Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou querendo fazer um abajur a partir de uma fita de led que funcione da seguinte forma:

1 toque, ele acende fraquinho, digamos 33%. Mais um toque e ele brilha um pouco mais forte, digamos 66%; um 3o. toque e ele brilha mais forte ainda, nos 100%. E um quarto toque, ele apaga.

No máximo a fita de led usa 12v / 1,5A. Vou usar uma fonte de 12v / 2A. Botei uns IRFZ44N por achar que esquenta menos que os TIP122 mas será que é isso mesmo?

E como escolher R1, R2 e R3?

Ou será que tem algum outro jeito de regular a tensão sobre os led? Pensei em 3 ci 555 e, em lugar de mudar a tensão, faria aquele esquema de modular o pulso. Mas aí não vi vantagem já que a regulagem de cada "click" ficará fixa, e cada 555 teria que ter seu transistor, da mesma forma que sem os 555, além da capacitores, resistores etc...

Não estou conseguindo enviar nenhum anexo ao CDH, quando tento o sistema mostra a mensagem:

"Houve um problema no processamento do arquivo enviado. Você só pode fazer o upload de b.

(Error code: Você só pode fazer o upload de b.)" (Por favor, @BCP, se puder dar uma olhada nisso, fico grato.)

Então enviei o esquema para uma nuvem aqui. Se puderem dar uma verificada...

Esse sensor de toque, TTP223, tem internamente um recurso para evitar toques falsos e repiques. E se o usuário mantém o dedo nele por mais de uns 4segundos, ele entende que o dedo foi tirado e interrompe a saída em 1. Se alguém não conhece, tá junto com o esquema do circuito.

Se der para dar uma revisada no esquema ou mesmo mudar tudo para ficar melhor, agradeço.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Você réles mortal não tem autoridade pra publicar imagens monstruosas 😁. Reduza o tamanho

1199216895_readeTransferncia05.png.e93e9a877ea0f08be03cc8cdc29a0203.pngde 500k pra 60k com o irfanview.com

R1,2,3 não são responsáveis pelo brilho ok? De fato nem precisa deles. Pode ligar direto no gate. E ligou errado os mosfets em paralelo. Cada um deve ter um resistor de valor diferente em seu dreno - este sim controla o brilho

Legalzin este sensor de toque... os cara num tem + o que inventar... é barato? É + barato que uma lanterninha 1,99 que já tem esta função de 3 brilhos? Também não entendi o porque do diodo. Ele meio que atrapalha o nível 0 necessário para o 4017 se decidir...

• Obrigado 1
  • Haha 1
Postado
1 hora atrás, .if disse:

Cada um deve ter um resistor de valor diferente em seu dreno - este sim controla o brilho

Se a corrente vai passar por esses R, 12v x 1,5A, eles teriam que aguentar 18w, é isso?

Se for, começo a pensar ou num TIP122, que a R na base é que dosa a corrente que vai aos leds ou até em bolar algo com PWM, mesmo... que você acha?

1/2 off topic:

1 hora atrás, .if disse:

Legalzin este sensor de toque...

Tá sendo meu queridinho para chave, @.if, rs...

De importante a plaquinha mesmo não tem quase nada, é quase que apenas o chip e a superfície para o toque.

TP223-touch-key-sensor-pinout.jpg.ef5f70752cda0b4fe620d1e67103a275.jpg

Os terminais A, se estiverem jumpeados, inverte: em vez da saída sem toque ficar normalmente em 0, fica em 1. Vai ao 0 com o toque.

Os terminais B jumpeados transforma a chave, de botão de pulso em chave com trava.

Do jeito que vem, só de aproximar o dedo a uns 1,5cm ele já aciona, o que é bom para colocá-lo atrás de paineis. Mas ali onde diz "terminal para capacitor de ajuste da sensibilidade", o manual diz que pode-se acrescentar C de até 50pf, que aí o acionamento só acontece encostando fisicamente na placa.

Pois bem, chutei o balde e coloquei 1nf ali e o bichinho se transformou num flip-flop como aqueles que se faz com CD4013 ou 555. Usando um botão externo, para acionar basta levar Vcc ao terminal à direita na foto. E manteve todas as mordomias: evita toque falso, aplaina tremiliques e se refaz de toques prolongados, caso o usuário mantenha o botão pressionado por mais de 4s.

Ou seja, acaba sendo mais preciso e mais barato que um 555 ou um 4013 que demanda uns R e uns C, aí...

• Curtir 1
Postado

OFF: consegui enviar a figura do TTP223 mas não estou conseguindo enviar as escaneadas abaixo, mesmo tendo a abajur2.jpg 47,9kb e a abajur3.jpg 46kb. :(

O erro é o mesmo: "Houve um problema no processamento do arquivo enviado. Você só pode fazer o upload de b. (Error code: Você só pode fazer o upload de b.)"

