Ir ao conteúdo

Ryzen 7 3700X é um bom processador para se usar com GTX 1050?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

olá pra começar sou completamente leigo com esse assunto, estou planejando compra um Ryzen 7 3700x pra jogar/fazer streaming e quero saber se é uma boa combinação esse processador com uma GTX 1050
desde já agradeço.
obs: eu já tenho a placa 

Postado

Se você já tem a 1050 o 3700x ou qualquer Ryzen atual, mesmo um 3, vai te servir perfeitamente desde que seu objetivo não seja fazer streaming ou jogar em resolução muito alta.

Para resolução alta não é que "gargala" e sim simplesmente a 1050 não dá conta, já chegou no máximo que ela tem. Nesse caso vira a velha história do orçamento infinito: quanto mais você quiser gastar sempre vai ter alguma coisa melhor...

Na real você tem uma boa combinação em mãos para o fim planejado e não precisa esquentar nem com o processador nem com a placa.

Inclusive, como dito, se você não planeja exigir muito do conjunto pode economizar de boa com um Ryzen 5 mais modesto como um "não X" por exemplo.

• Solução
Postado

Ou vai de Ryzen 5 5600X ou 5800X. O 3700X não vale o preço que está sendo vendido hoje, pois o 5600X consegue atingir um desempenho bem próximo custando R$500 a menos. Como já foi dito aí, a GTX 1050 é uma placa muito fraca para os padrões atuais, não vai conseguir fazer um streaming de qualidade com esse tipo de GPU.

• Curtir 1
Postado
42 minutos atrás, Tavaares00 disse:

@MarcosVXO 1050 vai gargalar ele

@Tavaares00 Não existe gargalo quando a placa de vídeo é mais fraca (Levando em conta que  o assunto são jogos).

56 minutos atrás, MarcosVXO disse:

olá pra começar sou completamente leigo com esse assunto, estou planejando compra um Ryzen 7 3700x pra jogar/fazer streaming e quero saber se é uma boa combinação esse processador com uma GTX 1050
desde já agradeço.

Ryzen 7 3700x é um processador sem sentido, pois custa mais e é mais fraco que o Ryzen 5 5600x, além disso ainda pode pegar uma placa-mãe mais simples que também gera uma economia.

PS: lembre-se de comprar uma fonte decente.

Postado

@NIGHT FALL Cara, a placa de vídeo vai limitar o processador... Isso ocorreu comigo já. Eu estava com uma GT 710 1GB e com um i7 3770 e a placa de vídeo estava em 100% estourada e o processador de boa em 40% ~ 60%. Jogo travando mais que tudo. 16GB RAM ok?

Postado
13 horas atrás, MarcosVXO disse:

desde já agradeço.

@GuilhermeGB qual placa-mãe devo usar com o Ryzen 5 5600X ou 5800X?

Postado
10 minutos atrás, MarcosVXO disse:

@GuilhermeGB qual placa-mãe devo usar com o Ryzen 5 5600X ou 5800X?

Depende do seu orçamento. Para uma opção mais simples recomendo a Gigabyte A520M DS3H, para uma opção mais completa a ASUS TUF Gaming B450M-Pro II. O 5800X rodará bem na A520M se você manter o gabinete com bom fluxo de ar, mas por garantia eu iria na segunda opção. O 5600X rodará sem problema em qualquer uma das duas.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Obrigado pela ajuda 

13 horas atrás, MarcosVXO disse:

desde já agradeço.

Obrigado a todos q responderam 

• Curtir 1
Postado
17 horas atrás, Tavaares00 disse:

@NIGHT FALL Cara, a placa de vídeo vai limitar o processador... Isso ocorreu comigo já. Eu estava com uma GT 710 1GB e com um i7 3770 e a placa de vídeo estava em 100% estourada e o processador de boa em 40% ~ 60%. Jogo travando mais que tudo. 16GB RAM ok?

Isso não é garagalo, gráficos são renderizados pela placa de vídeo e não pelo processador. Pode colocar uma RTX 2080 que ainda assim não iria bater 100% de CPU na maioria dos jogos.

