Ir ao conteúdo

Driver de vídeo parando de funcionar

Ir à solução Resolvido por PeoGabi,

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos! queria uma força com um problema que estou tendo recentemente, montei minha maquina recentemente, a placa-mãe é uma ASUS prime A520-E com um Ryzen 5600g, a BIOS está atualizada, mas de lá pra cá a maquina começou a apresentar problemas muito chatos de lidar

Primeiro de todos, quando liguei a maquina normalmente algumas vezes, ela não exibia nem o logo da ASUS, foram exatamente 5 vezes que isso aconteceu, a tela ficou completamente escura, e só voltou ao normal depois de eu reiniciar, tem um HD antigo no meu pc com um windows antigo, mas não sei se é isso que esteja influenciando em algo, fiz já o teste de memoria, e aparentemente minhas memórias ram tão OK, e o SSD que está o windows que estou usando como sistema operacional tambem está ok

eu não to conseguindo bem identificar o que seria esse problema, tirando o HD, todas as peças do pc são novas...

e o segundo problema, instalei driver de vídeo pelo programa da AMD, aparentemente estava tudo certo, até que o PC começou a travar do nada, o audio ficou bem bizarro, e a tela ficou escura, depois de uns minutos no puro escuro, a tela volta, mas a resolução fica toda zuada, e mensagens de erro de driver aparecem

uma coisa que me deixou curioso é que eu tentei anexar algo no relatorio de bug do programa da AMD, e deu uma tela de ''C:/windows/system32/config/systemprofile/Desktop não está disponivel..''

Mas usando outros programas que permitem abrir fotos e coisas do tipo, o desktop estava acessivel...

eu não sei bem o que pode está acontecendo aqui, é um problema recorrente? eu fiz alguma besteira?

obrigado pela atenção, e espero que eu tenha alguma luz nesse meu questionamento, valeu!

(Detalhe, o driver da AMD está na sua ultima versão, a atual)

SharedScreenshot.jpg

Capturar.PNG

now what.PNG

• Coordenador
Postado

Caro usuário,

Seja bem-vindo ao Clube do Hardware!

De forma que a nossa comunidade possa auxiliá-lo com as suas dúvidas e para que você obtenha respostas mais satisfatórias que atendam às suas necessidades, pedimos que informe a configuração completa da sua máquina. Precisamos saber, em particular, a marca e o modelo dos seguintes componentes: processador, placa-mãe, memória (RAM), placa de vídeo, unidades de armazenamento e fonte de alimentação. Clique aqui caso você não saiba essas informações.

Caso o seu computador seja um modelo portátil (notebook), informar também a marca e o modelo do mesmo.

Informar também o sistema operacional e a sua versão.

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware.

Postado

Oh sim, a placa-mãe é uma ASUS prime A520-E, as memórias são uma crucial 8GB 3200MHZ, duas delas, a fonte é uma cooler master MWE 450 Bronze, um SSD da gigabyte de 238gb, e um HD da seagate de 500gb

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@PeoGabi Okay, a seleção de componentes me parece apropriada.

Aparentemente há um conflito de drivers no seu sistema. A instalação anterior pode ter ficado corrompida ou acabou conflitando com algo instalado automaticamente pelo Windows. Eu recomendaria o seguinte:

1. Baixar novamente o driver mais atual, direto no site da AMD e deixar pronto na pasta de downloads;
  2. Desinstalar e remover todo e qualquer resquício do driver utilizando o Display Driver Uninstaller do Guru3D (https://www.guru3d.com/files-details/display-driver-uninstaller-download.html);
  3. Desconectar a máquina da Internet (evitando que o Windows Update tente instalar novamente uma versão do driver);
  4. Reiniciar;
  5. Instalar o driver.

Já tive problema semelhante ao seu com um Ryzen 3 2200G. Os passos acima resolveram.

No mais, se me permite um pequeno off-topic, você é furry, rs?

• Curtir 1
Postado

@PeoGabi Se não resolver com as dicas do @KairanD, Crie uma mídia nova de instalação do windows com a ferramenta oficial da microsoft, deixe ela mesma baixar a ISO (não baixe separado), desconecte todos os seus discos da placa-mãe deixando só o disco onde vai colocar o windows. Entre na instalação do windows e exclua a partição de sistema e suas partições auxiliares (faça backup antes se necessário). Se tiver partição de dados exclua também. O ideal é criar uma partição de 150 GBs só para o sistema se seu disco for maior do que isso. Se o SSD tiver menos de 500 GBs, deixe apenas uma partição mesmo. Ao criar a partição o windows vai criar duas ou mais partições auxiliares. Deixe elas quietinhas e faça sua instalação normalmente.

