Ir ao conteúdo

Componentes eletrônicos variáveis de forma digital?

Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Postado

Planejo construir um transmissor AM a válvula, não para criar uma rádio ou algo do tipo mas apenas por hobbie, sei que normalmente se usa um circuito LC com um capacitor variável para definir a frequência, mas estava pensando em criar um painel digital, sou programador então posso programar um micro controlador se preciso, mas como um circuito digital pode variar uma capacitância ou resistência? Quero dizer, potenciômetros e capacitores variáveis tem partes móveis, mas e um circuito integrado? Como ele faz isso? Vi aqui no fórum sobre utilizar varicaps, mas só encontrei aqueles dispositivos de entrada coaxial de televisores de tubo.

• Membro VIP
Postado

você quer variar uma faixa de frequencia digitalmente é isso? Ideia: vá por partes. 1º procure/pesquise/entenda/etc o oscilador variando sua freq com potenciômetro comum mesmo. Depois procure/pesquise/entenda/etc por um potenciômetro digital ..(. deduza o resto...)

Há looong time ago fiz um tx a válvula bem minimalista com 1 válvula. Algo como...

tel0169_0001.png

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/telecomunicacoes/13003-transmissor-de-alta-potencia-valvulado-para-ondas-medias-e-curtas-tel169.html

De potência bem elevada, me lembro de ter queimado a mão na antena. Te adianto que trabalhar com freq e potência alta é bem desafiador e requer muitos calos no ramo. Algo como o amigo @aphawk possui e mesmo assim acho que até hoje ainda esfola um pouco as mãos 😁

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@.if Realmente é algo parecido que procuro, devo supor que um capacitor variável digital funcione de maneira diferente, porém ainda sim pesquisando por capacitor variável digital, apenas encontro uma pessoa que fez uma pergunta semelhante.

Foi graças ao Newton que comecei a aprender eletrônica no início da minha adolescência, lembro de ter tentado criar um transmissor naquela época mas nunca encontrei um capacitor variável para comprar, hoje em dia vou tentar novamente porém valvulado já que eu nunca vi uma, o que me preocupa é o fato dela trabalhar com tensão mais elevada que um transistor. 

• Membro VIP
  • Solução
Postado

De fato minha ideia seria um potenciômetro=resistor e não capacitor variável. Mas pra h.f. penso o melhor é variar o capacitor (varicap) ou indutor mesmo. .. o que me dá uma outra ideota: imagine um motor com motorredutor controlado pelo mc  atuando num capacitor variável (clique) 😁

CV2.jpg

Há também o conceito de pll que a grosso modo conecta o mundo digital com o analógico da geração de frequencia mas não somo muito neste caso e pode nem ser a técnica apropriada pro seu dilema.

• Curtir 2
Postado
3 horas atrás, Samuel Ives disse:

mas como um circuito digital pode variar uma capacitância ou resistência?

O segredo é o diodo varicap. 

De maneira errada, chamam o seletor de canais de TV de varicap, justamente porque tem vários diodos desse tipo dentro do dispositivo. 

O diodo varicap tem uma baixa capacitancia que podemos fazê-la variar aplicando valores diferentes de tensão no tal diodo. 

Existem os diodos e os circuitos integrados dedicados a variar a tensão/capacitancia de acordo com as frequências de AM e FM para recepção de sinais. 

Para transmissão obviamente precisamos adaptar os circuitos, mas o princípio de funcionamento é basicamente o mesmo. 

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

@Samuel Ives

Já lhe adianto que usar tal circuito sem você ter uma licença como radioamador é algo proibido. E ainda assim, nós radioamadores não podemos transmitir na faixa comercial de AM, que vai de cerca de 530 KHz até 1600 KHz.

Não existe um “capacitor” digital, o que existe é mudar o indutor conforme a frequência de transmissão. A cada faixa que você pretende usar de frequência, é selecionado um diferente indutor de acoplamento com a saída de antena.

voce precisa básicamente do seguinte : um circuito gerador de frequência programável, que gere sinal senoidal ( idealmente ), amplificar esse sinal, e acoplar ele a uma antena.

