Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Contexto: Olá pessoal, seguinte, meu computador veio dando tela azul esses dias, ontem por exemplo estava bem recorrente, não durava 10min o pc ligado, mas ainda sim ligava, apenas as vezes dava tela azul na inicialização, hoje ate agora ainda não deu tela azul, já formatei (continuou a tela azul), testei memória(n deu erro algum), vi os drives e etc, e continuou a apresentar.

Então aqui chego ao assunto do tópico: comprei meu SSD em 2019, em 2020 ele já havia demonstrado problema de bad block e dava tela azul, nessa epoca tirei o SSD e guardei ele por uns meses e fiquei só com meu HD, meses depois fui testar ele novamente e estranhamente ele estava funcionando perfeitamente, então continuei usando ele até agora, mais de um ano depois ele não havia apresentado mais nada, até agora, e ai que entra minha duvida cruel, fui testar meu SSD por conta da tela azul e toda vida que o computador estava quase a dar a tela azul o teste no hdtune apresentava bad block já nas primeiras posições e 1 minuto depois dava tela azul, nisso já ia comprar outro SSD quando ontem a noite, após uma tela azul que deu, depois de eu ter feito o teste do HD tune diversas vezes, apresentando bad block, o pc simplesmente não deu mais tela azul e os testes já não apresentam mais nenhum bad block (já testei diversas vezes).

O que pode ser isso? porque isso acontece? porque é tão instável?

não tenho quase nada de conhecimento técnico então me desculpem qualquer tipo de termo errado, pergunta boba ou coisas do tipo, procurei na internet sobre isso mas não achei nada.

Edit: Deu tela azul novamente, então reformulo minhas perguntas, porque só apresenta bad block ao se aproximar de uma tela azul? isso pode significar algum erro apenas no sistema que acaba refletindo no SSD?

Código da tela azul: Critical Process Died

IMG_20211216_213258301.jpg

IMG_20211216_213306835.jpg

IMG_20211216_213311005.jpg

IMG_20211216_213320370.jpg

IMG_20211216_221441582.jpg

Postado
  Em 17/12/2021 às 12:37, Artur633 disse:

@rodrigo.dcvieira  aparentemente está da mesma forma do hdtune, tudo otimo

ssd.PNG

Expandir  

em tese sim, apesar dele acusar no parametro A9, total bad block o valor 3A, que está em hexadecimal e convertendo para decimal, temos 58

ou seja, há algumas partes desse SSD q podem estar de fato ruins, apesar do estado global do SSD acusar boa saude como o programa exibe

enfim, eu faria o seguinte...

instalaria uma versão nova do windows, zerada para eliminar qualquer problema ocasionado tb por sistema corrompido, etc, etc..

e ficaria monitorando pra ver se acontece essas telas azuis novamente..

• Curtir 1
Postado

@rodrigo.dcvieira entendo, muitíssimo obrigado pela explicação.

instalar uma versão nova do windows que voce diz seria fazer uma instalação limpa do windows? porque isso eu já fiz.

nesse momento ta a algumas horas sem dar tela azul, não fiz nada, imagino que vá voltar em algum momento novamente. farei novamente outra instalação limpa com outro pendrive também pra sei la, n sei se existe alguma possibilidade de um pendrive bootavel está com um versão corrompida do windows, apesar de n fazer muito sentido pois o problema só veio a acontecer meses depois de uma instalação com esse mesmo pendrive.

se não vir a se resolver é bem provável que a tela azul de fato seja o SSD mesmo né? tendo assim que trocá-lo?

to esperando um pouco mais de tempo pra colocar o windows no HD e confirmar se de fato é o SSD.

Postado

@Artur633 Se for seguir a dica do colega @rodrigo.dcvieira de reinstalar seu windows, baixe a ferramenta oficial da microsoft e crie seu instalador de pendrive com ela, pois ela vai baixar uma ISO novinha e mais atualizada automaticamente na hora de criar o pendrive. Baixe todos os seus drivers antes de instalar o windows se possível, e faça isso unicamente no site do fabricante da sua placa-mãe, nunca baixe de outros lugares. Complementarmente, verifique suas temperaturas com o HWmonitor e a saúde de suas memórias com o memtest86, pois ambos podem ocasionar BSOD também.

Lembre-se de que seu SSD é muito pequeno para ser particionado. Se quiser que ele dure mais, deixe ele inteiro só para o windows, pois pelo volume de escrita que o windows tem ele vai durar muito menos se estiver com o sistema operacional isolado em uma partição pequena. Se quiser uns truques para configurar seu windows, leia este tópico.

Acrescentei o link da ferramenta, aperte F5 para ver.

• Curtir 1
Postado
  Em 17/12/2021 às 14:40, Artur633 disse:

se não vir a se resolver é bem provável que a tela azul de fato seja o SSD mesmo né? tendo assim que trocá-lo?

Expandir  

muito provavelmente sim

apesar de que pode ser outras coisas tb, como memorias ram.. mas acho pouco provavel ja que é um cenario muito especifico a ocorrencia das telas azuis, enquanto nas telas azuis ocasionadas por memorias ruins, acontecem de forma aleatoria e sem motivo

de todo jeito, se você quiser testar elas pra tb eliminar, baixe o memtest e faca o teste dos pentes isoladamente, caso tenha mais de 1

https://www.memtest86.com/

• Curtir 2
Postado

@WOZ Dods  Muito obrigado pela ajuda amigo, muito bom o seu outro tópico que você colocou o link, vai ser de grande ajuda

@rodrigo.dcvieira entendo, as telas azuis aqui estão bem aleatórias, mas no caso já testei as memórias

como os dois citaram o memtest, no qual já fiz o teste, vou fazer a pergunta pros dois, eu testei os 2 pentes de memorias que tenho juntos, não apresentou erro algum, vale a pena refazer o teste pente por pente?

de toda forma muito obrigado pela ajuda de vocês pessoal, vou tentar fazer a instalação mais limpa possível aqui conforme o tópico do @WOZ Dods

IMG_20211216_211315576.jpg

Postado
  Em 17/12/2021 às 15:19, Artur633 disse:

como os dois citaram o memtest, no qual já fiz o teste, vou fazer a pergunta pros dois, eu testei os 2 pentes de memorias que tenho juntos, não apresentou erro algum, vale a pena refazer o teste pente por pente?

