Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ventilador não gira a hélice, mas motor funciona.


Waldir Jr
Ir à solução Resolvido por Waldir Jr,

Posts recomendados

Olá,pessoal,sou novo por aqui e gostaria de resolver os problemas no meu ventilador.

Recentemente ele parou de funcionar,e verifiquei que o problema foi no fusível térmico,mas ao fazer uma ligação direta para fins de teste o motor funcionou,mas a hélice não gira,o ventilador fica com o motor ligado emitindo um som de " tummmmmmmmmmm" Agradeço a quem puder me ajudar!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após ligar ele tenta dar um giro no eixo dele com a mão pra ver se o motor pega "no tranco" pode ser que o capacitor dele esteja ruim, ou o enrolamento auxiliar pode ter queimado.

 

Da uma olhada também na cor do verniz que isola os enrolamentos, se estiver escurecido ou preto pode indicar que queimou o enrolamento, se for só o capacitor ele é relativamente barato, mas se for o enrolamento auxiliar ai já era.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
52 minutos atrás, Waldir Jr disse:

o motor funcionou,mas a hélice não gira,o ventilador fica com o motor ligado

Pra mim esta frase indica que o motor está girando em falso.. algo como a hélice solta

Se o fusível queimou por curto, de fato o motor já era. Se puder meça sua corrente. Mas talvez na desmontagem você tirou do centro o que faz o rotor travar nas paredes. Também falta de lubrificação pode travar

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez,obrigado pela força que vocês estão me dando,são sugestões valiosas.

 

- O ventilador queimou o fusível de proteção

- Ele está lubrificado e com hélice girando sem travar,mas manualmente,automaticamente ao ligar o ventilador,não giram.

- Não há manchas na bobina,nada queimado.

- Não há folga no eixo/rotor

- A bobina não está aberta,se estivesse aberta não emitiria som.

 

Amanhã vou verificar novamente o que está acontecendo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Waldir Jr disse:

A bobina não está aberta,se estivesse aberta não emitiria som

São duas bobinas, se uma não funciona quem emite som é a outra. 

Uma delas está em série com o capacitor, a outra vai direto na rede. 

 

Provavelmente o fusível queimou porque uma das bobinas se interrompeu, seja nela mesma, na fiação ou mesmo o capacitor ruim. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Renato.88 disse:

São duas bobinas, se uma não funciona quem emite som é a outra. 

Uma delas está em série com o capacitor, a outra vai direto na rede. 

 

O fio comum é ligado no fusível térmico numa extremidade e a outra extremidade é ligada a uma extremidade do capacitor,junto tem um fio que também é ligado ao capacitor,e esse fio vem da bobina. 

eu fiz uma ligação direta após verificar que o fusível térmico tinha aberto,e ligou,mas só fica " tummmmm" infinitamente.

não há folga no eixo.

13 minutos atrás, Renato.88 disse:

São duas bobinas, se uma não funciona quem emite som é a outra. 

Uma delas está em série com o capacitor, a outra vai direto na rede. 

 

Provavelmente o fusível queimou porque uma das bobinas se interrompeu, seja nela mesma, na fiação ou mesmo o capacitor ruim. 

A função do fusível térmico é se romper ao alcançar altas temperaturas na bobina...e isso aconteceu devido ao travamento da hélice,e olha que foi uma surpresa isso ter acontecido porque eu regularmente faço a manutenção preventiva dos ventiladores,tenho dois.

Porém,eliminei o travamento,e pelo que vi,acho que foi devido as buchas,mas ao lubrificá-las,consegui destravar a hélice,e até hoje a hélice está girando manualmente.

O fusível abriu devido ao travamento da hélice,pois fez a bobina,estator...superaquecer. 

Não há fios partidos na bobina,se houvessem fios partidos ela não funcionava.

 

 

 

 

3 horas atrás, F4b10 disse:

Após ligar ele tenta dar um giro no eixo dele com a mão pra ver se o motor pega "no tranco" pode ser que o capacitor dele esteja ruim, ou o enrolamento auxiliar pode ter queimado.

 

Da uma olhada também na cor do verniz que isola os enrolamentos, se estiver escurecido ou preto pode indicar que queimou o enrolamento, se for só o capacitor ele é relativamente barato, mas se for o enrolamento auxiliar ai já era.

