Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual teclado óptico-mecânico para jogar comprar na black friday?


Posts recomendados

Você quer recomendações?

 

dos que já utilizei e curti foi os da redragon(Amsa Pro e o infernal dragon).

 

Eu achei os 2 teclados bem construídos e com um bom RGB(infernal dragon tem o software para customização).

 

Da razer eu nunca utilizei mas falam que é um bom teclado também(hunstman).

 

Eu na blackfriday comprei um teclado TKL(logitech gpro), não sei se foi uma boa escolha.

 

ele não e óptico, quero ver se ha muita diferença do meu atual com o Switch outemu(multilaser warrior switch outrmu blue t214).

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Dratted, boa noite!

Teclados ópticos não têm tempo de mercado o suficiente para aferir com certeza se terão boa longevidade, e a diferença em jogos que não são de ritmo é absolutamente nula, até mesmo pra teclados de membrana.
Os Redragon são bacanas por terem placa de circuito impresso banhada em resina, e os GK do Aliex também são interessantes. Não iria mais caro que isso, não é uma tecnologia que escala muito em qualidade.
Para teclado de leiaute completo eu recomendo o Cougar Puri, o Cooler Master CK550, o Fallen Ace, os Durgod, os iKBC, os Ducky Channel, os Akko e os Varmilo, mas depende de seu orçamento. Ópticos não estão dentre minhas recomendações principais por essa preocupação com longevidade, no geral recomendo procurar por teclados com Cherry, Gateron ou Kailh, para teclados baratos tem TTC e Huano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/11/2021 às 18:01, Dratted disse:

Bom galera, nessa blackfriday quero comprar um teclado óptico-mecânico para jogar quero que seja num switch tátil silencioso como o switch brown. Quero ele no tamanho normal mas caso não ache muitas opções pode ser naquelas versões menores

 

Eu tenho um Redragon Surara PRO, já vai fechar 1 ano de uso e até agora funciona muito bem, porém tem alguns detalhes que sinto desvantagem. Até fiz um review antes sobre caso se interesse:

Atualizando um pouco minha experiência, eu posso dizer que hoje, não sinto nenhuma vontade de trocar ele, pois mantém a mesma qualidade inicial, tanto que após me acostumar com ele, não sei se migraria para um teclado de switch mecânico normal novamente.

 

Em 14/11/2021 às 22:18, Mikhail Kosevich Volkov disse:

Teclados ópticos não têm tempo de mercado o suficiente para aferir com certeza se terão boa longevidade, e a diferença em jogos que não são de ritmo é absolutamente nula, até mesmo pra teclados de membrana.

Até agora, quase 1 ano de uso, o Surara PRO se mostrou firme e forte, sem nenhum sinal de defeito. Ainda possuo um pouco esta mentalidade em me preocupar se a longevidade irá ser grande, pois sou um testador beta desta tecnologia. Em geral, não me arrependi em nada até agora.

Em relação do desempenho em jogos, posso afirmar que faz uma diferença sim. Mesmo em jogos que não necessitam tanta precisão ou nem tem tanta ação, eu sinto uma fluidez mais rápida e agradável, como por exemplo, mover o boneco em zig zag. Para muitos pode parecer imperceptível, mas até mesmo nos mínimos detalhes você consegue uma melhor resposta se prestar bem atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 18/11/2021 às 13:47, Lost Byte disse:

Até agora, quase 1 ano de uso, o Surara PRO se mostrou firme e forte, sem nenhum sinal de defeito.

Um ano de uso em um teclado é muito próximo de nada, sinceramente. Apenas demonstra quais produtos são bomba, visto que até teclados abaixo dos 100 reais, se bem feitos, podem passar dos 10, 15 anos de uso sem problemas, e há mecânicos com o Wyse PCE, que vendi, que somam 30 anos, e até mais, sem problemas... Eu espero que esses teclados durem bastante, pois se o fizerem serão uma excelente alternativa de baixo custo aos mecanismos tradicionais, ainda que eu tenha muito mais fé em um mecanismo como os eletromagnéticos baseados em efeito Hall, como os Xmit, ou em capacitância como os Topre.
 

Em 18/11/2021 às 13:47, Lost Byte disse:

Em relação do desempenho em jogos, posso afirmar que faz uma diferença sim.

