Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 3600 + RX 6600xt 8GB Powercolor baixo desempenho em jogos


Posts recomendados

Fala galera, beleza? Eu estava tranquilo demais nessa vida e fui inventar de trocar de placa de vídeo para ganhar uns FPSzinhos a mais, pesquisei e fiz a ***** de comprar uma RX 6600xt 8gb Powercolor (Tava barato).
 Chegou na terça-feira passada e desde então nunca mais tive paz, resumindo... Tive que deixar minha ASRock B450m Steel series de lado e comprar uma ASUS X570-P Pois simplesmente a placa só funcionava PCIE 1.1 na B450M e sim, fiz de tudo, e não é a placa queimada pois tenho uma GTX 1070 que funciona perfeitamente x16 3.0 lá. Agora com ela rodando no PCIE x8 4.0 achei que era só alegria, erro meu! Stuttering! Micro travamentos quando viro o mouse, eu jogo em um MSI 144hz 1ms IPS e parece que estou jogando em um 60hz de tão horrível que fica, parece que os frames se desconectam da tela, trava, cai o uso da placa de vídeo... Simplesmente eu estou quase desistindo e ligando na loja e falando que eu devolvo, pago a diferença mas vou para uma 3060ti ou algo do tipo. Comprei AMD pois tenho processador AMD e imaginei que a compatibilidade seria incrível, sendo que com a GTX 1070 já era bem bom, só faltava performance mesmo.
 Agora vou explicar uns pontos que estão me deixando de cabelo em pé, desde minha outra placa-mãe minhas memórias não funcionam mais no dual channel, estranhamente pararam.. Sim, são capazes de rodar em dual, rodou mais de um ano assim... Agora pararam, são 2x 16GB Orion Geil Ryzen 3200mhz... As travadas na minha tela parecem muito de antigamente quando não tinha 6gb de memória e queria rodar Crysis no talo, outra observação. Ele trava com o fps em 140-150 onde deveria estar uma lindeza na minha tela, não sei como explicar direito são micro micro micro congeladinhas que não deixam a imagem fluir, como disse, parece 60hz... Monitor também não é, é novo, comprei junto com a placa de vídeo e testei na GTX 1070. Outra coisa é no Ryzen Master quando jogo sem alterar o perfil ele fica com a PPT em laranja, alto e o EDC (CPU) fica 95% Vermelhaço.. Temperatura da placa de vídeo e da CPU não passam de 70°C tenho um bom cooler na CPU e troco pasta térmica frequentemente, única coisa que não prendi muito bem foi o cooler e não sei se isso mudaria muita coisa, esta apenas com dois parafusos e apertados no máximo que meu dedo deu, pois estou numa testadeira de peças nesses últimos dias que vivo montando e remontando para achar o problema. Quando seto o perfil ou o creator mode os stuttering dão uma diminuída pois o EDC e o PPT não ficam em vermelho mais, porém, procurei na internet e o pessoal disse que não tem nada a ver uma coisa com a outra. Então eu realmente preciso de ajuda.
 Vou listar algumas coisas que já tentei.
-Atualizar Drivers da GPU com o DDU - Sendo 2x drivers graficos e uma vez coloquei o PRO DRIVERS SOFTWARE da amd.
-Adv.Option 0.55, 0,60, 0,65, 0,95, 0,85 - No caso do Call of Duty warzone
-Setar para Undervolt no Adrenaline 
-Ryzen Master - Travar o clock em 4200mhz 
- Abaixar o gráfico do game 
-Desabilitar tudo na Adrenaline
-Desativar V-SYNC no monitor e na placa
-Forçar DirectX11 (Não sei se funcionou, pois no MSI continuava com D3D12
-Mudar o game do SSD para o HDD que tem mais espaço.
-Testar os pentes de memória (Inclusive no B1 A1 não deu vídeo no pc) (Estou sem pendrive para atualizar a BIOS da X570-P, pego segunda-feira na fábrica)
-DIVERSOS tutóriais do youtube.
-Desabilitei a fTPM na BIOS
-Amenizar o bottleneck - Eu sei que o R5 3600 não aguenta o 1080p competitivo da rx 6600xt então dei carga de vídeo, botei gráfico e só piorou os stutter
-Testar em outro game - Warzone é problemático mas CSGO nunca deu problema e era para rodar com o pé nas costas... Não igual o warzone porém digamos que a cada 20-30 segundos da uma travadinha na tela. Nada comparado ao que tenho no warzone porém ainda existe.
-Excluir Ryzen Master
-Power Plan - Balanced - High Performance - Ryzen high performance
-Atualizar Chipset
-memtest86 - 6 horas e nenhum erro

Entre outros que posso não lembrar agora...

