Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Minha embaçada visão se limitou a visualizar o código morse que essencialmente é 'serial' e o display de 7 seg que é 'paralelo' . entre um e outro esta parafernalha toda que ao meu ver é sim um conversor serial para paralelo.

6 minutos atrás, aphawk disse:

Karnaugh mas ...... tem de usar !

De novo, a limitação de meus calos me diz que não é necessário  a não ser pra questões didáticas. 🤪

saco .. tinha que virar página ...

• Haha 3
Postado

Bom, para ajudar, eu resolví o primeiro mapa de Karnaugh, para o segmento A do display, considerando nas entradas os valores binários correspondentes do código Morse.

Usei um programinha no meu Iphone ( KMAP SOLVER) :

image.thumb.png.c6c8377032b91b64257a947997cd9ecf.png

É só fazer mais 6 tabelinhas para os outros segmentos .... mais baba que isso só empurrando bêbado na ladeira ( melhor antes ver se não é bêbado pegador kkk ) !

Paulo

• Obrigado 1
Postado
2 horas atrás, aphawk disse:

Vai ficar um monte de portas, mas é fácil colocar elas no Proteus e ver funcionar.

Provavelmente vão existir funções intermediárias comuns nos mapas. Isso vai reduzir ainda mais a "portaria toda". 😂😂😂

MOR_AL

• Obrigado 1
Postado

@alexandre.mbm ,

Não. Repare a imagem que eu postei do programa que eu usei.

Na parte de baixo, saiu a equação que mostra o circuito lógico, que é composto de 4 sub-modulos que são aplicados em uma porta OR de 4 entradas.

O que o @MOR disse é que provavelmente nos outros 6 pinos do display irão aparecer sub-módulos que podem ser iguais, então caso tenhamos 3 vezes um mesmo sub-modulo, podemos montar apenas um e derivar a saída dele para outras duas portas OR dos outros segmentos !

Paulo

• Curtir 2
Postado

O que eu fiz foi o mapa de Karnaugh. Exemplo para o segmento "a" do display.

Ao final deve-se simplificar a expressão "a" com as duas opções apresentadas. Tem mais opções, mas são básicas e eu não incluí.

Mapa.thumb.jpg.ae48b848c5a5d27b239b586fd380a487.jpg

Em tempo:

As simplificações visam utilizar portas NAND e NOR, quer são os integrados mais fáceis de se encontrar no mercado.... de antigamente, Hehehehe!

MOR_AL

38 minutos atrás, aphawk disse:

O que o @MOR disse é que provavelmente nos outros 6 pinos do display irão aparecer sub-módulos que podem ser iguais, então caso tenhamos 3 vezes um mesmo sub-modulo, podemos montar apenas um e derivar a saída dele para outras duas portas OR dos outros segmentos !

Isso mesmo.

• Curtir 2
Postado

@MOR ,

Estranhei que o seu não deu igual ao meu. Aí percebi que eu usei nas entradas a tabela do código Morse com valores de ponto e de traço, ao passo que você usou números BCD na entrada.

Mas a técnica é a mesma !

Paulo

Postado

@aphawk

Eu não usei o código Morse. Usei os códigos BCD na entrada. 

Na verdade eu nem tinha pensado no código do código Morse.

Achei estranho a sua solução. Como não consegui acompanhar, resolvi fazer e notei que não coincidia com a sua.

Para descobrir a diferença, resolvi postar a minha solução mesmo assim, com a intenção de que alguém pudesse mostrar a diferença.

O seu comentário me fez descobrir o que estava acontecendo.

Valeu, Paulo.

Bom.

Acho que a Ester já tem tudo para resolver o problema dela.

MOR_AL

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
15 minutos atrás, MOR disse:

Acho que a Ester já tem tudo para resolver o problema dela.

Essa foi a ideia. Que bom que todos pegaram! Não entregar o exercício escolar pronto, apenas direcionar.

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado
14 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Como você faria, então?

11 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Não entregar o exercício escolar pronto, apenas direcionar.

A luz prática está numa publicação lá atrás: o tal filtro que identifica largura de pulso + um circuito com shift register que nem lembro quem postou. A essência é:

-clk de deslocamento: subida de pulso..

-dado a ser deslocado:

• largo(_)=1 mantido pelo RC.
  • curto(.)=0: não dá tempo do RC carregar.

Lembrando que é conceito genérico mas principalmente pessoal (sem conexão com google). Portanto obviamente há desafios técnicos a se superar mas...

12 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Não entregar

12 horas atrás, alexandre.mbm disse:

pronto, apenas direcionar.

