Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena esse Upgrade?


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Eae Galera, estou querendo a opinião de vocês em relação as minhas escolhas de upgrade no setup, o meu atual foi montado em 2018. Segue abaixo a comparação do Setup Atual x Upgrade planejado, podem opinar no que trocariam em relação as peças, plataforma (Intel x AMD), marca das peças, etc. As peças serão trocadas aos poucos durante o ano de 2022-2023 (menos a GPU), priorizando o menor preço. Sequência de importância da troca:

Processador > Motherboard > Memória > SSD > Gabinete > Placa de Vídeo > Fonte > Monitor

 

Setup Atual x Upgrade

Corsair Carbide Series Spec-04  ---x---  XPG Invader ou Galax Nebulosa (MAX R$400)

Ryzen 5 1400  ---x---   Ryzen 5 5600x (MAX R$1500) 

ASUS Prime B350-Plus  ---x--- B450M Steel Legend ou X470 Aorus  (MAX R$700)

Hyperx DDR4 2400Mhz 1x8gb (Oc 2666Mhz)  ---x--- XPG/Hyperx/Corsair/Crucial 2x8 3600Mhz (MAX R$550)

GTX 1050TI Cerberus   ---x--- RTX 3070 (MAX R$5500)                    Não é prioridade  

2 HD 1TB WD Blue + 1 TB WD ---x--- 1 SSD/NVMe m2 480gb (Win+Programas) + 1 SSD/NVMe m2 1TB (Jogos)  (MAX R$900 juntos)

Fonte Corsair CX550W  ---x--- Fonte 650W/750W (MAX R$600)      Caso troque a placa de vídeo, será prioridade

Monitor AOC HERO 144hz ---x--- Monitor 240HZ  (MAX R$2000)    Não é prioridade MESMO

 

O que eu jogo: CS e Valorant competitivo, BF, Need for Speed, Fifa, LOL (são os que rodam "melhor" aqui). Gostaria de jogar Red Dead, Forza Horizon, Residente Evil, Assassins Creed, GoW, etc... e pretendo usar o PC na TV para jogar futuramente 

 

Agora é com vocês, o que mudariam? o que manteriam do setup atual? tem opções melhores e mais baratas? Ryzen 6000 ou 7000 chegando, espero? Lembrando que a PRIORIDADE no momento é o processador e placa-mãe (pagarei à vista). Me ajuda ae galera! Abraço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, iell disse:

Setup Atual x Upgrade

Corsair Carbide Series Spec-04  ---x---  XPG Invader ou Galax Nebulosa (MAX R$400)

Não recomendo o XPG Invader, ele é fechado, bons gabinetes são os Deepcool Matrexx 30 e 40 e Silverstone Fara.

59 minutos atrás, iell disse:

ASUS Prime B350-Plus  ---x--- B450M Steel Legend ou X470 Aorus  (MAX R$700)

A B450M Steel Legend é uma placa-mãe bem ruim, ela tem diversos problemas com a BIOS e NVMe, uma opção melhor seria a A520M Plus II.

1 hora atrás, iell disse:

2 HD 1TB WD Blue + 1 TB WD ---x--- 1 SSD/NVMe m2 480gb (Win+Programas) + 1 SSD/NVMe m2 1TB (Jogos)  (MAX R$900 juntos)

Até 900 reais não acho que dê para colocar isso tudo, dois SN550 dão 1200 reais, melhor aumentar um pouco o orçamento para isso.

1 hora atrás, iell disse:

Fonte Corsair CX550W  ---x--- Fonte 650W/750W (MAX R$600)      Caso troque a placa de vídeo, será prioridade

Aumente o orçamento para 800 reais na fonte, pois a 3070 vai colocar uma fonte de 650W no limite, as melhores são a XPG Core Reactor e Super Flower Leadex III.