Meu computador é um:
Ryzen 5 3600
GPU RX 6600xt 8GB Powercollor
RAM 2x 16GB Orion Geil Ryzen 3200mhz 
SSD 240GB 
HDD 1TB (Game esta aqui pois tem 170GB)
Corsair TX 750W (Essa é um pouco antiga mas era high end na época)
Aero cool 3 Fans
Monitor MSI G241 144hz 1ms ips - Uso o  HDMI 2.1 que veio com ele

Então gostaria de fazer umas perguntas idiotas que preciso da paciência de vocês.
- Pelo fato de magicamente as memórias darem esse problema de Dual Channel, pode ser algo errado nelas? Mesmo não dando erro no memtest86?
- Pode ser meu processador dando Bottleneck e causando o stuttering? Uma vez que ele consegue estabilizar o uso da GTX 1070 e não causaria sttuter como na rx 6600xt?
- Fonte antiga?

Pessoal me desculpa o textão mas precisava, não sei o que fazer mais...Desde já agradeço a atenção de todos. Abrçç

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AndersonRodrigues ficou bem confuso o texto, muita informação então não sei se deixei passar alguma coisa. Vamos para o básico: você atualizou a BIOS da Steel Legends antes da troca? A Steel Legend é conhecida por problemas e mais problemas que às vezes são resolvidos com atualização de BIOS.

 

A troca por uma X570 foi um investimento ruim, você conseguiria o mesmo nível de qualidade em algumas B550 e pagaria menos. Mas outra pergunta básica: você formatou seu PC após a troca de placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AndersonRodrigues Você formatou o PC após trocar a placa-mãe? É um procedimento recomendado para evitar qualquer conflito de drivers antigos da placa-mãe.

 

E você havia utilizado o DDU quando testou a GPU na ASRock?

 

Quanto a memória ela deixou de ser reconhecida como dual channel ambas as placas-mães? Existe a possibilidade de ser tanto o slot com problema e/ou você ter danificado algum pino do CPU ao retira-lo do socket.

 

O processador poderia estar esquentando mais do que deveria só com 2 pinos conectados e entregando menos performance.

 

Quanto a fonte é difícil dizer não vi nenhuma comparação direta da GTX 1070 e a RX 6600 XT e a informação fica um pouco conflitante em uns gráficos mostra o consumo da GTX um pouco superior e em outros um pouco inferior.

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Opa! Atualizei a BIOS da 450m sim, para a última e a penúltima. A questão do investimento eu apenas fui em uma loja física e comprei, como moro em chácara se comprasse outra pela net iria ser mais 15 dias para o Correios conseguir me entregar.
 Não formatei após a placa-mãe, não sabia dessa. 

@MrNobody Não formatei após a troca da placa-mãe
- Usei sim, o  DDU na b450m ainda, inclusive passei umas 8-10 vezes pois testei vários drivers
-Sim a memória deixou de ser dual channel em ambas as placas, acredito que no slot da x570 não seja o problema, se for... Que azar!
-Posso tentar apertar o cooler segunda-feira, isso da alguma diferença no trabalho do processador? 
-Fonte 750w: A única questão que tenho sobre ela que é uma fonte antiga, não sei se isso também vai ficando pra trás ou 'energia é energia' rsrs.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AndersonRodrigues

2 horas atrás, AndersonRodrigues disse:

Posso tentar apertar o cooler segunda-feira, isso da alguma diferença no trabalho do processador? 

 

Pode comprometer a temperatura se ficar mal encaixado o que poderia diminuir o desempenho.

 

A preocupação maior é que a única coisa em comum entre ambas as placas que poderia comprometer o Dual Channel é provavelmente a controladora de memória do CPU.O que poderia ser causado por pinos tortos. Ou quem sabe até poderia estar sendo causado pela falta de pressão na CPU devido ao cooler mal encaixado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrNobody Pode me dar uma luz? Tirei a placa-mãe e apertei o cooler até ficar 'pesado' e começar fazer uma força mediana. Fiquei com medo de apertar muito e sei lá, acontecer algo na placa-mãe. Esta 1000x mais apertado que antes, nossa.. Estava ultra frouxo. È por aí mesmo ou tem que arrochar esses parafusos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AndersonRodrigues Eu diria que está bem preso a partir do momento que você começa a sentir a resistência do parafuso - ou como você diz estar pesado. Você pode até segura pelo cooler para ver se você não sente nenhuma frouxidão em algum lado do cooler - mas não tente levantar a placa-mãe junto a não ser que ela esteja desparafusada do gabinete. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AndersonRodrigues você disse que está tendo problema com as memórias, certo? Você instalou elas nos slots corretos indicados no manual da placa-mãe? É muito comum os usuários acharem que as memórias vão funcionar iguais colocando em qualquer slot, mas pra usar dois pentes de uma placa-mãe com 4 slots precisa seguir o esquema correto, pois a ligação elétrica é diferente para cada slot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Sim sim, testei A1 B1 e A2 B2. Como disse anteriormente o A1 B1 não deu vídeo e o A2 B2 não pegou dual channel, em nenhuma das placa-mãe.

