Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, boa tarde!

Uma pergunta aos professores de water cooler aí. 

Comprei um water cooler pra minha configuração. O escolhido é um AIGO DARKFLASH SYMPHONY TR 120 RGB

A minha placa-mãe é uma B450M MORTAR MAX

Pelo o que vi nas especificações da placa-mãe, não há entrada para bomba. 

image.thumb.png.e47613fe61ef3e2ddf5b7c8cd349f71c.png

Me disseram que eu poderia conectar na própria CPU_FAN, que não haveria problemas. 

Mas, me disseram, também, que a bomba PRECISA operar SEMPRE, na velocidade máxima, de maneira constante. 

Então, a minha dúvida é; qual a entrada mais apropriada 

devo colocar, na BIOS, a bomba para trabalhar sempre a 100%?

Obrigado!

Postado

@theleigo Pode ligar a bomba diretamente na fonte, com um adaptador molex para ela rodar em 100%

Na cpu-fan normalmente as bombas também rodam próximo aos 100% então se não tiver adaptador pode estar ligando na placa-mãe também.

mas na dúvida teste, ligue na placa-mãe e veja qual a rotação que ela fica, se ficar baixa deslique e conecte na fonte com um adpatador.

Se a placa-mãe tiver mais saídas de alimentação para fans pode conectar as do water cooler nela também.

14 minutos atrás, theleigo disse:

devo colocar, na BIOS, a bomba para trabalhar sempre a 100%?

Antes de alterar qualquer configuração veja com qual rotação ela fica ligando na CPU-fan

• Curtir 1
Postado

@theleigo A bomba deve ficar em 100% mesmo.

Liga ela no conector do CPU_FAN e vá na BIOS colocar para ficar em 100%.

Se depois de procurar tudo na BIOS e não tiver a opção de colocar em 100%, vá com a opção de adaptador que o amigo @Alex Weiss citou.

Os fans pode deixar ligados em outros conectores que tenha na placa-mãe, ou ligar na fonte também.

Postado

A minha ideia seria a seguinte: Eu tenho uma MSI, a BIOS dela tem uma seção bem interativa de controle de fans:

image.thumb.png.2ecb13abdf60fe6de6d36583519b0bdd.png

Vou setar, por ai, o full speed da bomba. Se ficar na velocidade máxima, e constante, nem preciso recorrer a um molex. (a última coisa que eu queria fazer é comprar um adaptador.)

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, Alex Weiss disse:

@theleigo Pode ligar a bomba diretamente na fonte, com um adaptador molex para ela rodar em 100%

Na cpu-fan normalmente as bombas também rodam próximo aos 100% então se não tiver adaptador pode estar ligando na placa-mãe também.

mas na dúvida teste, ligue na placa-mãe e veja qual a rotação que ela fica, se ficar baixa deslique e conecte na fonte com um adpatador.

Se a placa-mãe tiver mais saídas de alimentação para fans pode conectar as do water cooler nela também.

Antes de alterar qualquer configuração veja com qual rotação ela fica ligando na CPU-fan

Só complementando, sempre procure ligar na placa-mãe para ter maximo controle sobre a bomba e fans.

Porque as vezes seu processador não é muito quente, e usar as fans e a bomba em 100% as vezes nem é necessário para manter um boa temperatura e você só diminui a vida útil  dos componentes e acaba fazendo só mais barulho.

Postado
3 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

você só diminui a vida útil  dos componentes

No caso, por onde me informei sobre bombas de Water Coolers, as bombas são projetadas para ficarem em 100% constantemente. Se ela oscilar, de 100% pra 60%, de 60% para 80%, ai sim que diminui a vida útil dela. 

Mas, os fans, em si, são outra história. 

• Curtir 1
Postado

@theleigo 

1 minuto atrás, theleigo disse:

Vou setar, por ai, o full speed da bomba. Se ficar na velocidade máxima, e constante, nem preciso recorrer a um molex. (a última coisa que eu queria fazer é comprar um adaptador.)

Antes de configurar qualquer coisa veja como a bomba se comporta,  elas são feitas pra rodarem em alta rotação, diferentes do Fans que podem ter a rotação diminuida ao minimo.  Veja qual rotação ela fica. Somente se ficar com baixo rpm aí sim você altera os parametros. 

• Obrigado 1
Postado
14 minutos atrás, theleigo disse:

No caso, por onde me informei sobre bombas de Water Coolers, as bombas são projetadas para ficarem em 100% constantemente. Se ela oscilar, de 100% pra 60%, de 60% para 80%, ai sim que diminui a vida útil dela. 

Mas, os fans, em si, são outra história. 

Você pode ligar a bomba num SYS_FAN e colocar esse conector em 100%.. E deixar a fan do WC, no CPU_FAN, pra que ele seja controlado, conforme necessário pelo PC..

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Pessoal, boa noite! Preciso de uma ajudinha... Tenho uma placa MSI MAG B550 MORTAR WIFI e comprei um Water Cooler Masterliquid ML240L V2. A minha dúvida é que o conector da bomba desse water cooler são 3 pinos e na placa, o CPU_FAN e as SYS_FANS são todos 4 pinos. Irei precisar de algum adaptador ou esse conector de 3 pinos pode ser ligado nesses de 4?

• 1 ano depois...
Postado

Galera estou com 2 dúvidas envolvendo watercooler!

Eu comprei um watercooler Deepcool le500 240mm, e minha placa-mãe é ASUS PRIME H310M-E/BR. Minha placa-mãe pelo que vi tem 1x 4 pinos (CPU-fan) e 1x 4 pinos (CHASIS-fan).

Dúvidas:

1° Se eu colocar o conector da bomba 3 pinos no CPU-fan de 4 pinos, a bomba vai funcionar em 100% corretemente? Ou melhor colocar direto na fonte?

A minha fan traseira (não estou me referindo ao do watercooler) é uma de 3 pinos, ou seja não consigo controlar a velocidade dela, se por acaso, eu conectar ela em um spliter junto com as do watercooler de 4 pinos, na hora de controlar através da BIOS, vou conseguir mexer na velocidade e controlar as do watercooler ou da alguma interferência?

Postado
34 minutos atrás, intelixquentadin disse:

Dúvidas:

1° Se eu colocar o conector da bomba 3 pinos no CPU-fan de 4 pinos, a bomba vai funcionar em 100% corretemente? Ou melhor colocar direto na fonte?

Esse conector CPU_FAN vem programado para variar a rotação do "cooler" (não diferencia fan de air cooler de bomba de water cooler) conforme a variação da temperatura do CPU. Você não quer a bomba variando de rotação,

Mas quer que os fans do radiador variem a RPM e não fique incomodando quando esta fazendo um uso leve do PC, então ligue o cabo dos fans do radiador no CPU_FAN.

O cabo da bomba, ou ligue na fonte - com adaptador,* assim garante 100% sem mais ajustes, ou ligue no SYS_FAN e ajuste no BIOS para que este conector fique em 100% de RPM. 

* Já que de qualquer forma precisará comprar adaptador ou HUB - devido ao fan traseiro, compre o cabo adaptador para a fonte com mais de uma saída e ligue o fan da traseira numa das outras pontas, tanto este fan como a bomba vão ficar em 100%.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...