Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Deixar todas as fans em full speed o tempo todo


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

1 hora atrás, JoãoPauloJP disse:

Tem algum problema deixar todas as fans até a do cpu cooler em full speed o tempo todo?

 

Problema algum. É até melhor.

As fans em 100% independentemente da temperatura resfriam melhor o PC. Mesmo em atividades mais leves, o seu PC se mantém bem refrigerado e, mesmo em atividades mais pesadas, a temperatura máxima não deve subir muito, já que as fans já estarão dando o seu máximo.

 

É tipo deixar o desempenho mínimo do processador em 99, 100%, não tem aquelas oscilações de clock e temperatura e, quando é necessário mais desempenho, você tem a garantia que o clock não vai cair abaixo do clock base.

1 hora atrás, Flávio Pedroza disse:

Vai fazer mais barulho e  possível ocasionar um desgaste prematuro. Fora isso, não vejo problema algum.

 

Melhor estragar as fans do que o CPU, a GPU...

 

1 hora atrás, JoãoPauloJP disse:

eu fiz teste de temperatura no processador no AIDA64 e tá dando um throttling de 4% com as fans na velocidade padrão por isso perguntei de aumentar a velocidade da fan 

 

No caso, recomendo limpar os coolers de CPU e GPU e trocar a pasta térmica (aqui recomenda-se a Cooler Master Gel, com condutividade térmica de 11 mw/K). Caso não saiba fazer isso, leve a um profissional.

 

Uma vez feito isso, recomendo fazer um novo teste de stress no CPU e GPU via AIDA64 e verificar se voltou a ocorrer throttling.

 

Com relação a "estragar as fans mais rápido" por mantê-las em 100% o tempo todo, é menos pior estragar as fans do que o processador ou a placa de vídeo devido ao superaquecimento. Fans você compra um conjunto até melhor por um preço não tão exótico, já um processador ou uma GPU, dependendo do modelo, é mais complicado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JoãoPauloJP Isso é notebook ou desktop? Throttling é sinal de mal arrefecimento. Quais são suas temperaturas? Se estiver usando o cooler padrão, tem que revisar se a pasta térmica é de qualidade e não foi aplicada já ressecada, ou até reaproveitada (não se deve nunca reaproveitar), se a ventoinha realmente está saudável, se o gabinete está ventilado corretamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Isso é notebook ou desktop? Throttling é sinal de mal arrefecimento. Quais são suas temperaturas? Se estiver usando o cooler padrão, tem que revisar se a pasta térmica é de qualidade e não foi aplicada já ressecada, ou até reaproveitada (não se deve nunca reaproveitar), se a ventoinha realmente está saudável, se o gabinete está ventilado corretamente.

 

Ainda aguardo pelo dia em que desktops e notebooks, além de heatpipes, terão seus componentes refrigerados via pastilhas e exaustores Peltier, deixando eles como pequenas geladeiras e mantendo as temperaturas em uns 20°C em idle (ou menos, caso não haja disco rígido, só cuidando para não dar condensação). Daí a preocupação com curva de fans seria bem menor, já que o sistema visaria a refrigeração e não o arrefecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, JoãoPauloJP disse:

Tem algum problema deixar todas as fans até a do cpu cooler em full speed o tempo todo?

Tarde

 

Seu computador é esse?

Citação

 

Processador: Intel Core i7 8700

Cooler: FAN DeepCool Gammaxx 400 V2 120mm

Placa de vídeo: NVIDIA GeForce RTX 2060

Placa-mãe: TUF B360M-PLUS GAMING/BR

Memória: Kingston 16GB DIMM DDR4 2666Mhz FURY Beast

HDs: Seagate Barracuda 1 TB

Gabinete: Mancer Anubis

Fonte: Cooler Master MWE Bronze 500W

Extras: 6 FANS Corsair AF120 120mm

Mouse: Logitech G403 HERO

Teclado: HyperX Mars

Headset: HyperX Cloud Stinger

Monitor: Monitor Gamer 24 LED 75Hz Samsung

Sistema Operacional: Windows 10-64bits

Browser: Google Chrome

Antivírus: Windows Defender

 

Não tem problema em deixar a fan do processador em 100% o tempo inteiro, porém em um determinada temperatura por exemplo, "35ºC ou 25ºC" o desempenho do PC será o mesmo.

E fora o fato de fazer mais barulho e reduzir a vida util do cooler, e também só vai aumentar a quantidade de pó dentro do dissipador do processador.

Se você quer deixar um tempetura baixa do processador, melhorare a circulação de ar dentro do gabinete, troque a pasta termica do processador por uma de melhor eficiência, ou troque o cooler do processador por um de melhor eficiência.

E configure na BIOS para aumentar a rotação do cooler a partir de uma determinada temperatura.

