Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenha em mente que baterias de lítio ficam muito sensíveis quando mais estiverem  com a carga acima de 80%. Lembre-se que para as fábricas é interessante aumentar a autonomia das baterias mas diminuir sua vida útil. Principalmente agora que as baterias não são mais removíveis smartphone com bateria ruim ou vai precisar de assistência técnica cara ou vai ser descartado e um novo vai ser comprado. Por isso a tendência do smartphone é dar excesso de carga, ou seja, acima de 4,2 volts.  

O pior veneno: usar o smartphone  conectado no carregador com a bateria a 100%. Se o aplicativo que você usar exigir mais energia do que o carregador fornece vai dar pequenas descargas na bateria, por exemplo, a carga da bateria cai pra 98% e após o consumo cessar volta a 100%. É muito  pior do que descarregar completamente já que o celular se desliga quando a tensão da bateria cai abaixo de 3,7 volts. Você pode usar o smartphone enquanto está carregando mas desligue o carregador quando a bateria ultrapassar 80% de carga.

Não é fácil mas sempre que possível mantenha a carga da bateria entre 20 e 80%, evite chegar a 100%.
Se puder carregue usando uma porta USB de um computador ou notebook. A carga é lenta e você tem mais chance de impedir que a carga chegue a 100%. Só use o carregador quando tiver pressa. 

Fazendo isso minhas baterias têm durado mais de 4 anos. 

• Curtir 1
Postado
19 horas atrás, Andreas Karl disse:

Tenha em mente que baterias de lítio ficam muito sensíveis quando mais estiverem  com a carga acima de 80%. Lembre-se que para as fábricas é interessante aumentar a autonomia das baterias mas diminuir sua vida útil. Principalmente agora que as baterias não são mais removíveis smartphone com bateria ruim ou vai precisar de assistência técnica cara ou vai ser descartado e um novo vai ser comprado. Por isso a tendência do smartphone é dar excesso de carga, ou seja, acima de 4,2 volts.  

O pior veneno: usar o smartphone  conectado no carregador com a bateria a 100%. Se o aplicativo que você usar exigir mais energia do que o carregador fornece vai dar pequenas descargas na bateria, por exemplo, a carga da bateria cai pra 98% e após o consumo cessar volta a 100%. É muito  pior do que descarregar completamente já que o celular se desliga quando a tensão da bateria cai abaixo de 3,7 volts. Você pode usar o smartphone enquanto está carregando mas desligue o carregador quando a bateria ultrapassar 80% de carga.

Não é fácil mas sempre que possível mantenha a carga da bateria entre 20 e 80%, evite chegar a 100%.
Se puder carregue usando uma porta USB de um computador ou notebook. A carga é lenta e você tem mais chance de impedir que a carga chegue a 100%. Só use o carregador quando tiver pressa. 

Fazendo isso minhas baterias têm durado mais de 4 anos. 

Na Apple a recomendação é diferente. Recomendam carregar até o máximo de vez enquando, ir a zero até o iphone desligar. Tenho um iPhone 7 Plus antigo (comprei em 2016, ou seja, há mais de 5 anos) e até hoje está operacional e sempre carreguei ele até 100% de carga. Não tenho nenhum problema de bateria e jamais deixei de carregar totalmente o aparelho. Normalmente, só carrego abaixo de 10%. Inúmeras vezes usei o celular carregando ele ao mesmo tempo (carregador original). É verdade que a "as costas" do iphone aquece bastante quando uso o iphone carregando, mas a bateria está viva e funcional mesmo depois de 5 anos. Enfim, não tenho problema de bateria. Acho que estes regras que você colocou são no mínimo polêmicas...

Postado

@MarceloBCS

Vou colar alguns trechos traduzidos do site  https://www.howtogeek.com/423451/how-ios-13-will-protect-your-iphones-battery-by-charging-to-80

Como o iOS 13 economiza a bateria do seu iPhone (por não carregá-lo totalmente)

JOSH HENDRICKSON @canterrain

Atualizada 18 de setembro de 2019, 4:45 pm EDT

Kaspars Grinvalds / Shutterstock

As baterias de íon-lítio, como as dos iPhones, têm uma vida útil mais longa se você não carregar acima de 80%. Mas, para durar o dia, você provavelmente quer uma carga completa. Com o iOS 13, a Apple pode oferecer a você o melhor dos dois mundos.

iOS 13 irá carregar até 80% e esperar

A Apple anunciou o iOS 13 na WWDC 2019. Escondida na lista de recursos extras estava uma nota sobre "otimização da bateria". A Apple diz que vai “reduzir o tempo que seu iPhone fica totalmente carregado”. Especificamente, a Apple evitará que seu iPhone carregue acima de 80% até que você precise dele.

Outro Trecho:

As baterias de íon de lítio carregam até 80% da carga total mais rápido do que as tecnologias de bateria anteriores. Para a maioria das pessoas, 80% é o suficiente para sobreviver ao resto do dia, portanto, dá a você o que você precisa mais cedo. Ele também não tem o temido “efeito memória” que faz com que a bateria perca o controle de sua capacidade total.

