Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tentando entender a anatomia do SSD falso (fake)


Pincipi

Posts recomendados

@Pincipi Os NVMe não darão certo, este controlador é o Realtek RTS5732DLQ se não me engano

Seu SSD está com partição iniciada e sem estar inicializado? Pois para melhor taxa de sucesso do programa ele precisa estar do jeito que mencionei, eis um vídeo que gravei:

 

@goms Sim a marcação "29F" simboliza NANDs da Intel em parceria com a Micron, também conhecidos como IMFT

Acredito que este dies 29FSRHB2LACTM7 sejam Modelos B16A ou B17A da Micron

B16A são dies de 256Gb (32GB) e os B17A 512Gb(64GB)

Através deste link você consegue reprogramar o firmware do SSD para mostrar sua real capacidade caso queira
https://www.usbdev.ru/files/realtek/rts5732dlssdmp/

 

Minha sugestão deixe o SSD como menciono no vídeo para depois tentar com o software, pois precisa saber se são dies B17A ou B16A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 05/04/2023 às 07:31, Detetive Virtual de SSDs disse:

Seu SSD está com partição iniciada e sem estar inicializado?

Não alocado, não inicializado e com a tarja preta igual aparece na tela. Eu não tenho mais acesso ao SSD falso, já foi devolvido mas, comprei outro e o vendedor jura de pés juntos que é autêntico e que vai ser detectado pelo KMS, veremos quando chegar!

Chegou e é autêntico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • mês depois...
  • Membro VIP
42 minutos atrás, mateus adriel disse:

poderia me ajudar a arrumar um sdd igual o seu porém versão hp de 1tb?

Sim, claro, será um bom desafio.

Acredito que para ficar mais no assunto do post seria bom ter:

- Qual a roupa que ele está usando ou o que vem escrito do lado de fora, uma imagem seria ideal.

- Qual o problema que ele está apresentando.

- Qual a identificação dos componentes dele, uma imagem seria ideal.

- Qualquer informação que já tenha obtido antes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Detetive Virtual de SSDs  @Pincipi To com um SSD igual, usei a flash id da realtek, a unica que mostrou mais coisas

Sem título.png

WhatsApp Image 2023-07-16 at 14.41.06.jpeg

10 minutos atrás, vinicius_n15 disse:

@Detetive Virtual de SSDs  @Pincipi To com um SSD igual, usei a flash id da realtek, a unica que mostrou mais coisas. queria uma ajuda para tentar arrumar isso

Sem título.png

WhatsApp Image 2023-07-16 at 14.41.06.jpeg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Pincipi disse:

Talvez seja um Netac:

https://smarthdd.com/database/Netac-SSD-1TB/VA001CBN/

A imagem é muito parecida com a imagem do meu, muda apenas o detalhe da marca a laser que descaracterizou a controladora.

É que eu tava procurando alguma firmware que fosse do armazenamento real desse SSD, porque ele não tem 1tb 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Pincipi disse:

Vamos torcer que a database deste MPTools suporte estes Dies da Micron pois este oficialmente são para Hynix 3D TLC V4 72-Layers.

Porém você pode usar os .bin files de outros MPTools junto de outros profiles e utilizar nessse MPTools deste controlador

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Apenas com intuito de contribuir para o tópico, fiz a postagem de um post no the overclocking page
https://theoverclockingpage.com/2023/08/20/SSD-xiaomi-sa500-1tb-e-uma-cilada-bino-a-nova-onda-de-ssds-fake-no-aliexpress-anatomia-de-um-SSD-falsificado/

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Detetive Virtual de SSDs disse:

Apenas com intuito de contribuir para o tópico, fiz a postagem de um post no the overclocking page
https://theoverclockingpage.com/2023/08/20/SSD-xiaomi-sa500-1tb-e-uma-cilada-bino-a-nova-onda-de-ssds-fake-no-aliexpress-anatomia-de-um-SSD-falsificado/

Essa foi uma enorme contribuição e me ajudou muito a tentar entender como as coisas ocorrem e a parte de tentar identificar a controladora ainda é um mistério para mim porque não detenho conhecimentos básicos para chegar perto, depois vem a parte do software e do SSD Card Opener que muito me interessou o resultado de poder utilizar o Fake como ele realmente é.

Isto é a base de meu interesse:

Em 25/12/2021 às 22:46, Pincipi disse:

estou tentando entender como fazem isto e como tentar desfazer, tipo igual a um pendrive falso que após identificado, se pode tentar atualizar a firmware e usar normalmente.

