Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que é e para que serve o CSM na BIOS da Placa-Mãe?


Zulcker

Posts recomendados

Bom pessoal, eu estive pesquisando sobre como dedicar mais memória para vídeo já que o máximo que estava disponível para mim era 2GB, já vi configurações parecidas com a minha que chegavam a ter liberado até 8GB, então enquanto pesquisava alguém me informou para desabilitar o "CSM" para poder dedicar mais memória, quando pesquisei sobre o CSM não consegui descobrir nada muito relevante e eu não queria arriscar mexer nisso pois sou um pouco leigo.

 

O que eu queria saber é:

O que é CSM?

Tem problema desabilitá-lo?

Poderei dedicar mais memória caso desative-o?(Pretendo dedicar 4GB)

 

Minha configuração:

Placa-Mãe: ASUS Prime B450M-Gaming/Br

Processador: Ryzen 5 5600G

Memória: Team Group T-Force Vulcan 2x8GB, 3200MHz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Zulcker disse:

O que é CSM?

Basicamente uma ferramenta para instalar sistemas que não utilizam UEFI.

3 minutos atrás, Zulcker disse:

Tem problema desabilitá-lo?

Não, inclusive é recomendado desativá-lo

3 minutos atrás, Zulcker disse:

Poderei dedicar mais memória caso desative-o?(Pretendo dedicar 4GB)

Sim, ao desativar, você libera o máximo que pode compartilhar, porém não recomendo, tendo em vista que você perderá capacidade da RAM e isso sim pode causar gargalo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Pepse disse:

Sim, ao desativar, você libera o máximo que pode compartilhar, porém não recomendo, tendo em vista que você perderá capacidade da RAM e isso sim pode causar gargalo.

Não pretendo dedicar o máximo possível, apenas 4GB, acha que seria bom ou é demais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Zulcker disse:

O que eu queria saber é:

O que é CSM?

Tem problema desabilitá-lo?

Poderei dedicar mais memória caso desative-o?(Pretendo dedicar 4GB)

CSM é um módulo de compatibilidade, que permite que hardwares mais antigos, rodem em sistemas mais novos..

 

Tem problema desligá-lo?? Se seu sistema operacional, foi instalado num disco formatado em MBR, sim: o PC não vai dar boot.. Se tiver algum hardware velho, que não seja compatível com UEFI, ele para de funcionar..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
33 minutos atrás, RS Faria disse:

CSM é um módulo de compatibilidade, que permite que hardwares mais antigos, rodem em sistemas mais novos..

 

Ao contrário. Permite que UEFI, uma especificação mais recente, funcione com sistemas operacionais que apenas falam a linguagem do BIOS. Lembrando que BIOS existe desde 1981 com o IBM PC e o início da EFI (sem "U" originalmente) começa por volta de 1997 com a arquitetura Itanium da Intel.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!