Ja que você é um programador, que tal isto :

https://electronics.pl7.de/home/dds-sine-signal-generator-for-am-modulation-from-1-Hz-to-40-MHz-with-an-ad9850-or-ad9851-an-atmega328-and-an-arduino-firmware/

Isto é uma pequena alteração em um módulo DDS baratinho que permite todo o controle digital da frequência de transmissão, com a saída senoidal já modulada em amplitude !

A saída tem baixa amplitude, então tem de ser aplicada a um amplificador de RF, por exemplo um amplificador classe C usando um Mosfet já vai lhe dar cerca de uns 20W sem dificuldade, o que implica em usar uma antena com impedância adequada para o amplificador.

Só como curiosidade… já viu uma antena comercial para transmissão de AM ? É enorme, e se fizer uma pequena vai ter de mudar totalmente a impedância de acoplamento do circuito transmissor, já sabendo que terá um rendimento muito baixo do sistema.

Mas é aquí que a coisa complica : fazer um amplificador de RF que consiga entregar potência em uma faixa tão ampla de frequência como a faixa de AM comercial sem ter algum tipo de re-sintonia manual do tanque de saída eu não sei como se faz ….  Nossos rádios são projetados para uma variação bem pequena de frequência dentro da banda que escolhemos, e assim eles mantêm o tanque de saída fixo para cada banda. 

Para começar a ter algo amplificado, veja aqui :

http://pages.suddenlink.net/wa5bdu/dds_amp.htm

Creio que você já tem como continuar o seu projeto …. Mas vai ter de pesquisar um pouco ainda !

Paulo

• Curtir 2
  • Amei 1
Postado

@aphawk Sim, eu sei que RF tem que ser homologada e autorizada pela anatel, não pretendo fazer uso comercial, apenas algo que abranja o terreno da minha casa mesmo só por diversão, não deve ficar nem 30 minutos funcionando, não é possível que a anatel venha na minha casa dizer o que posso transmitir ou não na minha casa e que eu preciso de autorização para transmitir no que é meu, já vi esse tipo de antena sim, na verdade acho bem curiosa uma antena trabalhar com alta tensão e transmitir pelo solo usando os radiais, eu não entendo como funciona uma antena, mas eu to falando de transmitir por 5 ~10 metros de distância, eu me lembro que um transmissor básico funciona com um oscilador para gerar a frequência da "emissora" um modulador que ainda tenho que estudar o funcionamento e um amplificador de RF para saída do sinal.

@Renato.88 Sim, foi por isso que parei de pensar nele, pois só vinha na mente aquele dispositivo com uma blindagem de alumínio e uma entrada coaxial

@.if Era desses que nunca achava pra comprar, e nem os trimers, o @Renato.88 tirou a confusão da minha cabeça do que era realmente o varicap, eu acho que vou acabar utilizando o mecânico mesmo para facilitar minha vida

@aphawk Tirando aquela antena com radiais que falei a mais diferente que vi até hoje é a da rádio nacional da Amazônia, elas me parecem mais uma subestação do que antenas, é surreal pensar que ela manda sinal até a Finlândia e Japão, vai ser muito triste se a AM for realmente extinta e ter que desativar elas ou derrubar como já vi em alguns vídeos, esse é um do motivos de querer criar um pequeno transmissor AM, quero preservar um pouco da história analógica.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

É isso aí amigo. Vale mais pela adrenalina sim. Mas vejamos...

-Paulão e a legislação têm razão: você não pode e nem deve transmitir sinal à revelia. Pode interferir nas estações ou nos rádios de polícia, bombeiros, emergências e afins.

-Pra esta distância nem precisa ser valvulado e claro nem vai transmitir áudio a 3m né. Um simples ci já prontinho e mastigadinho dá conta. P.ex. aqueles módulos tx e rx 433MHz. Caso o foco seja áudio mesmo, um simples transmissorzinho fm com 1 transistor numa caixinha de fósforo dá mais de 100m.

-Um tx de r.f. geralmente não precisa varrer uma grande faixa. De fato deve ser uma freq fixa como disse o amigo Paulão. É menos trabalhoso pros ajustes.