1 hora atrás, iell disse:

Monitor AOC HERO 144hz ---x--- Monitor 240HZ  (MAX R$2000)    Não é prioridade MESMO

Desnecessário um monitor desse porte, pois são extremamente caros, e o seu monitor já é muito bom para jogos, mesmo competitivos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
1 hora atrás, iell disse:
  1. Corsair Carbide Series Spec-04  ---x---  XPG Invader ou Galax Nebulosa (MAX R$400)
  2. Ryzen 5 1400  ---x---   Ryzen 5 5600x (MAX R$1500) 
  3. ASUS Prime B350-Plus  ---x--- B450M Steel Legend ou X470 Aorus  (MAX R$700)
  4. Hyperx DDR4 2400Mhz 1x8gb (Oc 2666Mhz)  ---x--- XPG/Hyperx/Corsair/Crucial 2x8 3600Mhz (MAX R$550)
  5. GTX 1050TI Cerberus   ---x--- RTX 3070 (MAX R$5500)                    Não é prioridade  
  6. 2 HD 1TB WD Blue + 1 TB WD ---x--- 1 SSD/NVMe m2 480gb (Win+Programas) + 1 SSD/NVMe m2 1TB (Jogos)  (MAX R$900 juntos)
  7. Fonte Corsair CX550W  ---x--- Fonte 650W/750W (MAX R$600)      Caso troque a placa de vídeo, será prioridade
  8. Monitor AOC HERO 144hz ---x--- Monitor 240HZ  (MAX R$2000)    Não é prioridade MESMO
  1. Continue com seu spec 04 ou suba para spec delta ou qualquer um dos abaixo:
    1. Aerocool Aero 500G RGB BK - 155/374mm - 1F
      Aerocool Aero One - 161/327mm - 1F
      Aerocool Aero One Frost - 161/327mm - 4F
      Aerocool Aero One Mini - 161/327mm - 1F
      Aerocool Aero One Mini Frost - 161/327mm - 4F
      Aerocool Hive - 157/317mm - 1F a 4F
      Aerocool Ore Saturn - 155/371mm - 3F
      Aerocool Zauron Saturn - 166/325mm - 1F
      Cooler Master MasterBox K500 ARGB - 163/400mm - 3F
      Cooler Master MasterBox MB311L (mini) - 166/344mm - 2F
      Cooler Master Masterbox MB511 TG - 165/410mm - 1F
      Cooler Master Masterbox NR600 166/410 - 2F
      Corsair Carbide 275R Airflow - 170/370mm - 3F
      Corsair Carbide Series SPEC-DELTA - 160/330mm - 4F
      Corsair Carbide SPEC-04 - 150/370mm - 1F
      Corsair iCUE 220T Airflow - 160/300mm - 3F
      Cougar MX330-G - 155/350mm - 1F
      Cougar MX410 Mesh-G RGB - 165/300mm - 4F
      Deepcool E-Shield - 168/370mm - 1F
      Deepcool Matrexx 55 Mesh - 168/370mm - 0F
      Galax Nebulosa (Micro ATX) - 160/345mm - 0F
      Lian Li Lancool 215 - 166/370 - 3F
      Lian Li Lancool II Mesh RGB 176/384mm - 3F
      SilverStone Fara R1 Pro - 165/322mm - 4F
      Thermaltake Comander C35 TG ARGB - 180/410mm - 3F
      Thermaltake Core X31 - 180/420mm - 2F
      Thermaltake Versa J24 - 160/330mm - 4F
  2. 5600X é ótimo, melhor custo/benefício que vai encontrar hoje.
  3. X470 é jogar dinheiro fora. Qualquer 4xx é jogar dinheiro fora na minha opinião. Pegue uma A520M DS3H se quiser economizar ou a mais barata que encontrar das abaixo:
    1. ASUS TUF Gaming B550M-Plus
      Gigabyte B550M Aorus Elite
      Gigabyte B550 Aorus Elite V2
      Gigabyte B550M DS3H
      MSI MAG B550M Bazooka
  4. Marcas boas de memória são G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG. Se quiser investir pouco e ter o máximo retorno hoje, compre esta antes que acabe: Memória DDR4 Geil Evo Potenza, 8GB, 3600MHz, Red, GAPR48GB3600C18BSC - R$ 269,90
  5. Não é prioridade, mas é o que mais vai influenciar no desempenho em jogos. Se não estiver com pressa para esse upgrade pense em esperar a 6ª geração com gráficos integrados. Seja como for esse seu Ryzen antigo ainda dá um caldo com uma GPU melhor se sua prioridade for jogar.
  6. Não recomendo que compre dois NVMe a menos que tenha mais dinheiro para gastar do que juízo. Um único de 500 GB para sistema e com partição para os jogos mais jogados é ideal, especialmente se você guardar pouca velharia. Se quer guardar muita velharia, compre um HDD de 1 TB e seja feliz. Pode particionar o SSD com 100 GBs para o sistema, isso já com muita folga, e reservar 400 GBs para jogos. 
  7. Falar de fonte mencionando só potência dá a entender que suas prioridades estão trocadas. Primeiro que sua CX550 aguenta até uma RTX 2060 com folga ENORME. Segundo que o que mais importa na fonte é a qualidade e não a potência. Se for mesmo pegar uma RTX 3070 recomendo que compre uma fonte gold como a xpg core reactor ou SF leadex III gold (essa última tem bons preços na terabyteshop). 650W são mais que suficientes para uma 3070 com boa folga. Use esta ferramenta para calcular você mesmo, lembrando que é ideal deixar 30% de folga na potência da fonte. Se for optar por uma GPU superior à 3070, recomendo 750 ou 850W, dependendo do preço que achar já que as duas potências são mais que suficiente com boa folga.
  8. 240 Hz é bom para quem joga jogos competitivos. Se seu foco não for jogos FPS competitivos, 144 Hz é mais barato e tão bom quanto. Marcas que recomendo são LG, MSI, ASUS, Acer, Dell/Alienware, Benq/Zowie. Em último caso Samsung e AOC.

