Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador I3 6100 irá apresentar gargalo com uma GTX 1050?


kowa

Posts recomendados

Olá, atualmente eu sai de um Xeon E5450 para um i3 6100, e confesso que senti uma grande diferença.
Paguei 2,600 reais em um i3 6100, com uma 1050. Sinceramente achei muito barato e o computador até agora está indo bem.
Só que já estou pensando em trocar o i3 para um i5, por que o bichinho fica em 100% em jogos como GTA 5, Fortnite, etc.
No GTA principalmente está dando aquelas travadinhas.
Eu gostaria de saber, qual o melhor processador da 6 geração para a 1050, não vou trocar ela nem tão cedo, então gostaria de saber que se fico mesmo com o i3 ou se vale a pena investir em um novo processador desse socket.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, kowa disse:

Paguei 2,600 reais em um i3 6100, com uma 1050. Sinceramente achei muito barato e o computador até agora está indo bem.

Tu foi é roubado... A 1050Ti foi lançada há uns 5 anos e custava US$ 140 na época (que valiam R$ ~500). Mesmo com a cotação atual absurda do dólar, o valor de lançamento seria de R$ 780. E estamos falando da Ti, que é bem superior à 1050 normal. No mundo ideal essa placa não vale mais que uns R$ 300~400 e dá pra achar várias a venda por menos de R$ 1000. O processador dá pra achar por uns R$ 400 no Ali. Te cobraram pelo menos o dobro do valor real das peças...
 

39 minutos atrás, kowa disse:

Eu gostaria de saber, qual o melhor processador da 6 geração para a 1050

A 1050 é uma placa fraquinha e o seu i3 já deveria dar conta com tranquilidade. Provavelmente você se livra do 100% de uso com alguns ajustes, por exemplo travando o fps.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, kowa disse:


Só que já estou pensando em trocar o i3 para um i5, por que o bichinho fica em 100% em jogos como GTA 5, Fortnite, etc.

Se tratando de um i3 2C/4T não é de se espantar ele apresentar picos 100% em games de mundo aberto ou multiplayer massivo (em ambos exibe no mínimo um 4/8)..
 

Se tratando da sexta gen, eu diria que você jogou dinheiro fora... pois essa plataforma é estritamente limitada, literalmente ao pé da letra por conta de processadores "overpriced" e pouco comum de achar.. eu sugiro poupar uma grana e subir pra 9gen ou pegar um Am4 via aliexpress.
Alias um kit c/ um R5 1400+A320 por R$950 deixaria esse i3 comendo poeira..

 

4 horas atrás, kowa disse:

No GTA principalmente está dando aquelas travadinhas.

Como quebra galho você pode diminuir features gráficas que tendem a consumir mais da CPU (cpu bound) tais como,
- Qualidade da sombra,

- Densidade de veículos e distância de visão,

- Tesselação (apesar de ser Gpu-bound demanda muitas call-backs em certos LODs à distancia dependendo do game)

- Grama (sombras dinâmicas geradas por elas aumenta uso de CPU).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Os amigos já explanaram os pepinos aí.

Mas eu compraria um I5 sim, se achar barato, usado, no ML ou Aliexpress, pra dar uma folga aí. 16GB de RAM tmb seriam bem vindos.

 

2 cores hoje em dia é isso aí, vai ficar em 100% praticamente sempre. 4 cores é o mínimo recomendado, o ideal seriam 6 cores.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Shaman93 disse:

Tu foi é roubado... A 1050Ti foi lançada há uns 5 anos e custava US$ 140 na época (que valiam R$ ~500). Mesmo com a cotação atual absurda do dólar, o valor de lançamento seria de R$ 780. E estamos falando da Ti, que é bem superior à 1050 normal. No mundo ideal essa placa não vale mais que uns R$ 300~400 e dá pra achar várias a venda por menos de R$ 1000. O processador dá pra achar por uns R$ 400 no Ali. Te cobraram pelo menos o dobro do valor real das peças...
 

A 1050 é uma placa fraquinha e o seu i3 já deveria dar conta com tranquilidade. Provavelmente você se livra do 100% de uso com alguns ajustes, por exemplo travando o fps.

Putz cara, mas eu achei barato por que tinha muita porcaria mais cara que esse pc vendendo, pelo menos tá suprindo de forma geral. 
O I5 6500 está 500 reais no ali, e realmente é um pouco caro, mas eu quero manter esse SkyLake, já que comecei a trabalhar agora e nunca tive um pc bom.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kowa Preço de placa de vídeo está caro mesmo. Se ficar nessa que no lançamento custava X, então é melhor nem comprar. As RTX mais que dobraram de preço e foram lançadas há bem menos tempo e as pessoas continuam comprando. Só você sabe do seu bolso. 

