Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Alô galera do Clube do Hardware, muito boa madrugada.

Amigos, venho humildemente me socorrer com vcs, pois meu problema é muito parecido com outros tópicos porém nenhum que me desse uma real e definitiva solução. Espero que os amigos possam me ajudar.

Tenho uma placa m~´ae Gigabyte GA G41mt-S2 rev. 1.5

Bueno, tento instalar o Windows 10 64 bits nele mas não consigo. Criei um pendrive bootável com o Rufus, porém ele nem inicia.

Peguei o SSD instalei em outro PC com a mesma placa-mãe só que é rev 1.3 e instalou normal.

Depois de instalado coloquei o SSD na placa nova. Resultado... Não abre, não inicia.

Mandei a placa a um técnico, ele examinou e disse que esta placa não tem suporte para o Windows 10 64 bits, só tem suporte para o Windows 7 64 bits.

Aí vos indago. A outra placa que eu tenho que é rev 1.3 tem suporte para o Windows 10 e 7 64 bits, tanto que tenho os dois sistemas instalados nela, que teoricamente é uma placa mais antiga do que a com rev 1.5 que não tem suporte ao Windows 10 64 bit. Se instalar a BIOS da placa com a rev 1.3 na placa com rev 1.5 vai funcionar ???

Desculpem a pergunta um tanto longa, mas para que ficasse bem clara minha dúvida, não encontrei outra maneira.

Desde já lhes agradeço..

• Membro VIP
Postado

O Rufus não é problema, pois é o melhor programa da praça para a tarefa.

Não arriscaria trocar o BIOS, pois a chance de não dar certo é alta.

Qual é o processador? A versão 64-bit do Windows 10 requer pelo menos Pentium 4 Cedar Mill ou Pentium D Presler. Improvável ter algo mais velho, pois seria muuuuito velho, mas vá saber... 🤯

A versão 32-bit funciona?

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Marcos FRM disse:

O Rufus não é problema, pois é o melhor programa da praça para a tarefa.

Não arriscaria trocar o BIOS, pois a chance de não dar certo é alta.

Qual é o processador? A versão 64-bit do Windows 10 requer pelo menos Pentium 4 Cedar Mill ou Pentium D Presler. Improvável ter algo mais velho, pois seria muuuuito velho, mas vá saber... 🤯

A versão 32-bit funciona?

Boa tarde meu nobre. Creio que não seja problema com o processador. Esse mesmo processador estava em outra placa que instalei o Windows 10 e Windows 11 64 bits. É um Pentium dual core 3,16 GHz e estava funcionando d boa. Creio que seja a placa mesmo que esteja com problemas.

A versão 32 bits do Windows 10 instala, Windows 7 32 e 64 também instala. O problema é o Windows 10 64 bits.

• Membro VIP
Postado

É... Pentium Dual-Core já usa a microarquitetura Core, que é suficiente. Daria para olhar as configurações de recursos do processador, pois alguns (todos?) BIOS dessas Gigabyte antigas eram estúpidos o suficiente para desativarem por padrão NX Bit, por exemplo, o que é uma insanidade. No entanto, o Windows inicializaria, mas o kernel logo em seguida avisaria que o processador não é suportado. Pelo seu relato, nem carrega nada se entendi bem, o que parece ser algo mais profundo.

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, Marcos FRM disse:

É... Pentium Dual-Core já usa a microarquitetura Core, que é suficiente. Daria para olhar as configurações de recursos do processador, pois alguns (todos?) BIOS dessas Gigabyte antigas eram estúpidos o suficiente para desativarem por padrão NX Bit, por exemplo, o que é uma insanidade. No entanto, o Windows inicializaria, mas o kernel logo em seguida avisaria que o processador não é suportado. Pelo seu relato, nem carrega nada se entendi bem, o que parece ser algo mais profundo.

Exatamente. Nem o Windows que está instalado no SSD e nem o pendrive inicia, não abre, não instala.

As configurações da BIOS está configurada corretamente para dar boot pelo pendrive, mas quando reinicia não acontece nada.

Postado
35 minutos atrás, gutopereira disse:

voce tentou instalar o Windows 7 64bits e a partir dele atualizar para o Windows10 64 bits?