Antes de tudo isso, faça um reset de sua BIOS entrando nela e selecionando a opção "load optimal defaults", confirmando, apertando F10 e confirmando para salvar e sair.

Quando finalizar tudo, instale primeiro os drivers da placa-mãe (chipset, rede e áudio) baixando diretamente do site da fabricante da placa-mãe. Só depois de fazer isso e reiniciar baixe o mais atual da AMD e instale. 

Lembrando que se o problema persistir, talvez reassentar as memórias e o processador solucione o problema. Reassentar significa retirar e reinstalar, tomando o cuidado de observar se há algum pino amassado no processador ou contato escurecido nas memórias, bem como certificando-se de fazer o melhor encaixe possível ao reinstalar. No caso da CPU, segurar o meio dela com um dedo enquanto baixa a alavanca é a forma correta. Lembrando que será ideal você limpar a pasta térmica antiga e aplicar uma nova ao retirar o cooler (isso é sempre indicado). A pasta nova deve ser própria para computadores, não as implastec ou chinesas malucas.

• Curtir 1
Postado
23 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@PeoGabi Se não resolver com as dicas do @KairanD, Crie uma mídia nova de instalação do windows com a ferramenta oficial da microsoft, deixe ela mesma baixar a ISO (não baixe separado), desconecte todos os seus discos da placa-mãe deixando só o disco onde vai colocar o windows. Entre na instalação do windows e exclua a partição de sistema e suas partições auxiliares (faça backup antes se necessário). Se tiver partição de dados exclua também. O ideal é criar uma partição de 150 GBs só para o sistema se seu disco for maior do que isso. Se o SSD tiver menos de 500 GBs, deixe apenas uma partição mesmo. Ao criar a partição o windows vai criar duas ou mais partições auxiliares. Deixe elas quietinhas e faça sua instalação normalmente.

Antes de tudo isso, faça um reset de sua BIOS entrando nela e selecionando a opção "load optimal defaults", confirmando, apertando F10 e confirmando para salvar e sair.

Quando finalizar tudo, instale primeiro os drivers da placa-mãe (chipset, rede e áudio) baixando diretamente do site da fabricante da placa-mãe. Só depois de fazer isso e reiniciar baixe o mais atual da AMD e instale. 

Lembrando que se o problema persistir, talvez reassentar as memórias e o processador solucione o problema. Reassentar significa retirar e reinstalar, tomando o cuidado de observar se há algum pino amassado no processador ou contato escurecido nas memórias, bem como certificando-se de fazer o melhor encaixe possível ao reinstalar. No caso da CPU, segurar o meio dela com um dedo enquanto baixa a alavanca é a forma correta. Lembrando que será ideal você limpar a pasta térmica antiga e aplicar uma nova ao retirar o cooler (isso é sempre indicado). A pasta nova deve ser própria para computadores, não as implastec ou chinesas malucas.

Valeu! eu vou tentar seguir a dica do @KairanDde inicio, espero que eu consiga resolver isso, se persistir..vou tentar fazer o que você recomendou, eu até fiz um teste nas ram por preocupação, mas elas estão ok, aparemente, lembro de ter tomado o maior cuidado do mundo na instalação do processador...mas vai que eu tenha feito alguma besteira @__@ de qualquer forma, muito obrigado mesmo pela ajuda, eu vou ir tentando ver se as coisas vão ficando bem aqui, e qualquer coisa, posso ir atualizando o post no decorrer do tempo

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@PeoGabi Tente os passos acima primeiro, mas, se nada funcionar (o que é difícil, porque acredito que vai resolver), eu daria outro palpite: experimentar reduzir a frequência da RAM na BIOS.

37 minutos atrás, PeoGabi disse:

sou sim XD

Legal! Eu também. Suspeitei pelo avatar, rs.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
agora, KairanD disse:

@PeoGabi Tente os passos acima primeiro, mas, se nada funcionar (o que é difícil, porque acredito que vai resolver), eu daria outro palpite: experimentar reduzir a frequência da RAM na BIOS.

Legal! Eu também. Suspeitei pelo avatar, rs.