 

Como já falaram troque por um de pelo menos 6/12 núcleos (pode ser um i5 ou um Ryzen). Venda o seu se precisar para completar o valor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

5 horas atrás, mineirimbb disse:

@kowa Preço de placa de vídeo está caro mesmo. Se ficar nessa que no lançamento custava X, então é melhor nem comprar. As RTX mais que dobraram de preço e foram lançadas há bem menos tempo e as pessoas continuam comprando. Só você sabe do seu bolso. 

 

Como já falaram troque por um de pelo menos 6/12 núcleos (pode ser um i5 ou um Ryzen). Venda o seu se precisar para completar o valor. 

Bem, eu sou um cara muito casual, eu estava suave com o Xeon E5450, mas acabou acontecendo algumas coisas e tive que adquirir um novo. 
Eu não pretendo sair desse socket por alguns anos, será que o i5 6400/6500 é uma boa pra ficar suave por alguns anos? Futuramente até posso vender esse pc pra pegar um melhor, porém agora, não tenho condição, já que parcelei em 10x esse pc aqui xD..
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kowa Eu acho que era melhor você ter feito um upgrade no se setup antigo, colocar um xeon mais potente como 2620 v3, claro que isso ia depender da placa-mãe que você usar, sem falar que da para você comprar um kit Xeon 2620 v3 que vem placa-mãe e 2x pentes de 8 gb de memória RAM DDR4 por menos de 1000,00, os 1600,00 daria para você comprar uma placa de vídeo custo beneficio (RX550, GTX 750ti, r9 380x ou uma GTX 960).

 

Minha maquina atual e parecida com a que você compro, so minha placa de vídeo e uma  GTX1050ti, i3 6100, 8gb DDR4, so que vou montar um novo usando Xeon e5 2670 v3!

 

O que da para fazer o Phoenyx já disse!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kowa Tenta achar um i5 de 6° usado no mercado livre, e passa qual o modelo da sua placa-mãe, porque se for o caso da pra pegar até um i5 de 7° geração, ai abre mais o leque de opções pra você, eu uso o i5 7600k com overclock pra 4.7ghz, segura muitos jogos ai com a RX 580, não penso em trocar não, roda tudo que eu preciso e mais um pouco kkkkkkkk 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

7 horas atrás, leonardobr_ disse:

@kowa Tenta achar um i5 de 6° usado no mercado livre, e passa qual o modelo da sua placa-mãe, porque se for o caso da pra pegar até um i5 de 7° geração, ai abre mais o leque de opções pra você, eu uso o i5 7600k com overclock pra 4.7ghz, segura muitos jogos ai com a RX 580, não penso em trocar não, roda tudo que eu preciso e mais um pouco kkkkkkkk 

Nome da placa-mãe    ASRock H110M-HG4
Essa é a placa-mãe, e sim ela suporta 7 geração, realmente abriu um bom leque de opções pra mim xD
Com essa descoberta agora vou descartar totalmente a ideia de por um processador de 6 geração, acho melhor optar por um i3/i5 de 7 geração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kowa  Gargalo é meio relativo. 

Se o jogo exigir mais processador (jogos de mundo aberto), o gargalo será ele.

Se o jogo exigir mais da placa de vídeo (alta resolução e qualidade gráfica), o gargalo será ela.

 

No seu caso, um i7-6700 ou i7-7700 seria a melhor escolha, desde que você encontre num preço justo.

 

Só lembrando que pra você usar a 7ª geração você vai precisar atualizar a BIOS usando um processador da 6ª geração antes da troca. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kowa Isso, lembra do que o cara falou que precisa atualizar a BIOS antes, com a att de BIOS você usa tanto o 6° quanto o 7° geração, a melhor das melhores opções seriam realmente os i7, mas são muito caros... i3 de 7° acho q não vira por ser igual o seu 2 cores e 4 threads, agora o i5 7400, i5 7500, i5 7600, i5 7600k vão ajudar bastante. Mas sabe que até os i5 6400, i5 6500, i5 6600 e i5 6600k são bons também, são bem próximos dos 7° geração, todos são 4/4 e vão ter melhor desempenho q seu i3 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que mesmo depois de eu atualizar a BIOS eu ainda consigo por processadores de 6 geração?