Ainda faltou planejar seu arrefecimento, mas isso só é bom de fazer depois de escolher o gabinete. Os gabinetes que sugeri todos tem algumas coisas em comum, o que considero imprescindível na escolha:

Frente em mesh (tela), fonte de instalação inferior, bom cable management e compatibilidade com coolers, materiais de fabricação de boa qualidade e chapas espessas, lateral em vidro e não acrílico, saídas e entradas de ar filtradas. Todas as marcas citadas são confiáveis no quesito qualidade.

Separe dinheiro para comprar um cooler de CPU, de preferência o Scythe Fuma 2 ou Ninja 5. Não use WC, não vale o investimento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Entendi.

1. Você pegou justamente aspectos que prezo na escolha do gabinete, prezo pelo simples, organizado e espaçoso, vou dar uma olhada nesses.

2. 5600x seria perfeito pra mim, realmente é o melhor "custo/benefício', apesar do preço salgado ao meu ver.

3. Qual dessas placas-mãe são recomendadas pra fazer OC em processador e Memória (OC's mais tranquilos, nada mt hardcore)? R$700 é meu limite estourando.

4. Não posso comprar essa memória no momento pois acho q minha placa-mãe não suporta essa frequência. Fiquei de olho nessa Memória XPG Spectrix D45G, RGB, 8GB, 3600MHz, DDR4, CL18, Preta, mesmo preço dessa que você passou, tem mt diferença?. Uma dúvida, eu preciso comprar quando o anúncio está 2x8gb ou posso compra 1x8gb só que pegar 2 memórias da mesma? 

5. Esse meu Ryzen da um caldo, mas já está começando a dar gargalo em alguns jogos. Por exemplo: BF3 eu jogo em HD tudo no mínimo com 50-60fps, CS 1280x960 tudo no mínimo, 100-200fps (dependendo do mapa, n passa de 120fps e em DeathMatch não passa de 100 direito), NFS HD tudo no mínimo 50-60fps e jogos "open map/world" trava mt, acredito que pela falta de memória.

