Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera boa tarde !!!

Tenho a seguinte configuração: 

Processador : fx 8350

placa-mãe : gigabyte 970a ds3p

Memória 20gb instalada 

Placa de vídeo gigabyte 1050 ti 

Fonte hoopson 500w

Já é o quarto HD que ponho na máquina , todos os meus HDs queimam . 

Comprei um HD e não durou uma semana

Gostaria de saber o que pode ser ?

Postado
4 minutos atrás, Alan Clay disse:

Fonte hoopson 500w

Eu imagino que sua fonte não esteja ajudando..

HD é algo um tanto sensível, com energia e, geralmente, primeira vítima de fonte meia-boca..

• Curtir 2
Postado
24 minutos atrás, Alan Clay disse:

Fonte hoopson 500w

A maior causa de morte de HD é causada por fontes vagabundas, o que na minha opinião é a maior suspeita.

• Curtir 1
Postado

@Alan Clay Troque sua fonte. Pode pegar uma XPG Pylon 450 ou 550W. Não precisa pegar mais que 450W, mas 550 já seria suficiente para upgrades mais robustos no futuro. Entenda que qualidade de fonte e potência não são a mesma coisa. Fontes de má qualidade são as que filtram mal a energia que passa por elas e não tem proteções adequadas, e isso você não lê no rótulo. Tem que perguntar na comunidade mesmo para ter indicações decentes.

Outra coisa que danifica HDs prematuramente é vibração. Se seu HD estiver mal fixado, se o gabinete estiver mal ancorado/calçado, se sofrer impactos ou vibrações externas, qualquer HD vai falhar prematuramente. Observe também onde é que adquire seus HDs, pois HDs tem vida útil limitada e adquiri-los usados ou de procedência duvidosa é garantia de passar raiva. 

Prefira HDs Western Digital (linha blue) ou Toshiba, modelos que não sejam "surveillance" para garantir que estará comprando algo de qualidade. As melhores lojas no mercado hoje são Terabyteshop, Pichau e Kabum.

Mais uma coisa que queima HDs é superaquecimento. Seu gabinete precisa ser bem ventilado para que isso não ocorra. Rode o HWmonitor por alguns minutos enquanto usa o PC para vermos suas temperaturas. Poste aqui os prints dele em todas as suas leituras para vermos.

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, Alan Clay disse:

Ocorreu uma dúvida, a placa-mãe pode danificar o HD também ?

Bom, SATA NÃO carrega energia, só sinais lógicos.. A não ser que sua placa esteja queimando eles de modo instantâneo, e aí você provavelmente, teria outros problemas no PC, não teria como..

• Curtir 1
Postado

Pode ser problema na rede elétrica. Pouco provável, mas pode ser. Não confie em filtros de linha nem estabilizadores. Só no-break protege mesmo.

Postado
13 horas atrás, Lucsp disse:

Pode ser problema na rede elétrica. Pouco provável, mas pode ser. Não confie em filtros de linha nem estabilizadores. Só no-break protege mesmo.

Não, nobreak não protege. Recomendo a leitura: 

Postado
5 horas atrás, WOZ Dods disse:

Não, nobreak não protege. Recomendo a leitura

Boa teoria, mas a minha prática é outra. Moro e trabalho em cima de uma borracharia especializada em caminhões. Eles têm uma rede elétrica trifásica e um super compressor que dá partida várias vezes por dia. A cada vez, as luzes piscam dentro da minha casa. Nos primeiros dias em que eu morei aqui, o computador desligava sempre que o compressor dava partida. Botei um estabilizador, e ele logo queimou. Botei o no-break, e o problema praticamente acabou. As luzes ainda piscam, mas o computador nunca mais desligou.

Postado

@Lucsp Você está em uma situação muito fora da norma para ser referência. No seu caso específico o malefício do nobreak (entenda que nobreak é um estabilizador com bateria), que é de causar impacto na fonte de alimentação por sua operação ser ineficiente (é ativado por relê), reduzindo então a vida útil da mesma, é mitigado pelo fato de que uma fonte de má qualidade realmente não conseguiria estabilizar essa tensão adequadamente. 

Se sua fonte fosse de qualidade, provavelmente você nunca teria tido esse tipo de problema. Fontes full range de qualidade seguram o PC e protegem seus componentes mesmo em situações como a sua. Já uma fonte de má qualidade não só não vai segurar o PC ligado, como vai passar para ele todas as anomalias elétricas por não ter as  proteções adequadas. Enfim, uma fonte de qualidade é um investimento baixo em relação a manter um nobreak e seria a correção ideal, mas você encontrou uma solução que lhe serve e isso lhe basta, até o dia que a soma de fonte ruim e nobreak não senoidal online comecem a lhe causar perdas de componentes novamente, pois ambos vão envelhecer seus componentes muito mais rápido.

Pessoalmente tenho muitos clientes que vivem e trabalham em cenários extremamente variados. Um exemplo de cliente similar ao seu caso é um que possui uma empreiteira e tem seu escritório localizado no galpão onde fica seu maquinário e eles tem uma oficina para reparo deste. Este cliente investiu em aterramento da rede elétrica, obviamente já que essa proteção é essencial, e também em sistema DPS e filtragem adequada da rede. Ainda sim todos os PCs que montei para a empresa usam fontes de alta qualidade. Ele não perdeu nenhum componente em mais de 8 anos, ao menos não por anomalias elétricas, e isso com máquinas pesadas sendo ligadas e desligadas na rede várias vezes ao dia.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!