Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Um ótimo dia, meus queridos! Tudo bem com vocês?

Tenho uma dúvida, há alguma maneira de criar mais de uma rede de computadores utilizando a mesma switch?

O que rola é que onde trabalho há uma rede com já 17 computadores localizados e plugados na mesma switch. Recentemente descobri que há um limite de mais ou menos 20-25 computadores que podem estar na mesma rede no Windows e agora estamos investindo em montar um departamento de T.I e eu gostaria de criar uma rede só com os

computadores pertencentes a esse departamento (e também com os outros, como os da loja, retaguarda e futuros outros). 

O que eu estava pensando em fazer é conectar um cabo nessa switch principal e na switch que seria da T.I e fazer uma rede de computadores separada só pra ela, como eu poderia fazer isso? 

• Membro VIP
Postado

@pedro.moura Bom dia

Você pode criar quantas redes você quiser usando a mesma placa de rede.

Só entrar na propriedades da placa de rede "IPV4 > Avançado" e colocar uma nova classe de IP, primeiro modo

Você pode também usar um switch para criar um vlan para criar varias rede, isoladas, é claro para fazer isso é necessário conhecimento, segundo modo.

Faça um pesquisa.

O primeira alternativa é mais simples, já a segunda alternativa é mais complexa.

Postado

@Edvaldo J. Frederico Obrigado, amigo! Mas agora me dei conta de outra coisa. Todos esses computadores são conectados ao servidor para que o sistema rode. Mas me resta testar se criar uma nova classe de IP vai fazer com que eu perca essa conexão ou se pelo fato de estarmos conectados na mesma SWITCH vai rodar normal, mas grato de toda forma!

(Quando me surgir a possibilidade de testar, farei e colocarei a sua resposta como solução.)

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@pedro.moura só existe limitação se o "servidor" não tiver as licenças ou estiver utilizando uma versão não server para fazer o papel. Caso contrário pode ter centenas de clientes no mesmo servidor.

Postado

@dwatashi Quando falamos de servidor, é em qual sentido? Sou novo nessa área de T.I, pra falar a verdade sempre fui um curioso autodidata que me surgiu a oportunidade de trabalhar na área e abracei.

Quando falamos de servidor aqui na empresa, nos referimos ao servidor do sistema, seja o Central ou os das lojas que comunica com o central, mas qual seria a forma correta de fazer nesse sentido que você está dizendo?

• Membro VIP
Postado

@pedro.moura o que informei foi a seguinte limitação do Windows 10 e superiores. Nos servidores a limitação depende das licenças e do hardware empregado.

A limitação pode estar na aplicação (Sistema) que você utiliza.

Qual SO é utilizado no "servidor"? Em qual sistema foi desenvolvido o sistema da loja? (Ou como ele é executado, quanto mais informação melhor)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!