-Ao amplificar r.f. pra antena, o sinal tem mania de querer voltar e realimentar a etapa osciladora, a pré amplificadora e etc e causar uma quizumba qualquer. Fico a imaginar o desgaste do projetista dos anos 60...70 que trabalhou com válvulas a 30Ghz! (e aí Paulão.. como foi pra você? 😁) Ou seja, são algumas etapas de aprendizado a cumprir ou seja este ramo de r.f. não é pra meros mortais igual nós (eu!).

Mas não desista! Continue os estudos e faça alguma diferença positiva ok? 😉

• Curtir 1
Postado

@.if Com toda certeza um transistor ou CI facilitaria, mas eu sou de 98, nunca vi uma válvula na minha frente, queria fazer algo com uma, eu não sabia dessa das ondas dos policiais, achava que utilizavam outro tipo de onda que não fossem usadas por rádios, televisores ou telecomunicações, mas acha que é realmente possível um transmissor com alcance de 10m atrapalhar os sinais deles? Provavelmente vou usar uma faixa de alguma emissora que vai ser extinta pelo decreto.

Outro dia vi esse transmissor, obviamente de potência comercial, eles modificaram ele para uma potência que de o alcance 15 metros para não infligir a lei (não sei da procedência), talvez eu faça um rádio galena normal como no vídeo para receber, mas como eu disse, ele deverá passar a maior parte da vida desligado até que algum curioso que nunca viu um rádio ou não saiba como funciona poder conhecer.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, .if disse:

Fico a imaginar o desgaste do projetista dos anos 60...70 que trabalhou com válvulas a 30Ghz! (e aí Paulão.. como foi pra você? 😁)

KKKKKK eu quase não mexi com válvulas ... fiz apenas 4 montagens com elas, e logo fui pro mundo dos transistores e CI's  ....    mas elas fazem parte do mundo dos radioamadores, isto é, se você quiser transmitir com mais de 200W, elas são a solução mais confiável e barata de se substituir, além de serem parrudas e não queimarem com SWR alta.

Então, de vez em quando tenho de meter a mão nesses amplificadores, e olha, é bem complicado porque tudo neles tem uma idade bem avançada .... meu amplificador é de 1962 , são quase 60 anos de idade, e a única coisa que foi trocada nele ( aparentemente ) é a placa de fonte de alimentação, é uma bem moderna com componentes mais atuais e com rendimento bem melhor.

Olha a foto do meu Rockwell Collins 30L-1 :

image.png.5439a7972a31953f9f350ca1ca1bc11e.png

Hoje está fornecendo cerca de 700 W em SSB, as válvulas devem estar meio cansadas, mas trocar elas é um gasto inútil , pois não se nota a diferença para longa distâncias entre 700 e 100 watts, mas comparado aos 100W originais de meu rádio, aí sim os 700W berram bem mais alto....

Para o uso do autor do tópico, se o que ele quer é transmitir AM com alcance de 30 metros, nem precisa usar um transistor de potência, e nem precisa de antena, basta um pequeno fio com meio metro e já basta.

Paulo

Paulo

1 hora atrás, Samuel Ives disse:

eu não sabia dessa das ondas dos policiais, achava que utilizavam outro tipo de onda que não fossem usadas por rádios, televisores ou telecomunicações, mas acha que é realmente possível um transmissor com alcance de 10m atrapalhar os sinais deles?

Na verdade um transmissor de AM na faixa de 1 MHz com menos de 1W nunca iria atrapalhar a comunicação dos policiais, mas pode sim atrapalhar a recepção de radio ondas curtas de seu vizinho.

Mas independente disto, a lei diz que você não pode transmitir com mais de 50 mW ( ACHO QUE É ISSO ) sem ter uma licença para isso. 

Hoje em dia, em meio a tanta controvérsia nas vacinações , faço um paralelo entre essa limitação da Anatel e o direito de exigir que as pessoas em sua volta sejam vacinadas

O seu direito termina onde começa o direito dos outros !

Seus vizinhos tem o direito de escutar ondas curtas sem que você interfira !

Claro que eu entendo que a "transgressão" às normas, caso você use 200 miliwatts em vez de 50, é quase insignificante, mas tem pessoas que montam transmissores com muito mais potência e tem de haver punição para isso.