Expandir  

sim, como havia dito

teste isoladamente.. so por desencargo de consciencia mesmo

Postado
  Em 17/12/2021 às 15:19, Artur633 disse:

Expandir  

Fazer o teste com um por vez serviria para descobrir qual dos módulos está com defeito se algum deles estiver. Se fez o teste com todos os módulos instalados e não deu erro, não dará com nenhum isoladamente, isso é certo. Na verdade se o erro fosse de estabilidade de XMP ou dual channel, você só veria com os dois instalados. A propósito, o correto é os módulos, se forem dois, estarem instalados nos slots A2 e B2.

Olhou as temperaturas com o HWmonitor?

Postado

@WOZ Dods Entendo, tudo certo com as memórias então.

a temperatura está normal, nada está passando dos 42 graus (usando apenas programas tranquilos claro, não jogos e etc, mas em jogos estava tudo dentro dos padrões também)

desde manhã a tela azul não volta, muito difícil compreender essa aleatoriedade de quando ela vem

mas enfim, obrigado pela ajuda, qualquer coisa atualizo aqui caso a tela azul volte e eu faça a instalação do windows com as dicas do seu tópico.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods fui ver o xmp estava no auto, n entendo muito bem disso, mas nunca toquei nisso, acho que as memórias da hyperx vem assim por padrão, inclusive aproveitando, quando fui olhar a BIOS percebi que a minha está bem desatualizada, voce acha que vale a pena atualizar, isso pode ter alguma influencia em relação a tela azul? se eu tiver que atualizar tem alguma dica importante? ja fiz isso mas faz bastante tempo

e já segui seu outro topico la e fiz tudo certinho, instalação bem limpa, até agora está tudo certo.

acho que vale colocar minhas configs aqui também pra sei la...

Ryzen 3 2200g

memória RAM 2x4 hyperx 2400mhz

SSD wd 120gb

Hdd seagate 1tb

placa-mãe ASRock A320M-HD

fonte 550w corsair cx550

Postado

Atualização: a tela azul apareceu novamente após 8 horas com o pc ligado, porém dessa vez a mensagem mudou.

Mensagem de erro: Unexpected Store Exception (isso está ligado ao SSD?)

nisso o pc reiniciou e assim que ligou deu outra tela azul com o codigo de parada : x00000021a

Atualização 2: mais uma tela azul agora com o erro: Kernel data inpage error

hdtune apresenta diversos bad block e erro na interface CRC (não consegui colocar a imagem aqui do hdtune (ele pede atenção nesse parâmetro) mas dá pra ver pelo CrystalDisk) ou seja isso realmente é o SSD e terei que comprar outro mesmo né? meu medo agora é ser a entrada m2 da placa-mãe :(

IMG_20211217_190641708.jpg

Postado
  Em 17/12/2021 às 18:40, Artur633 disse:

@WOZ Dods fui ver o xmp estava no auto, n entendo muito bem disso, mas nunca toquei nisso, acho que as memórias da hyperx vem assim por padrão, inclusive aproveitando, quando fui olhar a BIOS percebi que a minha está bem desatualizada, voce acha que vale a pena atualizar, isso pode ter alguma influencia em relação a tela azul? se eu tiver que atualizar tem alguma dica importante? ja fiz isso mas faz bastante tempo

Expandir  

Primeiramente, o auto pode sim influenciar dependendo de qual é a frequência rotulada das suas memórias. Recomendo que deixe no "disabled" e teste. Sobre a BIOS, geralmente só recomendo update quando há uma real necessidade já que é tão fácil tentar um update e fazer alguma ********** fatal... Ainda sim, se você tiver paciência e atenção ao processo, pode e deve fazer o update. A cada versão de BIOS são feitas correções e aprimoramentos em vários aspectos. Compatibilidade e estabilidade geralmente são prioritários para quem desenvolve esses updates, mas é imprescindível fazer a leitura das correções no site do fabricante, bem como das "sidenotes" antes de fazer qualquer update. Ademais, usar o aplicativo de windows para o update pode previnir que você realmente cometa algum erro irreversível.

Ryzen 3 2200g

memória RAM 2x4 hyperx 2400mhz

SSD wd 120gb

Hdd seagate 1tb

placa-mãe ASRock A320M-HD

fonte 550w corsair cx550

Expandir  

Pancada... Apesar de eu não gostar de nada da kingston, ainda estava boa a sua config até falar de MB da ASRock, que tem péssimo suporte. Pessoalmente nem confio nos sidenotes das correções de BIOS deles. Seja como for, tende seguir minhas últimas recomendações, de desligar o XMP completamente e fazer os testes. Espero que tenha desparticionado seu SSD quando reinstalou seu windows...

Em 17/12/2021 às 21:19, Artur633 disse:

Atualização: a tela azul apareceu novamente após 8 horas com o pc ligado, porém dessa vez a mensagem mudou.