Digo o mesmo! XD

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

Uma atualização sobre a minha situação, segui os conselhos do @KairanD sobre a limpeza de drivers, e por enquanto tudo tá ok, a tela não piscou do nada (bem...até a hora que eu originalmente respondi o post, voltou a dar piscadas xc), nem nada anormal aconteceu, agora por outro lado, a maquina ainda torna a exibir uma tela preta pos e pre tela inicial de inicialização, eu sempre to tendo que reiniciar a maquina pra ela iniciar da maneira que deveria, a principio, eu estou pensando se o problema é o pc tentando ler o boot do meu HD antigo que é ainda um windows 7 (ainda não consegui deletar a partição...)

alguém sabe me dizer o que ainda poderia ser esse meu problema?

boa noite e valeu pela atenção!

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado

@PeoGabi Como está a configuração de boot do seu computador na BIOS?

Para excluir uma partição do HDD antigo (note que isso significa que todos os dados nela serão perdidos), basta utilizar a ferramenta de criar e modificar partições do disco rígido no Windows.

Postado
2 horas atrás, KairanD disse:

@PeoGabi Como está a configuração de boot do seu computador na BIOS?

Para excluir uma partição do HDD antigo (note que isso significa que todos os dados nela serão perdidos), basta utilizar a ferramenta de criar e modificar partições do disco rígido no Windows.

que eu lembre, na BIOS o SSD é a unica prioridade da maquina como boot, o HD não aparece na opção, mas a BIOS reconhece que tem um HD e tal

• Coordenador
Postado

@PeoGabi Hmm... Creio que esse não seja o problema então. De qualquer forma, é sempre bom apagar partições contendo sistemas antigos que não estão sendo utilizados.

A tela voltou a piscar?

Sobre a ferramenta de particionamento do Windows, o @WOZ Dods poderá te orientar melhor, pois eu não uso Windows. ;)

• Curtir 1
Postado
Em 06/02/2022 às 08:07, PeoGabi disse:

que eu lembre, na BIOS o SSD é a unica prioridade da maquina como boot, o HD não aparece na opção, mas a BIOS reconhece que tem um HD e tal

Se o HD tem sistema antigo incompatível com UEFI, só vai aparecer na BIOS se você ativar o CSM ou desligar o boot por UEFI. 

@KairanD Particionamento pelo windows requer a princípio o uso do gerenciador de disco (tecla windows+X para abrir o menu e selecionar). 

Em 06/02/2022 às 01:10, PeoGabi disse:

eu estou pensando se o problema é o pc tentando ler o boot do meu HD antigo que é ainda um windows 7 (ainda não consegui deletar a partição...)

Se o HD tem partição de boot e esta foi aproveitada pela sua instalação atual do windows então ele interferirá sim no na sua inicialização. Convém testar desconectar o HD e ver se o PC inicia normalmente. Entenda que é sempre recomendado desconectar todas as unidades de um sistema antes de fazer a instalação do windows, caso contrário o windows presume que você deseja reaproveitar a partição de boot de outra unidade e o faz sem perguntar. Não creio ser seu caso, mas se suspeitar que esqueceu disso ao fazer a sua instalação, então faça o teste.

• Curtir 2
Postado

Mais uma vez atualizando sobre a minha situação com os drivers da AMD e sobre a maquina em si, não tenho visto mais a maquina dar problemas ao ligar (aka tela preta antes e apos o logo da ASUS) mas ainda estou de olho

porém os drivers voltaram a dar problema depois de eu ter feito os procedimentos recomendados, seguido de travamentos, telas pretas, e sons de dispositivo desconectando, eu não sei se é algo no meu computador, ou os drivers da AMD tão realmente zoados pro windows 10..

• Curtir 1
Postado
agora, KairanD disse:

@PeoGabi O seu Windows está totalmente atualizado? Você tentou uma versão mais antiga do driver de vídeo?

Tentou um clear CMOS?

Até onde eu lembro, o windows tá atualizado...e eu tenho usado as versões que estão disponiveis no site da propria AMD...

e não tentei um clear CMOS no momento

15 minutos atrás, PeoGabi disse:

Até onde eu lembro, o windows tá atualizado...e eu tenho usado as versões que estão disponiveis no site da propria AMD...

e não tentei um clear CMOS no momento

eu não sei se esse é um detalhe muito valido de resaltar, mas meu monitor é um montior velho da LG que é somente VGA...não se se isso ta influenciando o funcionamento negativamente

• Curtir 1
Postado
Em 11/02/2022 às 12:02, PeoGabi disse:

eu não sei se esse é um detalhe muito valido de resaltar, mas meu monitor é um montior velho da LG que é somente VGA...não se se isso ta influenciando o funcionamento negativamente