6. Eu não especifiquei direito, seria SSD Sata ou NVMe m2. Eu gostaria de deixar um o SSD do Win+Programas separado para eu fazer a formatação quando necessário, sem afetar os jogos já baixados (minha internet é só de 10mb por enquanto, demora mt pra baixar qualquer coisa). Posso comprar do Aliexpress também

7. Eu falei só da potência pois tem muitas marcas e com preços diferentes, além dos modelos modulares, mas ficaria entre XPG, Corsair, EVGA, que são as que conheço e que o pessoal fala bem. Eu utilizei essa ferramenta pra ver qual seria os Watts necessários pra fonte pra uma 3070 e deu 650/750W.

8. Só compraria um 240hz caso o meu 144hz pifasse, não acho q a diferença de um para outro é mt gritante. Prefiro economizar pra pegar uma TV 4k pro meu quarto kk.

Eu tinha pensado em WC, mas depois de ver os diversos possíveis problemas que pode ocorrer, está fora de questão. Moro no RJ, é mt quente em boa parte do ano, não tenho ar condicionado, um bom AirCooler ja daria conta provavelmente.

 

Obrigado pelas dicas.😁

@Pepse Entendi. valeu pelas dicas, vou dar uma olhada nesses.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, iell disse:

3. Qual dessas placas-mãe são recomendadas pra fazer OC em processador e Memória (OC's mais tranquilos, nada mt hardcore)? R$700 é meu limite estourando.

Todas elas dão o mesmo resultado, porém a A520M não faz OC no processador, e mesmo assim, você só estaria "dando veneno" pro seu processador.

21 minutos atrás, iell disse:

4. Não posso comprar essa memória no momento pois acho q minha placa-mãe não suporta essa frequência. Fiquei de olho nessa Memória XPG Spectrix D45G, RGB, 8GB, 3600MHz, DDR4, CL18, Preta, mesmo preço dessa que você passou, tem mt diferença?. Uma dúvida, eu preciso comprar quando o anúncio está 2x8gb ou posso compra 1x8gb só que pegar 2 memórias da mesma? 

Na verdade suporta sim. A diferença é a latência, que no caso da XPG é maior, então os jogos terão menos estabilidade, e sobre o 2x8, melhor comprar dois pentes 1x8, vai dar mais barato.

22 minutos atrás, iell disse:

6. Eu não especifiquei direito, seria SSD Sata ou NVMe m2. Eu gostaria de deixar um o SSD do Win+Programas separado para eu fazer a formatação quando necessário, sem afetar os jogos já baixados (minha internet é só de 10mb por enquanto, demora mt pra baixar qualquer coisa). Posso comprar do Aliexpress também

De qualquer forma, não dá para colocar um SSD de 1 TB e outro de 500 GB por 900 reais, não tem jeito, você pode tentar comprar um SSD Samsung no AliExpress e talvez um SATA no brasil, mas teria que aumentar o orçamento de qualquer jeito.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, iell disse:

1. Você pegou justamente aspectos que prezo na escolha do gabinete, prezo pelo simples, organizado e espaçoso, vou dar uma olhada nesses.

2. 5600x seria perfeito pra mim, realmente é o melhor "custo/benefício', apesar do preço salgado ao meu ver.

3. Qual dessas placas-mãe são recomendadas pra fazer OC em processador e Memória (OC's mais tranquilos, nada mt hardcore)? R$700 é meu limite estourando.

4. Não posso comprar essa memória no momento pois acho q minha placa-mãe não suporta essa frequência. Fiquei de olho nessa Memória XPG Spectrix D45G, RGB, 8GB, 3600MHz, DDR4, CL18, Preta, mesmo preço dessa que você passou, tem mt diferença?. Uma dúvida, eu preciso comprar quando o anúncio está 2x8gb ou posso compra 1x8gb só que pegar 2 memórias da mesma? 