Expandir  

Imagino que tenha sido "storage exception". Se tiver sido, sim, é ligado ao armazenamento, mas não necessariamente ao SSD. Se tiver qualquer outra unidade de armazenamento, o erro pode ser proveniente dela, especialmente se não tiver desconectado todas as demais unidades de armazenamento antes de fazer a reinstalação do seu sistema. Outra coisa relevante sobre a reinstalação é que sempre devemos excluir todas as partições de armazenamento em casos como o seu, para que o sistema redefina o particionamento como precisa e redistribua o desgaste das células do SSD, ao menos no seu caso.

hdtune apresenta diversos bad block e erro na interface CRC (não consegui colocar a imagem aqui do hdtune (ele pede atenção nesse parâmetro) mas dá pra ver pelo CrystalDisk) ou seja isso realmente é o SSD e terei que comprar outro mesmo né? meu medo agora é ser a entrada m2 da placa-mãe :(

Expandir  

Vou dar o braço a torcer e concordar com cada palavra que o colega @rodrigo.dcvieira falou antes. Parece mesmo que você está com um SSD zumbi, tipo morto-vivo... CRC error é sinônimo de unidade falhando... Kernel também é sinônimo de que algo foi escrito errado no sistema quando foi instalado ou usado, dando a entender também que o SSD está falhando em retornar o conteúdo que foi inicialmente gravado...

Enfim, qual é mesmo o modelo/marca desse seu SSD? Se ele for o culpado, espero que ainda esteja na garantia e, se não estiver, espero que opte por uma marca/modelo de maior qualidade na próxima aquisição.

Nisso podemos aconselhá-lo antes de comprar.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@WOZ Dods Poxa cara muito obrigado pela sua ajuda de verdade.

Em 17/12/2021 às 23:58, WOZ Dods disse:

Primeiramente, o auto pode sim influenciar dependendo de qual é a frequência rotulada das suas memórias. Recomendo que deixe no "disabled" e teste. Sobre a BIOS, geralmente só recomendo update quando há uma real necessidade já que é tão fácil tentar um update e fazer alguma ********** fatal... Ainda sim, se você tiver paciência e atenção ao processo, pode e deve fazer o update. A cada versão de BIOS são feitas correções e aprimoramentos em vários aspectos. Compatibilidade e estabilidade geralmente são prioritários para quem desenvolve esses updates, mas é imprescindível fazer a leitura das correções no site do fabricante, bem como das "sidenotes" antes de fazer qualquer update. Ademais, usar o aplicativo de windows para o update pode previnir que você realmente cometa algum erro irreversível

Expandir  

Bem, atualizei a BIOS certinho, não influenciou em relação a tela azul, que deu novamente, mas pelo menos atualizei né kkkk

Pancada... Apesar de eu não gostar de nada da kingston, ainda estava boa a sua config até falar de MB da ASRock, que tem péssimo suporte. Pessoalmente nem confio nos sidenotes das correções de BIOS deles. Seja como for, tende seguir minhas últimas recomendações, de desligar o XMP completamente e fazer os testes. Espero que tenha desparticionado seu SSD quando reinstalou seu windows...

Expandir  

complicado... não sabia que ASRock tinha esse suporte ruim, quanto a isso é a vida, proxima vez que eu for comprar uma placa-mãe vou levar isso em consideração.

tentarei mudar isso do xmp

quando ao desparticionamento, imagino que voce queira dizer de o SSD ter uma unica partição certo? isso sim, só está com uma mesmo, apesar de que quando vou instalar o windows ele cria aquelas partições pequenas reservadas ao sistema e etc, n sei se isso influencia em algo.

Imagino que tenha sido "storage exception". Se tiver sido, sim, é ligado ao armazenamento, mas não necessariamente ao SSD. Se tiver qualquer outra unidade de armazenamento, o erro pode ser proveniente dela, especialmente se não tiver desconectado todas as demais unidades de armazenamento antes de fazer a reinstalação do seu sistema. Outra coisa relevante sobre a reinstalação é que sempre devemos excluir todas as partições de armazenamento em casos como o seu, para que o sistema redefina o particionamento como precisa e redistribua o desgaste das células do SSD, ao menos no seu caso.

Expandir  

No caso ao fazer essa reinstalação do windows, é bom desconectar o HD? no caso fiz no SSD e tenho um HD, então o recomendável seria desconectar o HD durante a instalação do windows no SSD?

Vou dar o braço a torcer e concordar com cada palavra que o colega @rodrigo.dcvieira falou antes. Parece mesmo que você está com um SSD zumbi, tipo morto-vivo... CRC error é sinônimo de unidade falhando... Kernel também é sinônimo de que algo foi escrito errado no sistema quando foi instalado ou usado, dando a entender também que o SSD está falhando em retornar o conteúdo que foi inicialmente gravado...

Enfim, qual é mesmo o modelo/marca desse seu SSD? Se ele for o culpado, espero que ainda esteja na garantia e, se não estiver, espero que opte por uma marca/modelo de maior qualidade na próxima aquisição.

Nisso podemos aconselhá-lo antes de comprar.

Expandir  

Entendo, fiz uma limpeza em meu pc agora, quando liguei o crc error n estava mais la, bem como os bad blocks, o que é estranho, essas coisas que só aparecem de vez em quando complicam minha cabeça.

A marca é a western digital(um modelo que n vende mais imagino, com uma leitura e escrita bem baixos), qual voce me recomendaria além dela?

Postado
  Em 18/12/2021 às 00:41, Artur633 disse:

complicado... não sabia que ASRock tinha esse suporte ruim, quanto a isso é a vida, proxima vez que eu for comprar uma placa-mãe vou levar isso em consideração.