Peço desculpas e se puder dar uma olhada na nuvem... está aqui.

Mas vamos lá:

Usando um 555 para PWM, que tal assim?

(abajur2.jpg)

Ou assim?

(abajur3.jpg)

Qual estaria mais certo? Ou nenhum deles, rs...

Algumas dúvidas:

- como garantir que o 4017 inicie com 0 em todas as saídas?

- e se pusesse R1, R2 e R3 entre os coletores dos transistores e o pino 7 do 555 e não entre os emissores dos transistores e o negativo, não ficaria melhor? não faria diferença?

- de que ordem de grandeza teria que ser R1, R2, R3 e C? e que tal se em vez de resistores, eu pusesse uns trimpots? (mas mesmo assim ainda teria que saber mais ou menos os valores dos trimpots e do C... que frequência faz um led acender mas nem tanto?)

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Seu circuito ta  quase sinistro

834134969_abajur2.jpg.2f0e22eec38342b97925beb60339b2db.jpg

Não sei se assim varia a largura de pulso. Pesquise por 555 pwm circuit (clique).

E porque não parte logo pra um mc?

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

garantir que o 4017 inicie com 0 em todas as saídas

Um pulso inicial no pino reset pode ser dado com um capacitor

art0794_04.jpg

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/52-artigos-diversos/6609-usando-contadores-4017-art794

off 1/2 on   ... mó trâmpo olhar na nuvem baixar descompactar e tal. Publique no imgur.com/upload , clique para ver a imagem, clique com a direita e copiar link da imagem e cole no post.

• Obrigado 1
Postado
23 horas atrás, rmlazzari58 disse:

- como garantir que o 4017 inicie com 0 em todas as saídas?

Impossível! Ele foi feito pra ter sempre uma saída ligada.

Mas entendi o que quis dizer, com o resistor e capacitor ali no pino 15 (já mostrado acima pela @.if ) o pino 3 sempre estará em 1. Assim ele fica vazio para a posição desligado, enquanto que 2, 4 e 7 fazem as 3 posições de led aceso.

Nos seus esquemas vi o pino 13 "a toa", não pode. se não vai usar ligue no terra.

Essa ideia sua me fez lembrar uns abajures desse que vendiam nos camelôs dos anos 90, funcionavam em AC com lâmpada incandescentes e usavam um CI dedicado, o TT6061A. Ainda tenho um circuitinho desses nas minhas tralhas.

E ainda encontrei na internet um artigo falando sobre o danado e também seu datasheet:

TT6061A.pdf

TT6061A datasheet.PDF

Ele na verdade funciona com 9V e aciona um PWM num triac pra controlar a lâmpada, tem dele baratinho no AliExpress (o ruim é o frete :lol:)

Voltando ao seu projeto, o 555 ali como oscilador não controla o brilho de nada, pois quando diminui o duty da onda ele também mexe na frequência e aí fica na mesma. O ideal é usar aquele sistema com os dois diodos invertidos:

PWM.png

Nesse caso, para facilitar o uso do 4017, ele deve fazer a troca dos capacitores através de transistores com emissor comum.

O potenciometro pode ser substituído por dois resistores ou mesmo deixá-lo pra fazer algum ajuste caso necessário.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Renato.88 disse:

tem dele baratinho no AliExpress (o ruim é o frete :lol:)

E o prazo, rs...

E, beleza! Então vamos lá:

- 4017, deixar o pino 3 vazio e usar os pinos 2, 4 e 7 para as bases dos transistores
- 4017, pino 10 conectar ao pino 15
- 4017, pino 13 para o terra
- pot com os dois diodos no 555 pino... 3?

E se trocar, se deixar o 3 para saída e botar o pot com os diodos no 7? Que você acha? É que tive uma ideia para usar só dois transistores e para isso acho que teria que acrescentar um diodo na saída do 555, assim:

Para o 4o. modo (100% de intensidade para os leds), em vez de conectar o pino 7 do 4017 na base de um transistor e, do transistor ir ao clock do 555, conectaria esse pino 7 do 4017 direto no gate do IRFZ44N, talvez colocando um diodo 1N4148 entre o pino que a gente vai usar como saída no 555 e o gate do mosfet. Aí o pulso de saída do 555 passaria por esse diodo e só então iria ao gate do mosfet. Já o pino 7 do 4017 iria direto ao gate do mosfet, depois desse diodo, de tal forma que mesmo quando esse pino tiver 5v, esses 5v não "entrem" pela saída do 555. Nesse caso, só precisaria dois capacitores na RC do 555, um para 33% de luminosidade e outro para 66%. Que tal?