Outra coisa que faz um diferença tremenda é fazer undervolt no processador, faça que você vai ter melhor resultado, pesquise no Google como se faz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, JoãoPauloJP disse:

@WOZ Dods @RonaldoDuarte11 é desktop, eu troquei a pasta termica por uma master gel da cooler master e eu uso um air cooler gammax v2@Edvaldo J. Frederico sim meu pc ta no perfil 

Já tentou fazer undervolt?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, RonaldoDuarte11 disse:

Ainda aguardo pelo dia em que desktops e notebooks, além de heatpipes, terão seus componentes refrigerados via pastilhas e exaustores Peltier, deixando eles como pequenas geladeiras e mantendo as temperaturas em uns 20°C em idle (ou menos, caso não haja disco rígido, só cuidando para não dar condensação). Daí a preocupação com curva de fans seria bem menor, já que o sistema visaria a refrigeração e não o arrefecimento.

Placas Peltier não são eficientes, geram bastante calor para refrigerar e não são facilmente aplicáveis sem riscos. A cooler master fez um modelo com peltier uma década atrás e teve problemas com formação de condensação no cooler e teve que engolir o prejuízo. Acho que o modelo se chamava V10. Depois procure um vídeo sobre o assunto no canal do Linus. Eles fizeram alguns experimentos para ver se prestaria. A conclusão final foi de que não vale a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, JoãoPauloJP disse:

@WOZ Dods @RonaldoDuarte11 é desktop, eu troquei a pasta termica por uma master gel da cooler master e eu uso um air cooler gammax v2, o gabinete é bem refrigerado é um mancer anubis com 6 fans no total 

3.jpg

 

De acordo com as temperaturas registradas nos núcleos, a temperatura atual do processador é de 62°C, a média de 38°C e a máxima é de 92°C.

 

Para um desktop isso é muito alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, JoãoPauloJP disse:

@WOZ Dods @RonaldoDuarte11 é desktop, eu troquei a pasta termica por uma master gel da cooler master e eu uso um air cooler gammax v2, o gabinete é bem refrigerado é um mancer anubis com 6 fans no total 

Você provavelmente esqueceu de retirar o plástico protetor do cooler na hora de instalar, ou até encaixou mal ou com o suporte errado. Recomendo que revise a instalação. Mesmo se tivesse colocado ele na posição errada, soprando para cima ou para frente, ou até com a ventoinha ao contrário, ainda não chegaria a essa temperatura.

 

Seu gabinete pode ter 1000 ventoinhas, mas se não estiverem orientadas corretamente não servirão para nada. Veja exemplos visuais de como fazer a instalação e orientação correta das ventoinhas:

 

image.thumb.png.b1ca002c1ee0679d80a709b04f775adf.pngimage.thumb.png.e7ed36ecfcf9fa53ffdddca9a9b43902.pngimage.thumb.png.e53bafb039629cf943328cdb32f11cde.pngimage.thumb.png.33963e23bd82b5f743b740e26fb1ad3d.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Placas Peltier não são eficientes, geram bastante calor para refrigerar e não são facilmente aplicáveis sem riscos. A cooler master fez um modelo com peltier uma década atrás e teve problemas com formação de condensação no cooler e teve que engolir o prejuízo. Acho que o modelo se chamava V10. Depois procure um vídeo sobre o assunto no canal do Linus. Eles fizeram alguns experimentos para ver se prestaria. A conclusão final foi de que não vale a pena.

 

A Intel trouxe, um tempo atrás, um processador chamado Cryo, do MasterLiquid Sub-Zero. O canal Adrenaline fez um teste com ele, inclusive fazendo overclock. Os resultados? Veja aqui:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RonaldoDuarte11 @WOZ Dods @Edvaldo J. Frederico eu já mexi tanto nesses negocio de temperatura que to frustrado já, comprei um air cooler um gabinete, algumas fans a mais, coloquei o fluxo de ar certo e continua alto, a temperatura fica normal quando estou usando normal o problema é quando exige do processador, sobe muito, e não tem nada instalado errado, não tem plastico no cooler, mas de qualquer forma vou tentar fazer esse undervolt porque nunca fiz, talvez resolva

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@RonaldoDuarte11 Como disse, o modelo da CM foi até campeão em testes, mas ele formava condensação e isso foi percebido depois de as vendas começaram. Lançaram também uma versão revisada que evitava esse problema, mas o consumo era alto demais. Não dá para contestar, placas de peltier tem consumo altíssimo e a nossa realidade atual é de tentar reduzir cada vez mais o consumo.

@JoãoPauloJP Cara, se você não tem experiência no processo de instalação, qualquer mínimo erro pode ocasionar esse tipo de problema. Um encaixe errado, pois todo cooler vem com kits e sistemas para vários modelos diferentes de processador, um plástico ou proteção esquecidos, até uma pasta térmica ressecada ou aplicada em quantidade ou com método inadequados podem ocasionar isso.

 

Se deu errado, revise, mas dessa vez revise tudo. Se já fez várias vezes e várias vezes deu errado, tem algo errado no seu processo. Coolers são blocos de metal que não tem com apresentar defeito a menos que a ventoinha não funcione, mas mesmo nessa situação não aqueceria tanto. Meu cooler mesmo se eu desligar a ventoinha ainda mantém a CPU abaixo de 80° em stress.