Um post apresentando o produto com links de compra e forma de utilização seria algo fenomenal para mim porque poderia abrir portas de outras maneiras ou tentativas de recuperação de SSDs com algum defeito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/03/2023 às 17:43, Artur Portella disse:

Não sei se ajuda ainda, MAS...

Comprei um SSD desses marba sem DRAM da marca XrayDisk de 512 GB - Módulos Hynix de 512Mbit com 8 no total, sendo 2 para cada canal (a YS9082HC possui 4 canais). Instalei num Macbook pro antigão que eu tinha pra dar um pouco de sobrevida pro coitado. Infelizmente a bateria morreu o que dificultava na hora de ligar esse MBP. Nessas minhas tentativas de ligar (o que fazia o computador dar pequenos picos de alimentação), os arquivos básicos que são gravados na controladora morreram e ele entrou em modo de emergência (led de status aceso e o led ROM piscando intermitentemente). Li todo o Datasheet dessa controladora e já estava quase criando um flash tool em C pra essa tranqueira. Um SSD desse é barato mas sou totalmente contra jogar coisa fora quando sei que ela é recuperável.

Entrei no vídeo acima por procurar muito na internet, acabei caindo no USBdev.ru e por fim, tive que dar um pequeno "patch" no programa MPTool, já que é uma ferramenta usada pelo fabricante para escrever em massa as imagens nesses SSDs.

https://drive.google.com/file/d/1ylsqGSP37BnGMQSRwvm_1C3ZnxDD6m2l/view?usp=share_link

O que fiz foi:

  1. Obter uma versão com todos os módulos disponíveis pro YS9082HP (Esse leak é bem bom, mas infelizmente não servia pra variante de final C)
  2. Migrar os arquivos de configuração que fazem as opções aparecerem no menu (consequentemente o autodetect de módulos flash dessa ferramenta)
  3. Me deparar com um erro chato pra caramba de "check CFG Fail" e "blablabla Tamper blablabla Forbiden" o que me tirou o sono 🤬
  4. Remover a trava que bloqueia o aplicativo se o MD5 dos arquivos mudarem (reprogramei o binário .EXE 🧐 para ignorar essas checagens e remover as mensagens de erro quando alterava os arquivos) - Detalhe que algumas versões vazadas tem um programa chamado UpdataMD5CheckCfg.exe - mas aparentemente escreveram ele pra recalcular o MD5 pra uma versão específica desse MPTool, não consegui entender o código que escreveram ele e nem o que ele faz direito.
  5. Conectar o SSD na alimentação com os terminais de program mode da controladora em curto (Usei uma pinça de SMD pra isso) - Você pode ver no vídeo os terminais, mas geralmente é sem erro, são dois furos próximos (veja a imagem anexada)
     

Profit! Agora você pode regravar a rom para maioria dos chips flash ligados a uma YS9082HC. Se precisarem tenho pra YS9082HP também.

É um SSD de baixo custo, não possui DRAM e infelizmente tem um suporte bem limitado. Mas consegui recuperar meu SSD assim, e ele tá funcionando perfeitamente igual a forma que estava quando comprei. Infelizmente perdi todos os dados (e consequentemente o setup mega-complicado que eu tinha feito pro OpenCore Patcher funcionar no meu macbook).

Dicas - Se der erro de flash, troque as configurações do perfil que está salvo, ele vai pedir senha, só dar ENTER (senha em branco) e selecionar AUTO que teoricamente deve reconhecer (esse patch desbloqueia todos os módulos disponíveis pra flash). O processo de regravação leva de 30segundos a 1 minuto. Se for mais rápido que isso, der sucesso e o disco continuar sem ser reconhecido, troque de multi plane para Single Plane na aba Parameter.

Se precisarem de suporte nisso, dêem um grito, eu ajudo a ajustar a ferramenta para escrever nesse chip aí. Sucesso total.

ssd.png

Opa amigo, estou com um problema aqui que não encontro pra o meu SSD XrayDisk, já ia jogar fora mas a esperança de não precisar fazer isso é maior, o meu é esse YS9082HP com chip de memória PF710 não consigo encontrar uma FW pra corrigir ele, identifica no windows, mas não formata, não cria partição, encontrei um MPTools pra a controladora mas não com a mesma nand, se você tiver nos seus arquivos eu vou lhe ser muito grato, tb tenho um Goldenfir com o mesmo sintoma 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP
14 horas atrás, daniel.ghisleni disse:

onde começar pra tentar transformar esse SSD fake em algo utilizável?

