Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler da placa de vídeo dispara quando o PC está em standby


Ir à solução Resolvido por Vando Santoos,

Posts recomendados

Olá pessoal, estou com um problema bem chato relacionado ao cooler da minha placa de vídeo. É o seguinte: Tenho uma GTX 750 TI 2gb e ela sempre liga com os coolers desligados pois é bem fria, até aí é normal. Porém, quando o pc está em standby sem nenhum programa sendo executado, o cooler dispara a 100% e volta a cair de velocidade. Quando chega ao 0% novamente, o processo se repete. Isso acaba incomodando pois ao disparar os fans na velocidade máxima, acaba gerando ruído. O curioso é que isso só acontece quando o pc está em standby, porque quando estou executando algum jogo ou programa, o controle dos fans fica normal, regulando de acordo com a temperatura da placa.

(Abri o tópico no setor de refrigeração e superaquecimento mas não obtive resposta)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Vando Santoos disse:

Olá pessoal, estou com um problema bem chato relacionado ao cooler da minha placa de vídeo. É o seguinte: Tenho uma GTX 750 TI 2gb e ela sempre liga com os coolers desligados pois é bem fria, até aí é normal. Porém, quando o pc está em standby sem nenhum programa sendo executado, o cooler dispara a 100% e volta a cair de velocidade. Quando chega ao 0% novamente, o processo se repete. Isso acaba incomodando pois ao disparar os fans na velocidade máxima, acaba gerando ruído. O curioso é que isso só acontece quando o pc está em standby, porque quando estou executando algum jogo ou programa, o controle dos fans fica normal, regulando de acordo com a temperatura da placa.

(Abri o tópico no setor de refrigeração e superaquecimento mas não obtive resposta)

 

Pode ser que a sua GPU alcance alguns picos de temperatura e volte, de modo que, visando manter as máximas de temperatura em níveis aceitáveis (uma GTX 750 TI aguenta até 95°C, mas o recomendável seria manter as máximas de temperatura em no máximo 75°C, para maior segurança. Pode ser que, em alguns momentos, a temperatura aumente para 50, 60°C sem fazer nada mais pesado, e os coolers respondam aumentando a rotação.

 

Se não houve aumento de temperatura, pode ser bug no controle da curva de rotação das fans ou algum mau funcionamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/03/2022 às 16:52, RonaldoDuarte11 disse:

 

Pode ser que a sua GPU alcance alguns picos de temperatura e volte, de modo que, visando manter as máximas de temperatura em níveis aceitáveis (uma GTX 750 TI aguenta até 95°C, mas o recomendável seria manter as máximas de temperatura em no máximo 75°C, para maior segurança. Pode ser que, em alguns momentos, a temperatura aumente para 50, 60°C sem fazer nada mais pesado, e os coolers respondam aumentando a rotação.

 

Se não houve aumento de temperatura, pode ser bug no controle da curva de rotação das fans ou algum mau funcionamento.

Não acredito que seja o caso. Já monitorei com o HWmonitor e a placa fica em torno de 30-33°C em standby.

Já recorri ao MSI Afterburner e resolveu parcialmente o problema controlando a velocidade do fan automaticamente. Porém, enquanto o PC inicializa ou desliga, o Afterburner obviamente não se mantém aberto, então ainda dá espaço para os fans dispararem algumas vezes.

Em 11/03/2022 às 17:20, EDrosso Nirvana disse:

@Vando Santoos Verifique se no driver da Nvidia tem controlador de fan , de não tiver use o MSI Afterburner  e configure para sem girar no mínimo 30%, tem esse vídeo que como fazer . Talvez funcione ou não .

Já recorri ao MSI Afterburner e resolveu parcialmente o problema controlando a velocidade do fan automaticamente. Porém, enquanto o PC inicializa ou desliga, o Afterburner obviamente não se mantém aberto, então ainda dá espaço para os fans dispararem algumas vezes. 

 

Por acaso existiria alguma forma do Afterburner começar a controlar a velocidade dos fans desde o momento em que o PC dá boot? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, EDrosso Nirvana disse:

Tem esse vídeo de fazer o MSI Afterburner iniciar com o Windows 

O MSI Afterburner inicia normalmente junto com o windows, amigo. O problema é que enquanto o S.O inicializa ou desliga e o Afterburner não pode ser manter executando, abre um espaço de tempo em que os fans da placa disparam. Entendeu?
 

Então eu queria saber se há uma forma do Afterburner iniciar desde o momento em que o computador dá boot. Ou até mesmo, se possível, as configurações aplicadas dentro do Afterburner se manterem ativas mesmo quando o programa não estiver aberto. Existe essa possibilidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, EDrosso Nirvana disse:

Nesse caso acho que para resolver de vez seria modificar  BIOS da placa de vídeo , tem esse vídeo que modifica a rotação dos fans . 

Nunca mexi com BIOS da placa de vídeo então prefiro não arriscar, mas obrigado pelo suporte. Peço que deixem o tópico aberto para que se alguém tiver uma solução, possa compartilhar aqui. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Solução

Boa noite a todos! O problema finalmente foi resolvido!

Depois que abri o tópico, tentei resolver o problema mais algumas vezes, sempre tendo em mente o pressuposto de que esse era um problema de software. Resetei a BIOS, coloquei a ordem de boot para procurar primeiro por vídeo offboard, fiz algumas configurações no MSI Afterburner e nada deu certo. Então comecei a pensar que o defeito poderia ser físico, seja em um algum terminal da placa responsável pelo controle da rotação ou diretamente no fan. 

Foi aí então que decidi arriscar comprar um fan novo e trocar. Bingo! Não sei dizer qual era o defeito que tinha no fan antigo pois ele parecia bem lubrificado e não tinha nada que aparentasse obstruir a rotação, mas quando troquei, o fan novo funcionou normalmente. 

 

Obrigado a todos que se colocaram à disposição para responder o tópico e tentar ajudar de alguma forma. Estarei encerrando-o agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!