Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

MODELO DA PLACA: https://www.terabyteshop.com.br/produto/18584/placa-de-vídeo-palit-nvidia-GeForce-RTX-3070ti-gamingpro-8gb-gddr6x-256bit-ned307t019p2-1046a 

Bom dia a todos pessoal.

Ontem estava jogando red dead2 e fui dar uma olhada no afterbuner pra ver se estava tudo legal de temperatura, basicamente a placa estava a 76 graus batendo picos de 78... Coloquei as fans no 90% e meu ventilador ligado no máximo pra ela, a temperatura estabilizou em 65 a 68. 

Meu gabinete é aberto, procurei algumas coisas na internet e lá diziam que isso atrapalhava o fluxo de ar e aumentava a temperatura, é verdade? Tenho 2 fans 120mm, um em cima e outro na frente. Meu gabinete é um mymax galaxy. 

Me digam o que posso fazer para abaixar a temperatura.

Postado

Por que está se preocupando com isso? essa temperatura é ótima, e você diz aberto como? sem a tampa lateral? isso na verdade ajuda no airflow, mas deixa o PC mais empoeirado.

• Curtir 1
Postado

@Stuart15 Quantas ventoinhas tem instaladas, em quais posições e orientações? 

73° não é ideal, está reduzindo a vida útil de sua placa com certeza. Se quiser dá para diminuir muito aí, mas primeiro preciso de informações, depois te explico como baixar.

Postado

@WOZ Dods Tenho 2 ventoinhas 120mm (1200rpm) que veio junto com gabinete. Uma na parte de cima do gabinete e a outra na parte frente a de cima tá puxando e a da frente tá tirando acho eu. 

Postado

@Stuart15 Para PCs gamer é necessário mínimo de quatro ventoinhas. Com uma 3070 então eu recomendaria todas as ventoinhas que o gabinete suportar, de preferência um gabinete de qualidade e bem ventilado como o Lian Li Lancool II Mesh, o Aerocool Aero One Frost ou o Aerocool Hive. 

Sem ventilação adequada seus componentes derretem, isso em qualquer eletrônico avançado. Todas as ventoinhas tem que seguir o perfil de ventilação do gabinete e water coolers são extremamente maléficos para demais componentes, em especial GPUs, e devem ser evitados. O perfil ideal de ventilação é como nas fotos abaixo.

image.thumb.png.b1ca002c1ee0679d80a709b04f775adf.pngimage.thumb.png.e7ed36ecfcf9fa53ffdddca9a9b43902.pngimage.thumb.png.e53bafb039629cf943328cdb32f11cde.pngimage.thumb.png.33963e23bd82b5f743b740e26fb1ad3d.png

Se quiser que sua GPU dure bastante, vai ter que investir em ventilação melhor. Os três gabinetes que eu citei tem ponto de instalação de ventoinhas para melhorar o arrefecimento da GPU. Se seu gabinete não tiver frente em mesh, trate de trocá-lo e dê preferência para os que eu indiquei. Você precisará de um FH-04 para cada quatro ventoinhas que for instalar.

Postado
3 horas atrás, WOZ Dods disse:

73° não é ideal, está reduzindo a vida útil de sua placa com certeza.

Pra 3070Ti, 73 graus é uma temperatura normal, até bem baixa. Em uso pleno (estamos falando de 4k ou 1080p com processador top e fps destravado), alguns modelos lutam pra ficar abaixo de 80, mesmo em gabinete bem ventilado e temperatura ambiente amena. Hotspot/memória na casa dos 90~100 não é raro.

image.png.16c282d7291337f33442c328f231dc8a.png

(Testes do TechPowerUp)

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Só to com a grana do Aerocool Hive. 

Dou preferência a esperar um pouco e comprar algum outro dessa lista, ou não tem muita diferença desse pros outros?

Não me importo se a diferença for apenas o gabinete mais bonito.

Postado
13 minutos atrás, Stuart15 disse:

@WOZ Dods Só to com a grana do Aerocool Hive. 

Dou preferência a esperar um pouco e comprar algum outro dessa lista, ou não tem muita diferença desse pros outros?

Não me importo se a diferença for apenas o gabinete mais bonito.

Os três são similarmente bons. O Hive é ótimo por sinal, pois deveria custar bem mais pela qualidade de fabricação e de ventilação.

18 minutos atrás, Shaman93 disse:

Pra 3070Ti, 73 graus é uma temperatura normal, até bem baixa. Em uso pleno (estamos falando de 4k ou 1080p com processador top e fps destravado), alguns modelos lutam pra ficar abaixo de 80, mesmo em gabinete bem ventilado e temperatura ambiente amena. Hotspot/memória na casa dos 90~100 não é raro.

