Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala, galera. 

Então, estava arrumando o notebook da minha mãe e tive a ideia de trocar o sistema operacional dele para Linux, já que o notebook é antigo (Ele é de 2011) e como uma boa máquina velha demora a responder os comandos. Darei aqui as especificações do laptop.

Marca: ASUS

CPU: AMD C-60 APU with Radeon HD Graphics 1Ghz

RAM instalada: 4Gb (utilizável 2,62GB)     "Isso eu não entendi, eu coloquei um módulo de 2GB a mais e aparentemente não está lendo"

Sistema Operacional: Windows 10 32Bits, processador baseado em x64

Bem é aqui que vem as perguntas: Vale a pena mudar de sistema operacional a fim de conseguir um pouco de performance. Outra pergunta, é intuitivo para uma pessoa mexer mesmo ela não tendo experiência (Minha mãe)? Ela não faz muita coisa no PC fica mais pesquisando umas coisas e nas redes sociais, ou seja, o básico. 

Postado

Se você instalar uma distro parecida com o Windows, é sim intuitivo, a experiência de usar o Mint Xfce é muito parecido com o Windows, e o desempenho é muito maior.

• Curtir 2
Postado
4 minutos atrás, noB disse:

RAM instalada: 4Gb (utilizável 2,62GB)     "Isso eu não entendi, eu coloquei um módulo de 2GB a mais e aparentemente não está lendo"

deve ser a parte destinada ao vídeo, onde parte da ram é compartilhada

5 minutos atrás, noB disse:

Vale a pena mudar de sistema operacional a fim de conseguir um pouco de performance. Outra pergunta, é intuitivo para uma pessoa mexer mesmo ela não tendo experiência (Minha mãe)?

relação a desempenho, não é o sistema q vai dar mais ou menos.. algumas distribuicoes linux se comportam melhor em maquinas mais limitadas pois demandam de muito menos recursos q versões do windows.. por isso q se tem essa impressao q o desempenho é melhor... não é melhor, pois ainda continuará limitado.. é apenas otimizado

se vale a pena, ai so fazendo um teste.. vai muito da pessoa, se o uso é básico nesse aspecto, talvez nem sinta necessidade de uso de windows

• Curtir 1
Postado

@Pepse O sistema fica nesse link Balena Etcher, correto? 

Assim que eu espetar no notebook, ele irá tirar o Windows 10 e colocar o Linux ou só irá colocar "por cima". 

Pelo o que eu vi tem como fazer isso também.

Postado
18 minutos atrás, noB disse:

O sistema fica nesse link Balena Etcher, correto? 

Não... O Balena Etcher vai instalar o instalador do Mint no Pen-Drive, você espeta o Pen-Drive no PC e instala o Mint.

O sistema está no segundo link.

18 minutos atrás, noB disse:

Assim que eu espetar no notebook, ele irá tirar o Windows 10 e colocar o Linux ou só irá colocar "por cima".

Você tem duas opções. Desinstalar o Windows para instalar o Linux ou instalar o Linux e deixar o Windows instalado, isso se chama Dual BOOT, já que quando você liga o seu PC, você pode escolher entre o Linux ou o Windows.

2 minutos atrás, Tavaares00 disse:

Talvez um Win10 LITE seria interessante?

Acredito que não. Ele desativa muitas coisas importantes para o Windows.

• Curtir 2
Postado
17 minutos atrás, Pepse disse:

Você tem duas opções. Desinstalar o Windows para instalar o Linux ou instalar o Linux e deixar o Windows instalado, isso se chama Dual BOOT, já que quando você liga o seu PC, você pode escolher entre o Linux ou o Windows.

Entendi, mano. E essa desinstalação já consigo fazer no processo de instalação do Linux? Ou terei de desinstalar o Windows primeiro para depois instalar o Linux? Minha ideia de desinstalação do Windows seria tirar o HD do notebook, colocar ele como HD externo no meu PC e formatar o disco (KKKKKK sim muito trabalho, mas só conheço esse forma) 

@FoxBlack Irei pesquisar esse também

Postado

@noB Instala alguma distro XFCE e configure bem ela, minha mãe usa Manjaro XFCE perfeitamente, para esses usos e tudo mais.

Dê uma olhada na personalização que fiz para ela se adaptar melhor: 

@noB Recomendo Manjaro XFCE ou MX Linux XFCE (Acho o MX mais leve).

• Curtir 1
Postado

@noB    na instalação, quando chegar a parte de particionamento., irás escolher particionamento manual, fazendo o seguinte:

1° -  irás na opção criar nova tabela de partição -> Mbr   (isso vai limpar o disco(HD)

2° Criar uma partição Ext4  - Ponto de montagem  / (partição raíz)  tamanho  uns 20GB ou até menos

3° Criar uma partição Ext4 - Ponto de montagem  /home  (partição onde ficará documentos, fotos, músicas, etc....) - tamanho ->  o espaço restante disponível. 

Obs.  Distros baseadas no Ubuntu., assim como o próprio Ubuntu não trabalham com partição específica para swap., mas sim com arquivo swap.

• Curtir 1
Postado

Das distribuições Linux Mint, a versão XFCE é muito boa. Mas pela similaridade de interface e usabilidade com os SO da Microsoft, a versão MATE me perece melhor. Essa versão toma um pouco mais de recursos que a XFCE mas ainda assim, na configuração de hardware mostrada, roda muito bem.

Todas as versões Linux permitem a criação de um pendrive de boot para fazer um test drive. É fácil criar pendrives com cada uma das versões e ver qual lhe parece mais adequada, ou um pendrive com diversos boots, um pendrive para cada boot ou mesmo - dá mais trabalho - o mesmo pendrive, ora com uma versão, ora com outra.

Também vale a pena dar uma xeretada nas telas e nos comentários sobre as diversas versões, encontráveis pela Internet.

Agora, quanto ao usuário final - nesse caso a senhora sua mãe - bem... vou dar um depoimento pessoal: seja qual for a versão que você puser, no começo vai ter um monte de reclamação, "que eu não consigo encontrar onde muda o ícone", "esse programa não presta porque não tem"... e aí vai: Word, Excel, etc., mas, depois de uns meses usando a versão instalada, ele não vai mais querer trocá-la por nenhuma outra.

Aqui vai o link para o Linux Mint, com instruções para instalação, demonstrações e comentários. nele você vai encontrar as 4 versões (ou "sabores", como o pessoal gosta de chamar): Cinnamon, MATE, XFCE e Debian.

Tem outras muitas além do Mint, o Mint é só mais uma.

• Curtir 1
Postado

Lembrei agora de uma coisa talvez te ajude a escolher, @noB: não sei se todas as distribuições - os mais experientes do fórum podem te falar com mais propriedade - mas a distro Mint tem versões chamadas LTS (Long Term Support) que são versões mais estáveis.

Mesmo assim, é difícil passar dois ou três dias sem nenhuma atualização. O recomendado para o usuário final das versões LTS é aplicar todas as atualizações assim que ficam disponíveis. É que em sistemas operacionais comerciais só uma equipe - a da firma que os produz - cuida de alterações no sistema. Já nos Linux, apesar de haver equipes cuidando da qualidade das alterações, muitas pessoas... na verdade qualquer pessoa pode criar e disponibilizar uma aplicação, e até alterar o próprio sistema operacional, mas alterações críticas passam por verificação intensa e profunda antes de serem publicadas nos repositórios - que são sites para disponibilização de atualizações.

Versões não-LTS, até onde sei, são para quem sabe se virar caso haja algum imprevisto, algum bug num programa atualizado, para pessoal mais experiente e conhecedor.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!