Se sua GPU só tem saídas digitais (DVI, DP ou HDMI) então o uso de conversor de vídeo pode ser seu problema. A maioria das pessoas não distingue adaptador de conversor, mas são duas coisas bem distintas. Enquanto adaptadores só mudam o tipo de conexão, mas mantendo o tipo de sinal intacto (digital ou analógico). Conversores de sinal, que transformam analógico em digital ou vice-versa, são muito problemáticos e comumente dão telas pretas, chiado, desconexão espontânea e outras anomalias diversas. Mesmo os de qualidade ainda podem apresentar esse tipo de problema e é muito comum que queimem prematuramente.

Minha recomendação é que tente testar sua saída numa TV atual, que tenha HDMI ou outra entrada digital compatível com sua MB. Provavelmente seus problemas irão cessar. Assim que confirmar que seu problema é o conversor, comece a se programar para substituir o monitor, pois as chances de comprar outro conversor e ter o mesmo problema são altas demais para justificar insistir nisso.

• Curtir 1
  • 4 semanas depois...
Postado

Atualizando a minha situação desde então, acho que já tem um tempo que não falo a respeito

eu tenho usado a maquina por um mes tranquilo, desde então não vi nenhum problema que me incomodasse ou causasse preocupações pra mim, pareceu que tinha parado de dar os engasgos do driver

só que de repente a umas semanas atrás, esse maldito problema voltou a acontecer, a tela começou a dar piscadas aleatorias no meio de jogos/ programas, eu já cansei de usar o DDU pra desinstalar esse driver da AMD

estou considerando realmente uma formatação limpa dessa vez...

inclusive, mandei uma mensagem pro suporte da loja de onde eu comprei o processador e a placa-mãe juntas, e o pessoal do suporte achou que o problema era no processador e mandou eu ir atrás da propria AMD...

ta complicado...

• Coordenador
Postado

@PeoGabi Quando você fez upgrade do seu computador (se for o caso), aproveitou uma instalação do Windows antiga? O ideal, nesses casos, quando há troca de placa-mãe, é sempre realizar uma formatação limpa.

Postado

@KairanD O que eu lembro de ter feito é ter criado um pendrive com uma ferramenta do windows mesmo, eu to considerando fazer sim uma formatação do zero...

tem algo que eu acho que eu não citei, mas pensando em retrospecto agora, provavelmente deve ter influenciado em algo

eu usei o Driver Booster como indicação de um amigo de confiança na epoca que eu estava terminando de montar o pc, só que houve uma falha na instalação, e acabei desinstalando esse programa do meu pc, por conhecidencia, um pouco tempo depois, a maquina começou a ter esses problemas de driver, mesmo depois de eu instalar os drives certos da amd, usar o DDU..etc

• Coordenador
Postado

@PeoGabi O Driver Booster é uma praga que pode sim detonar um sistema. Há vários casos aqui no Fórum. Eu diria que vale a pena tentar a formatação.

Sempre recomendamos manter o máximo de distância possível de programas como o Driver Booster. Esse seu amigo pode ser de sua confiança, mas, desculpe a sinceridade... Ele não tem qualquer conhecimento sobre esse assunto. Apenas um leigo recomendaria esse tipo de programa cegamente assim.

• Curtir 1
Postado

Resumo da situação: fiz uma formatação limpa, deu tudo certo e tal, usei o dia inteiro com o pc assim, configurei tudo que eu tinha que reconfigurar

só que assim que eu liguei a maquina no dia seguinte, aconteceu aquilo que eu tinha descrito que acontecia no inicio...a maldita tela preta, e pra eu ter certeza que não era algo do meu monitor, eu tirei os cabos e recoloquei, inumeras vezes, e a tela continuou preta, só voltou ao normal após eu ter reiniciado...conversando com uns amigos...descobri a possível fonte dessa ***** de problema, ou é alguma coisa no processador, ou eu peguei uma placa-mãe de um lote muito ruim...

agora to tendo que dar meus pulos pra ir atrás de um plasico anti estatica pra mandar pra assitencia, por que eu perdi o que vinha originalmente XD

mas  é isso...eu to suspeitando que o problema é a placa-mãe, no final das contas...

• mês depois...
  • Solução
Postado

e enfim, chegamos ao fim da historia, no fim, foi problema de hardware, tanto quanto o processador quanto a placa-mãe que comprei XD

fiz a troca pela garantia, e tudo parece estar muito bem agora

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!