Se quiser fazer experimentos, tire uma licença para Radioamadorismo que lhe permita fazer experiências NAS FREQUÊNCIAS PERMITIDAS PARA ISSO , pois mesmo eu sendo radioamador classe A sou impedido de transmitir nas frequências de uso comercial, acima dos tais 50 miliwatts.

Paulo

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Se é só pra sentir o sabor da válvula penso que um amplificador valvulado pode lhe ser mais saboroso (ou te causar menos dissabores)

E também o fato de você querer colocar uma inteligência digital e microcontrolada no transmissor valvulado o torna bem mais desafiador.

Sobre os 10M de distância penso que você não controla isso diretamente pois haverá muita potência envolvida se tudo der certo. Claro não vai ter os 700W do potente Paulão mas 2 ou 3W já faz um bom estrago nas redondezas.

Mas pelo jeito você quer apenas se aventurar por este mundo do r.f. mas penso que está queimando etapas (e pode queimar o dedo = eu kk). Sugiro começar com algo menos potente transistorizado mesmo. P.ex. certa feita fiz algo como este...

BD140.png usei um bd135 na época

http://circuitofacil.blogspot.com/2011/12/transmissor-de-fm-com-bd140.html

que acendia uma lampadinha com a indução da antena!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, aphawk disse:

a lei diz que você não pode transmitir com mais de 50 mW

faço um paralelo entre essa limitação da Anatel e o direito de exigir que as pessoas em sua volta sejam vacinadas

O seu direito termina onde começa o direito dos outros!

Entendi nada, do paralelo.

Citação

em meio a tanta controvérsia nas vacinações

Podem afirmar ser "direito" isso ou aquilo. Será apenas uma "verdade" socialmente forjada.

Postado

@aphawkEu não fazia ideia do quando 25W é potente, achava que isso não dava  200 metros de alcance mas aparentemente um transmissor FM com essa potência da 1km de distância, achava que precisaria de algo parrudo para isso, sim eu não pretendo atrapalhar meus vizinhos (apesar que não ache que eles escutem rádio ainda) mas agora sabendo da potência vou tentar usar um potenciômetro para limitar ela para caso eu vá um dia para roça onde tem muito terreno pra não correr esse risco.

@.ifEu tive a ideia de um amplificador a um tempo pois dizem que válvulas tem qualidade sonora superior, mas fui pesquisar por exemplo um amplificador Pedrone, R$ 4.000 em diante, deve ser muito caro criar um assim, por curiosidade, ainda fabricam válvulas? Parece que são muito usadas no mundo dos amplificadores de guitarra.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
46 minutos atrás, Samuel Ives disse:

ainda fabricam válvulas?

Ouvi dizer que sim amigo. Ainda são imbatíveis na robustez em alta potência em alta frequência.

46 minutos atrás, Samuel Ives disse:

ideia do quando 25W é potente, achava que isso não dava  200 metros de alcance mas aparentemente um transmissor FM com essa potência da 1km de distância

Suponho que dá mais amigo. P.ex. aquele tradicional de 1 transistor de 10mW (0.01W) dá mais de 100m. Claro em ambos os casos em condições superideais

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Samuel Ives disse:

@aphawkEu não fazia ideia do quando 25W é potente, achava que isso não dava  200 metros de alcance mas aparentemente um transmissor FM com essa potência da 1km de distância, achava que precisaria de algo parrudo para isso, sim eu não pretendo atrapalhar meus vizinhos (apesar que não ache que eles escutem rádio ainda) mas agora sabendo da potência vou tentar usar um potenciômetro para limitar ela para caso eu vá um dia para roça onde tem muito terreno pra não correr esse risco.

@.ifEu tive a ideia de um amplificador a um tempo pois dizem que válvulas tem qualidade sonora superior, mas fui pesquisar por exemplo um amplificador Pedrone, R$ 4.000 em diante, deve ser muito caro criar um assim, por curiosidade, ainda fabricam válvulas? Parece que são muito usadas no mundo dos amplificadores de guitarra.

Olha, tudo depende de antena boa. Com 5W tem muitos radioamadores que já falaram com mais de 250 países ! Pesquise sobre a modalidade QRP e vai se surpreender !

Já 25W em Fm .... Eu tenho um rádio de FM com 50w, e já consegui contatos com mais de 300Km de distância !