A diferença de tempo de resposta total é perceptível, porém é tão baixa perante o próprio tempo de reação humana que não faz diferença em jogos em tua performance a menos que seja um jogo de ritmo onde é programada a memória muscular e quanto mais consistente, melhor teu corpo vai acostumar a prever quando ativar o comando, mas dentre teclados, até incluindo de membrana como o Apple Magic que é mais rápido que a maioria dos mecânicos, e até mesmo o humilde Logitech K120, que chega a ser 20ms mais rápido que um Eastern Times i500, fabricado pela empresa dona do grupo Redragon e certamente usando as mesmas controladoras de muitos deles, a diferença maior ficaria no próprio computador, pelo tempo em que ele pede para o teclado enviar o estado da matriz e o tempo para processar.
O ponto é, a tua performance em jogos fora de jogos de ritmo, se tiver alguma melhora, vai ser pelo placebo de perceber um acionamento mais rápido e correlacionar com melhor performance, o que empolga mais e te leva a colocar mais empenho, não pelo equipamento conceder qualquer vantagem. Fosse tão crucial uma diferença assim em termos práticos, não haveriam jogadores profissionais usando qualquer teclado USB a muito tempo.
De qualquer forma, a vantagem real dos ópticos é que nunca terão problemas com cliques duplos, então mas isso é uma faca de dois gumes pois o que permite isso também faz com que o teclado não mostre nenhum sinal de deterioração, caso uma tecla morrer será repentino e muitas vezes o custo de reparo pode condenar o dispositivo. A outra vantagem é, por não ter folhas de contato, eles geralmente têm um curso de tecla com sensação absurdamente polida e quase sem atrito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/11/2021 às 16:24, Mikhail Kosevich Volkov disse:

Um ano de uso em um teclado é muito próximo de nada, sinceramente. Apenas demonstra quais produtos são bomba, visto que até teclados abaixo dos 100 reais, se bem feitos, podem passar dos 10, 15 anos de uso sem problemas, e há mecânicos com o Wyse PCE, que vendi, que somam 30 anos, e até mais, sem problemas

Não sei exatamente qual a duração média que um teclado de boa qualidade deveria durar sem algum sinal de desgaste, mas tenho visto relatos de teclados com alguns defeitos ou simplesmente param de funcionar com poucos meses de uso (teclados de qualquer linha e segmento). Só tive teclados de membrana no passado e logo 1 ano de uso sem algum problema foi até novidade para mim.

 

Em 19/11/2021 às 16:24, Mikhail Kosevich Volkov disse:

O ponto é, a tua performance em jogos fora de jogos de ritmo, se tiver alguma melhora, vai ser pelo placebo de perceber um acionamento mais rápido e correlacionar com melhor performance, o que empolga mais e te leva a colocar mais empenho, não pelo equipamento conceder qualquer vantagem. Fosse tão crucial uma diferença assim em termos práticos, não haveriam jogadores profissionais usando qualquer teclado USB a muito tempo.

Neste último ano larguei o teclado de membrana, peguei um T-Dagger Bora, e pela falta do numpad, acabei pegando depois o Surara PRO em pouco tempo. O T-Dagger me encantou no início, pois não só apenas no tempo de resposta, mas também na precisão e vantagem do anti-ghosting que proporcionou. Confesso que quase me arrependi de ter comprado o Surara PRO nos primeiros dias, pois não senti o mesmo feedback tátil do Bora, pois para digitação era mais "legal" de usar.

Como tudo foi novidade, fiz vários comparativos em diversos jogos e situações entre o Bora e Surara, e ao meu ver, o Surara ganhou pela consistência ágil nos comandos, mesmo em jogos de plataforma 2D (jogos da série Megaman X por exemplo e alguns clássicos do SNES).

Eu não sou jogador competitivo, gosto de jogos mais casuais e de plataforma, e agora não consigo voltar para modelos de teclados mais antigos devido ao conforto e agilidade que este teclado proporciona.

Até entendo que no geral um teclado destes não muda muita coisa em jogos mais calmos, porém com o passar do tempo se apega nas mínimas diferenças.

 

Em 19/11/2021 às 16:24, Mikhail Kosevich Volkov disse:

De qualquer forma, a vantagem real dos ópticos é que nunca terão problemas com cliques duplos, então mas isso é uma faca de dois gumes pois o que permite isso também faz com que o teclado não mostre nenhum sinal de deterioração, caso uma tecla morrer será repentino e muitas vezes o custo de reparo pode condenar o dispositivo.

Sim, este ponto é algo que me preocupa. Desde o início sabia deste perigo, pois a falha no sinal é algo que pode praticamente deixar o teclado descartável.

Enfim, se alguém me perguntar se o Surara PRO vale por ser óptico, eu diria que sim, desde que entenda os riscos e queira experimentar a tecnologia ; Se perguntar qual teclado seria uma melhor escolha, eu deixaria os ópticos de lado por ser uma tecnologia experimental nova e sem muitos testes de longo prazo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
17 horas atrás, Lost Byte disse:

Não sei exatamente qual a duração média que um teclado de boa qualidade deveria durar sem algum sinal de desgaste,...