Em 21/12/2021 às 07:20, leonardobr_ disse:

@kowa Isso, lembra do que o cara falou que precisa atualizar a BIOS antes, com a att de BIOS você usa tanto o 6° quanto o 7° geração, a melhor das melhores opções seriam realmente os i7, mas são muito caros... i3 de 7° acho q não vira por ser igual o seu 2 cores e 4 threads, agora o i5 7400, i5 7500, i5 7600, i5 7600k vão ajudar bastante. Mas sabe que até os i5 6400, i5 6500, i5 6600 e i5 6600k são bons também, são bem próximos dos 7° geração, todos são 4/4 e vão ter melhor desempenho q seu i3 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/12/2021 às 23:40, kowa disse:

Sinceramente achei muito barato

 

Sinto em lhe dizer, mas não foi barato

 

Em 18/12/2021 às 23:40, kowa disse:

fica em 100% em jogos como GTA 5

 

Até i5 7400 fica em 100% no GTA 5, o jogo é cpu bound total

 

Em 18/12/2021 às 23:40, kowa disse:

No GTA principalmente está dando aquelas travadinhas

 

Se você tiver 8 GB de ram, esse é o motivo de suas travadas

 

Em 18/12/2021 às 23:40, kowa disse:

qual o melhor processador da 6 geração para a 1050

 

 

 

Depende do jogo, vai ter jogos que vão exigir mais de um e menos de outro, eu tinha um kit parecido com o seu (G4560 e GTX 660TI), e acredito que ta bem equilibrado essa sua combinação, alguns jogos cpu bound irão gargalar, mas de resto é um kit bom para jogar

 

Em 18/12/2021 às 23:40, kowa disse:

se vale a pena investir em um novo processador desse socket

 

Não vale a pena, eu tive um G4560 de 7ª geração, na minha opinião foi o único processador que salvou essa geração, o i3 7100 não tem nem lógica comprar ele, pois é o mesmo desempenho do G4560 praticamente, o i5 7400 é melhor que o G4560, mas não tem uma diferença muito significativa, o i7 7700 é muito caro e tem desempenho de i3 de 10ª que custa 500-600$ em promoções (novo), então na minha opinião o melhor a tu fazer é segurar esse kit, já que ta na mão, usa ele por um tempo e depois troca tudo por gerações novas. Essa é a minha dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/12/2021 às 14:03, leonardobr_ disse:

@kowa Tenta achar um i5 de 6° usado no mercado livre, e passa qual o modelo da sua placa-mãe, porque se for o caso da pra pegar até um i5 de 7° geração, ai abre mais o leque de opções pra você, eu uso o i5 7600k com overclock pra 4.7ghz, segura muitos jogos ai com a RX 580, não penso em trocar não, roda tudo que eu preciso e mais um pouco kkkkkkkk 

 

Em 21/12/2021 às 07:20, leonardobr_ disse:

@kowa Isso, lembra do que o cara falou que precisa atualizar a BIOS antes, com a att de BIOS você usa tanto o 6° quanto o 7° geração, a melhor das melhores opções seriam realmente os i7, mas são muito caros... i3 de 7° acho q não vira por ser igual o seu 2 cores e 4 threads, agora o i5 7400, i5 7500, i5 7600, i5 7600k vão ajudar bastante. Mas sabe que até os i5 6400, i5 6500, i5 6600 e i5 6600k são bons também, são bem próximos dos 7° geração, todos são 4/4 e vão ter melhor desempenho q seu i3 

 

5 horas atrás, Malbeck. disse:

 

Sinto em lhe dizer, mas não foi barato

 

 

Até i5 7400 fica em 100% no GTA 5, o jogo é cpu bound total

 

 

Se você tiver 8 GB de ram, esse é o motivo de suas travadas

 

 

 

Depende do jogo, vai ter jogos que vão exigir mais de um e menos de outro, eu tinha um kit parecido com o seu (G4560 e GTX 660TI), e acredito que ta bem equilibrado essa sua combinação, alguns jogos cpu bound irão gargalar, mas de resto é um kit bom para jogar

 

 

Não vale a pena, eu tive um G4560 de 7ª geração, na minha opinião foi o único processador que salvou essa geração, o i3 7100 não tem nem lógica comprar ele, pois é o mesmo desempenho do G4560 praticamente, o i5 7400 é melhor que o G4560, mas não tem uma diferença muito significativa, o i7 7700 é muito caro e tem desempenho de i3 de 10ª que custa 500-600$ em promoções (novo), então na minha opinião o melhor a tu fazer é segurar esse kit, já que ta na mão, usa ele por um tempo e depois troca tudo por gerações novas. Essa é a minha dica.