... é nosso lema na maioria das vezes.

Sobre os mapas dos amigos, aqui fora nunca vi utilização prática diretamente pra eles. Se tiver não é do meu (meu) ramo.

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, .if disse:

Sobre os mapas dos amigos, aqui fora nunca vi utilização prática diretamente pra eles. Se tiver não é do meu (meu) ramo.

Pior que você tem razão !

Muitas coisas que eu aprendi na faculdade não tive nenhuma aplicação prática, eu diria que mais de 60% foi só tempo perdido.

Paulo

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, .if disse:

Ora!

Se fizer o mapa de Karnaugh, é perfeitamente possível utilizá-la no firmware. 

Aplicando-se o  mapa de Karnaugh, já se obtém a redução da quantidade de condições com as variáveis (ifs). 

Depois pode-se aplicar as reduções da equação da solução (vide as duas últimas expressões de simplificação xORy e xANDy). Por exemplo; observe a expressão de "a" na minha postagem #32. Nas duas primeiras parcelas, pode-se colocar Abarra.CBarra.DBarra em evidência, com um "AND" com (EBarraORB).

Nas duas últimas parcelas, pode-se colocar ABarra.BBarra em evidência, com um "AND" com (DORC.E).

Ainda pode-se simplificar mais a simplificação anterior. Isso vai reduzir as condicionais em um firmware.

MOR_AL

Postado

@MOR ,

Eu sou fã de tabelas kkkkkkk , eu montaria direto uma tabela com os 32 possíveis valores e já montaria a saída nela.... isso de fazer AND OR NOR XOR NAND no software até poderia ser feito, mas uma tabelinha com 64 bytes fica bem menor ..... 

Acho que se for implementar um FPGA ou algo desse tipo aí sim teria de fazer na base das equações mesmo ....

Paulo

• Membro VIP
Postado

Os mapas de Karnaught foram uma tecnologia muito passageira. Outras ferramentas tomaram o lugar deles rapidamente. Mas a didática não deve dar qualquer salto.

Uma redução de expressão lógica pode ser necessária para uma regra de negócio complicada ser codificada em alto nível pelo comedor de pizza.

Uma coisa triste: código de lógica em Ruby inchado em 20x.

• Membro VIP
Postado

Eu sou fã de tabelas

tmj. Uma simples é a em questão pra escrever num display 7seg cujo indexador é o valor propriamente dito que queremos mostrar. Outra ligeiramente mais complexa é a de gerar sinais. P.ex. modular um sinal senoidal que mostrei recentemente prum guri. Não deixa de ser um mapa mas não necessariamente de 'carnô'

3 horas atrás, MOR disse:

o mapa de Karnaugh, é perfeitamente possível utilizá-la no firmware. 

Aplicando-se o  mapa de Karnaugh, já se obtém a redução da quantidade de condições

Postado

Em relação a simplificações no mapa. As entradas A, B, C, D e E tem que variar apenas uma delas em relação às adjacentes.

Observe minha postagem @34#, mais especificamente o traço vertical vermelho. Antes e depois dele, só tem alteração em apenas uma das variáveis de entrada.

No seu mapa, na transição que possui uma linha grossa horizontal, existem duas variáveis mudando de estado. Em termos de simplificação, a sequência só aceita alteração de apenas uma variável.

A menos que o seu mapa tenha sido obtido da NET. Neste caso, o programa já faz tudo e te apresenta a solução.

Finalmente.

Teriam as 5 entradas como você postou, mas teria uma saída para cada led do display.

MOR_AL

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
7 horas atrás, MOR disse:

Teriam as 5 entradas como você postou, mas teria uma saída para cada led do display.

@Pietra Ester , um número (0-9, dígito imaginário) morse é uma configuração determinada (única, em algum momento em paralelo e não mais serial) de 5 bits; cada um deles ligado ou desligado. Corresponderá, na saída, a um numeral (0-9, dígito formado de múltiplos segmentos acesos) no display, que é uma configuração determinada (única) de 7 bits (segmentos, LEDs); cada um deles ligado ou desligado.

Sete mapas de Karnaught, cada um deles, traduz os 5 bits de entrada em ligar ou desligar um segmento (LED) para o numeral da vez. Cada segmento (LED) do display acende ou apaga conforme o número do presente, codificado naquela entrada paralela que é apenas um estágio do sistema real. O mapa de Karnaught nos faz enxergar mais facilmente, em todo o conjunto das 32 possibilidades, qual é a função que relaciona os 5 bits entrados determinando acender ou apagar um segmento para o numeral idealizado da vez, entrado em morse, paralelizado, e que deverá ser mostrado no display.

