Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Motor brushless (sem escova) pode ligar em uma bateria ou fonte de alimentação?


matheusvhs99

Posts recomendados

Olá gostaria de saber se um motor brushless (sem escova) pode ser ligado em baterias ou fontes de alimentação, os motores de passos também são motores brushless ( sem escova) mas eles precisam ser ligados no arduino  ou driver ( placa controladora) e quero saber se o motor brushless convencional pode ser ligado em baterias ou fontes. Obrigado1646585213_download(1).jpeg.39b02567cf1634e29b1a9250eac8e6e8.jpegmotor brushless 

download.jpeg.3037af4b8ce388e6ce57a35aadea511d.jpegmotor de passo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se quiser brincar de eletrônica este é um motor bem interessante. Tem o desenho de um motor elétrico trifásico síncrono e funciona com tensão contínua que precisa ser rotacionada nas bobinas +- semelhante ao motor de passo. No link abaixo tem uma explicação simples que descreve bem o funcionamento. Está num inglês bem simples mas se for o caso use o tradutor.

Funcionamento do motor DC sem escovas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Obviamente a net te dá muitas opções pra entender o funcionamento. Busca por imagens .gif...

525ee354757b7fc92d8b456c.gif

https://learn.sparkfun.com/tutorials/motors-and-selecting-the-right-one/all

Um pouco + básico.

 

Me fez lembrar um de meus primeiros deslumbramentos neste ramo: um motor com clipe de papel. Infelizmente as imagens que acho na net não correspondem ao exato tipo que achei aleatoriamente na pobre biblioteca da escola há ... décadas.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Thiago Miotto disse:

O Brushless acho que gira direto se a bateria for próxima a potência do motor.

O de passo não é aquele que posiciona conforme a tensão recebida?

Quem se posiciona conforme tensão recebida é o servo. O de passo tem a rotação dividida em 200 etapas, cada qual chamada de passo e que pode ser dividida em micro-passos, isto é, pode ser fracionada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

pode ser dividida em micro-passos, isto é, pode ser fracionada

Me lembro que era meio passo ou fracionada por 2. Não lembro como fracionar em micro (milionésima parte? 🤔 🙃)

 

13 horas atrás, Thiago Miotto disse:

O Brushless acho que gira direto se a bateria for próxima a potência do motor.

Não consigo visualizar relação direta. Minha mente só sente um ligeiro ndv

 

Falando em pequenos passos e em ligeiros ndv.. ouvi dizer que um sistema resolver (resôlver) dá controle absoluto no giro do sistema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!