Será que mesmo depois de eu atualizar a BIOS eu ainda consigo por processadores de 6 geração?

Em 21/12/2021 às 07:20, leonardobr_ disse:

@kowa Isso, lembra do que o cara falou que precisa atualizar a BIOS antes, com a att de BIOS você usa tanto o 6° quanto o 7° geração, a melhor das melhores opções seriam realmente os i7, mas são muito caros... i3 de 7° acho q não vira por ser igual o seu 2 cores e 4 threads, agora o i5 7400, i5 7500, i5 7600, i5 7600k vão ajudar bastante. Mas sabe que até os i5 6400, i5 6500, i5 6600 e i5 6600k são bons também, são bem próximos dos 7° geração, todos são 4/4 e vão ter melhor desempenho q seu i3 

Opa opa

Bem, o que eu estava pensando.
Vender minha 1050, e pegar uma 1050TI, e pegar um i5 6500/6600, que está custando 500 reais no aliexpress.
Eu consigo vender meu i3 e pegar praticamente a vista esse i5, dai é só esperar mesmo.
Planejo colocar mais um pente de 8GB, e ficar com 16GB RAM.
Enfim, quero que a máquina futuramente tenha as seguintes configurações:

Intel Core i5-6600
16GB RAM HYPERX DDR4 2133MHz (2x8)
GTX 1050TI 4GB GDDR5
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, kowa disse:

Vender minha 1050, e pegar uma 1050TI

Me desculpe, mas eu não vejo lógica alguma essa troca, vai gastar um dinheiro a mais e continuar com o mesmo pc praticamente, o i3 6100 para o i5 6500 também não tem tanta diferença, no meu ver isso não é uma troca pra você ter ganhos significativos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Malbeck. disse:

Me desculpe, mas eu não vejo lógica alguma essa troca, vai gastar um dinheiro a mais e continuar com o mesmo pc praticamente, o i3 6100 para o i5 6500 também não tem tanta diferença, no meu ver isso não é uma troca pra você ter ganhos significativos

Qual placa de vídeo você me aconselha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, kowa disse:

Qual placa de vídeo você me aconselha?

Essa tua placa de vídeo já é uma placa boa, roda bastante coisa, pra você sair dela só se for pra algo tipo GTX 1060 6GB, GTX 1650, GTX 1660, abaixo disso não vale a pena o upgrade. Porém, trocando a placa de vídeo você iria sobrecarregar o processador.

 

Eu tinha uma GTX 660TI (desempenho parecido da GTX 1050), eu mudei pra um GTX 1650 e realmente senti diferença de desempenho, porém agora para um próximo upgrade meu, seria uma RTX 2060 no mínimo, pra valer a pena e sentir a diferença.

 

Quando for gastar com PC recomendo você investir certo nas peças que irão te dar desempenho significativo, pois é frustrante você investir uma grana no PC e melhorar mínima coisa.

 

Outra coisa, eu pulei de um G4560 (desempenho parecido do i3 6100), para um i3 10105, assim eu senti diferença boa, e senti também que valeu a pena o investimento, se eu tivesse colocado um i5 7400 ou algo do tipo, eu iria ter gastado dinheiro e continuado insatisfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Malbeck. Ô louco kkkk a diferença é grande viu, já tive o i3 de 6°, i5 7500 e agora o i5-7600k com placa pra over, posso dizer que do i3-6100 pro i5-7500 é uma diferença boa de fps, +20 de fps no GTA5 por exemplo, o i5 fica em 100% de uso em alguns momentos sim, não é fulltime mas fica por ser um 4/4, porém ele da um gole a mais de desempenho por ter mais 2 cores. Vai valer a pena se achar o i5 por 400-500 reais, caso contrário não vale, mas também se aliar o i5 com uma placa legalzinha roda de tudo, o i5-7600k + rx580 foi uma combinação perfeita pra mim, warzone no alto com 80 fps+, gta5 com mt fps também, CSGO, forza horizon, tudo roda liso liso, sem travamento e com temperatura baixa, tudo depende do valor que encontrar as peças.