O meu Redragon K552 teve os switches trocados por Gateron black em 2017, as teclas dele começaram a afrouxar o encaixe e ficarem mais fáceis de remover, mas não demonstram muitos sinais de desgaste no plástico olhando por cima. Um bom teclado com teclas sobreinjetadas com boa qualidade ABS deve durar ao menos 4, 5 anos sem sinais de uso. Com PBT dura bem mais pela resistência a erosão química, vide os IBM Model M que mesmo com 30 anos de uso ainda não perdem muito da textura das teclas. Eu pessoalmente considero qualquer teclado que dure menos de 7 anos e apresente falhas de funcionamento, como lixo eletrônico, isso exclui defeitos cosméticos como teclas polidas com uso e iluminação queimada (pois leds RGB são notáveis por durarem pouco em comparação a LEDs de cor única). Isso inclui todos os teclados que contém switches Outemu, Zorro ou similares. Teclados ópticos são diferentes pela qualidade e durabilidade depender mais da placa de circuito impresso e conjunto led/detector de luminosidade pois o "switch" apenas faz o papel de bloquear a luz ou deixá-la passar.

Um teclado de membrana bem projetado deve facilmente passar dos 10 anos, vide teclados Lenovo, Logitech e Dell empregados em supermercados por décadas.
Um bom teclado mecânico bem projetado e bem programado deve durar isso também, vide os terminais Gertec usados em supermercados e automação. E o meu próprio teclado que tem 26 anos, como o outro que tive, mas vendi que hoje tem 30 anos, também como meu teclado de membrana NMB que hoje tem 28 anos, o qual presenteei ao @Koyuro Fox por estar ocupando espaço em casa, e ainda funciona.

 

17 horas atrás, Lost Byte disse:

O T-Dagger me encantou no início, pois não só apenas no tempo de resposta, mas também na precisão e vantagem do anti-ghosting que proporcionou...

O tempo de reação humano é incapaz de reagir no período em que o tempo de resposta de um teclado age, ainda que possamos perceber que algo mais rápido está ocorrendo, essa vantagem apenas se torna útil quando precisamos programar memória muscular, onde nós executamos algo por memória, e não por reação a algo que ocorre na tela, o resto das latências, somando do computador ao pedir e processar o sinal, do monitor, deixam essa diferença bem inútil fora o caso específico de memória muscular onde ele deve ser consistente.
Teclado não é periférico de precisão, tanto que só possui dois estados para as teclas e envia um pacote com 6 pressionamentos apenas a cada poll. Anti-ghosting é algo que todo teclado moderno tem, creio que esteja te referindo a rollover, sobre o qual recomendo meu tópico sobre isso, no qual eu também comentei da existência de teclados de membrana com trilhas extras na matrix que suprem todas, senão a maioria, das teclas usadas pelos jogos sem bloquear a matriz.

 

17 horas atrás, Lost Byte disse:

...devido ao conforto e agilidade que este teclado proporciona.
Até entendo que no geral um teclado destes não muda muita coisa em jogos mais calmos, porém com o passar do tempo se apega nas mínimas diferenças.

Ainda que, como eu mencionei, não seja um fator que vai alterar o seu desempenho, de fato altera a experiencia de jogo e maior confiança ao jogar, como mencionado anteriormente, e é um grande fator da satisfação com o produto.
Fico feliz que tenhas gostado do teclado.

 

17 horas atrás, Lost Byte disse:

Enfim, se alguém me perguntar se o Surara PRO vale por ser óptico, eu diria que sim, desde que entenda os riscos e queira experimentar a tecnologia ; Se perguntar qual teclado seria uma melhor escolha, eu deixaria os ópticos de lado por ser uma tecnologia experimental nova e sem muitos testes de longo prazo.

Nesse ponto eu concodo contigo, pois o Surara PRO tem placa de circuito impresso resinada, o que reduz muito a chance de danos relacionados a derramamento de líquidos, tem carcaça completa, o que, como dito em meu tópico sobre construção de teclado, é algo muitíssimo bom para proteger os switches e teclas de possíveis impactos e fornecer mais rigidez estrutural. Posso afirmar, através do conhecimento de teclados do grupo Eastern Times que possuo, que Surara Pro possui um projeto bacana ao que diz respeito a teclados ópticos, pois a grande falha dos Eastern Times (T-Dagger, Redragon...) são os switches Outemu de baixíssima qualidade empregados, e às vezes falhas nas matrizes, mas isso pode ser gerado pelo processo de soldagem THT deles, como os Ópticos são inteiramente soldados em SMD salvo o conector do cabo, creio que esse problema não os afetará.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!