Gargalo seria justamente o contrário: sua placa de vídeo não conseguindo dar nunca o máximo por culpa de algum outro componente "muito fraco".

Postado
3 minutos atrás, domingos87 disse:

Isso não é garagalo, gráficos são renderizados pela placa de vídeo e não pelo processador. Pode colocar uma RTX 2080 que ainda assim não iria bater 100% de CPU na maioria dos jogos.

Gargalo seria justamente o contrário: sua placa de vídeo não conseguindo dar nunca o máximo por culpa de algum outro componente "muito fraco".

Cara... Gargalo é justamente uma peça limitar a outra, não só a placa de vídeo...

• Curtir 3
Postado
16 minutos atrás, Pepse disse:

Cara... Gargalo é justamente uma peça limitar a outra, não só a placa de vídeo...

Não tem como um componente que não limita o outro "dar gargalo". Em gráficos a CPU está fazendo coisas completamente diferentes e quase nunca será usada ao seu limite, ela portanto não está sendo limitada pela GPU.

O HD tem mais chance de "gargalar" a CPU no caso de um jogo.

Isso é um termo que virou moda e se repete sem entender, há 20 anos é conhecimento comum que durante um jogo mesmo uma CPU muito fraca em conjunto com uma GPU muito forte vai ficar com o processador "sub-utilizado".

Aliás, é anormal um jogo ou um gráfico bater 100% de CPU tirando casos bem específicos.

• Curtir 1
Postado

@domingos87 Na verdade gargalo é quando um componente limita o outro. Um 3700X é um processador muito potente e não vai ter problema nenhum empurrando uma GTX1050, na verdade eu uso um 3700X com uma RTX3070 e ele nunca passou de 40% de uso, mesmo com mais de um jogo e outros programas abertos simultaneamente. Acontece que a gtx1050 é considerada uma placa básica hoje em dia, e até um Ryzen 3 iria acompanhar ela sem problemas. O ideal é buscar o equilíbrio: pra que investir 2k no seu processador e só 1k na sua placa de vídeo ? não tem sentido.

Postado

Tudo que a GPU renderiza antes tem que passar pelo processador, o processador vai enviando os pedidos e a GPU vai "desenhando". Se a GPU for lenta demais pra cumprir a tarefa, o processador fica esperando até ela terminar o que está fazendo pra mandar outro pedido, e isso é um gargalo de placa de vídeo, pois o processador tem que esperar. Se é o contrário, o processador está eviando o máximo de pedidos que pode, mas a placa está trabalhando com folga só esperando os pedidos do processador, logo é um gargalo de processador.

Como o processador é a unidade de processamento central do PC, é preferível que ele sempre fique com folga pra não ter problemas. Mas é bom saber equilibrar a configuração também.

Postado

@JeanLN Sim, dimensionar bem o sistema é a questão. Realmente não faz sentido gastar 4 mil numa GPU para ser usada com um Core 2 Duo ou comprar um  Ryzen 7 e usar uma GT710!

Mas gargalo é só quando um limita o outro, nem sempre isso acontece mesmo quando há "disparidade" na configuração da máquina.

@GuilhermeGB A teoria é exatamente essa. Na prática pra CPU realmente limitar uma GPU em jogos tem de existir uma disparidade bem absurda.

Fora que, no cenário inverso como está sendo falado aqui (GPU fraca e CPU forte), também não é gargalo porque simplesmente você não consegue extrair mais da GPU do que ela já está dando - a CPU estar "tranquila" ou a 100% não tem nada a ver com isso.

• Curtir 1
Postado
23 horas atrás, Tavaares00 disse:

@Tavaares00 É a placa de vídeo quem depende do processador não o contrário.

Ter um balanço não quer dizer ter equivalência, o processador deve sempre sobrar nesse comparativo, pois se você tem uma placa de vídeo trabalhando a 100% é o esperado (E o desejado), se você tem um processador trabalhando a 100% tudo que você consegue são engasgos, quedas de FPS e stuttering na tela.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!