Ir ao conteúdo

Componentes eletrônicos variáveis de forma digital?

Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Postado

Planejo construir um transmissor AM a válvula, não para criar uma rádio ou algo do tipo mas apenas por hobbie, sei que normalmente se usa um circuito LC com um capacitor variável para definir a frequência, mas estava pensando em criar um painel digital, sou programador então posso programar um micro controlador se preciso, mas como um circuito digital pode variar uma capacitância ou resistência? Quero dizer, potenciômetros e capacitores variáveis tem partes móveis, mas e um circuito integrado? Como ele faz isso? Vi aqui no fórum sobre utilizar varicaps, mas só encontrei aqueles dispositivos de entrada coaxial de televisores de tubo.

• Membro VIP
Postado

você quer variar uma faixa de frequencia digitalmente é isso? Ideia: vá por partes. 1º procure/pesquise/entenda/etc o oscilador variando sua freq com potenciômetro comum mesmo. Depois procure/pesquise/entenda/etc por um potenciômetro digital ..(. deduza o resto...)

Há looong time ago fiz um tx a válvula bem minimalista com 1 válvula. Algo como...

tel0169_0001.png

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/telecomunicacoes/13003-transmissor-de-alta-potencia-valvulado-para-ondas-medias-e-curtas-tel169.html

De potência bem elevada, me lembro de ter queimado a mão na antena. Te adianto que trabalhar com freq e potência alta é bem desafiador e requer muitos calos no ramo. Algo como o amigo @aphawk possui e mesmo assim acho que até hoje ainda esfola um pouco as mãos 😁

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@.if Realmente é algo parecido que procuro, devo supor que um capacitor variável digital funcione de maneira diferente, porém ainda sim pesquisando por capacitor variável digital, apenas encontro uma pessoa que fez uma pergunta semelhante.