Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente instalei o wind 11 no meu pc, mas quando fui jogar alguns jogos como o valorant deu aquele belo erro do FTPM 2.0, entt pesquisei e descobri que tinha que ativar o modo de boot seguro, mas para isso preciso desativar o csm e não consigo pois sempre que desativo e salvo as configurações na BIOS ele ativa sozinho outra vez !!! 

Minha placa é a gigabyte B450M DS3H 

Fico Grato se alguém puder me da uma Luz p sair disso 

Postado

@Luiz Davi Se você instalou com o CSM ativado, o windows pode ter particionado o HD/SSD em modo MBR, e o inicializado também esta configurado pra MBR, sem a partição EFI... se você desativar o CSM e o SO não tiver o carregador UEFI e a partição UEFI o windows simplesmente não carrega mais.

E o modo CSM pode ser necessário pra suportar uma placa de vídeo mais antiga, o BIOS da Gigabyte tem uma função pra evitar que o usuário desative o CSM "por acidente" ou por algum tutorial por ai...

Pois caso você tenha alguma placa off board que não suporte o UEFI, em especial uma placa de vídeo antiga, teu pc não conseguiria mais entrar no BIOS!

Pra desativar o CSM nessa placa você precisa primeiro desativar a opção, depois salve e reinicie, e tão logo o PC reinicie, entre o BIOS e desative o CSM e salve de novo! dessa forma se você não voltar no BIOS após desativar o CSM, a placa "entende" que o PC não deu vídeo e reativa o CSM.

Postado

@F4b10 Cara eu uso uma 1060 da galax, não creio que ela seja tão antiga assim e mesmo fazendo como você disse eu não consigo desativar o csm. 

Fui em informações de sistema também e o windows está com o modo de BIOS em UEFI. Mas mesmo assim nada de conseguir.. Obrigado pela resposta !

Obs: O procedimento que fiz foi: Entrar na BIOS desativar o csm e salvar e sair, antes do sistema ligar dnv eu entrei novamente na BIOS e desativei novamente e salvei e sai e deixei o Windows iniciar, apos iniciar eu desliguei e entrei na BIOS novamente e lá estava o CSM habilitado.

Postado

@Luiz Davi

Você usa algum hardware mais antigo aí?? Teclado, mouse ou alguma placa de expansão, tipo rede??

As únicas explicações possíveis seria a BIOS estar vendo algo não compatível com UEFI ou ser uma daquelas coisas que só a BIOS Gigabyte faz.. BIOS atualizada??

Postado

@RS Faria  Cara não uso nada muito antigo. Minha configuração: placa-mãe B450M DS3H, Processador Ryzen 5 1600 AF, Memoria Ram 8GB Hyperx DDR4, HD 1T, SSD 256, Placa de vídeo GTX 1060 6gb, Water Cooler Sangue Frio 2, Fonte de 500w thermaltake, Teclado Mecanico exbom e o mouse pulsefire hyperx.

Postado
1 hora atrás, Luiz Davi disse:

@RS Faria  Cara não uso nada muito antigo. Minha configuração: placa-mãe B450M DS3H, Processador Ryzen 5 1600 AF, Memoria Ram 8GB Hyperx DDR4, HD 1T, SSD 256, Placa de vídeo GTX 1060 6gb, Water Cooler Sangue Frio 2, Fonte de 500w thermaltake, Teclado Mecanico exbom e o mouse pulsefire hyperx.

Galera atualizações! Acabei de atualizar a BIOS para a versão F62 que saiu 2022/02/09, finalmente consegui desativar o CSM e logo que fiz isso o secure Boot ja ativa sozinho, mas depois de salvar e sair eu me deparo com outro problema que é não conseguir mais entrar na BIOS, na verdade eu ate consigo pelo modo de reinicialização segura do windows, mas a tela fica preta ! Fiz o resete e voltou,  mas se eu desativar e ativar dnv o secure boot mesmo fazendo aquele esquema de desligar e tentar entrar na BIOS e desligar dnv igual vcs me passaram la em cima acontece o mesmo problema, na verdade eu nem consigo mais entrar na BIOS desde o primeiro salvamento. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!