui depois.

Postado
17 minutos atrás, Rio McCloud disse:

@Vinibiiel Certo. Os códigos de parada das telas azuis citam sempre um tal de "Mir4.exe", que aparenta ser um jogo que você joga. É bom ficar de olho nele, apesar de não me parecer culpado nesse primeiro momento.

 

No Visualizador de Eventos há muitas entradas de desligamentos inesperados causados por telas azuis, onde muitas delas nem criaram arquivos de minidump. São todos códigos aleatórios e alguns até meio raros.

 

Pela "variedade" de códigos de parada, a memória me despertou atenção. O Diagnóstico de Memória do Windows e de outros programas, se não for devidamente configurado, dificilmente detectará problemas. Siga este tutorial com atenção e envie os resultados aqui depois.

Esse mir4 é um jogo que comecei a jogar tem uns 2 dias, e ai como eu to quase 24/7 nele, as telas azuis ocorrem nele, mas antes de eu começar a jogar ele as telas azuis ocorriam em outros app, principalmente quando eu estava assistindo alguma stream na twitch, o PC funcionava perfeitamente, mas quando eu abria uma stream não dava 5 minutos pra dar uma tela azul, pensei ser o opera, mas as telas azuis pararam agora quando eu vejo streams, agora elas ocorrem quando estou vendo aula no WEBEX (Software de transmissão) das aulas da faculdade.

 

 

Hoje mais cedo eu fiz teste no memtest, ja pra adiantar, O meu SSD é GPT, fiz la os 4 passos e tal, e não foi detectado nenhum erro na memória RAM. Não troquei ela de slot, já que não foi detectado erro nem nada, não sei se salvou o teste porque até formatei o pendrive que usou

 

 

Deu uma tela azul agora, literalmente do nada, só porque eu estava com a twitch aberta, olha o dmp dela.

 

Tela azul.zip

 

  • Moderador
Postado
1 hora atrás, Vinibiiel disse:

Hoje mais cedo eu fiz teste no memtest, ja pra adiantar, O meu SSD é GPT, fiz la os 4 passos e tal, e não foi detectado nenhum erro na memória RAM

Analisando os logs, existe uma lista interminável de telas azuis, apontando para todo o tipo de erro diferente, sendo alguns deles: 

 

0x0139
0x0a
0x3b
0x1e
0x1
0x0f5
0x7F
0x18
0x162
0x4E
0x116
0xF7
0xD1

https://docs.microsoft.com/en-us/windows-hardware/drivers/debugger/bug-check-0xd1--driver-irql-not-less-or-equal

 

Analisando cada um deles de acordo com a documentação da Microsoft, os erros não tem relação nenhuma entre si, são totalmente aleatórios. É mais um indício de que o culpado é a memória RAM.

 

Substitua a memória de slot e faça o teste no seu computador, veja se terá alguma diferença na frequência com que as telas azuis aparecem, além de seguir o tutorial sobre o Memtest86 que foi enviado no outro post.

  • Curtir 1
Postado
35 minutos atrás, GabrielLV disse:

Analisando os logs, existe uma lista interminável de telas azuis, apontando para todo o tipo de erro diferente, sendo alguns deles: 

 

0x0139
0x0a
0x3b
0x1e
0x1
0x0f5
0x7F
0x18
0x162
0x4E
0x116
0xF7
0xD1

https://docs.microsoft.com/en-us/windows-hardware/drivers/debugger/bug-check-0xd1--driver-irql-not-less-or-equal

 

Analisando cada um deles de acordo com a documentação da Microsoft, os erros não tem relação nenhuma entre si, são totalmente aleatórios. É mais um indício de que o culpado é a memória RAM.

 

Substitua a memória de slot e faça o teste no seu computador, veja se terá alguma diferença na frequência com que as telas azuis aparecem, além de seguir o tutorial sobre o Memtest86 que foi enviado no outro post.

Como elas ocorrem normalmente quando estou jogando, amanhã vou tentar substituir ela de slot e ir tentando jogar pra ver se da tela azul, ai mando os dmp aqui de novo.

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