Eu imagino que o primeiro passo já foi dado, que é abrir a caixa dele e ver o que tem dentro, o próximo passo ou etapa seria identificar a controladora anotando o que está escrito nela mas, a sua também foi descaracterizada pelo laser e restou a possibilidade de trabalhar com o que vem escrito nas memórias e tentar descobrir qual controladora é geralmente associada a ela e ir testando as ferramentas disponíveis uma a uma até que surja algum resultado, na base de tentativa e erro.

Essa memória tem o símbolo da Intel e está escrito 29FSRHB2LBETM7, numa pesquisa no google apareceram apenas três resultados, um deles traduzido é o seguinte:

https://www-usbdev-ru.translate.goog/f/index.php?topic=11303.0&_x_tr_sl=auto&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=wapp

Se ler o tópico vai ver que se trata de um caso idêntico ao seu em que o usuário foi tentando as alternativas e lá pelo post 25 chegou à identificação:

tela.jpg.a9457632b81d78788a236332be72ed47.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@daniel.ghisleni Eu começaria rodando o Flash ID usando as ferramentas de controladores Realtek, e depois pode seguir o passo a passo que escrevi sobre SSDs fake como este
https://theoverclockingpage.com/2023/08/20/SSD-xiaomi-sa500-1tb-e-uma-cilada-bino-a-nova-onda-de-ssds-fake-no-aliexpress-anatomia-de-um-SSD-falsificado/

Como se trata dos Dies B17A, ja tem no USBDEV.RU o firmware para esse controlador + NANDs, portanto pode baixá-lo direto sem precisar realizar modificações nos arquivos .INI

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Encontrei esse tópico pois comprei um SSD Sandisk Ultra 3D falsificado pelo Mercado Livre, e a controladora(ys9082hp) dele me trouxe aqui. Eu só descobri que era falsificado porque entrei no site da sandisk e o site não aceitou o serial number para ativar a garantia. Quando recebo um SSD sempre testo com CrystalDiskMark. Sobre o teste de velocidade, não me causou surpresa, tinha 540 de leitura e 460 de escrita, valores menores do que o específicado mas não achei alarmante.

Quando o serial number não foi aceito, comecei a saga para ir mais afundo sobre a origem dele.

No CrystalDiskInfo ele estava saudável:

copy-diskinfo.png.609bd497cf504121d1b68c29f964ab2b.png

Eu já tinha instalado windows nele e o que percebi de estranho foi o serial number que difere do que está na parte física, e esse Total Host Reads e Total Host Writes que me parece algo bastante elevado.

O que me surpreendeu é a velocidade dele ser boa, ele vir na caixa da sandisk bonitinho com manual de garantia, até com um papel indicando para entrar no site e ativar a garantia, veio também em um plastico transparente com um papel filme lacrado:

20231201_185623.thumb.jpg.102815b225516be5c9eab5f14246eaa5.jpg

 

Pelo fato dele ter vindo assim e a loja emitir nota fiscal etc, fiquei muito confuso se era falsificado mesmo, demorei bastante tempo procurando. Inclusive enviei email para a sandisk e vão me retornar, mas agora tenho certeza que é falsificado com todas as informações.

20231201_170114.thumb.jpg.b6e1d850d4381c9c9bfd1b861d39428e.jpg

E aqui as fotos dele aberto, os chips de memória editei na foto pois parece que tentaram apagar mas ainda é visível se eu olhar com muita luz por um angulo baixo.

20231201_171159.thumb.jpg.3c6130cb5ee1fb285359edf036f203ae.jpg20231201_182803.thumb.jpg.a4d690b1b6f5d6d4a3dd140e2cb75b74.jpg

 

Segundo a lista que vocês colocaram, o controlador é de um Xraydisk, mas vou pesquisar um pouco mais as informações.

Por sorte, percebi que era falsificado antes dos 7 dias para troca, segunda-feira é o ultimo dia que posso pedir devolução, então vou retornar ele. Apesar de que acho que eu nem devia ter esse trabalho, o mercadolivre deveria apenas me reembolsar e punir a loja que vendeu.

Gostaria de agradecer ao Pincipi pelo post e suas avaliações sobre os ssds falsificados. Resolvi faster esse comentario para ajudar quem está com o mesmo problema com um SSD sandisk.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!