Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde clube,

Meu objetivo é jogar meu jogo a 60 fps e que fique estável, sem cair fps. O jogo é Tibia. Não é um jogo que requer uma placa de vídeo muito potente nem nada do tipo.

Pois bem, meu Notebook inicialmente era um Dell com processador i5-2430M e 4 GB de memória RAM e placa de vídeo integrada Gráficos HD Intel® 3000. Ele estava caindo o fps e eu verifiquei que o problema era a temperatura. Chamei um técnico pra fazer a limpeza e a troca de pasta térmica, o que resolveu meu problema de imediato.

Ai nessa de querer melhorar o desempenho do meu note velho. Eu ja coloquei mais 4 gb de ram. Até ai tudo ok. Ai comprei o melhor processador compatível que foi o i7-2760QM. Só que pra minha surpresa, além de não melhorar o fps, o fps começou a cair novamente durante o jogo. E além disso tive que comprar uma outra fonte pra substituir a antiga de 65W, pois ao ligar ele dava mensagem que estava precisando de uma fonte de 90W e iria ajustar a performance do sistema para a de 65W. Já comprei uma de 90W e a mensagem não aparece mais. Mas o fps continua caindo. A temperatura até abaixou uns 5 ou 10°C depois que coloquei o novo processador. Coloquei tudo no máximo desempenho dele, 8 threads, memória máxima e nada resolve. Alguém poderia me ajudar?

Desde já, eu agradeço.

Postado

Posso estar falando besteira, mas provavelmente a placa-mãe e o sistema de refrigeração suportam processadores com TDP de no máximo 35W, sendo que o I7 tem TDP 45w. Ainda que tenha colocado uma fonte com maior potência, não faz diferença se a placa-mãe tiver essa limitação.  

Infelizmente updgrade notebook as vezes tem essas pegadinhas. Não basta ver se tem o mesmo socket, tem que verificar se o sistema suporta o incremento de consumo.

De todo modo, o seu PC com I5 é mais que suficiente para rodar tíbia.

• Curtir 3
Postado
26 minutos atrás, Flávio Pedroza disse:

Posso estar falando besteira, mas provavelmente a placa-mãe e o sistema de refrigeração suportam processadores com TDP de no máximo 35W, sendo que o I7 tem TDP 45w. Ainda que tenha colocado uma fonte com maior potência, não faz diferença se a placa-mãe tiver essa limitação.  

Infelizmente updgrade notebook as vezes tem essas pegadinhas. Não basta ver se tem o mesmo socket, tem que verificar se o sistema suporta o incremento de consumo.

De todo modo, o seu PC com I5 é mais que suficiente para rodar tíbia.

@Flávio Pedroza E olha que isso é o TDP com clock base, em boost alcança muito mais.

Eu concordo 100%, a placa e o sistema de refrigeração muito provavelmente não foram projetados para um i7.

Postado
18 minutos atrás, Matheus3210 disse:

@NIGHT FALL Será que corro o risco de prejudicar o resto do sistema com esse processador rodando? Tendo em vista essa possibilidade da placa-mãe não ser compativel.

@Flávio Pedroza

Não é que ela não é compatível, se não o processador sequer encaixaria no socket. O porém é que ela pode não ter sido projetada pra atender a demanda energética e de dissipação de calor do i7 que é maior.

Lembrando que isso é uma SUPOSIÇÃO, porém  que faz sim todo sentido. Pra ter certeza seria interessante fazer algumas medições usando um software de monitoramento como HWinfo ou Hwmonitor pra detectar se existe queda de clock abaixo do clock base do processador.

• Curtir 1
Postado

@NIGHT FALL Eu já uso, mas não sei como ver essa questão do clock. Eu só vejo a temperatura mesmo. A temperatura está ok. Abaixo de 85° C com o jogo rodando. Eu uso o Hwmonitor. O que eu tenho que verificar especificamente a respeito do clock? Como eu vejo isso?