Sobre variar o capacitor C, coloquei ali mas achei estranho... Onde ficaria certo, entre o terra e o emissor dos transistores, como está no desenho, ou entre o coletor e 3 (ou 7) do 555?

P.S.: Olha que coincidência curiosa, a mesma empresa que faz esse TT6061A faz o TTP223, acima. Essa turma não gosta de apertar botão, rs...

• Curtir 2
Postado
38 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

E se trocar, se deixar o 3 para saída e botar o pot com os diodos no 7? Que você acha?

Não funciona. 

Pro modo pwm funcionar precisa de 0 e 1, no pino 7 só temos o zero (é um transistor de coletor aberto) e se manter o resistor de pull up da diferença no duty cicle. 

40 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Que tal?

Sim, a ideia é boa. 

Eu prefiro usar dois mosfets, um para o pwm e o outro direto no 4017.

Já A lógica com diodos fica melhor se for usar transistor npn. 

43 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Sobre variar o capacitor C, coloquei ali mas achei estranho... Onde ficaria certo, entre o terra e o emissor dos transistores, como está no desenho, ou entre o coletor e 3 (ou 7) do 555

Emissor do transistor npn vai no terra, capacitor do coletor para pinos 2 e 6 do 555.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Eu sempre quis saber como controlar o pwm disso

PWM.png

... por fora... que não seja pelo pot. Ainda não me caiu a ficha de como acoplar o 4017 nisso daí.

Desenha pra mim aí vai... 🙃

• Curtir 1
Postado
22 minutos atrás, .if disse:

por fora... que não seja pelo pot. Ainda não me caiu a ficha de como acoplar o 4017 nisso daí.

Desenha pra mim aí vai..

Como você mesmo diz, agora tô sem papel e lápis. Mas é isso aí que eu disse acima. 

No lugar do C coloca vários capacitores de valores diferentes e no "negativo" de cada um deles coloca um transistor. 

As saídas do 4017 ou de outro ci podem acionar cada transistor (ou quem sabe vários) podendo somar as capacitâncias para encontrar uma variedade maior de valores. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Suspeitei desde o princípio. No entanto penso que ao alterar o capacitor vai apenas alterar a freq, não? Além do + penso que o capacitor deve carregar E descarregar no processo oscilatório. O transistor em baixo dele pode zoar a descarga... mas sei lá... só sei que nada sei 🤪

Postado
2 horas atrás, .if disse:

No entanto penso que ao alterar o capacitor vai apenas alterar a freq, não?

🤔 Pensando bem acho que tens razão, mas mesmo assim fiquei com vontade de testar pra ver. 

Se esta teoria estiver certa, aí já sei como resolver o problema. 

No lugar do potenciômetro podemos colocar resistores e Cis chaveadores do tipo 4066, 4051, 4052 ou 4053. Vai depender de quantas posições de ajuste queremos e de que forma será acionado. 

Para o 4017 e apenas duas posições o 4066 é o ideal. 

2 horas atrás, .if disse:

Além do + penso que o capacitor deve carregar E descarregar no processo oscilatório. O transistor em baixo dele pode zoar a descarga.

Até que não. Já fiz isso no oscilador comum e funcionou. 

• Membro VIP
Postado

De fato tem algo pra dar certo. Mas com estas peças adicionais já começa a invadir o território de um mc.

Ia falar da opção de um barato potenciometro digital mas aí ia ter que invadir mesmo a área do mc

25 minutos atrás, Renato.88 disse:

oscilador comum e funcionou

Que legal. Lembre-se que existem varios tipos de osciladores. Alguns nem tanto comuns.

• Obrigado 1
Postado
10 minutos atrás, .if disse:

De fato tem algo pra dar certo. Mas com estas peças adicionais já começa a invadir o território de um mc

Pois é, um único 12F675 resolve o problema, só colocar o treco de toque numa entrada dele e o mosfet numa saída. 

Vai ficar no estilo do TT6061 que eu já disse antes. 

12 minutos atrás, .if disse:

De fato tem algo pra dar certo. Mas com estas peças adicionais já começa a invadir o território de um mc.

Ia falar da opção de um barato potenciometro digital mas aí ia ter que invadir mesmo a área do mc

35 minutos atrás, Renato.88 disse:

oscilador comum e funcionou

Que legal. Lembre-se que existem varios tipos de osciladores. Alguns nem tanto comuns.

Suponho que estamos falando do 555, a configuração era a astavel tradicional que vem em seu datasheet. 

• Obrigado 1
Postado

@Renato.88, teria como você por favor anexar ou linkar o datasheet do 555 que contempla o uso do pino 7 como saída? É que todos os que estou encontrando usam o pino 3 para saída e eu gostaria de calcular os tempos, comparar as fórmulas e verificar a possibilidade de inibir o 555 através do pino 4... enfim dar uma estudada nesse esquema.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...