Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Retificador AC DC 12v


AEK
Ir à solução Resolvido por Sérgio Lembo,

Posts recomendados

Olá galera, tudo bem?

 

Comprei dois aparelhos txcar que servem para mandar sinal infravermelho para o motor de portão eletrônico, ele vai ligado junto com o farol o carro, quando aciona o farol alto, alimenta o txcar que manda o sinal para o motor atuar. O problema é que esse txcar trabalha com 12v DC e eu comprei duas unidades para instalar em duas motos que temos aqui em casa. Ambas motos alimentam o farol com 12v AC vindos do dínamo do motor. Eu fiz um retificador AC/DC usando 4 diodos e um capacitor 16v/100uf porém eu preciso colocar um resistor em paralelo com esse capacitor, a fim de descarregar ele rapidamente, caso contrário, se o capacitor manter a carga, vai ficar mandando sinal para o motor. O diagrama do retificador que eu montei segue abaixo.

 

A questão é, como eu calculo o valor do resistor que eu devo colocar em paralelo ao capacitor?

 

Desde já obrigado!

 

 

 

 

retificador acdc.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O valor do resistor depende do tempo, isto é, da rapidez com que deseja que esse resistor atue.

O cálculo é simples: T = RxC =>  R = T/C. No tempo calculado o valor da tensão sobre o capacitor cairá 62% ou, de forma inversa, sobrará 38% da tensão sobre o capacitor. Em 2x esse tempo a tensão sobre o capacitor será de 38% de 38%, isto é, 14% e por aí vai.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Ao invés de um resistor use um regulador de tensão. É barato e fácil de encontrar. O LM7812 já vem pronto para os 12V desejados. Com o resistor de 3k3 em paralelo ao capacitor terá uma excelente descarga do capacitor em menos de meio segundo. Junto do regulador LM7812 coloque também um capacitor de 100nF para melhor estabilidade.

 

Schematic_New Project 2_2022-02-25.png

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, Alã Klein disse:

a fim de descarregar ele rapidamente, caso contrário, se o capacitor manter a carga, vai ficar mandando sinal para o motor

Não entendi muito... o farol não fica aceso o tempo todo? Neste caso não adianta o resistor.

E tem +...100uF parece pouco.. a própria corrente do tx vai descarregar ele rapidão (caso a v do farol cesse) . Só +1 ... a freq do alternador pode não ser muito alta... 100uF parece ainda menor... mas se funciona... felicidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 25/02/2022 às 21:47, Alã Klein disse:

 

 

Em 25/02/2022 às 21:47, Alã Klein disse:

dois aparelhos txcar que servem para mandar sinal infravermelho para o motor de portão eletrônico

 

É rádio-frequência (RF), não é infravermelho (IR, infrared).

 

Em 25/02/2022 às 22:16, Alã Klein disse:

sobre a tensão resultante da retificação, teria que colocar mais um resistor pra baixar a tensão pra uns 14v pelo menos

 

E zener?!

 

@.if , nos automóveis, o TXCAR recebe o sinal do lampejo de luz-alta. O ato de fazer "sinal de luz" quando na autoestrada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!