Expandir  

ASRock foi, muito tempo atrás, a segunda linha da ASUS. Por alguma razão que nunca vou entender, nunca saiu dessa perspectiva de qualidade inferior, a despeito de ter competido sempre com as marcas grandes desde então. Marcas de qualidade reconhecida em todas as suas linhas hoje são MSI, Gigabyte e ASUS. Demais fabricantes sempre pecam um pouco na qualidade.

quando ao desparticionamento, imagino que voce queira dizer de o SSD ter uma unica partição certo? isso sim, só está com uma mesmo, apesar de que quando vou instalar o windows ele cria aquelas partições pequenas reservadas ao sistema e etc, n sei se isso influencia em algo.

Expandir  

Não necessariamente. O que importa é remover todas as partições, deixando todo o espaço do seu SSD sem alocação, daí seguir para a instalação do sistema e deixar o windows decidir seu particionamento. O windows sempre vai criar partições adicionais para operar corretamente a menos que isso seja impossível, sendo que se houver qualquer outra unidade de armazenamento presente no sistema com alguma partição de inicialização do windows, a nova instalação vai se atrelar e se tornar dependente desse disco secundário. Enfim, o windows criar partições adicionais é o cenário ideal para ele manter sua estabilidade, mas reutilizar partições antigas, seja no próprio disco ou em outros, não é interessante. Como seu SSD parece estar problemático, isso não é tão relevante nesse momento.

Mesmo quando se faz tudo errado nesse sentido de particionamento, ainda é esperado mais estabilidade do sistema do que o que você tem relatado.

No caso ao fazer essa reinstalação do windows, é bom desconectar o HD? no caso fiz no SSD e tenho um HD, então o recomendável seria desconectar o HD durante a instalação do windows no SSD?

Expandir  

Sempre que você tiver qualquer partição vestigial de outras instalações de windows. Profissionais da área sempre deveriam observar se há partições de sistema, ou mais importante de boot, em outros discos e só instalar sem desconectá-los se não as detectar, mas como mesmo profissionais da área comumente deixam isso passar batido, sempre vou recomendar que se desconecte todas as unidades alheias à unidade de sistema antes de instalá-lo. Isso previne que, por falta de reconhecer a condição de uma unidade secundária, se cometa o erro de reaproveitar partições de boot dela.

Entendo, fiz uma limpeza em meu pc agora, quando liguei o crc error n estava mais la, bem como os bad blocks, o que é estranho, essas coisas que só aparecem de vez em quando complicam minha cabeça.

Expandir  

Isso pode ser sintoma de falha de leitura no hardware, que pode ser ocasionado por cabos danificados, conexões/contatos desgastados e mal contatos afins. Ainda sim, o fato de que os erros são frequentes, mesmo que não consistentes, dá a entender que realmente há um problema no componente de fato. Nessa circunstância é ideal testar o componente em outra máquina, ou testar outro componente nessa. Isso seria um diagnóstico ideal, mas nem sempre é possível. Previamente te perguntei qual era o modelo/marca desse seu SSD. É imprescindível observar isso por que há algumas linhas, em especial da kingston e de marcas genéricas, que apresentam erros e anomalias prematuramente quase que sempre. Mesmo das marcas mais confiáveis é comum vermos linhas de entrada exibindo baixa durabilidade, mas nessas é mais raro vermos comportamentos erráticos. Geralmente quando um SSD de boa marca falha, ele falha consistentemente, enquanto os de marcas ruins comumente ficam intermitentes antes de falhar de fato. Se puder veja o modelo/marca e se ele for SATA, teste em outra porta da placa-mãe, com outro cabo. Não se preocupe, se mudar ele de porta vai continuar funcionando com seu sistema como se nada tivesse mudado.

A marca é a western digital(um modelo que n vende mais imagino, com uma leitura e escrita bem baixos), qual voce me recomendaria além dela?

Expandir  

WD é uma marca consistente na qual confio bastante. Raro ver falhas intermitentes nessa marca, mas não é jamais impossível. Se não está mais na garantia, convém continuar com os testes e eliminar a possibilidade de ser falha de software pelo menos antes de culpá-lo. Uma hipótese interessante seria de desconectá-lo do seu sistema, instalar uma cópia do windows no seu HDD e ver como ela se comporta. Se for problema na interface (e você já tiver descartado ser problema de porta/cabo), então o problema vai se repetir no HDD.

• Obrigado 1
  • Moderador
Postado

Com relação ao título do seu tópico:

Citação

SSD apresenta bad block apenas de vez em quando, devo me preocupar?

Expandir  

É incorreto dizer isso. Bad blocks são setores defeituosos na unidade de armazenamento, sendo que isso pode ser causado por erros sistêmicos ou, como é o seu caso, defeitos físicos no HD/SSD.

Em 17/12/2021 às 11:35, Artur633 disse:

Então aqui chego ao assunto do tópico: comprei meu SSD em 2019, em 2020 ele já havia demonstrado problema de bad block e dava tela azul, nessa epoca tirei o SSD e guardei ele por uns meses e fiquei só com meu HD, meses depois fui testar ele novamente e estranhamente ele estava funcionando perfeitamente, então continuei usando ele até agora, mais de um ano depois ele não havia apresentado mais nada, até agora, e ai que entra minha duvida cruel, fui testar meu SSD por conta da tela azul e toda vida que o computador estava quase a dar a tela azul o teste no hdtune apresentava bad block já nas primeiras posições e 1 minuto depois dava tela azul, nisso já ia comprar outro SSD quando ontem a noite, após uma tela azul que deu, depois de eu ter feito o teste do HD tune diversas vezes, apresentando bad block, o pc simplesmente não deu mais tela azul e os testes já não apresentam mais nenhum bad block (já testei diversas vezes).

O que pode ser isso? porque isso acontece? porque é tão instável?