 

Você já assistiu vídeos ensinando o processo todo? Desinstalou e reinstalou do zero? Reaplicou a pasta térmica toda vez que removeu? Revisou a pressão dos parafusos? Leu o manual com carinho?

 

Nota: das últimas TRÊS vezes que eu falei aqui no fórum que a pessoa podia ter esquecido de tirar o plástico de proteção do cooler quando foi instalar, em todas as pessoas disseram a mesma coisa. Tempos depois vieram dizer que desmontaram e só então descobriram que realmente tinha um plástico, que não tinham visto quando instalaram...

41 minutos atrás, JoãoPauloJP disse:

e não tem nada instalado errado

Já instalei uns 200 coolers diferentes, alguns casos mais de 40 do mesmo modelo. Estou lhe afirmando com segurança, sim, sua instalação está errada. Seu processador poderia estar com o diodo queimado, funcionando errado, mas isso é raríssimo e a única vez que eu vi pessoalmente ocorrer simplesmente não marcava temperatura nenhuma. Erros de montagem são extremamente comuns, de instalação são quase garantidos com gente novata. Já vi um caso de um cara que colocou pasta térmica no soquete, vi outra que colocou pasta térmica em quantidade tão pequena que nem sujou o heatspreader... Outro dia fui utilizar uma pasta antiga e não percebi que tinha degradado (pasta original da CM). Tive temperaturas como as suas. Desmontei, limpei, passei Ice Fusion, pronto. Temperaturas normais e um tubinho de pasta antiga no lixo. 

 

Sério reveja.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods realmente qualquer coisinha pode interferir na temperatura, acabei de montar o pc de novo, apertei bem tudo, passei uma nova pasta térmica, arrumei um pouco os cabos da fonte pro ar que tá em baixo subir melhor, e olha a temperatura em stress quanto que chegou, e não deu throttling, fico aliviado, valeu mesmo

3.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, WOZ Dods disse:

@RonaldoDuarte11 Como disse, o modelo da CM foi até campeão em testes, mas ele formava condensação e isso foi percebido depois de as vendas começaram. Lançaram também uma versão revisada que evitava esse problema, mas o consumo era alto demais. Não dá para contestar, placas de peltier tem consumo altíssimo e a nossa realidade atual é de tentar reduzir cada vez mais o consumo.

 

 

O osso são certos ambientes onde usar o PC ou mesmo notebook, nem todo mundo tem ar condicionado em casa, e imagina quem mora em regiões mais quentes como RJ, cidades do interior de MG, regiões do Norte/Nordeste... a coisa fica complicada para quem precisa usar o PC. Se for notebook então, nem se fala...

 

Se fôssemos olhar pelas temperaturas obtidas em regiões mais quentes, o fato de morarmos em um país de clima tropical e os sistemas utilizados para tentar manter o hardware dos computadores, o aconselhável seria que brasileiros nem usassem computador, porque os sistemas visam mais o arrefecimento do que o resfriamento, e o clima brasileiro, somado com ambientes domésticos onde nem sempre se tem um sistema ideal de resfriamento, dificultam cada vez mais a vida de quem tem um PC e quer ou precisa usar para tarefas que demandam mais do hardware (e, consequentemente, fazem subir demais as temperaturas).

 

A solução seria criar computadores "sob medida" para o Brasil, com hardwares capazes de manter o máximo desempenho em um clima de deserto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JoãoPauloJP Quando desmontou retirou a pasta térmica antiga tanto da CPU quanto do cooler com isopropanol e um papel absorvente até ficarem brilhando? Aplicou a nova na quantidade de uma ervilha no centro do processador? Ainda achei as temepraturas bem quentinhas a menos que isso seja um teste de stress pesado (mesmo assim não passaria de 70° em um gabinete bem ventilado).

 

Me conte, quantas ventoinhas seu gabinete tem? Quais são as posições e orientações de instalação de cada uma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods retirei toda a pasta termica antiga e limpei até ficar brilhando com alcool isopropílico e meu gabinete tem 7 fans no total, 3 na frente jogando ar pra dentro, 2 em cima jogando ar pra fora e 1 atrás jogando ar pra fora e a fan do aircooler jogando o ar pra trás na direção da fan traseira

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JoãoPauloJP Entendo. Suas últimas temperaturas foram tiradas no teste de stress do aida não é? Se for, então acredito que estão boas. Teste deixar o HWmonitor aberto durante alguma partida de jogo e veja as temperaturas depois de um tempo. Se estiverem abaixo de 70° então o problema está resolvido. Acima de 70° em jogos eu considero já prejudicial para a vida útil da CPU. Sob stress pode chegar até lá, mas em jogos geralmente não, ainda mais com um Gammaxx que é de entrada, mas muito melhor que o cooler box.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JoãoPauloJP Ainda alta demais. WC não é solução, é só mais problema. Me sinto inclinado a recomendar que troque seu cooler, mas fica a seu critério. Dá para sobreviver nessa temperatura, o problema é que não sobreviverá muito tempo.

 

Só por curiosidade, observou a temperatura do chipset na mesma situação? Poderia tirar fotos da instalação desse cooler?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!