Ser normal não quer dizer ser o ideal. Quanto menor a temperatura mas ela vai durar, sendo que quem investiu o valor que ela custa hoje com certeza vai querer que ela dure muito. O investimento em bom arrefecimento se paga a longo prazo. Pelo preço dela, se durar 6 meses a mais já vale o investimento do gabinete+ventoinhas novos.

@Stuart15 Esqueci de perguntar, qual é seu gabinete atual?

Ah, vi aqui. Mymax Galxy não é? Então, você pode comprar as ventoinhas e ver se melhora a ventilação. Se não conseguir melhorar, vende o gabinete e compra o Hive, que é muito bom.

Postado
19 minutos atrás, Stuart15 disse:

@WOZ Dods Tem alguma sugestão de ventoinhas?

Indico as XPG Vento, ou Corsair AF120. Se quer investir mais pegue as Scythe Kaze Flex.

Seu gabinete é bem ruim no geral, além da fabricante não deixar claro quantas fans ele suporta. Acredito que o ideal seja trocá-lo mesmo por um gabinete que já venha com fans. Procure pelo Fara R1 Pro, Aercool Aero One Frost, e em último caso, o Montech X3 Mesh. 

• Curtir 1
Postado

@Stuart15 Prefiro pegar a XPG Vento e usar o dinheiro que sobrar em outras coisas. Kaze flex tem números elevados na sua descrição, mas a diferença de desempenho no uso pretendido não será grande, não que justifique a diferença de preço. A Vento vai durar uns 8 a 10 anos tranquilamente com bom funcionamento se você limpar os filtros do gabinete pelo menos uma vez por ano. Lembre-se de comprar um FH-04 para cada quatro ventoinhas que for instalar no seu gabinete.

• 2 semanas depois...
Postado

@WOZ DodsTroquei o gabinete como você disse(comprei o aerocool hive), também adicionei 4 xpg vento, 2 na frente puxando, uma em cima e a outra atrás, ambas as 2 puxando.

Sinceramente mano, não senti praticamente nenhuma diferença na gpu, se teve, foi coisa mínima, 1 ou 2c no máximo... Já na cpu, gostei do resultado abaixou coisa de 5 a 8°c. Não adicionei isso no tópico, porém ela também estava sofrendo de temp, ficava na média entre 70 a 90 graus jogando... Única solução que achei foi fazer undervolting e realmente funcionou em ambos. Mas o processador ainda assim, as vezes bate picos de 80°c, preciso de recomendações de air coolers até 200 reais. 

Além disso, essa fonte aqui é boa? https://www.kabum.com.br/produto/283073/kit-fonte-xpg-core-reactor-850w-80-plus-gold-modular-cabo-de-forca-1-5m

Estou esperando o lançamento da linha am5, será que quando lançar, vou conseguir segurar um topo de linha com a minha 3070 ti com essa fonte ai?

.

Postado
26 minutos atrás, Stuart15 disse:

@WOZ DodsTroquei o gabinete como você disse(comprei o aerocool hive), também adicionei 4 xpg vento, 2 na frente puxando, uma em cima e a outra atrás, ambas as 2 puxando.

Posições corretas:

image.thumb.png.33963e23bd82b5f743b740e26fb1ad3d.pngimage.thumb.png.b1ca002c1ee0679d80a709b04f775adf.pngimage.thumb.png.e7ed36ecfcf9fa53ffdddca9a9b43902.pngimage.thumb.png.e53bafb039629cf943328cdb32f11cde.png

Frente só joga ar dentro do gabinete. Trás e topo só joga para fora.

Postado
27 minutos atrás, Stuart15 disse:

Sinceramente mano, não senti praticamente nenhuma diferença na gpu, se teve, foi coisa mínima, 1 ou 2c no máximo... Já na cpu, gostei do resultado abaixou coisa de 5 a 8°c. Não adicionei isso no tópico, porém ela também estava sofrendo de temp, ficava na média entre 70 a 90 graus jogando... Única solução que achei foi fazer undervolting e realmente funcionou em ambos. Mas o processador ainda assim, as vezes bate picos de 80°c, preciso de recomendações de air coolers até 200 reais. 

O Hive traria uma mudança boa só se você instalasse uma ou duas ventoinhas no local próprio para melhorar a ventilação da GPU. Você viu que tem local para isso não é?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!