Expandir  

Os SSDs possuem diversas tecnologias para prolongar a sua vida útil, entre ela está o balanceamento de desgaste. Isso é, como a vida útil do SSD é baseada em ciclos de apagamento (a cada vez que um dado é apagado da unidade, a célula que armazenava esse dado se desgasta), o balanceamento de desgaste age de forma a tornar o desgaste da unidade uniforme, fazendo com que toda as células de armazenamento do SSD se desgastem igualmente, de forma a não ocorrer uma situação onde metade do SSD está com 0% de vida útil e a outra está com 100%.

Os modos de balanceamento de desgaste mais comuns são:

- Dinamico, onde o SSD automaticamente gravará os dados em "locais diferentes" (por assim dizer) de forma a fazer com que os dados que são constantemente gerados sejam distribuídos igualmente pela unidade. Um bom exemplo disso são os arquivos temporários gerados pelos navegadores, sendo que novos arquivos são gerados a cada vez que uma página sofre alterações ou um site novo é visitado. Não é à toa os navegadores são os principais responsáveis pelo aumento na fragmentação de arquivos de uma unidade.

- Estático, onde o SSD moverá os arquivos que não estão sendo utilizados pelo sistema para outros blocos da unidade. O modo Estático é importante pois permite a movimentação de arquivos do Sistema Operacional que são utilizados o tempo todo pelo computador, e que originalmente não podem ser movidos (como o arquivo de paginação, os arquivos DLL, drivers, etc), e consequentemente eles atrapalhariam o balanceamento de desgaste.

Resumindo: Como o seu SSD está com bad blocks (defeitos físicos na unidade, como já constatado pelo HD Tune), as tecnologias de balanceamento de desgaste podem estar trabalhando para mover arquivos de um bloco para outro na unidade, causando assim telas azuis aleatórias e em momentos inesperados, visto que arquivos diferentes podem estar sendo movidos para os blocos defeituosos da unidade. Fora que podem ocorrer situações onde aqueles blocos não estão sendo utilizados, fazendo com que você consiga utilizar o sistema por um bom tempo sem ocorrerem telas azuis (mas isso é temporário, pois uma hora os setores vão ser utilizados para armazenar algum arquivo, sendo que foi exatamente isso que ocorreu com você).

É importante lembrar também, que, as próprias unidades de armazenamento possuem tecnologias para detectar e anular bad blocks na unidade (isso é, tornar os setores defeituosos não utilizáveis, para evitar erros como corrupção de arquivos, dentre outros), e esse é um dos motivos do porquê o HD Tune apresenta resultados diferentes a cada análise.

Em 17/12/2021 às 14:25, rodrigo.dcvieira disse:

instalaria uma versão nova do windows, zerada para eliminar qualquer problema ocasionado tb por sistema corrompido, etc, etc..

Expandir  

Não faz sentido realizar uma formatação da máquina para resolver problemas de telas azuis pelo simples fato de que esse problema pode ser causado por uma falha de hardware  (e já vimos que é o caso). Além de não resolver, a formatação irá apagar os logs de erros gerados pelo Windows que auxiliam na detecção do responsável pelas telas azuis.

Mais detalhes, veja aqui:

Em 17/12/2021 às 14:40, Artur633 disse:

@rodrigo.dcvieira entendo, muitíssimo obrigado pela explicação.

instalar uma versão nova do windows que voce diz seria fazer uma instalação limpa do windows? porque isso eu já fiz.

Expandir  

e já segui seu outro topico la e fiz tudo certinho, instalação bem limpa, até agora está tudo certo.

Expandir  

Expandir  

Este é mais um perfeito exemplo do porquê não devemos formatar a máquina para resolver um problema de tela azul sem antes realizar um diagnóstico para saber o que pode estar causando o problema. Neste caso, está bem claro que as telas azuis estão sendo causadas por falhas de hardware. Mais especificamente, por defeitos físicos no seu SSD.

hdtune apresenta diversos bad block e erro na interface CRC 

Expandir  

Erros de Interface CRC (Cyclic Redundancy Check, Verificação de Redundância Cíclica) indica que a verificação do HD/SSD para correção de erros falhou, sendo que isso pode ocorrer por erros do sistema ou defeitos físicos na unidade e até mesmo no cabo SATA (se houver).

nisso o pc reiniciou e assim que ligou deu outra tela azul com o codigo de parada : x00000021a

Expandir  

Esse código de erro faz referencia ao WINLOGON_FATAL_ERROR, indicando que a falha está até mesmo impedindo o Windows de iniciar pois causou algum problema no winlogon, que como o nome sugere, é responsável por permitir o Logon e inicialização do Windows.

Expandir  

Esse código de erro indica que o Kernel solicitou algum dado do arquivo de paginação, esse dado foi transferido para a memória RAM e não conseguiu ser lido, provavelmente por estar corrompido.

PS: O arquivo de paginação fica armazenado no HD ou no SSD, e ele existe para servir como um complemento a memória RAM.

------------------------------

Se o seu Windows está instalado no seu SSD, recomendo que primeiramente você abra um CMD como administrador e execute este comando

Chkdsk /b 

Ele irá pedir uma confirmação, tecle S e Enter e reinicie o computador. Ele irá realizar uma análise completa na unidade em busca de problemas lógicos e físicos. Se houver algum bad block (mais algum no caso), ele irá marcar esse setor defeituoso para não ser mais utilizado. O procedimento pode demorar algumas horas. Seja paciente e deixe o teste rodar até o final.

PS: NÃO FAÇA ESSE PROCEDIMENTO se a rede elétrica da sua casa estiver instável (como em dias de chuvas fortes e/ou raios).