No entanto, em vez de ter um problema de memória, o íon de lítio tem um problema de ciclo de carga máximo. Você só pode recarregar a bateria um certo número de vezes, e então ela começa a perder capacidade. Não é apenas carregar de zero a 100% que conta como uma carga completa. Se você carregar de 80 a 100% cinco dias consecutivos, essas cargas de 20% somam um “ciclo de carga completo”.

Não apenas descarregar a bateria a zero e depois carregar a 100% prejudica sua bateria no longo prazo, mas sempre carregar a bateria também não é bom para isso. Ao permanecer próximo a 100%, você corre o risco de superaquecer a bateria (o que pode causar danos). Além disso, para evitar que a bateria “sobrecarregue”, ele interrompe a carga por um tempo e, em seguida, inicia novamente.

Isso significa que se você carregar seu dispositivo durante a noite após atingir 100%, ele cairá para 98 ou 95%, recarregará até 100% e repetirá o ciclo. Você está usando seus ciclos de carga máximos, mesmo sem usar ativamente o telefone.

• 2 semanas depois...
Postado

Olha, essas dicas todas são ótimas na teoria mas na prática são difíceis de seguir “ao pé da letra”. Eu já deixei meu celular zerar várias vezes e já deixei ele chegar a 100% várias vezes. Não é porque algumas vezes zerou e algumas vezes chegou a 100% que sua bateria está condenada, isso demora pra acontecer. Portanto não faça das dicas mais uma neura nessa nossa vida neurótica e complicada, use quando for possível. Um power bank ajuda a administrar melhor a hora de carregar e parar mas é mais um treco pra levar pra lá e pra cá e se preocupar em carregar. O que eu considero que mais estraga a bateria é o mais fácil de evitar: botar o celular pra carregar na hora de dormir e só tirar da carga de manhã quando acordar. Em 2 horas a bateria tá a 100% e o resto da noite fica recebendo micro cargas. Eu estraguei a bateria de dois notebooks (e vários amigos também), por deixar eles direto na tomada, usei eles na bateria pouquíssimas vezes mas, mesmo assim a carga das baterias agora não dura mais do que meia hora. Me falaram que nos notes mais novos o sistema mudou (será?) mas nos meus quando a carga das baterias caia pra 96% já recarregavam pra 100. Tem gente que põe despertador pra ligar ou desligar a carga do celular durante o sono, eu uso minhas acordadas pra visitar o banheiro kkk.

Uma coisa que não tem a ver com carga mas pode estragar a bateria é temperatura excessivamente baixa ou alta. A menos que você more no sul chegar perto de zero é difícil. Mas basta uma exposição prolongada ao sol pra bateria inchar e aí adeus.

• Curtir 2
Postado
Em 06/01/2022 às 20:35, Andreas Karl disse:

Olha, essas dicas todas são ótimas na teoria mas na prática são difíceis de seguir “ao pé da letra”. Eu já deixei meu celular zerar várias vezes e já deixei ele chegar a 100% várias vezes. Não é porque algumas vezes zerou e algumas vezes chegou a 100% que sua bateria está condenada, isso demora pra acontecer. Portanto não faça das dicas mais uma neura nessa nossa vida neurótica e complicada, use quando for possível. Um power bank ajuda a administrar melhor a hora de carregar e parar mas é mais um treco pra levar pra lá e pra cá e se preocupar em carregar. O que eu considero que mais estraga a bateria é o mais fácil de evitar: botar o celular pra carregar na hora de dormir e só tirar da carga de manhã quando acordar. Em 2 horas a bateria tá a 100% e o resto da noite fica recebendo micro cargas. Eu estraguei a bateria de dois notebooks (e vários amigos também), por deixar eles direto na tomada, usei eles na bateria pouquíssimas vezes mas, mesmo assim a carga das baterias agora não dura mais do que meia hora. Me falaram que nos notes mais novos o sistema mudou (será?) mas nos meus quando a carga das baterias caia pra 96% já recarregavam pra 100. Tem gente que põe despertador pra ligar ou desligar a carga do celular durante o sono, eu uso minhas acordadas pra visitar o banheiro kkk.

Uma coisa que não tem a ver com carga mas pode estragar a bateria é temperatura excessivamente baixa ou alta. A menos que você more no sul chegar perto de zero é difícil. Mas basta uma exposição prolongada ao sol pra bateria inchar e aí adeus.

Exatamente. E outra... Tem muita gente que o celular quebra antes mesmo da bateria dar problema. Conheço casos de pessoas com pane de celular depois de 2 anos, ou seja, sistematicamente trocam o celular a cada 2 anos por problemas (LG e Samsung da minha mãe e da minha irmã nunca passam de 2 anos sem ter uma pane interna, mesmo sem qualquer acidente). Logo, ter neura com a bateria nem parece fazer qualquer sentido prático, no mundo real...

Postado

Existem 3 coisas que degradam baterias:

-Carga muito alta ou muito baixa (uso meu celular entre 30% e 70% por exemplo)

-Temperatura (mesmo durante o carregamento rápido, por exemplo)
-Tempo: Mesmo sem ciclos, a bateria se desgasta armazenada, MENOS quando esta por volta de 50% e MAIS quando se distancia deste número.

Então...

Não jogue no seu celular (além de ser uma experiência tosca, esquenta o aparelho e consome muita bateria)
Use carregadores lentos (vida útil da bateria aumenta por esquentar menos)
Não durma com aparelho em 100% ou em zero.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!