5. Esse meu Ryzen da um caldo, mas já está começando a dar gargalo em alguns jogos. Por exemplo: BF3 eu jogo em HD tudo no mínimo com 50-60fps, CS 1280x960 tudo no mínimo, 100-200fps (dependendo do mapa, n passa de 120fps e em DeathMatch não passa de 100 direito), NFS HD tudo no mínimo 50-60fps e jogos "open map/world" trava mt, acredito que pela falta de memória.

6. Eu não especifiquei direito, seria SSD Sata ou NVMe m2. Eu gostaria de deixar um o SSD do Win+Programas separado para eu fazer a formatação quando necessário, sem afetar os jogos já baixados (minha internet é só de 10mb por enquanto, demora mt pra baixar qualquer coisa). Posso comprar do Aliexpress também

7. Eu falei só da potência pois tem muitas marcas e com preços diferentes, além dos modelos modulares, mas ficaria entre XPG, Corsair, EVGA, que são as que conheço e que o pessoal fala bem. Eu utilizei essa ferramenta pra ver qual seria os Watts necessários pra fonte pra uma 3070 e deu 650/750W.

8. Só compraria um 240hz caso o meu 144hz pifasse, não acho q a diferença de um para outro é mt gritante. Prefiro economizar pra pegar uma TV 4k pro meu quarto kk.

Eu tinha pensado em WC, mas depois de ver os diversos possíveis problemas que pode ocorrer, está fora de questão. Moro no RJ, é mt quente em boa parte do ano, não tenho ar condicionado, um bom AirCooler ja daria conta provavelmente.

  1. ok.
  2. ok.
  3. nenhuma. Abaixo de 700 reais não conheço uma única MB que eu gastaria meu dinheiro se eu fizer questão de OC (o que claramente não faço). Econômica só a A520M DS3H, sendo que ela não faz OC NENHUM. Como já falei, se quiser gastar com OC vai ter que desembolsar pelo menos 900 reais hoje, isso para ter uma MB simples que faz OC e a diferença de custo dessa MB bem poderia ser gasta com o upgrade da CPU e causar um ganho efetivo de desempenho MUITO MAIOR.
  4. A que você mostrou é basicamente a mesma coisa. Mesma latência, mesma frequência, marca confiável. Só tem a vantagem do enfeite. Fica a seu critério qual vai comprar. Pegar memórias individualmente (2x8) ou em kit vendido aos pares faz zero diferença na sua vida. Kits reduziriam o preço em um país que fosse mais coerente com o mercado do que o nosso, mas por alguma razão maluca nosso mercado compra mais barato uma coisa e repassa mais caro para o consumidor. Vai entender.
  5. Com uma GTX 1050 você não vai passar muito disso meu caro. Entenda que o maior limitador de desempenho em jogos é a GPU, sempre. Se sua CPU segura o desempenho da GPU, então você precisa melhorar a GPU antes para aumentar seu desempenho. Você pode colocar um processador de 30 mil reais aí que a sua GPU continuará sendo o fator limitador. Se quiser analisar isso melhor, rode o afterburner e deixe ele aberto monitorando uso da CPU e da GPU. Jogue os referidos jogos por uns 5 minutos e confira as estatísticas. Se a CPU estiver trabalhando a 100% e a GPU abaixo disso, então a CPU é o limitador. Se a GPU estiver trabalhando no talo e a CPU com folga, então seu limitador é a GPU. Tenho quase certeza de que você verá sua CPU trabalhando entre 60% e 80% e sua CPU constantemente a 100%.
  6. Aprenda a particionar unidades. Quando você particiona você basicamente transforma um disco em vários. Se precisar formatar o PC poderá fazê-lo sem afetar a partição de arquivos. Leia meu tutorial sobre o assunto, talvez te ajude a entender melhor: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1528995-como-preparar-seu-pc-após-a-montagem-instalação-do-sistema-configurações-etc/. Saiba que a maioria dos jogos, especialmente os que estão fora do Steam, terão que ser baixados novamente se você tiver que formatar o PC em algum momento. Daí o valor do tutorial que lhe passei, pois se souber fazer backup da sua partição de sistema nunca mais perderá suas configurações e programas para formatar seu PC e deixar ele lisinho novamente.
  7. Esqueça EVGA. Tem muitas porcarias para poucas coisas boas. Corsair tem linhas boas, mas tem várias medíocres. XPG recomendo a linha Pylon se seu orçamento estiver baixo, a linha Core Reactor se quiser algo de alta qualidade e puder pagar. Não tem outras linhas da XPG que eu recomende. Da super flower temos opções ótimas no mercado, da Seasonic também, tudo vai depender do que as lojas terão em estoque e seus preços no dia que você for comprar, então consulte a comunidade então e dê preferência por fontes gold se puder pagar o extra. Sua conta de luz e a natureza agradecem.
  8. Um bom air cooler dá conta certamente, especialmente se associado a um gabinete bem ventilado, onde a ventilação foi bem planejada e bem executada, sendo que isso seria essencial mesmo com o mais caro WC. Sobre o monitor, concordo. Sobre a TV, recomendo a leitura sobre o ganho na questão de 4K antes de comprar, especialmente se sua internet é de 10 MB. 4K, para streaming, requer pelo menos 25 Mbps de internet se bem me lembro. Isso o mínimo do mínimo, se o filme desejado sequer estiver disponível na resolução. No geral acho 4K uma boa para TVs de 50" ou mais, abaixo disso acho um imenso desperdício de dinheiro. Convém pesquisar, debater e até experimentar. Lembrando sempre que TVs mais novas tem VÁRIOS recursos que tornam a imagem mais bonita e eles raramente são subordinados à resolução.