Por mais que esse procedimento auxilie bastante em diversos casos, o recomendado é que você substitua a sua unidade pois ela está defeituosa.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
  Em 18/12/2021 às 03:16, GabrielLV disse:

Não faz sentido realizar uma formatação da máquina para resolver problemas de telas azuis pelo simples fato de que esse problema pode ser causado por uma falha de hardware  (e já vimos que é o caso). Além de não resolver, a formatação irá apagar os logs de erros gerados pelo Windows que auxiliam na detecção do responsável pelas telas azuis.

Expandir  

mas eu não disse em nenhum momento q não era problema no hardware (SSD) e nem que a formatação iria resolver os problemas das telas azuis, a instalação do windows proposta seria uma forma de eliminar uma chance dessas telas azuis estarem sendo causadas por sistema corrompido seja la por qual motivo..

na informática quando você não tem clareza ou plena certeza de algo q pode estar ocasionando algum erro, vale o recurso da eliminação de causas.. da mesma forma que tb sugeri um teste de memorias ram, que quando ruins, atrelam a maquina um comportamento completamente inesperado, aleatório e intermitente (incluindo tb as telas azuis)

q tinha fortes indícios q era problema no SSD, eu tb afirmei desde o inicio, assim que ele postou a tela do S.M.A.R.T. conforme eu havia pedido

Em 17/12/2021 às 14:25, rodrigo.dcvieira disse:

em tese sim, apesar dele acusar no parametro A9, total bad block o valor 3A, que está em hexadecimal e convertendo para decimal, temos 58

ou seja, há algumas partes desse SSD q podem estar de fato ruins, apesar do estado global do SSD acusar boa saude como o programa exibe

Expandir  

• Curtir 2
  • Moderador
Postado
  Em 18/12/2021 às 03:31, rodrigo.dcvieira disse:

mas eu não disse em nenhum momento q não era problema no hardware (SSD) e nem que a formatação iria resolver os problemas das telas azuis, a instalação do windows proposta seria uma forma de eliminar uma chance dessas telas azuis estarem sendo causadas por sistema corrompido seja la por qual motivo..

Expandir  

Me refiro ao fato que o usuário já postou no começo do tópico as prints do HD Tune, mostrando que os defeitos físicos na unidade de armazenamento foram detectados. Como as telas azuis também podem ser causadas por falhas de hardware, nós já tínhamos pistas de quem possivelmente era o culpado

• Curtir 1
Postado
  Em 18/12/2021 às 01:48, WOZ Dods disse:

WD é uma marca consistente na qual confio bastante. Raro ver falhas intermitentes nessa marca, mas não é jamais impossível. Se não está mais na garantia, convém continuar com os testes e eliminar a possibilidade de ser falha de software pelo menos antes de culpá-lo. Uma hipótese interessante seria de desconectá-lo do seu sistema, instalar uma cópia do windows no seu HDD e ver como ela se comporta. Se for problema na interface (e você já tiver descartado ser problema de porta/cabo), então o problema vai se repetir no HDD.

Expandir  

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda.

Nesse caso o meu medo é ser problema na conexão da placa-mãe, por o SSD estar na entrada m2 eu imagino que n há muito como eu saber se poderia ser o SSD em si ou a entrada, mas com tudo já visto, e o que você dá ao entender que realmente parece mais ser do próprio componente, vou instalar o windows no meu HD, e caso as coisas se resolvam volto e falo confirmando o problema no SSD.

Os SSDs possuem diversas tecnologias para prolongar a sua vida útil, entre ela está o balanceamento de desgaste. Isso é, como a vida útil do SSD é baseada em ciclos de apagamento (a cada vez que um dado é apagado da unidade, a célula que armazenava esse dado se desgasta), o balanceamento de desgaste age de forma a tornar o desgaste da unidade uniforme, fazendo com que toda as células de armazenamento do SSD se desgastem igualmente, de forma a não ocorrer uma situação onde metade do SSD está com 0% de vida útil e a outra está com 100%.

Os modos de balanceamento de desgaste mais comuns são:

- Dinamico, onde o SSD automaticamente gravará os dados em "locais diferentes" (por assim dizer) de forma a fazer com que os dados que são constantemente gerados sejam distribuídos igualmente pela unidade. Um bom exemplo disso são os arquivos temporários gerados pelos navegadores, sendo que novos arquivos são gerados a cada vez que uma página sofre alterações ou um site novo é visitado. Não é à toa os navegadores são os principais responsáveis pelo aumento na fragmentação de arquivos de uma unidade.

- Estático, onde o SSD moverá os arquivos que não estão sendo utilizados pelo sistema para outros blocos da unidade. O modo Estático é importante pois permite a movimentação de arquivos do Sistema Operacional que são utilizados o tempo todo pelo computador, e que originalmente não podem ser movidos (como o arquivo de paginação, os arquivos DLL, drivers, etc), e consequentemente eles atrapalhariam o balanceamento de desgaste.

Resumindo: Como o seu SSD está com bad blocks (defeitos físicos na unidade, como já constatado pelo HD Tune), as tecnologias de balanceamento de desgaste podem estar trabalhando para mover arquivos de um bloco para outro na unidade, causando assim telas azuis aleatórias e em momentos inesperados, visto que arquivos diferentes podem estar sendo movidos para os blocos defeituosos da unidade. Fora que podem ocorrer situações onde aqueles blocos não estão sendo utilizados, fazendo com que você consiga utilizar o sistema por um bom tempo sem ocorrerem telas azuis (mas isso é temporário, pois uma hora os setores vão ser utilizados para armazenar algum arquivo, sendo que foi exatamente isso que ocorreu com você).

