Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, boa noite!

Estou passando por um problema já há alguns meses e estou tentando encontrar uma solução, só que parece que cada vez esbarro com uma coisa nova. kkkkkkk Me ajudem, por favor

Meu setup: I7-6700K / GTX 1080 EVGA Founders Edition / 16 GB RAM DDR4 / Water Cooler DeepCool Gammax 240mm / Fonte Corsair CX600 / SSD + HD

Meu computador estava com um problema de desligamento enquanto eu jogava.

Fiz alguns testes forçando o pc com o Aida64, utilizando 100% CPU e GPU e o PC desliga. Usando apenas 100% CPU o PC se mantém estável, já usando 100% apenas da placa de vídeo ele desliga.

O cooler da CPU foi trocado recentemente, uso um WC de 240mm da DeepCool. O cooler da placa de vídeo está aparentemente rodando normal e ao funcionar em clock máximo sinto o ar quente saindo da placa. O pc tem 3 fans de 120 mm na frente + 1 de 120 mm atrás e o water cooler, portanto acho que o fluxo de ar não seja o problema.

A GPU está chegando em 75º segundo o GPU-Z com HotSpot de 86º máximo. Nessa temperatura é natural desligar o PC?

Outro ponto que estou pensando seria a fonte, pois assim que o PC reinicia não consigo ligar ele novamente, tenho que aguardar alguns minutos para que eu consiga ligar novamente e sempre que ele desliga parece que ele tenta dar uma pegada no tranco, mas acaba desligando.

Poderiam me ajudar, por favor?

Postado

Temos duas suspeitas, GPU e fonte, diga o modelo dela, e se tiver outra fonte, teste com essa outra fonte, e veja a temperatura da GPU no HWMonitor.

Postado
8 minutos atrás, Pepse disse:

Temos duas suspeitas, GPU e fonte, diga o modelo dela, e se tiver outra fonte, teste com essa outra fonte, e veja a temperatura da GPU no HWMonitor.

O ideal é fazer como foi falado aqui, tente pegar uma fonte que suporte a placa, e faça o teste. Espero muito que n seja gpu, porque os preços estão ridículos....

Postado

@MCrowley Sua fonte é antiga, mas é boa. Tem potência muito maior do que o que precisa para esse PC, mas pode estar falhando por desgaste (tem o quê, 8 anos de idade?). As suas temperaturas estão altas sim se tiverem sido observadas durante jogos, mas normais se foi teste de stress. Recomendo que abra o HWmonitor e jogue uns 5 minutos e nos mostre as temperaturas de CPU e GPU dele.

GPU não desliga por superaquecimento facilmente, pois muito antes de chegar a esse ponto ela vai fazer thermal throttling, então eu acredito que essa possibilidade esteja descartada. Vale observar se seu gabinete é bem ventilado, no entanto, pois mesmo que seu problema esteja na fonte, baixar as temperaturas sempre vai aumentar a durabilidade do seu equipamento. Se puder nos mostre através de fotos (tire com qualidade média, no máximo 8 MP) de cada ventoinha instalada no sistema, bem como do radiador do seu WC.

O problema de testar fonte é que você teria que ter outra boa para fazer o teste.

Se estiver usando estabilizador, ele teria muito mais chances de ser o culpado do que a fonte. Se tiver um, desconecte tudo dele e jogue ele no lixo, pois estabilizadores são lixo tecnológico que só fazem danificar seu PC. Se tiver filtro de linha teste sem ele. Se estiver usando adaptadores ou Ts na tomada, remova e troque a tomada, ou o cabo, e nunca mais use adaptadores e Ts. O correto é a tomada ser 100% compatível com seu filtro de linha, sem truque de quebrar o terceiro pino, e os demais cabos tem que ser 100% compatíveis com o filtro.

Postado

@Pepse Vou buscar realizar o teste com outra fonte em breve.

@Eduardosv Espero que não também, to sem condição nenhuma de comprar outra agora kkkkkk

@WOZ Dods Ela tem cerca de 6 anos. O throttling faria dar umas travadas no game, né?! Isso eu realmente não senti em momento algum, o PC simplesmente apaga. Vou testar o que disse e ir monitorando enquanto jogo e retorno com alguma novidade. Sobre o filtro, utilizo um da clamper que comprei junto com o PC, ainda não testei sem o filtro de linha, mas vou fazer também para verificar.

Muito obrigado a todos pelas dicas.

• Curtir 1
Postado

@MCrowley Seria o jogo perder desempenho em algum momento por que a GPU reduziu a performance para não se danificar. Use o Rivatuner para monitorar o tudo que puder com log gravado em arquivo em tempo real. Isso talvez lhe dê uma ideia do que aconteceu no momento do desligamento.

Postado

@WOZ Dods Tirei o PC do filtro de linha e usei o log do GPU-Z enquanto jogava, novamente o PC desligou tenho agora uma temperatura.

A maior temperatura registrada durante esse período foi de 69.8 ºC na GPU com um Hot Spot de 80.1º C máx. e 53 ºC na CPU. No momento em que o PC desligou a temperatura era de 67.8 ºC com Hot Spot 78.8 ºC e 46º C na CPU. Com isso acho que podemos descartar a hipótese de ser a placa?

• Curtir 1
Postado

@MCrowley Viu alguma alteração nas frequências? Na minha visão, creio que seja fonte. Faça um teste de estabilidade do aida 64 e monitore a potência de cada componente. Faça um teste de estresse na VGA no furmark para tentar isolar ela da equação. Em idle não ocorre desligamentos né? 

Postado
1 hora atrás, MCrowley disse:

A maior temperatura registrada durante esse período foi de 69.8 ºC na GPU com um Hot Spot de 80.1º C máx. e 53 ºC na CPU. No momento em que o PC desligou a temperatura era de 67.8 ºC com Hot Spot 78.8 ºC e 46º C na CPU. Com isso acho que podemos descartar a hipótese de ser a placa?

Hotspot costuma ser no VRM, apesar de não ser universal. VRM até 100° costuma ser normal, então isso está ok. Seu problema parece mesmo ser outro. Não tem nenhuma outra fonte de colegas para usar em testes? Dá para fazer isso sem ter que remover a fonte do outro PC, basta colocar os dois em paralelo e conectar os cabos do doador no receptor e botar para funcionar. Realmente acho que seu problema está ou na fonte ou na MB. Se quiser evitar transtornos desnecessários, bem pode testar memórias e armazenamento antes, com os programas memtest86 e crystaldiskinfo respectivamente. 

À parte disso, ainda tem que testar se não há algum periférico, algum fator menor, que possa estar causando o problema. Entenda que qualquer dispositivo USB que esteja em curto vai causar o desligamento, ou até congelamento, do PC. Similarmente, temos muitos periféricos de baixa qualidade no mercado que podem, e comumente vão, falhar prematuramente.

Postado

@Eduardosv  Monitorando a potencia no Aida chegava a quase 300 W isso stressando apenas a GPU. Vou dar uma olhada no furmark pra ver também. Tmj

@WOZ Dods Beleza, essa semana ainda vou estar providenciando uma outra fonte com um amigo para fazer um teste e retorno com a posição. Vou testar o que você apontou também por desencargo de consciência. Tmj

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!