Com 5W eu falo com toda São Paulo, Santo André, São Bernardo, Diadema, Guarulhos ..... mas também tenho uma das melhores antenas existentes para isso, uma Comet GP-9 .

Não adianta nada um monte de potência que vai ser transformada em calor, em vez de virar energia eletromagnética !

Quando eu era mais novo, fiz um transmissor de Fm muito parecido com o que a @.if mostrou, com um transistor 2N2222, alimentado com 3V, e uma anteninha de uns 15cm .... potência estimada em cerca de 50 mW, mas atingia 3 Km em linha reta sem obstáculos !

25W em AM em frequências tipo 1Mhz é o suficiente sim para gerar harmônicos e atrapalhar muita coisa ..... nem pense nisso.

Agora, sobre usar válvulas em áudio ..... todo munda alega mil e um motivos, e todos esquecem de falar que em todo amplificador valvulado de áudio existe um transformador de saída !

As válvulas operam de uma maneira um pouco diferente dos transistores, com um ganho bem menor, e não costumam usar realimentação negativa, então em teoria a distorção harmônica total seria bem melhor. Mas, lembrando que tem um transformador na saída , a distorção acaba aumentando, e assim acaba a vantagem ...... esse assunto é muito controverso, e eu confesso que tenho ótimos resultados com amplificadores classe D usando o famoso projeto IRAUDIO, e quando trabalhava na Quasar, vi vários amplificadores valvulados de excelente reputação, mas quando comparávamos os áudios nas mesmas caixas acústicas, percebíamos uma distorção maior nos graves nos amplificadores valvulados.

Mas tem sempre adoradores das válvulas para áudio ..... 

2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Entendi nada, do paralelo

Olha a afirmação abaixo :

8 horas atrás, Samuel Ives disse:

Sim, eu sei que RF tem que ser homologada e autorizada pela anatel, não pretendo fazer uso comercial, apenas algo que abranja o terreno da minha casa mesmo só por diversão, não deve ficar nem 30 minutos funcionando, não é possível que a anatel venha na minha casa dizer o que posso transmitir ou não na minha casa e que eu preciso de autorização para transmitir no que é meu,

O paralelo foi esse : insistir que tem o direto de fazer algo ilegal, mesmo sabendo que pode prejudicar alguém.....

Percebeu agora o paralelo com as pessoas que insistem em não se vacinar alegando que tem esse direito, e querem frequentar os mesmos locais dos que se vacinaram ?

Mas, e o direito dos que se vacinaram ?

Eles também tem o direito de exigir que os outros tomem a vacina, senão poderão ser infectados pelos que não tomaram, afinal nenhuma vacina garante 100% de proteção, e é lógico que se tiver num recito 100% de vacinados, ninguém vai pegar nada , mas se tiver apenas 60% de vacinados, tem ainda 40% de pessoas que podem sim transmitir o virus, e a chance de alguém pegar, mesmo estando vacinado, é maior conforme aumenta o numero de não vacinados no mesmo local !

A mesma situação é a do vizinho de nosso amigo que estava achando que podia fazer o que ele quisesse .... podia ter a recepção de um rádio de ondas curtas totalmente prejudicada, ou a vizinhança poderia ter a falha de algum serviço de emergência tipo SAMU , bombeiros, etc .

É por isso que eu vivo respondendo : o direito de uma pessoa acaba onde começa o direito de outra pessoa !

Paulo

• Curtir 2
Postado

@aphawk Eu realmente to surpreso em relação a potência e ao alcance, eu acho que vou deixa a válvula para outra oportunidade, o problema é que o rádio do carro vai de aproximadamente 500 ~ 1700 Khz, acho que vou ter que fazer um rádio galena.

Fugindo do assunto, mas voltando na questão do rádio da polícia, se eu posso inteferir não é perigoso espionar? Já fui militar, sei que não se fala normalmente em operações, mas não deveria ter uma espécie de uma "criptografia" no sinal (não sei se é  possível no mundo analógico) para evitar que por exemplo em uma operação para capturar um líder de tráfico eles espionem a conversa e consiga fugir?