Aqui está a página onde eu verifiquei a compatibilidade do processador. Vejam: https://www.cpu-upgrade.com/CPUs/Intel/Core_i5_Mobile/i5-2430M_(PGA).html

@NIGHT FALL

@Flávio Pedroza

@Tavaares00

Postado

@Flávio Pedroza Creio que seja esse: Notebook Dell Inspiron Intel Core i5 2430M 2ª Geração 4GB de RAM HD 640 GB LED 14" Windows 7

Isso sem as modificações que eu fiz.

Outro detalhe também é que ele está sem bateria porque ela foi pro saco. Está funcionando direto na tomada. Não sei se isso muda alguma coisa.

Postado
2 horas atrás, Matheus3210 disse:

Aqui está a página onde eu verifiquei a compatibilidade do processador. Vejam: https://www.cpu-upgrade.com/CPUs/Intel/Core_i5_Mobile/i5-2430M_(PGA).htm

Acho que você não entendeu.

2 horas atrás, NIGHT FALL disse:

Não é que ela não é compatível, se não o processador sequer encaixaria no socket. O porém é que ela pode não ter sido projetada pra atender a demanda energética e de dissipação de calor do i7 que é maior.

2 horas atrás, Matheus3210 disse:

Eu uso o Hwmonitor. O que eu tenho que verificar especificamente a respeito do clock? Como eu vejo isso?

Poste um print da tela do aplicativo.

• Coordenador
Postado

@Matheus3210 Não altere as configurações de energia, deixe em equilibrado. Nesse modo, o sistema automaticamente já eleva a frequência do processador quanto necessário, e a mantém reduzida quando não está em atividade intensiva. Alterar isso, estabelecendo um mínimo nas alturas, irá apenas aumentar o consumo energético e a temperatura enquanto o computador está menos ativo.

Fazer upgrade de processador em notebook é complicado, como o pessoal falou. Você pode ter problemas com fonte insuficiente, sistema de refrigeração subdimensionado e mais. No seu caso, imagino que o circuito regulador de tensão da placa-mãe pode não estar dando conta da alimentação do processador. Você teria que usar o MSI Afterburner para detectar essas variações enquanto joga:

Fique atento principalmente aos frametimes e ao clock do processador (além da temperatura, é claro). Se for problema com a regulação de tensão, terá drops de clock e FPS, além de picos no gráfico de frametimes.

A fonte que você comprou é original e certificada?

• Curtir 2
Postado

@KairanD Não, acho que a fonte não é original não. Mas pretendo comprar um no break pra regulara tensão. Será que isso ajuda ou seria melhor comprar uma fonte original mesmo?

Vou baixar o afterburner pra dar uma olhada depois e posto aqui. Obrigado.

• Coordenador
Postado

@Matheus3210 No-break "de verdade" custa mais de R$ 1.000,00. Deve ser online, senoidal e de dupla conversão. Esses "no-breaks" baratos na verdade são short-breaks de onda retangular com estabilizador integrado, um verdadeiro veneno para qualquer equipamento. Mantenha distância.

Qualquer fonte moderna com PFC ativo opera em uma faixa de tensões que varia de aproximadamente 90V a 264V.

Comentei sobre a fonte porque, sendo um modelo genérico, é possível que não seja capaz de cumprir com a potência rotulada. Pode ser esse o problema. Mas pode não ser também...

Postado

@Matheus3210 Esse i7 2760QM tem clock base de 2.4Ghz e boost de 3.5ghz.

Note na parte destacada em verde que o máximo alcançado segundo os registros foi 2.3 que sequer é o clock base.
Note também a parte destacada em vermelho que o clock mínimo alcançado foi de menos de 1Ghz.

A não ser que o perfil "Economia de energia" dificilmente esse clock tão baixo seria alcançado.

image.png.2a40fe7164216e38c3a367768955f0df.png

Porém pra que possamos ter ideia do real problema, peço que faça o seguinte.

1º - Selecione o perfil de energia Balanceado ou alto desempenho no painel de controle.