A hélice não pega no "tranco",não há cheiro de queimado na bobina nem fios partidos,e o capacitor não testei porque não acredito que seja ele,pois o ventilador parou de funcionar devido ao travamento da hélice.

depois que lubrifiquei as buchas...recuperei o movimento da hélice e até hoje ela gira normalmente,só que no "manual".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Waldir Jr disse:

 

Não há fios partidos na bobina, se houvessem fios partidos ela não funcionava.

 

 

O motor tem ao menos 2 enrolamentos independentes, o principal e o auxiliar, o enrolamento auxiliar é o que vai em serie com o capacitor e ele pode ter queimado, mas o enrolamento principal pode estar bom, porém sem o enrolamento auxiliar o motor não gira, só fica vibrando e aquecendo ate pegar fogo... .se fosse apenas o capacitor ruim, em muitos casos o ventilador ainda pega "no tranco".

 

Esse negocio de lubrificar as buchas, eu mesmo tive problemas com um pequeno ventilador que a viscosidade da graxa automotiva que eu usei fazia o motor partir com dificuldade, tive que desmontar, tirar a graxa e usar algo mais leve como vaselina pra lubrificar o eixo, ta rodando bem ate hoje.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, F4b10 disse:

 

O motor tem ao menos 2 enrolamentos independentes, o principal e o auxiliar, o enrolamento auxiliar é o que vai em serie com o capacitor e ele pode ter queimado, mas o enrolamento principal pode estar bom, porém sem o enrolamento auxiliar o motor não gira, só fica vibrando e aquecendo ate pegar fogo... .se fosse apenas o capacitor ruim, em muitos casos o ventilador ainda pega "no tranco".

 

Esse negocio de lubrificar as buchas, eu mesmo tive problemas com um pequeno ventilador que a viscosidade da graxa automotiva que eu usei fazia o motor partir com dificuldade, tive que desmontar, tirar a graxa e usar algo mais leve como vaselina pra lubrificar o eixo, ta rodando bem ate hoje.

 

entendi o seu ponto de vista e amanhã darei mais uma olhada no ventilador.

4 horas atrás, .if disse:

Pra mim esta frase indica que o motor está girando em falso.. algo como a hélice solta

Se o fusível queimou por curto, de fato o motor já era. Se puder meça sua corrente. Mas talvez na desmontagem você tirou do centro o que faz o rotor travar nas paredes. Também falta de lubrificação pode travar

O fusível queimou pra proteger o motor,mas ao fazer uma ligação direta o motor deu sinais de vida,porém,o ventilador não gira a hélice ao ser ligado,nem no "tranco"

Não há folgas no rotor e depois que eu lubrifiquei as buchas a hélice voltou a girar sem travar,mas no giro manual,pois eletricamente ela está inoperante.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Semi confuso. Li rapidão e meio que entendi que ele não girava mecanicamente com a mão sem ligar na tomada. Isso era indício de bucha travada mesmo. Depois você desmontou , consertou e remontou e passou a girar com a mão, ainda sem ligar na tomada. e ao ligar na tomada... toooonnnnn... sem girar. Isto ainda era indício de descentralização do rotor. Agora ele gira livre com a mão e ainda o toooonnnn. São 3 coisas possíveis: capacitor, bobina ou mecânica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, .if disse:

Semi confuso. Li rapidão e meio que entendi que ele não girava mecanicamente com a mão sem ligar na tomada. Isso era indício de bucha travada mesmo. Depois você desmontou , consertou e remontou e passou a girar com a mão, ainda sem ligar na tomada. e ao ligar na tomada... toooonnnnn... sem girar. Isto ainda era indício de descentralização do rotor. Agora ele gira livre com a mão e ainda o toooonnnn. São 3 coisas possíveis: capacitor, bobina ou mecânica

Vou repetir  para sanar quaisquer dúvidas.

Esse ventilador que deu problemas,ele parou depois de ter ficado a madrugada trabalhando,e quando acordei,percebi que ele estava parado sem emitir nenhum som.

Eu Abri e fiz uma manutenção e a hélice voltou a girar, ao girar com as mãos e com o ventilador desligado,mas com o ventilador ligado não gira.

fiz os testes no fusível térmico e acusou fusível queimado.

fiz a ligação direta do fio comum ao fio do capacitor e a bobina deu sinais de vida emitindo um som de " tummmmm",mas a hélice não gira,ventilador não funciona.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!