Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal, então minha dúvida é a seguinte: Meu processador como informo no titulo é um I7-9700K, vejo em vários vídeos pessoas jogando com esse processador ele estando cravado em 4.6ghz, Porém o meu não fica assim, ele oscila bastante ( que eu imagino que pode ser normal) porém prefiro deixar Fixo para usar todo o poder do processador, pois só uso o meu PC praticamente pra jogar fortnite, então gosto de desempenho. Eu utilizo a função Intel turbo boost ligada, porém eu percebi que quando eu desligo ela, igual na imagem que vou deixar a baixo da BIOS, o clock do processador crava em STOCK, e assim com todo os núcleos também. Gostei, porém queria deixar todos em 4.6 Cravado, será que a minha BIOS é possível? Vou deixar as imagens.

Obs: Já coloquei o plano de energia em alto desempenho e os valores do Clock alteram com frequência.

Processador: I7-9700K

placa-mãe: Aorus B360M Gaming 3

4e13b814-1a65-4d22-892b-64afb8ee4b3b.jpg

8579e2cb-20b6-4f4b-af54-de9123a4895c.jpg

67b4c55c-7a11-4d97-ac43-10140a56eaa8.jpg

45eff2a2-53f6-4a0f-88e3-b51409e1d981.jpg

Postado

@LuanFr22 

17 minutos atrás, LuanFr22 disse:

ele oscila bastante ( que eu imagino que pode ser normal)

Não isso não é normal (ao menos não quando estiver jogando ou fazendo algo mais pesado), de duas ou uma, a placa não aguenta o 9700K, ou ele ta muito quente.

E conhecendo a nona geração, imagino que ambos sejam verdade.

• Curtir 1
Postado

@LuanFr22 Mano não da pra você fazer nenhuma alteração no clock do seu processador porque sua placa-mãe é da linha B, se fosse alguma Z daria certo, pois Intel precisa ter o processador com o K no final (desbloqueado para over) + placa-mãe linha Z (desbloqueada para over), se você tiver só 1 desses itens não da certo porque fica travada na frequencia original (que fica variando de acordo com o uso). 

Pode ver o meu setup por exemplo, possuo o i5-7600k + z270H, aí consigo deixar setado em 4.7ghz sempre.

@PlayerUzumaki O mano ai se referiu a frequência ficar oscilando, é normal sim.

Postado

@LuanFr22

Sem o Turbo, ele ficar em 3.6 GHz é o normal e esperado.. Com o Turbo ligado, imagino que suba pra 4.2 GHz em todos os núcleos, pelo menos, mas aí entra o que o @PlayerUzumaki falou acima, da sua placa-mãe que, convenhamos, seria básica / intermediária..

Bem provável que, ela não aguente o tranco..

Postado
2 minutos atrás, leonardobr_ disse:

É normal, não é nenhum problema, todo processador em stock funciona com a frequência oscilando

Negativo, em uso pesado (jogo, renderização, simulação física, etc) o processador trava no máximo que aguenta em stock, não é pro clock ficar variando. Como já disseram, isso indica throttle.

Postado

@leonardobr_ Oi amigo, obrigado por ajudar. No caso com o Intel turbo bost desligado, o meu processador crava na frequência Stock, sem oscilações. Tá certinho. Sobre cravar em 4.6 você tirou minha dúvida perfeitamente, o ganho de desempenho para 4.6 sempre em relação a 3.60 em Stock, é muito alto? Vale o investimento? Comprar uma outra placa-mãe linha Z?

Postado

@Shaman93 O meu deus kkkkkkkkkkkkkkkk o processador funciona de acordo com o uso, por isso ele oscila a frequência, alto uso fica setado pra freq alta, baixo uso freq baixa.

@LuanFr22 Placa da linha Z é só se você realmente quiser fazer overclock, o seu processador chega a 4.9ghz só com o turbo ligado, a diferença de desempenho é legal dependendo do jogo, mas pra ficar rodando nessa frequência você precisa de um cooler parrudo porque esquenta bastante.

• Confuso 1
Postado
3 horas atrás, leonardobr_ disse:

@Shaman93 O meu deus kkkkkkkkkkkkkkkk o processador funciona de acordo com o uso, por isso ele oscila a frequência, alto uso fica setado pra freq alta, baixo uso freq baixa.

É quase o oposto disso. Em baixo uso, com exigência de apenas 1 ou 2 núcleos, o clock boost "brilha" e o processador chega aos 4.9 GHz (em núcleos individuais). Em alto uso o clock de todos os núcleos cai um pouco e estabiliza nos 4.6 GHz, se a placa-mãe e condição térmica permitirem. No mais, o @LuanFr22 indicou que a oscilação acontece durante jogo, o que absolutamente não é normal nem esperado.

• Curtir 1
Postado

@LuanFr22 Olha no meu caso a própria ativação do xmp deixou meu i5 9600k em um over a 4.3ghz, até então supria minha necessidade, mas com os games recentes e meu costume de ter um monte de coisa aberta enquanto jogo além de 3 monitores, vi alguns jogos como o GOW pegando picos de 100% de uso e dando umas lagada, consegui subir pra 4.7 pelo próprio intel extreme tuning, ficou estável, teve um aumento de temperatura mas ainda fica na média de 65 Cº em estresse e resolveu até o momento as lagadas.

No futuro talvez me aventure a mexer mais a fundo e tente botar mais que isso, mas também trocarei o WC pra um over mais extremo sei que o meu não vai dar conta.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!