Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, para utilizar o que tenho aqui, de desmontes, pensei em usar diodos Schottky no lugar dos de silício num circuito de PWM através de um 555.

Fui pesquisar e encontrei que uma das vantagens dos Schottky em relação aos de silício é a rapidez de comutação e que a desvantagem é uma "elevada corrente de fuga". Mas olhando o ds dos Schottky da Vishay, que tenho aqui, SD103A, vi que a máxima corrente de fuga nesse diodo é de 5uA:

Leakage current
VR = 30 V SD103A IR 5 μA
VR = 20 V SD103B IR 5 μA
VR = 10 V SD103C IR 5 μA

Ora, olhando o ds do 1N4148, pelo que entendi, a corrente de fuga pode ser até maior. Olha o que diz o ds do 1N4148 da Onsemi:

IR Reverse Leakage

VR = 20 V 0.025 μA
VR = 20 V, TA = 150°C 50 μA
VR = 75 V 5.0 μA

Será que, para esse PWM daria para usar esses Schottky que já tenho?

• Membro VIP
Postado

O schottky diferente do diodo de silicio comum, tem 1 junção de dopagem, em vez de ser uma junção P-N, ele é uma camada de metal e mais uma (P ou N, não me lembro agora), por isso ele costuma ter a comutação rapida, queda de tensão em cima dele bem baixa (essa é a principal vantagem dele). As desvantagens é a própria fragilidade dele, por ter somente uma camada semicondutora, ele é mais propício a se danificar, geralmente são encontrado em tensões menores e ele sofre muito com a temperatura, a corrente de fuga dele aumenta muito com a temperatura.

Mas pra sua aplicação acho que não vai ter problema usar não.

• Curtir 2
  • Obrigado 2
  • Membro VIP
Postado

Qualquer diodo rápido com corrente e tensão suficientes serve pros nossos "projetinhos caseiros". A tal I de fuga jamais me preocupou. Portanto a dica prática: desde que a I média e a V máxima de trabalho sejam no máximo 70% do que menciona o d.s. tá tudo certo. 😁

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

Na verdade ontem resolvi arriscar, montei esse dimmer de led na protoboard com os schottky - que nem sabia que existia - e funcionou. Mas uma coisa é funcionar por 20 minutos com tudo controlado, outra é se a geringonça tiver que ficar ligada direto (tomara que) por anos... Realmente estava inseguro ainda mais que o abajur é presente para a neta... já pensou funcionar por uma semana e "quebrar"? rs...

E agora tô pensando... a tensão sobre eles é, no máximo, de 5v e a corrente... aff, é tão baixinha que um potenciômetro comum de 100k tá servindo de divisor resistivo.

Agradeço aos mestres mas não marco como solução porque só pode marcar um e os dois me tranquilizaram, ;)

P.S.: Esse schottky é bem legal, hein? Uma coisa que gostei, além de velocidade, é que ele não precisa 0,7v para começar a conduzir, conduz com 0,2v, como daqueles antigos, de germânio. Para comprar é um pouco mais caro mas qualquer fontezinha de sucata tem um ou dois.

• Curtir 3
Postado

@rmlazzari58 ,

Esses diodos schottky tem um inconveniente : a variação dos parâmetros com a temperatura é bem maior do que os diodos comuns, mas isso não é problema para 99% das aplicações gerais onde se usa um diodo de silício.

Pode usar à vontade....

Paulo

• Curtir 3
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!