@GuilhermeGB Quando tirei meu processador notei que tinha uns pinos que estavam um pouquinho tortos, uns 4. Pode ser isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrNobody Olá, como você me ajudou nos dois posts que abri me senti na obrigação de vim contar a talvez solução que encontrei. Como o Ryzen 5 3600 não estava empurrando a 6600xt comprei um 5600x hoje, continuou travando até que um amigo perguntou se estava no HDD ou no SSD, estava no meu HDD de 2008 ainda. Essa coisa eu nunca mudei, passei para meu SSD antigo pra ***** melhorou 80%. Acredito que seja isso pois só trava quando precisa carregar texturas, dentro de casas e predios não tenho as travadas. Rsrs. SOLVED?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa placa de vídeo é TOP,. tenho uma rx6600 e meu irmão uma 6600xt, a 6600xt é muito forte.

 

Agora que ja tais no SSD que é o correto, só verifica as temperaturas, tipo baixa o hwmonitor, vá jogar e deixe o programa aberto minimizado, depois de fechar o jogo e já ter passado pelas travadas, saia do jogo e abra o hwmonitor que etá minimizado e veja o pico de temperatura que atingiu, os Coolers originais hoje tanto de intel ou AMD é uma porcaria, se a temperatura do teu fica alta, ou da picos altos, ele da o throtling e a frequência do processador baixa e pode dar as travadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Opa tudo bem? Cara, meu problema voltou e estou quase jogando essa porcaria aqui do terraço. Minhas temperaturas ficam bem baixas, eu não uso o cooler stock, tenho um gigante aqui que mantem o 5600x entre 52-56ºC. Comprei até um M.2 Para colocar os jogos mas acabou piorando, fiquei sabendo depois do tal do M.2 com Cache e sem... Enfim, eu desisti... Não sei mais o que fazer, gastei por baixo uns 9 mil só para poder jogar em paz e só me deu dor de cabeça, por mim voltava pro r5 3600 e a 1070, nunca deu problema. Só essa porcaria que não funciona... Desisto! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, AndersonRodrigues disse:

@GuilhermeGB Opa, não sabia.. Se eu tiver com HD comprometido mesmo que não use no game o desempenho geral fica comprometido?

@GuilhermeGB Achei na internet um tal de crystaldisk, vou fazer os testes amanhã e mando um print aqui.

Sim. Alguns anos atrás meu PC tinha dado problema num HD bem antigo que eu tinha, ficava corrompendo o Windows e causando lentidão extrema. Depois de trocar por um modelo novo achei que poderia continuar usando o antigo como secundário para salvar uma coisa ou outra, mas foi só coloca-lo de volta que o PC ficou completamente inutilizavel, até pra abrir o "Meu Computador" demorava vários segundos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Loucura cara! Tirei os dois discos rígidos, um estava em 'ALERTA' e o outro com a vida útil em 85%, passei o jogo para o M.2 junto com o win mas continua aquelas travadinhas nos games, engraçado que trava com 180 fps em alguns casos. Estranho demais! Mas valeu a dica, rsrsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, AndersonRodrigues disse:

@GuilhermeGB Loucura cara! Tirei os dois discos rígidos, um estava em 'ALERTA' e o outro com a vida útil em 85%, passei o jogo para o M.2 junto com o win mas continua aquelas travadinhas nos games, engraçado que trava com 180 fps em alguns casos. Estranho demais! Mas valeu a dica, rsrsrs.

Quais jogos estão dando esse problema? Já experimentou travar o FPS um pouco mais baixo pra ver se o problema para?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Hoje testei no Horizon zero down, beeem pouco stuttering.. Completamente jogável. 
Rust é moderado o stuttering mas também fica 100 fps e a gpu em 54%, acredito que seja mal otimização.
E o que eu mais jogo é o Call of duty Warzone.. Esse da pra jogar, masss é muito chato toda vez que viro o mouse e vai carregar a textura parece que da umas micro micro travadinhas toda toda hora, acaba atrapalhando muito a performance de um jogo de fps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vai no software da AMD, se você perceber ela tem um esquema de economizar energia, e varios perfils, uso o perfil Esports, alterei também, tem uma parte ali onde eu posso alterar no software pra quantos MHz minimos eu quero que ancança, ai não cai mais pra 37mhz 150 MHz por ai, eu na 6600 normal, deixei minimo pra atingir 2000Mhz, ai não tem quedas de fps, melhorou bastante aqui.

 

E outra, eu tava com problema no windows, formatei ontem pra resolver outros problemas, e resolveu o meu problema de travamentos em 2k, ta liso agora, o wndows tava todo normal, mas tinha esses travamentos, ai formatei e resolveu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Cara que loucura, quando deixei em 2025mhz deu uma boa melhorada, não tinha nenhum stutter mais porém o fps dava uma quebrada boa né. Rsrs
 Hoje deu unistall nos drivers e deixei o driver only. No 1080p fica ok e se eu elevar a resolução ali pra 130% para o stutter porque a placa fica sempre 97%+ ... Loucura isso..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Vou gravar um vídeo e subir aqui, o problema é que estou tendo suttering ao virar o mouse com 190 fps e o uso da placa sempre em 94-96% com o dx12 que vejo pelo MSI. Eu to com o "Driver only" então não tenho a opção de gravação mas vou ver algum programa que faça isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!