Postado
2 horas atrás, Samuel Ives disse:

Fugindo do assunto, mas voltando na questão do rádio da polícia, se eu posso inteferir não é perigoso espionar? Já fui militar, sei que não se fala normalmente em operações, mas não deveria ter uma espécie de uma "criptografia" no sinal (não sei se é  possível no mundo analógico) para evitar que por exemplo em uma operação para capturar um líder de tráfico eles espionem a conversa e consiga fugir?

Sim, existe esse perigo de espionar, principalmente em locais onde a policia ainda usa rádios sem criptografia. Os rádios normais são muito mais baratos, e ainda consigo ouvir comunicações entre viaturas e / ou policiais aqui em São Paulo.

Você pode ouvir, mas não pode divulgar !

Agora, interferir, não pode de jeito nenhum ! É para isso que existem as normas da Anatel, mas mesmo assim sempre tem uns espíritos de porco que insistem em montar rádios FMs no morro de Mairiporã .... existem dezenas de transmissores com antenas pintadas escondidos lá , localização muito difícil, ainda mais que os olheiros sempre avisam quando tem viatura estranha e as transmissões são desligadas.

Brasil, meu amigo, infelizmente, deveria ter pena de prisão para os donos dessas rádios, e para os olheiros deles também .... mas nem conseguimos manter na cadeia um político, por mais provas que tenha, mesmo condenado por vários tribunais.... querer prender donos de rádios é algo que nunca vai acontecer.

O pior é que só nós mesmos podemos fazer as coisas mudarem ...

Paulo

Postado

@aphawk Enfim, quando atrapalha os outros também sou contra, mas para finalizar o assunto, qual o assunto eu deveria estudar para aprender o design de antenas? Sei que obviamente vou ter que estudar ondulatória, mas as antenas de AM normais e aquelas do vídeo me fascinam, sei que o tamanho tem haver com comprimento de onda, mas se eu fosse criar uma antena (mesmo que não precise, apenas para entender o funcionamento) eu deveria aprender o que?

Postado

@Samuel Ives ,

Bom, já existe tanto estudo sobre antenas que você acha tudo em livros aos montes. Existem livros bem mais simples, sem se aprofundar na matemática e na física, e esses são os que eu uso.

Mas também existem livros com física e matemàtica bem avançada, cheio de integrais e derivadas para todos os gostos.

Eu tive contato com isso no curso de Engenharia ( mais de 40 anos se passaram desde então ) e não creio que alguém sem formação específica consiga avançar no estudo teórico, eu incluso kkkk

Existem alguns programas para design e simulação de antenas, a maioria são free, mas já adianto que são bem difíceis de se usar …

No caso específico que você quer, que são antenas para AM, se usam torres irradiantes, e o terra do ambiente faz a função da segunda parte da antena, a modelagem disso é bem legal !

Paulo

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 31/12/2021 às 15:51, aphawk disse:

nem conseguimos manter na cadeia um político

@aphawk, essa frase tá estranha! Parecendo perseguição política.

Em 01/01/2022 às 10:24, Samuel Ives disse:

qual o assunto eu deveria estudar para aprender o design de antenas?

Algo me diz que é isso mesmo: "antenas".

Em 01/01/2022 às 13:24, aphawk disse:

Existem alguns programas para design e simulação de antenas

Tem antena pra muita coisa...

Postado
1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

@aphawk, essa frase tá estranha

Bom, tirada do contexto da minha resposta, fica estranha mesmo, mas não é perseguição política, é apenas a constatação que nunca conseguiremos prender um político corrupto, porque eles sempre conseguem ser soltos… ou por acaso você viu algo diferente disto nos últimos 20 anos ????????

Todo político tem poder; e todo milionário também ! Donos de rádios piratas sempre tem muito dinheiro para manter tudo escondido, e igualmente todo político corrupto também consegue manter tudo escondido, e mesmo que a Justiça abra e mostre a corrupção, sempre tem algum tribunal que costuma dar uma interpretação favorável à absolvição dos réus… ou você viu algo diferente disto ???

Novamente, eu não faço perseguição política, eu faço críticas a esse estado em que chegamos, onde como dizia Rui Barbosa, o honesto chega a ter vergonha de ser honesto.

Quanto ao assunto Antenas, ele tem uma matemática muito vasta, a qual deriva de conhecimentos bem avançados de Física, que não são compreendidos por leigos.

