Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia,

Meu pc é um samsumg e30 com 4gb de memória RAM, um HD de 1 tera e processador i3 de 10 geração. Desde quando o comprei ele apresenta lentidão. Para ligar é uma eternidade, e mesmo depois decarregado continua lento para executar ordens como abrir outro programa, ou o menu iniciar, ou até mesmo lentidão quando estou digitando um endereço na barra de ferramentas. Me aconselharam a trocar o HD para SSD e também trocar a memoria de 4g para 8g (só tem um slot de memória no meu pc). Contudo ouvi informações divergentes. Um técnico  me disse, sem  explicar muito, que se o pc veio com disco rígido entao não é para trocar por disco sólido porque a longo prazo eu teria problemas. Não concordei, porque se o pc vem com slot para disco solido é porque a placa suporta disco sólido.

Alguém aqui pode me responder se faz sentido o que o técnico disse, que se eu trocar o disco rigido por disco sólido vou ter problemas?

Amalyn

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, amalyn disse:

Bom dia,

Meu pc é um samsumg e30 com 4gb de memória RAM, um HD de 1 tera e processador i3 de 10 geração. Desde quando o comprei ele apresenta lentidão. Para ligar é uma eternidade, e mesmo depois decarregado continua lento para executar ordens como abrir outro programa, ou o menu iniciar, ou até mesmo lentidão quando estou digitando um endereço na barra de ferramentas.

Normal. Disco rígido, principalmente de notebook, é lixo eletrônico. Estão dando para trás: disco rígido novo já vem de fábrica lento. A alma deles é lenta.

Me aconselharam a trocar o HD para SSD e também trocar a memoria de 4g para 8g (só tem um slot de memória no meu pc). Contudo ouvi informações divergentes. Um técnico  me disse, sem  explicar muito, que se o pc veio com disco rígido entao não é para trocar por disco sólido porque a longo prazo eu teria problemas.

Quem tem problemas é esse sujeito. Ignore-o.

Não concordei, porque se o pc vem com slot para disco solido é porque a placa suporta disco sólido.

Se tiver um slot M.2 e suportar o protocolo NVMe, não pense duas vezes: compre um SSD M.2 NVMe que mudará da água para o vinho. Evite SSD M.2 SATA, pois é tecnologia obsoleta -- a menos que seja a única interface suportada pelo slot, o que é improvável. Como esse seu notebook é recente (i3 10ª geração), é quase certo que suporta NVMe, porém pesquise para ter certeza.

Alguém aqui pode me responder se faz sentido o que o técnico disse, que se eu trocar o disco rigido por disco sólido vou ter problemas?

Vai nada.

Os 4 GB são uma limitação hoje em dia (para uso de escritório ainda dá conta), porém o disco rígido é maior limitação de todas. Comece trocando-o e depois você vê se precisa aumentar a RAM ou não.

• Curtir 2
Postado

@amalyn O HD do notebook é muito lento, no julho do 2021, eu troquei o disco rígido pelo SSD por causa disso. Eu uso o HD do notebook como HD externo agora.

2 horas atrás, amalyn disse:

Me aconselharam a trocar o HD para SSD e também trocar a memoria de 4g para 8g (só tem um slot de memória no meu pc). Contudo ouvi informações divergentes. Um técnico  me disse, sem  explicar muito, que se o pc veio com disco rígido entao não é para trocar por disco sólido porque a longo prazo eu teria problemas. Não concordei, porque se o pc vem com slot para disco solido é porque a placa suporta disco sólido.

Não vai dar problemas se você trocar o disco rígido pelo SSD, só se você comprar o modelo e/ou marca problemática. Pelo contrário, o SSD garante o ótimo desempenho para PC. Esse "técnico" está falando isso, é porque ele comprou o modelo problemático e não tem muito conhecimento em informática e peças do computador. Tenho certeza que seu notebook suporta NVMe, então recomendo SSD WD Green PC SN350 480GB, PCIe, NVMe, Leitura: 2400MB/s, Escrita: 1650MB/s -, é ótimo modelo de NVMe.

Eu também aconselho que troque o 4GB por 8GB. Porque o 4GB de RAM está fora da moda hoje em dia. O 8GB de RAM é mais popular para usuários comuns.

Mas eu aconselho que troque o HD pelo SSD primeiro, e depois comece a trocar o 4GB de RAM pelo 8GB.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!