Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal.

@Thiago Miotto não sei se entendi bem. O que você chama de portas livres? Pelo que vi aqui, os pinos próximos aos conectores são saídas de 5v e GND, e (não sei) não servem como entrada.

Já os conectores são para encaixe de outros módulos de 4 canais.

Eu também perguntei ao fabricante, mas para ligar a fonte diretamente ao módulo preciso compartilhar o GND com a placa, o que, pelo que tenho aprendido com vocês aqui, não é ligar diretamente - rs.

@aphawk obrigado pela super aula que está me dando.

Não sabia nada disso que você está me falando.

Estou vendo aqui para:

1: separar a parte do projeto da parte elétrica, em dois quadros distintos;

2: inserir o resistor que você indicou nos fios de comunicação entre os arduinos (até eu encontrar uma forma melhor de deixar apenas um Arduino funcionando - e a propósito, o UNO não dá conta de processar o app Blynk; só o Mega);

3: pesquisei na internet e vi muitas dicas sobre a confecção de um filtro RC (resistivo capacitivo), usando um capacitor 334k 440v e um resistor 100 ohms ligados em série, para filtrar o ruído de contatoras e bobinas. Você acha que isso já resolveria o problema das interferências?

Postado
2 horas atrás, Alexandre Mariz Paiva disse:

e a propósito, o UNO não dá conta de processar o app Blynk; só o Mega

No github deles diz que é compatível. Que estranho
https://github.com/blynkkk/blynkkk.github.io/blob/master/SupportedHardware.md

Mas de qualquer forma, chegou a cogitar colocar um esp no lugar do arduino e retirar o cabo e fazer a conexão por wifi? Embora a maior economia disso que seria o cabo não vai ocorrer se você já tem o cabo.

Postado
6 horas atrás, Alexandre Mariz Paiva disse:

Estou vendo aqui para:

1: separar a parte do projeto da parte elétrica, em dois quadros distintos;

2: inserir o resistor que você indicou nos fios de comunicação entre os arduinos (até eu encontrar uma forma melhor de deixar apenas um Arduino funcionando - e a propósito, o UNO não dá conta de processar o app Blynk; só o Mega);

3: pesquisei na internet e vi muitas dicas sobre a confecção de um filtro RC (resistivo capacitivo), usando um capacitor 334k 440v e um resistor 100 ohms ligados em série, para filtrar o ruído de contatoras e bobinas. Você acha que isso já resolveria o problema das interferências?

Opa Alexandre, eu estou aqui justamente para passar para a frente a experiência que tive em tantos trabalhos diferentes , fico contente que você consiga aproveitar !

1 - Nem precisa ser em quadros distintos, mas em barramentos de fiação separados.

2 - OK . Mas quem escreveu esse Blynk não sabe usar muito bem os recursos.... eu estou muito acostumado a tirar sangue de um Atmega328P, que é o que se usa no Uno, e uso Basic e Assembler. Não vejo o porque ele não daria conta do Blynk, talvez porque escreveram tudo em C e não souberam extrair tudo do hardware do Atmega328P.

3 - É un Snubber, isso tira a centelha dos contatos e também dá uma atenuada no ruído. Vale a pena sim.

Mas, e quanto à alimentação dos módulos ? O que você vai fazer para filtrar os ruidos que estão causando o travamento da aplicação ? Precisa identificar exatamente qual módulo ( ou quais ) estão travando ...

Paulo

• 2 semanas depois...
Postado

Bom dia pessoal.

@rmlazzari58, @.if, @MOR, @Thiago Miotto, @aphawk e a todos os que ajudaram nesse meu problema.

Em primeiro lugar demorei para voltar aqui no post porque após a instalação dos snubbers em cada uma das solenóides e na contatora, deixei o sistema rodando por 10 dias (hoje já está em 12 dias) direto e...AS INTERFERÊNCIAS FORAM SUPRIMIDAS E O SISTEMA ESTÁ FUNCIONANDO!!!! 🥳

O módulo relé que estou usando realmente precisa compartilhar o GND com a placa senão não funciona com fonte separada (desde quando isso é fonte separada - 🤣), e como não tinha outro de oito vias aqui comprei e estou esperando chegar pra trocar também.

Além disso, relendo os posts vi que me orientaram a colocar um snubber também na entrada de energia, o que vou providenciar, mas o sistema já está funcionando muito bem.

@aphawk, com relação ao Blynk concordo com o que disse, e eles acabaram de lançar outra versão do aplicativo, com muito mais recursos e até compatibilidade com comandos de voz, mas não sei se resolveram o problema de ser bem pesado. De qualquer forma, agora cobram por mês para utiliza-lo (antes a cobrança era pelos widgets utilizados no projeto), o que me parece ficou um pouco menos interessante em usar. Vou começar a procurar outra plataforma que faça isso.

De qualquer maneira já quero aqui agradecer imensamente a todos que me ajudaram.

Muito obrigado mesmo.

• Curtir 2
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado
21 horas atrás, Alexandre Mariz Paiva disse:

INTERFERÊNCIAS FORAM SUPRIMIDAS E O SISTEMA ESTÁ FUNCIONANDO!!!! 

Kibon. No entanto já ouviu falar da lei de murph?Algo como... a falha pode ocorrer no pior momento e causar o maior estrago e maior prejuízo possível. Para reduzir mas não zerar este risco, considere implementar as outras técnicas e soluções descritas.

21 horas atrás, Alexandre Mariz Paiva disse:

a procurar outra plataforma que faça isso

Por acaso já consideraste o appinventor? ( https://appinventor.mit.edu/ ). Meio que já brinquei mas não me achei totalmente nele. É compatível com teu projeto? É que também tenho tais interesses .. futuros 😜

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!