2º - Instale na sua máquina o aplicativo Prime95 e use-o por cerca de 20 minutos para rodar um teste de stress na sua máquina.

Mantenha o HW monitor aberto durante o teste, após os 20 minutos (Antes de parar o teste) tire um print da tela do HWmonitor e poste aqui novamente.

Caso não saiba como usar o prime95 segue vídeo tutorial.

Postado

@NIGHT FALL Vou fazer isso na segunda, esse fds estou meio pegado com o PC.

Mas eu meio que consegui contornar o problema ajustando o desempenho do processador, que inclusive deve ser por isso que eles está com clock abaixo da base, porque acho que esse print foi com ele rodando a 85% de desempenho máximo. Mas enfim, eu fui verificando o fps e ajustando o desempenho e cheguei a um mínimo de 80% e um máximo de 85%. (ali nas configurações de energia). Com essa configuração não há uma queda muito alta do fps como antes. Pelo menos não durante os meus testes com o jogo.

@KairanD A questão é justamente essa acho. Precisei mexer nas configurações de energia, mais precisamente no desempenho do processador pro fps do jogo não ter quedas bruscas como tava tendo.

Outra coisa que já tentei também antes e não funcionou foi diminuir pela metade o número de núcleos ativos do processador.

@NIGHT FALL Segue imagem abaixo mostrando que o processador está batendo os clocks máximos.

hwmonitor.jpg

Postado
4 horas atrás, Matheus3210 disse:

Mas eu meio que consegui contornar o problema ajustando o desempenho do processador, que inclusive deve ser por isso que eles está com clock abaixo da base, porque acho que esse print foi com ele rodando a 85% de desempenho máximo. Mas enfim, eu fui verificando o fps e ajustando o desempenho e cheguei a um mínimo de 80% e um máximo de 85%. (ali nas configurações de energia). Com essa configuração não há uma queda muito alta do fps como antes. Pelo menos não durante os meus testes com o jogo.

Isso basicamente comprova a teoria de que o projeto da sua placa-mãe não foi feito pra esse processador.

@NIGHT FALL Segue imagem abaixo mostrando que o processador está batendo os clocks máximos.

Se as quedas de FPS já diminuíram é sinal que o problema foi resolvido, então você já sabe que não deve usa-lo ao máximo pois o restante do kit não aguenta.

Outra coisa que já tentei também antes e não funcionou foi diminuir pela metade o número de núcleos ativos do processador.

Se tirar metade dos núcleos ativos vai transformar seu i7 no seu antigo i5.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Matheus3210 Bom pode até ser, mas barato não... Vai te custar uns R$ 1.500,00 e não vai ajudar em nada a resolver o problema do notebook. Não recomendo. Se quiser proteção, indico os filtros de linha Clamper Multi Energia e Clamper Multi Proteção (este último adiciona proteção para cabeamento de Internet e telefone).

Seu processador está esquentando um bocado (chegou a bater 93ºC). Ao que tudo indica, tanto a placa-mãe quanto o sistema de refrigeração e a fonte genérica podem não estar suportando esse processador.

Não defina um nível mínimo para o estado de energia do processador, isso vai apenas fazê-lo aquecer enquanto está ocioso.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

@KairanD Só uma correção: no-breaks de qualidade custam bem mais que R$ 1.500,00. Coisa de R$ 3.000 a R$ 5.000 os no-breaks online mais simples.
Por R$ 1.500,00 consegue um no-break senoidal, mas offline e provavelmente com estabilizador interno.

• Curtir 2
Postado

@KairanD você acha que se eu comprar uma fonte original da Dell de 90W pra substituir essa possível fonte fajuta de 90W meu problema pode se resolver? Ou o problema é mesmo da placa-mãe?

Um outro ponto, é que eu uso o notebook ligado direto na tomada, sem filtro de linha nem nada. Então talvez a fonte tenha um papel importante né?

Não sei mesmo, sou leigo.

Mas obrigado a todos que estão me ajudando ai

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...