Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Interferência no sinal do carrinho controle remoto 27mhz


Posts recomendados

olá sou novo aqui !!! ganhei um carrinho da marca nikko modelo flaschback dos anos 90..... ele veio com muita oxidaçao e ferrugem no compartimento das 6 pilhas que vai no controle...as molhas e chapinhas do controle estavam desmanchando ,,,ai peguei umas sucatas de controle  de tv e tirei molas e as chapinhas a coloquei no controle do carrinho...e ele voltou funcionar,,,,como ele veio sem a bateria de 9,6 que é a indicada nele..... eu peguei 2 celulas 18650 ligando em serie pra testar o carro ,,, ele funciona perfeito mas notei que ele não ia longe como era originalmente que ia de 25 a 35 metros   agora ele tava indo apenas 5 metros !  entao pensei pode ser a bateria que montei pois ele é 9,6  e estou com 7,5.... ai  montei um pak de 10v   mas ele continua indo a 5 metros......queria saber o que pode ser ,,,, notei tambem  que na garagem de casa onde fica  a entrada da rede  padrão ele perto do padrão pega uns 5 metros se eu sair de perto ele chega a uns 10.... agora não sei  se tem defeito o carro ou é interferencia ?  o que causa interferencia nos 27mhz ?  desde ja grato a todos !!!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RICARDO PATRICIO Ele tem uma antena q funciona com comandos mandados via rádio uma simples tv de tubo pode estar causando isso ou até mesmo algum material específico q você colocou perto do carrinho do controle ou entre eles, alguns materiais não são opacos em frequências específicas outros materiais sim

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Pedroza ele estava com oxidaçao nas molas e chapinhas do controle e eu mesmo substitui por novas  e a placa dele esta boa ate lavei com alccol isopropilico  o intereçante que quando chego perto do relogio da força que vem da rua a distancia cai pra 4 ou 5 metro e no corredor de casa ele vai uns 15 metros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desculpe se o texto ficou longo mas, procurei reduzir o máximo possível:

Nesta parte de interferência no sinal, aqui em casa todas as lâmpadas de LED, quando acessas, produzem um chiado em todos os 80 canais do rádio PX (27MHz), em alguns canais mais fraco e em outros mais forte, sendo que após uns 10 metros de distância do LED, o chiado se torna imperceptível. Realmente existe muita interferência se propagando no ar mas, esta não será a causa de perda de sinal.

Na parte da tensão elétrica, o pouco que sei é que mais tensão não significa melhor sinal de transmissão e não vou saber explicar o porquê disto, só sei que na prática é assim.

Na parte da recepção do sinal eu tenho uma noção básica de que o tamanho da antena está diretamente relacionada com os canais utilizados ou mais especificamente falando, com a frequência exata que está sendo utilizada, isso envolve contas matemáticas que não sei fazer mas, seria tipo assim, num caso hipotético; uma antena cortada com exatos 35 cm funcionaria muito bem com os canais entre 27.650 e 27.850MHz enquanto que nas outras frequências abaixo de 27.600 e acima de 27.900 o sinal cai bastante, bem como o alcance, uma antena cortada com 30 cm pegaria melhor uma outra gama diferente de frequências.

Outro fator que influi muito na qualidade do sinal é oxidação na antena, tanto no receptor (carro) como no transmissor (controle), uma antena polida e brilhante consegue emitir e receber a radiação com melhor qualidade e alcance do que uma antena oxidada ou enferrujada. Especial atenção nos contatos das bases das antenas.

Também sei que na prática a antena do carro tem que estar a 90 graus, em pé, porque este é o melhor ângulo de recepção enquanto que a antena do controle tem que estar inclinada tipo uns 45 graus que é o melhor ângulo de propagação.

Por fim uma última dica; se tiver um frequencímetro ou levar tudo num lugar onde programam controles remotos, dá para se estabelecer com precisão qual é a frequência exata da emissão para cada comando de virar a direita, virar a esquerda, seguir em frente e voltar de ré, formando uma tabela de TX (transmissão).