É importante lembrar também, que, as próprias unidades de armazenamento possuem tecnologias para detectar e anular bad blocks na unidade (isso é, tornar os setores defeituosos não utilizáveis, para evitar erros como corrupção de arquivos, dentre outros), e esse é um dos motivos do porquê o HD Tune apresenta resultados diferentes a cada análise.

Expandir  

Isso sanou muitas duvidas minhas, muitíssimo obrigado pela ajuda de verdade!

Se o seu Windows está instalado no seu SSD, recomendo que primeiramente você abra um CMD como administrador e execute este comando

Chkdsk /b 

Expandir  

testarei isso como uma ultima alternativa, mas provavelmente comprarei outro SSD mesmo e arriscarei, digo arriscar por ter um certo receio de ter alguma possibilidade de ser a entrada M2 da minha placa-mãe com problema. e creio que não há muito como eu ter certeza disso, sem testar outro SSD.

• Curtir 2
Postado

Expandir  

Discordo pelo fato de que se um arquivo essencial para o funcionamento do sistema tiver sido gravado em um bloco que tiver sido marcado como ruim (bad block), o sistema pode começar a apresentar falhas esporádicas justamente como narrado aqui. Se o disco passou por um checkdisk (que não mencionamos em erro), reinstalar o sistema pode solucionar sim esse problema, pois o arquivo foi restaurado para sua forma original. Lembrando que por mais que o windows mantenha cópias de seus arquivos em reserva, nem sempre ele consegue detectar a necessidade de repô-los. Em versões antigas só a reinstalação seria solução, mas nesse caso concedo que um SFC/scannow talvez resolvesse também.

Este é mais um perfeito exemplo do porquê não devemos formatar a máquina para resolver um problema de tela azul sem antes realizar um diagnóstico para saber o que pode estar causando o problema. Neste caso, está bem claro que as telas azuis estão sendo causadas por falhas de hardware. Mais especificamente, por defeitos físicos no seu SSD.

Expandir  

Concordo em gênero, número e grau.

Em 18/12/2021 às 14:21, Artur633 disse:

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda.

Nesse caso o meu medo é ser problema na conexão da placa-mãe, por o SSD estar na entrada m2 eu imagino que n há muito como eu saber se poderia ser o SSD em si ou a entrada, mas com tudo já visto, e o que você dá ao entender que realmente parece mais ser do próprio componente, vou instalar o windows no meu HD, e caso as coisas se resolvam volto e falo confirmando o problema no SSD.

Expandir  

Até hoje não vi casos de slot M.2 falhando. Não é uma questão a ser descartada, mas considero último caso. Mais fácil o componente falhar do que a interface, ou até a BIOS falhar, pois em certas iterações de BIOS é comum vermos correções do tipo. Você perguntou anteriormente se é válido tentar atualizar a BIOS e eu considero válido sim, mas mesmo corrigindo a BIOS, que corrigiria a comunicação na interface, não vai corrigir o arquivo de sistema que apresenta erros. Nesse caso a reinstalação do sistema ainda seria indicada.

Em 18/12/2021 às 14:21, Artur633 disse:

testarei isso como uma ultima alternativa, mas provavelmente comprarei outro SSD mesmo e arriscarei, digo arriscar por ter um certo receio de ter alguma possibilidade de ser a entrada M2 da minha placa-mãe com problema. e creio que não há muito como eu ter certeza disso, sem testar outro SSD.

Expandir  

Mesmo que faça tudo mais que foi indicado no tópico, não descarte fazer o CHKDISK como indicado pelo colega @GabrielLV . Bem da verdade deveria ter sido a primeira coisa a ser feita, pois esse comando marca os pontos de falha como defeituosos, o que impede o sistema de gravar dados ali. Se for reinstalar o sistema faça o chkdisk antes!

Lembre-se de observar se há algum pino amassado no seu slot M.2. Na hora de instalar revise seu procedimento de inserção do SSD, pois é comum colegas não inserirem corretamente. Você tem que posicionar o componente a 45° e inserir até o final do slot, para somente então baixá-lo até o pino de fixação e aparafusá-lo no lugar. Um componente mal inserido sempre vai apresentar anomalias, intermitentes ou não. 

• Curtir 3
  • Moderador
Postado
  Em 19/12/2021 às 23:52, WOZ Dods disse:

Discordo pelo fato de que se um arquivo essencial para o funcionamento do sistema tiver sido gravado em um bloco que tiver sido marcado como ruim (bad block)

Expandir  

bad blocks são setores defeituosos que podem ser tanto causados por danos físicos na unidade quanto por erros lógicos, logo não faz sentido realizar uma formatação direta sem antes saber se o erro é lógico ou físico.

Lembre-se que em um fórum, não sabemos se estamos conversando com um usuário avançado ou com um simples usuário doméstico. Já vi diversos casos onde, por exemplo (e apesar de não ter nada a ver com o assunto), outros usuários recomendam a troca de diversas peças para tentar resolver um problema, mas esquecem do fato que muitas vezes o autor do tópico não possui um estoque de peças em casa para estar realizando tal atividade. 

Eu sempre recomendo que não se realize a formatação exatamente por conta disso. O fato de não sabermos se o problema é físico ou lógico faz a recomendação de uma formatação totalmente errada. O Windows sempre gera logs de erros do sistema, e eu sempre recomendo a análise dos logs antes de realizar uma formatação para termos certeza de que a falha não é de hardware, pois se for, o problema obviamente não será resolvido e os registros que nos ajudariam a descobrir quem é o causador do problema serão perdidos.