Alguns colegas acham que, para fins de exercício, seu professor só quer a coisa dos 5 bits paralelizados em diante. Outros colegas deram ideias para chegar a eles a partir da entrada real pulsada (serial) em morse.

• Curtir 2
  • Amei 1
Postado
Em 08/04/2022 às 16:16, alexandre.mbm disse:

@Pietra Ester , um número (0-9, dígito imaginário) morse é uma configuração determinada (única, em algum momento em paralelo e não mais serial) de 5 bits; cada um deles ligado ou desligado. Corresponderá, na saída, a um numeral (0-9, dígito formado de múltiplos segmentos acesos) no display, que é uma configuração determinada (única) de 7 bits (segmentos, LEDs); cada um deles ligado ou desligado.

Sete mapas de Karnaught, cada um deles, traduz os 5 bits de entrada em ligar ou desligar um segmento (LED) para o numeral da vez. Cada segmento (LED) do display acende ou apaga conforme o número do presente, codificado naquela entrada paralela que é apenas um estágio do sistema real. O mapa de Karnaught nos faz enxergar mais facilmente, em todo o conjunto das 32 possibilidades, qual é a função que relaciona os 5 bits entrados determinando acender ou apagar um segmento para o numeral idealizado da vez, entrado em morse, paralelizado, e que deverá ser mostrado no display.

Alguns colegas acham que, para fins de exercício, seu professor só quer a coisa dos 5 bits paralelizados em diante. Outros colegas deram ideias para chegar a eles a partir da entrada real pulsada (serial) em morse.

´São 5 bits paralelizados apenas o professor falou, não é pra complicar tanto kkkkk. As tabelas eu conclui agora não sei montar o circuito, vai ter um monte de porta mesmo igual o @MOR mencionou. É mais complexo do que se imaginei.

Postado

@Pietra Ester ,

Você vai montar no Proteus ? É fácil, não demora e o mais legal é que você pode simular e ver isso funcionando !

Pela complexidade, você está aprendendo o motivo de se usar um microcontrolador para isso, em vez de um monte de CI de porta lógica !

Paulo

• Curtir 1
Postado

Veja o exemplo da minha expressão "a" da postagem #34.

A expressão "a" não serve para o seu exemplo, mas mostra o caminho certo.

Não usei a simplificação comum, mas fiz alguma simplificação.

Isso pode te nortear para a sua solução.

1920944941_2022-04-09at16_53_49.thumb.jpeg.0f85e7a12357602875e8d612872bf18b.jpeg

MOR_AL

• Curtir 1
Postado

@Pietra Ester ,

Você vai montar no Proteus ? É fácil, não demora e o mais legal é que você pode simular e ver isso funcionando !

Pela complexidade, você está aprendendo o motivo de se usar um microcontrolador para isso, em vez de um monte de CI de porta lógica !

Paulo

è exatamente isso, estamos aprendendo microcontroladores, e o objetivo é esse.

2 horas atrás, MOR disse:

Veja o exemplo da minha expressão "a" da postagem #34.

A expressão "a" não serve para o seu exemplo, mas mostra o caminho certo.

Não usei a simplificação comum, mas fiz alguma simplificação.

Isso pode te nortear para a sua solução.

1920944941_2022-04-09at16_53_49.thumb.jpeg.0f85e7a12357602875e8d612872bf18b.jpeg

MOR_AL

Obgda pelo norte

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, aphawk disse:

você está aprendendo o motivo de se usar um microcontrolador para isso, em vez de um monte de CI de porta lógica

Tecnologias que são superadas por outras.

No entanto, algum dia, para alguma coisa, você perceberá que portas lógicas ainda deverão lhe servir para algo diretamente; e talvez você chegue até mesmo a querer fazer suas duas ou três portas, usando componentes discretos. O mundo dá voltas...

Alguns problemas menores ainda podem ser resolvidos com um CI de NOT e algum de NAND, por exemplo.

• Curtir 2
Postado

Então pessoal, aqui no fórum temos usuários de 0 a 10 no conhecimento, estou conheçando em eletronica, não consegui fazer esse projeto porque não é muito simples mesmo, fica muito grande o mapa com 5 variáveis, esse já é um nível mais elevado e não é para iniciantes, se alguém puder fazer a solução no Proteus Isis o mais simples possível para meus estudos e der o passo a passo apenas com 5 entradas paralelas, eu agradeceria. Obgda! 

• Triste 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!