Ir ao conteúdo

Downclock na GTX 1060 6GB

Ir à solução Resolvido por Felipe-Bat,

Posts recomendados

Postado

Há pouco tempo eu fiz um post pedindo ajuda pois eu tenho duas GPUs [RX 570 4GB e GTX 1060 6GB] porém ambas estavam dando o mesmo resultado em testes, e o que me foi dito é que estava ocorrendo um gargalo do meu processador, realizei os testes novamente e é isso mesmo, então optei por ficar com a melhor, já que a RX 570 será vendida, ontem durante a noite jogando VALORANT com a GTX 1060 6GB notei varias travadas do próprio gargalo, travadas de 5 segundos ou até 10, e ai me veio a dúvida, é possível fazer um downclock para a placa de vídeo não gargalar com o processador ?, pode ser besteira o que estou falando, mas se alguém souber e puder me dar uma luz eu agradeço.

placa-mãe: PRIME A320M-K/BR ASUS

Processador: AMD Ryzen 3 1200 Quad-Core Processor, 3094 MHz

memória RAM: 1 DDR4 8GB Ballistix 2400 MHz

Placa de vídeo: GTX 1060 6GB Galax

Fonte: CX 430 Corsair

Armazenamento: SSD 240 GB ADATA

Toda ideia é bem vinda, overclock no processador, downclock na placa de vídeo e configurações, agradeço desde já !

Postado

Não é necessário fazer underclock nenhum, você só precisa travar seu FPS numa taxa que seu processador aguenta rodar com folga e seus problemas de travamento por alto uso de CPU devem desaparecer. Um dos programas mais usados para limitar a taxa de FPS é o Riva Tuner Statistic Server, também usado para monitorar FPS, uso da CPU, GPU, RAM e temperaturas.

• Curtir 1
Postado

Também certifique-se de que não há resquícios de drivers da RX na máquina com o DDU para limpará os drivers antigos.

Postado
2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Não é necessário fazer underclock nenhum, você só precisa travar seu FPS numa taxa que seu processador aguenta rodar com folga e seus problemas de travamento por alto uso de CPU devem desaparecer. Um dos programas mais usados para limitar a taxa de FPS é o Riva Tuner Statistic Server, também usado para monitorar FPS, uso da CPU, GPU, RAM e temperaturas.

Se não me falha a memória, alterar os valores é o MSI AfterBurner, o Riva Tuner Statistic Server é um software que vem com ele para monitoração, obrigado desde já, mas como seria possível limitar o FPS por este programa ?, de fato o meu valorant está sem limitação de FPS, após o horário de trabalho eu estarei realizando os testes limitando o FPS e dando um retorno neste mesmo post.

1 minuto atrás, MrNobody disse:

Também certifique-se de que não há resquícios de drivers da RX na máquina com o DDU para limpará os drivers antigos.

Rapaz, eu nem sabia que drivers anteriores poderiam afetar os posteriores, por mim ele só desativava e ficava inativo até que eu voltasse com a placa, mas obrigado mesmo, realizarei isso !

• Solução
Postado

Justamente isso aí que os colegas falaram, primeira coisa eu utilizaria o DDU e limpava os drivers antigos ou formatava a máquina.

Segunda coisa, travaria FPS ou ligaria VSync e olhava se continuava travando.

O que pode acontecer também é problema com memória RAM em single channel ou temperatura dos VRM da placa-mãe.

Como fica a temperatura do seu processador e placa de vídeo sem nenhuma alteração?

2 minutos atrás, Antoniogre1 disse:

Se não me falha a memória, alterar os valores é o MSI AfterBurner, o Riva Tuner Statistic Server é um software que vem com ele para monitoração, obrigado desde já, mas como seria possível limitar o FPS por este programa ?, de fato o meu valorant está sem limitação de FPS, após o horário de trabalho eu estarei realizando os testes limitando o FPS e dando um retorno neste mesmo post.

Rapaz, eu nem sabia que drivers anteriores poderiam afetar os posteriores, por mim ele só desativava e ficava inativo até que eu voltasse com a placa, mas obrigado mesmo, realizarei isso !

• Curtir 1
Postado
21 horas atrás, Felipe-Bat disse:

Justamente isso aí que os colegas falaram, primeira coisa eu utilizaria o DDU e limpava os drivers antigos ou formatava a máquina.

Segunda coisa, travaria FPS ou ligaria VSync e olhava se continuava travando.

O que pode acontecer também é problema com memória RAM em single channel ou temperatura dos VRM da placa-mãe.

Como fica a temperatura do seu processador e placa de vídeo sem nenhuma alteração?

Limitei o FPS pelo Riva e funcionou direitinho, realizei quase todos os testes (só não o de temperatura) e funcionou, obrigado a todos.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!