Fora também que, existem diversos casos onde o usuário formata a máquina e durante a reinstalação do Windows, outra tela azul ocorre. Fazendo com que ele perca o acesso ao Sistema Operacional, devido a uma clara falha de hardware. Se tratando de uma tratativa via fórum, é extremamente importante que o usuário possua acesso ao Sistema Operacional pois dessa forma nós conseguimos recomendar ferramentas para diagnosticar o hardware, já que, da mesma forma que um usuário doméstico não possui um estoque em casa para fazer swap de peças, ele provavelmente não vai ter ferramentas como Hirensboot, Seatools Bootable, Memtest, etc., para realizar o diagnóstico de hardware e descobrir qual peça é a responsável pelo problema.

Resumindo:

Com acesso ao Sistema Operacional > Conseguimos analisar os Logs > Se houver falha de hardware, conseguimos indicar ferramentas para realizar o diagnóstico de hardware > O usuário terá o gasto apenas da peça (se ele não souber instalar a peça, ele pagará um técnico apenas pela mão de obra, dependendo da peça).

Se o usuário formatar diretamente sem realizar a análise de logs, e a tela azul ocorrer durante a reinstalação > Ele perderá o acesso ao Sistema Operacional, impossibilitando a utilização de ferramentas para diagnóstico de hardware > Ele terá que pagar um técnico para realizar o diagnóstico e ainda pagará pela peça. Ou seja, terá um duplo gasto, coisa que não ocorreria se ele tivesse realizado o diagnóstico antes de realizar a formatação.

É obvio que em vários casos a formatação é a solução mais prática e econômica, porém temos que entender que é necessário realizar um diagnóstico antes disso, para ter certeza que a falha não é de hardware. Da mesma forma, um médico não irá realizar um transplante de pulmão em um paciente antes de ter certeza se aquela determinada doença/problema pode ou não ser tratada com medicamentos.

• Curtir 3
Postado
  Em 20/12/2021 às 00:12, GabrielLV disse:

Eu sempre recomendo que não se realize a formatação exatamente por conta disso. O fato de não sabermos se o problema é físico ou lógico faz a recomendação de uma formatação totalmente errada. O Windows sempre gera logs de erros do sistema, e eu sempre recomendo a análise dos logs antes de realizar uma formatação para termos certeza de que a falha não é de hardware, pois se for, o problema obviamente não será resolvido e os registros que nos ajudariam a descobrir quem é o causador do problema serão perdidos.

Expandir  

Concordo em partes. Antigamente levávamos horas, às vezes dias para deixar uma instalação nova do windows 100% funcional e configurada. Hoje em dia, com o windows 10 pelo menos, isso leva uma fração minúscula desse tempo. Minhas últimas reinstalações de sistema, tanto nos meus PCs domésticos quanto nos de clientes, isso sendo extremamente minucioso e detalhista, leva poucas horas (ou minutos se a pessoa não for tão exigente). Assim sendo, ainda considero que a reinstalação do sistema pode sim ser considerada como parte do processo de diagnóstico. Claro, cada caso é um caso, mas nesse caso específico ainda acho válido.

Sobre os logs de falhas, acredito que todos mostraram até agora que há um problema de armazenamento ou leitura/escrita. Pode ser culpa da interface, pode ser culpa da memória, pode ser culpa do chipset, ou da unidade de armazenamento. Sem outra para testar, justamente como você mencionou que nem todos tem os componentes necessários à disposição, resta tentar para saber.

Fora também que, existem diversos casos onde o usuário formata a máquina e durante a reinstalação do Windows, outra tela azul ocorre. Fazendo com que ele perca o acesso ao Sistema Operacional, devido a uma clara falha de hardware. Se tratando de uma tratativa via fórum, é extremamente importante que o usuário possua acesso ao Sistema Operacional pois dessa forma nós conseguimos recomendas ferramentas para diagnosticar o hardware, pois da mesma forma que um usuário doméstico não possui um estoque de peças em casa para fazer swap de peças, ele provavelmente não vai ter ferramentas como Hirensboot, Seatools Bootable, Memtest, etc., para realizar o diagnóstico de hardware e descobrir qual peça é a responsável pelo problema.

Expandir  

Concordo.

Se o usuário formatar diretamente sem realizar a análise de logs, e a tela azul ocorrer durante a reinstalação > Ele perderá o acesso ao Sistema Operacional, impossibilitando a utilização de ferramentas para diagnóstico de hardware > Ele terá que pagar um técnico para realizar o diagnóstico e ainda pagará pela peça. Ou seja, terá um duplo gasto, coisa que não ocorreria se ele tivesse realizado o diagnóstico antes de realizar a formatação.

É obvio que em vários casos a formatação é a solução mais prática e econômica, porém temos que entender que é necessário realizar um diagnóstico antes de realiza-la, para ter certeza que a falha não é de hardware. Da mesma forma, um médico não irá realizar um transplante de pulmão em um paciente antes de ter certeza se aquela determinada doença/problema pode ou não ser tratada com medicamentos.

Expandir  

Ainda acho que nem sempre será o caso de tudo dar errado. Na época que eu tinha apenas uma chave phillips para fazer manutenção (mentira, sempre tive muitas ferramentas, mas vamos lá ser dramáticos, pois isso eu adoro fazer), tive que passar muita raiva e dificuldade para resolver alguns casos. Ainda sim isso vai requerer mais tempo, mas não será impossível. Hoje, como temos o Hiren's com windows 7 portátil, que é uma ferramenta gratuita por sinal, resgatar os arquivos do usuário é um "no brainer". Só precisamos atentar ao colega que precisa de ajuda e indicar a solução oportunamente. Isso eu falo citando apenas uma das tantas opções de soluções para esse tipo de caso drástico. Temos Linux, temos outras unidades de armazenamento, outros computadores e até um bom e velho prompt de comando para nos salvar, isso variando do nível técnico de cada um, mas acho que o Hiren's é meio que universal mesmo para quem não tem nenhuma expertise.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...