@Pepse Uai, mas a latência das duas não é 18?!?!

Yup, as duas tem a mesma latência. Confirmei aqui.

6 horas atrás, Pepse disse:

De qualquer forma, não dá para colocar um SSD de 1 TB e outro de 500 GB por 900 reais, não tem jeito, você pode tentar comprar um SSD Samsung no AliExpress e talvez um SATA no brasil, mas teria que aumentar o orçamento de qualquer jeito.

A menos que ele compre uns SSDs chineses pouquíssimo duráveis, aí dá, mas eu prefiro 300 GBs que vão durar muito do que 30000 que vão durar pouco.

Sempre melhor comprar um SSD bom, de qualidade, e um HDD grande. Isso ao menos pelos próximos três anos ou mais, se é que a indústria de HDDs não vai dar outro salto como deu no começo desse ano.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, WOZ Dods disse:

nenhuma. Abaixo de 700 reais não conheço uma única MB que eu gastaria meu dinheiro se eu fizer questão de OC (o que claramente não faço). Econômica só a A520M DS3H, sendo que ela não faz OC NENHUM. Como já falei, se quiser gastar com OC vai ter que desembolsar pelo menos 900 reais hoje, isso para ter uma MB simples que faz OC e a diferença de custo dessa MB bem poderia ser gasta com o upgrade da CPU e causar um ganho efetivo de desempenho MUITO MAIOR.

Então com o kit R5 5600x + Memória DDR4 3600Mhz seria desnecessário um OC? Não seria possível um OC, mesmo que simples, nessas placas-mãe mais em conta? Com o OC feito, teria diferença real in game? (ex: 5600x á 4.2GHz e Memória á 4000Mhz). 

 

28 minutos atrás, WOZ Dods disse:

A que você mostrou é basicamente a mesma coisa. Mesma latência, mesma frequência, marca confiável. Só tem a vantagem do enfeite. Fica a seu critério qual vai comprar. Pegar memórias individualmente (2x8) ou em kit vendido aos pares faz zero diferença na sua vida. Kits reduziriam o preço em um país que fosse mais coerente com o mercado do que o nosso, mas por alguma razão maluca nosso mercado compra mais barato uma coisa e repassa mais caro para o consumidor. Vai entender.