Uma equipe de engenheiros da NASA bolou uma maneira bem eficiente para fazer a comunicação entre a Terra e os jipes robóticos em Marte; essa mesma tecnologia foi adaptado para uso normal para os radioamadores, e desde então conseguimos fazer contatos com sinais bem mais baixos do que o melhor método que existia até então, que era o velho Código Morse (CW).  Hoje temos os protocolos JT65 ( muito eficiente e muito lento ) e o atual mais usado em todo mundo que é o FT8 ( bem eficiente e relativamente rápido ) . E outros para uso esporádico como reflexão Lunar ou reflexão em chuvas de meteoros !

Tudo graças aos engenheiros da equipe de projeto de telecomunicações interplanetárias da NASA, que também são radioamadores !

Aliando uma boa antena a esses novos métodos, conseguimos contatos que eram muito difíceis de serem feitos , e isto tem estimulado a montagem de melhores antenas para todos nós.

Ontem de madrugada consegui um contato considerado bem difícil, que são as ilhas Samoa. Mesmo com toda a tecnologia, tive de usar a minha antena principal apontada certinho para essas ilhas, pois a recepção vinha e sumia, mesmo com essa tecnologia derivada da NASA…. E o ganho da antena foi fundamental para isso !

Conclusão : Sempre temos de ter as melhores antenas possíveis, pois elas são as “concentradoras” de sinal, e quanto mais direcional ela for, maior é o

nivel do sinal de RF transmitido E recebido, e menor é o ruído captado vindo de todas as direções possíveis. Resumindo, procuramos otimizar a nossa relação sinal/ruído !

Paulo

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Postado

@aphawk Não acho que seja perseguição política, mal conseguiram dar fim num serial killer veja la um político cheio de influência, eu falei sobre a anatel pois eu não tinha noção da potência que poderia ter e quão longe poderia ir o sinal, eu falei aquilo pois achei que eu teria que ter autorização para transmitir algo que não sairia do meu terreno que eu faria dentro dele,

eu sempre fiquei curioso sobre a transmissão de rádio para fora do planeta, de como eles conseguem fazer o sinal ir até os confins da galáxia e as sondas mandarem de volta

• Curtir 1
Postado

@Samuel Ives ,

Sim, eu entendi que o que você falou foi por falta da noção real de quanto pode ir longe um sinal de rf. Tanto foi que no primeiro post você ainda queria fazer um transmissor valvulado, que sempre tem potencia bem acima da permitida.

O assunto rádio é muito vasto, mas se você realmente gosta e quer fazer seus próprios experimentos e equipamentos, pode tornar-se um radioamador ! 

Comece devagar, com classe C, e conforme você adquirir experiência pode ir para classes superiores, que são a B e finalmente a A, só que para essas duas voce precisa saber Código Morse ....

Não vai dar para falar com algo em Marte, mas dá para fazer contatos refletindo o seu sinal na Lua !

Paulo

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
8 horas atrás, Samuel Ives disse:

eu sempre fiquei curioso sobre a transmissão de rádio para fora do planeta, de como eles conseguem fazer o sinal ir até os confins da galáxia e as sondas mandarem de volta

O amigo exagerou 1 pouco. Nossa galáxia tem 100.000 anos luz de diâmetro. Estamos mais ou menos numa borda dela. Pra este feito teríamos que esperar 200.000 anos. 100K pra ir e 100K pra voltar. Considerando que enviamos ondas de rádio a 100 anos, elas atingiram no máximo a milésima parte disso. Mas mesmo assim só na teoria. Na prática o sinal tinha que ser muito forte e muito concentrado e o receptor muito sensível e muito direcional concentrado e filtrado. Traduza-se muito forte por toda a energia que o sol tem e um pouco mais.

Me lembro que ficava ouvindo rádio o.c. de outros países só pra me impressionar de como falavam de tão longe. 🙃

38 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Como é isso?

num episódio de the big bang theory os cára fizéro com laser 😁. Este sim confirma que o sinal direcional vai mais longe. Certa feita teorizei uma cerca laser em volta de minha casa. Mas logo apareceram os sensores de presença baratos e acabou o encanto de se projetar algo novo 😞

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!