15 horas atrás, Malbeck. disse:

 

Sinto em lhe dizer, mas não foi barato

 

 

Até i5 7400 fica em 100% no GTA 5, o jogo é cpu bound total

 

 

Se você tiver 8 GB de ram, esse é o motivo de suas travadas

 

 

 

Depende do jogo, vai ter jogos que vão exigir mais de um e menos de outro, eu tinha um kit parecido com o seu (G4560 e GTX 660TI), e acredito que ta bem equilibrado essa sua combinação, alguns jogos cpu bound irão gargalar, mas de resto é um kit bom para jogar

 

 

Não vale a pena, eu tive um G4560 de 7ª geração, na minha opinião foi o único processador que salvou essa geração, o i3 7100 não tem nem lógica comprar ele, pois é o mesmo desempenho do G4560 praticamente, o i5 7400 é melhor que o G4560, mas não tem uma diferença muito significativa, o i7 7700 é muito caro e tem desempenho de i3 de 10ª que custa 500-600$ em promoções (novo), então na minha opinião o melhor a tu fazer é segurar esse kit, já que ta na mão, usa ele por um tempo e depois troca tudo por gerações novas. Essa é a minha dica.

O I5-7400 é muito melhor que o pentium, o i3 7100 é superior ao pentium também, o mais fraco dessa linha é o pentium... kkkkkk CPU ficar em 100% de uso não vejo muito problema, não é 100% do tempo que acontece isso, no meu PC pelo menos mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, leonardobr_ disse:

i3-6100 pro i5-7500 é uma diferença boa de fps, +20 de fps

Sim, tem diferença, mas ele acabou de comprar o kit dele por 2.600$, eu não vejo lógica ele trocar dnv, gastar mais dinheiro pra ganhar 20 FPS.

 

6 horas atrás, leonardobr_ disse:

I5-7400 é muito melhor que o pentium, o i3 7100 é superior ao pentium também, o mais fraco dessa linha é o pentium

Sim, obviamente. A questão é que o G4560 veio por menos de R$ 300,00 no lançamento. O i3 7100 veio em torno de R$ 600,00. E o i5 7400 veio em torno de R$ 900,00.

 

Se tratando de G4560 vs i3 7100, qual a lógica você pagar o dobro do preço em um processador que não te entrega nem 10 FPS a mais?

 

 

6 horas atrás, leonardobr_ disse:

CPU ficar em 100% de uso não vejo muito problema

Não é problema, o problema é quando isso tira fluidez do jogo, quando limita sua placa de vídeo.

 

A questão é não analisar somente o componente em si, e sim o qual realmente vale a pena em questão de preço, o G4560 foi o processador mais vendido na época em que lançou, isso é um fato. O i3 7100 foi esquecido, só comprou quem comprou em PC montado, ou se comprou separado, era leigo no assunto. O i5 7400 foi muito criticado, pois o valor dele não era compatível com o desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Malbeck. disse:

Sim, obviamente. A questão é que o G4560 veio por menos de R$ 300,00 no lançamento. O i3 7100 veio em torno de R$ 600,00. E o i5 7400 veio em torno de R$ 900,00.

Mas hoje essas peças valem muito menos kkkkkk só garimpar que acha por preço bom, tanto é que não foi à toa que eu vim para nos intel de 7° geração. Achei as peças por valores muito bons e me atendem perfeitamente, ele pode pegar um i5 7500 por 400-500 reais e revender o i3 6100 por 300 reais tranquilamente, logo o gasto não seria grande. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/12/2021 às 14:52, leonardobr_ disse:

Mas hoje essas peças valem muito menos kkkkkk só garimpar que acha por preço bom, tanto é que não foi à toa que eu vim para nos intel de 7° geração. Achei as peças por valores muito bons e me atendem perfeitamente, ele pode pegar um i5 7500 por 400-500 reais e revender o i3 6100 por 300 reais tranquilamente, logo o gasto não seria grande. 

é exatamente isso que estou pensando fazer, vender meu i3 por um preço assim, e pegar o i5 de 7, não vou gastar muito e acho que é um bom quebra galho.
Já a placa de vídeo provavel que eu me fique na 1050 mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, atualizando o tópico, eu achei um I5 6400 por 480 reais na OLX, com cooler.
Acredito que esteja valendo a pena.
Semana que vem eu recebo e esse i5 ai acho que aguentaria muito mais coisa que o i3, que está dando aqueles lagzinhos por ser 2/4
Acham que vale a pena ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
Em 29/12/2021 às 14:22, kowa disse:

Galera, atualizando o tópico, eu achei um I5 6400 por 480 reais na OLX, com cooler.
Acredito que esteja valendo a pena.
Semana que vem eu recebo e esse i5 ai acho que aguentaria muito mais coisa que o i3, que está dando aqueles lagzinhos por ser 2/4
Acham que vale a pena ?

iae maninho. deu tudo certo? tenho uma config parecida (i3 6100 - 1050ti) mas não jogo direto. estou analisando uma atualizaçao custo/benefício

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!