(me refiro a atualizar sem formatar)

Boa noite Guto. Ainda não fiz isso porque o PC está na assistência técnica. Fui la hoje e o técnico disse que o processador é incompatível com arquitetura de 64 bits.

Achei estranho porque o próprio técnico disse que o Windows 7 64 bits instala normal.

Me parece uma contradição, mas quem sou eu para contestar um técnico né. kkkkkkk

• Curtir 1
  • Confuso 1
  • Moderador
Postado
1 hora atrás, Luiz Alberto Dias disse:

Fui la hoje e o técnico disse que o processador é incompatível com arquitetura de 64 bits.

Achei estranho porque o próprio técnico disse que o Windows 7 64 bits instala normal.

@Luiz Alberto Dias Eu não confiaria nesse técnico depois disso. É uma contradição clara. Se ele instalou Windows 7 64-bits, o processador é compatível com a arquitetura 64-bits.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Rio McCloud disse:

@Luiz Alberto Dias Eu não confiaria nesse técnico depois disso. É uma contradição clara. Se ele instalou Windows 7 64-bits, o processador é compatível com a arquitetura 64-bits.

è exatamente o que eu penso. Uma atualização da BIOS creio que resolve o problema.

Amanhã vou la buscar o PC e eu mesmo vou fazer isso.

Questionei ele sobre o Windows 7 64 bits instalar de boa e o Windows 10 não.  O cara meio que desconversou e mudou de assunto. kkkkkkkk

Postado
Em 18/11/2021 às 07:26, gutopereira disse:

Se lembre que o pendrive bootável deve ser criado no modo MBR e não no modo GPT pois essa placa-mãe não possui UEFI...

Mesmo a placa sendo Dual BIOS ???

Criei dois pendrive bootável. Um em GPT e outro em MBR e nenhum iniciou.

Postado

@Luiz Alberto Dias

Mas voce conseguiu selecionar o pendrive para inicialização?

voce precisa pressionar a tecla F12 logo após ligar o computador. Vai aparecer o "Boot Menu".

Então voce clica em +Hard Disk

20211119_192419.jpg

Depois vai apacer um lista com o nome do seu HDD, DVD-ROM, e do pendrive. É só selecionar o pendrive e clicar em Enter.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, gutopereira disse:

@Luiz Alberto Dias

Mas voce conseguiu selecionar o pendrive para inicialização?

voce precisa pressionar a tecla F12 logo após ligar o computador. Vai aparecer o "Boot Menu".

Então voce clica em +Hard Disk

20211119_192419.jpg

Depois vai apacer um lista com o nome do seu HDD, DVD-ROM, e do pendrive. É só selecionar o pendrive e clicar em Enter.

Boa noite meu nobre. Sim, fiz todos os procedimentos. Acho que meu tecnico está certo.

Meu processador ou minha placa não tem suporte para sistema 64 bits.

Criei um pendrive com Windows 7 32 bits e adivinha. Instalou de boa, tanto que estou digitando no PC que acabei de formatar. 

Agora vou ver se consigo outro processador para ver se resolve o problema.

Estava olhando outro post aqui no forum e o problema dele se parece com o meu.

Por enquanto vou ficar com o sistema 32 bits até conseguir outro processador.

O que eu não consigo entender é que as placas com plataforma 775 da Gigabyte não tem mais suporte nem drivers, porém algumas aceitam o sistema 64 bits.

O porque isso ocorre não sei.

Postado
16 horas atrás, gutopereira disse:

@Luiz Alberto Dias Eu tenho aqui exatamente essa mesma placa-mãe mas na v1.3

Rodo normalmente o Windows10 64bits sem bugs...

Ja instalei inclusive o Windows11 para fins de teste, e também funcionou normal.

Boa tarde meu nobre. Sim. Eu também tenho uma G41mt-S2 rev 1.3 e é ótima.

Tenho o Windows 10 e 11 em Dual Boot nela e como você falou, rodam perfeitamente.

Estava tendo problemas com a rev 1.5, mas consegui resolver.

Depois de muitas tentativas e testes, consegui instalar o Windows 10 64 bits nela.

Fiz atualização da BIOS, instalei os Micricodes do processador Xeon, instalei o processador e BINGO.  Instalei o Windows 10 64 bits. Segui Print do sistema.

Agradeço o apoio de todos.

Problema resolvido.

Anotação 2021-11-20 151743.png

• Curtir 1
  • Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!