Tendo estas medidas de frequência exatas, dá para ir testando com algum transmissor em diferentes frequências a cinco metros, a dez, a quinze a vinte e anotar quais os melhores resultados obtidos para cada comando, formando uma tabela de RX (recepção).

Caso as frequências das duas tabelas casem muito próximas, não há mais o que se fazer e caso sejam muito distantes, o que é o normal de acontecer, acaba entrando na parte difícil que seria ajustar uma peças que esqueci o nome, que tem um x em cima para por a chave de fenda e girar para um lado ou outro para mudar as bandas de frequências de modo a que fiquem mais próximas (Cuidado, se não souber o que está fazendo pode arruinar tudo) e paralelamente testar também diferentes comprimentos da antena do controle que deve ser do tipo telescópica de estágios, vai testando ela toda aberta, depois testa sem abrir um dos estágios, ou seja, não abre ela toda e por ai vai, até achar a extensão de antena que transmite o melhor sinal para aquela frequência sendo utilizada.

Se você conseguiu entender um décimo do que falei e se interessou no assunto, ai vai a frase: Seja bem vindo ao mundo do radiomodelismo!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi já mexi em rádios e celulares analógicos tenho uma pequena base da precisão q e necessária tanto em configurações da frequência que o receptor deve trabalhar como alguns materiais que isolam ou permitem melhor frequências específicas de rádio e, pra você ter uma ideia, passava o dia no rádio e celular analógico d botão daqui de casa sintonizando frequências que iam para as rádios menos entediantes do momento

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@Pincipi obrigado pela atençao e informaçoes.....meu carro e  o radio esta escrito 27.195 MHz como o carro veio sem antena coloquei um fio sem nem saber que tinha medida.deve ter de 40 a 43cm pelo que medi ... 27.195 MHz qual medida  devo ter de antena? ? e  a medida conta da solda da placa endiante né ? so pra você saber a antena original dele é tipo o tubinho onde vai a tinta da caneta bic....e dentro havia um fio bem fino , com pouquisimo cobre,,,o que eu fiz;;;;;;   eu peguei fio novo de instalar alto falantes em carro.... como o fio encapago não passa dentro do dubinho que sustenta a antena ,,, eu decapei todo fio novo e coloquei apenas o cobre  que é 3x  mas grosso que o original !!

@dumq obrigado eu tava desconfiado pois perto do relogio de força não pega sinal nem a 3 metros  e sando fora dele ele vai de 5 a 7 metros mesmo assim ele ta pegando bem menos distancia doque foi um dia.... agora vi que a antena tem tamanho certo o fio dela e eu fiz pro rumo kkkk  ta com 40cm pra mais

@Flávio Pedroza ja fiz isso ,,,coloquei o multimetro em continuidade  encostei uma ponta de prova na solda da placa da antena no carro e no final dela..e  esta perfeito  fiz o mesmo no controle também ta certinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então, eu não sei fazer as contas para se saber o tamanho certo, tem que dar um Google para procurar como se faz as contas e ainda tem a questão do material da antena, conforme o caso, a de arame de aço é melhor que a de cobre. O fato da frequência estar escrita no transmissor e no carro, não significa que estejam trabalhando casadas, apenas conferindo com o frequencimetro é que se pode ter certeza. A medição do tamanho é feita da base onde está soldada ou parafusada até a ponta. É um negocio muito intrincado, pela frequência de 27.195MHz sua antena deveria ter uns 4 metros para casar com o valor da metade do cumprimento de onda e assim, teria que trabalhar com divisões da onda, tipo um quarto ou oitavo de onda. É um novo mundo bem complexo.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu (eu) iria direto na parte prática (pra variar)

-seu tx pode estar fraco/bateria fraca

-umidades, sujidades e afins podem reduzir sua potência

-seu tx apesar de possuir cristal, pode ter algum mini ajuste de freq

-seu rx pode estar dessintonizado: pode ter bobina que permite ajuste

-umidades, sujidades e afins podem reduzir sua sensibilidade e sintonia

-fios de antena soltos ou querendo soltar

 

Alegar que precisa de equipamento pra ajuste pode ter razão mas pelo menos pra mim não cola. Seria muita flatulência pra poucos rejeitos digestivos 😁

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...