Entendi.

 

28 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Com uma GTX 1050 você não vai passar muito disso meu caro. Entenda que o maior limitador de desempenho em jogos é a GPU, sempre. Se sua CPU segura o desempenho da GPU, então você precisa melhorar a GPU antes para aumentar seu desempenho. Você pode colocar um processador de 30 mil reais aí que a sua GPU continuará sendo o fator limitador. Se quiser analisar isso melhor, rode o afterburner e deixe ele aberto monitorando uso da CPU e da GPU. Jogue os referidos jogos por uns 5 minutos e confira as estatísticas. Se a CPU estiver trabalhando a 100% e a GPU abaixo disso, então a CPU é o limitador. Se a GPU estiver trabalhando no talo e a CPU com folga, então seu limitador é a GPU. Tenho quase certeza de que você verá sua CPU trabalhando entre 60% e 80% e sua CPU constantemente a 100%.

Se hipoteticamente eu pegasse uma 2060/3060/3070 com meu kit atual, qual seria o nível do gargalo? kkkkk

Eu realmente gostaria jogar esse jogos lançamento em Full HD com tudo o que for possível no máximo com folga de fps (sempre acima de 60). 

 

28 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Aprenda a particionar unidades. Quando você particiona você basicamente transforma um disco em vários. Se precisar formatar o PC poderá fazê-lo sem afetar a partição de arquivos. Leia meu tutorial sobre o assunto, talvez te ajude a entender melhor: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1528995-como-preparar-seu-pc-após-a-montagem-instalação-do-sistema-configurações-etc/. Saiba que a maioria dos jogos, especialmente os que estão fora do Steam, terão que ser baixados novamente se você tiver que formatar o PC em algum momento. Daí o valor do tutorial que lhe passei, pois se souber fazer backup da sua partição de sistema nunca mais perderá suas configurações e programas para formatar seu PC e deixar ele lisinho novamente.

Salvei aqui, valeu!

 

29 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Esqueça EVGA. Tem muitas porcarias para poucas coisas boas. Corsair tem linhas boas, mas tem várias medíocres. XPG recomendo a linha Pylon se seu orçamento estiver baixo, a linha Core Reactor se quiser algo de alta qualidade e puder pagar. Não tem outras linhas da XPG que eu recomende. Da super flower temos opções ótimas no mercado, da Seasonic também, tudo vai depender do que as lojas terão em estoque e seus preços no dia que você for comprar, então consulte a comunidade então e dê preferência por fontes gold se puder pagar o extra. Sua conta de luz e a natureza agradecem.

Ok, anotado.

 

30 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Um bom air cooler dá conta certamente, especialmente se associado a um gabinete bem ventilado, onde a ventilação foi bem planejada e bem executada, sendo que isso seria essencial mesmo com o mais caro WC. Sobre o monitor, concordo. Sobre a TV, recomendo a leitura sobre o ganho na questão de 4K antes de comprar, especialmente se sua internet é de 10 MB. 4K, para streaming, requer pelo menos 25 Mbps de internet se bem me lembro. Isso o mínimo do mínimo, se o filme desejado sequer estiver disponível na resolução. No geral acho 4K uma boa para TVs de 50" ou mais, abaixo disso acho um imenso desperdício de dinheiro. Convém pesquisar, debater e até experimentar. Lembrando sempre que TVs mais novas tem VÁRIOS recursos que tornam a imagem mais bonita e eles raramente são subordinados à resolução.

