Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ubuntu não reconhece rede (Via Cabo)


pedro.moura
Ir à solução Resolvido por pedro.moura,

Posts recomendados

Olá! 

Bom, depois de passar toda a minha vida utilizando Windows, decidi me aventurar pelo Ubuntu para ver como é trabalhar nele. Fiquei maravilhado com a ideia de que eu poderia fazer um Dual Boot, tendo o Windows e o Ubuntu no meu pc ao mesmo tempo... Só que logo após eu instalar o Ubuntu, ele persiste numa mensagem dizendo que perdi a minha conexão de rede (via cabo), sendo que meu Windows funciona normalmente. Eu não consegui resolver o meu problema vendo os vídeos da internet.

Todos os vídeos que encontrei, falam para eu jogar no terminal o comando:

 

sudo nautilus /etc/network/

 

e lá fazer umas alterações num arquivo de texto chamado interfaces, só que esse arquivo não aparece pra mim, então não consigo fazer isso... Como posso resolver meu problema com a rede??

 

Estou utilizando a versão mais recente do Ubuntu disponibilizada no site deles.

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que o NetworkManager ignora a configuração de /etc/network/interfaces e /etc/network/interfaces.d/ e salva as conexões no seu formato nativo em /etc/NetworkManager/system-connections.

 

Tem que tentar descobrir por que o NetworkManager está desconectando. Talvez algum problema com o kernel. Abra o terminal, execute journalctl -f e aguarde. Deve aparecer alguma mensagem de diagnóstico quando ocorrer a desconexão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não, pois o systemd-networkd é um daemon diferente do NetworkManager. Todas as distribuições decentes usam nas instalações desktop o NetworkManager, por causa de seu suporte nativo a wi-fi, vpn, gui de configuração, tray applet, etc. A Red Hat vai além e usa-o por padrão até mesmo nas instalações server desde o Fedora 17 e RHEL 7.

 

Já o Mageia... 🤭 https://bugs.mageia.org/show_bug.cgi?id=8972 . Os caras estão atrasados apenas uns 15 anos. 😮

 

systemd-networkd é um excelente programa, mas não tem os mesmos recursos desktop. É mais adequado para servidores.

 

Essa é uma área em que a balcanização ainda reina 🙈. Pessoal do openSUSE desenvolveu uma solução completamente diferente:

 

https://github.com/openSUSE/wicked

 

Já o Debian tem a sua (que consome os arquivos /etc/network/interfaces e /etc/network/interfaces.d/* ).

 

https://salsa.debian.org/debian/ifupdown

 

Pelo menos tanto openSUSE quanto Debian, nas instalações desktop, preferem o NetworkManager.

 

Parece que o Ubuntu, nas instalações server, usa o systemd-networkd por padrão. E o Gentoo tem sua solução caseira também... 😬 🤯

 

Pensa num caos. 🥵 🤣

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@pedro.moura Ubuntu e seus bugs kkkkk
Se o problema ocorrer novamente, tente trocar de distro. Ubuntu é uma distro com muitos problemas, e talvez te apareçam mais dores de cabeça além desse problema na rede. Se gostou dele pela usabilidade, recomendo o Pop!_OS que é parecidíssimo com o Ubuntu. Ou pode tentar instalar o GNOME em outra distro manualmente, caso tenha sido isso que te fez gostar do Ubuntu. (GNOME é um ambiente de trabalho, a interface gráfica do sistema).

A distro que eu costumo recomendar para iniciantes é o Linux Mint Cinnamon. Tanto ele quanto o Pop tem o Ubuntu como base, porém sem os bugs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ferox Graxaim Pior, eu fui excluir o dual boot mais tarde porque fiquei com um pouco de preguiça pra aprender a mexer com o Ubuntu, por já ter me dado dor de cabeça logo de cara, aí excluí uma partição errada e corrompi meu Windows. kkkkkkk.

Adivinha? Curiosamente o único pendrive que eu tinha era o que eu havia colocado o Ubuntu, então formatei pro Ubuntu pra tentar fazer um pendrive bootavel do win10 (sem sucesso na hora, mas no serviço fiz um pendrive bootavel ontem, já resolvi essa questão), aí voltou esse problema do cabo, decidi apenas deixar lá ligado que acreditava que mais tarde voltaria sozinho, dito e feito, fui assistir série e quando voltei umas duas horas depois estava funcionando normalmente, bizarro, mas tudo bem. 

Decidi permanecer com o Windows, mas ainda penso futuramente em testar alguma distro, só que agora tenho dúvidas sem um dual-boot realmente é uma boa opção disso, já que não queria desinstalar o Windows pois também jogo no PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@pedro.moura Para testar distros, é possível baixar suas ISOs e executá-las do pen-drive via Live CD (ou seja: usar o sistema sem instalar). Ou pode instalar em máquina virtual.

12 minutos atrás, pedro.moura disse:

só que agora tenho dúvidas sem um dual-boot realmente é uma boa opção disso, já que não queria desinstalar o Windows pois também jogo no PC.

Dual-boot é uma ótima opção para quem ainda não está acostumado com Linux, ou para quem tem programas/jogos que não funcionam no Linux de maneira alguma. Mas verifique se os jogos que tu jogas já não possuem versão nativa pra Linux ou veja no Proton DB, Lutris ou até mesmo no Wine HQ se esses jogos já não podem ser executados no Linux. (Proton DB é para casos de jogos do Steam compatíveis com SteamPlay, e Lutris para jogos fora do Steam. Wine HQ é em último caso, pois esse site dá soluções manuais para serem usadas com uma ferramenta chamada Winetricks.)

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!