Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que é e para que serve o CSM na BIOS da Placa-Mãe?


Zulcker

Posts recomendados

Bom pessoal, eu estive pesquisando sobre como dedicar mais memória para vídeo já que o máximo que estava disponível para mim era 2GB, já vi configurações parecidas com a minha que chegavam a ter liberado até 8GB, então enquanto pesquisava alguém me informou para desabilitar o "CSM" para poder dedicar mais memória, quando pesquisei sobre o CSM não consegui descobrir nada muito relevante e eu não queria arriscar mexer nisso pois sou um pouco leigo.

 

O que eu queria saber é:

O que é CSM?

Tem problema desabilitá-lo?

Poderei dedicar mais memória caso desative-o?(Pretendo dedicar 4GB)

 

Minha configuração:

Placa-Mãe: ASUS Prime B450M-Gaming/Br

Processador: Ryzen 5 5600G

Memória: Team Group T-Force Vulcan 2x8GB, 3200MHz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Zulcker disse:

O que é CSM?

Basicamente uma ferramenta para instalar sistemas que não utilizam UEFI.

3 minutos atrás, Zulcker disse:

Tem problema desabilitá-lo?

Não, inclusive é recomendado desativá-lo

3 minutos atrás, Zulcker disse:

Poderei dedicar mais memória caso desative-o?(Pretendo dedicar 4GB)

Sim, ao desativar, você libera o máximo que pode compartilhar, porém não recomendo, tendo em vista que você perderá capacidade da RAM e isso sim pode causar gargalo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Pepse disse:

Sim, ao desativar, você libera o máximo que pode compartilhar, porém não recomendo, tendo em vista que você perderá capacidade da RAM e isso sim pode causar gargalo.

Não pretendo dedicar o máximo possível, apenas 4GB, acha que seria bom ou é demais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Zulcker disse:

O que eu queria saber é:

O que é CSM?

Tem problema desabilitá-lo?

Poderei dedicar mais memória caso desative-o?(Pretendo dedicar 4GB)