Sim, me apaixonei no Lian Li Lancool 215 que você mostrou (minha prioridade é gabinete preto, com Mesh e MUITO bem ventilado), os AirCoolers seriam um outro Upgrade pro futuro (os que você mostrou achei salgado kk). Sobre a TV, não sabia disso, estava olhando TVs 4K de 43 polegadas e estavam com preços próximas as Full HD, vou pesquisar mais (não é prioridade no momento). Sobre a internet, eu ia botar 400mb da TIM FIBRA, mas depois de fazer os procedimentos de contratação, eles me informaram que não havia fibra pra minha região 😤, eu provavelmente só irei mudar a internet após a mudança de moradia.

 

 

No geral muito obrigado pelas dicas @WOZ Dods!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, iell disse:

Então com o kit R5 5600x + Memória DDR4 3600Mhz seria desnecessário um OC? Não seria possível um OC, mesmo que simples, nessas placas-mãe mais em conta? Com o OC feito, teria diferença real in game? (ex: 5600x á 4.2GHz e Memória á 4000Mhz). 

O 5600X já chega a 4600 MHz normalmente com a função turbo boost ligada, que é inerente ao produto e não demanda OC. Diferenças de desempenho em OCs pequenos são normalmente imperceptíveis. Entenda que a menos que você esteja usando uma GPU do calibre da RTX 3080 ou 3090, o R5 5600X será mais que suficiente em qualquer jogo. Bem da verdade ele segura essas duas também, mas o 5800X ainda ofereceria um pequeno ganho em alguns jogos. Entenda que OC que vá fazer alguma diferença não é simples nem fácil de fazer, sendo que só a diferença que pagaria na placa-mãe e fonte adequados para esse OC já poderia ser muito melhor empregado subindo o modelo de CPU para o 5800X, que faz muito mais sentido do ponto de vista de desempenho.

6 horas atrás, iell disse:

Se hipoteticamente eu pegasse uma 2060/3060/3070 com meu kit atual, qual seria o nível do gargalo? kkkkk

Eu realmente gostaria jogar esse jogos lançamento em Full HD com tudo o que for possível no máximo com folga de fps (sempre acima de 60). 

A 2060 ainda rodaria sem muito gargalo (imagino que talvez uns 30%), mas acima disso acho que o gargalo já seria substancial. Dá para fazer o upgrade de GPU agora e de CPU depois se quiser, pois melhorar a GPU já vai lhe dar esses FPS que deseja na maioria dos jogos.

6 horas atrás, iell disse:

Sim, me apaixonei no Lian Li Lancool 215 que você mostrou (minha prioridade é gabinete preto, com Mesh e MUITO bem ventilado), os AirCoolers seriam um outro Upgrade pro futuro (os que você mostrou achei salgado kk). Sobre a TV, não sabia disso, estava olhando TVs 4K de 43 polegadas e estavam com preços próximas as Full HD, vou pesquisar mais (não é prioridade no momento). Sobre a internet, eu ia botar 400mb da TIM FIBRA, mas depois de fazer os procedimentos de contratação, eles me informaram que não havia fibra pra minha região 😤, eu provavelmente só irei mudar a internet após a mudança de moradia.

Se o preço de 4K for o mesmo, não vejo por que não comprar 4K. Se for muito mais caro é interessante ponderar. 4K para 40 polegadas ainda acho desnecessário, QHD já lhe daria qualidade de imagem suficiente para assistir à distância normal de uso de uma tela dessas sem perda de qualidade visual alguma. Se for comprar acima de 50" aí já é mais interessante pegar 4K. Tudo vai depender do seu uso, do quanto tem pra gastar e se realmente tem internet veloz o suficiente para isso. Independentemente de tudo isso, lembre-se que jogar nessa TV vai fazer sua GPU perder uns 30% de desempenho (é bom conferir em sites de review da GPU). Quanto maior a resolução, menor o desempenho.

 

Antes que eu esqueça, ventilação do gabinete é essencial se quer que seu PC dure bastante. Recomendo que se planeje para comprar o cooler que indiquei se pretende fazer upgrade de CPU, bem como colocar pelo menos quatro ventoinhas no gabinete se ele não vier com pelo menos isso já pré-instalado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!