Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Saudações colegas.

Estou tendo um problema aqui meio recorrente, então vim pedir ajuda do pessoal que entende mais do que eu.

Vários aparelhos meus de uma hora para outra acabaram ficando com os botões "loucos", você aperta um botão e ele faz função do outro, geralmente parece que a função ficou aleatória embora algumas vezes a impressão é que o botão de fato trocou de função com outro.

Por exemplo, meu rádio do carro apertava o play ele dava next, e por um tempo ficou assim, depois voltava ao normal, depois ficava doido.

Teve outro som tipo mini system caseiro que ficou com os botões completamente aleatórios, simplesmente não tinha mais como usá-lo.

Espero que isso não aconteça só comigo.

Existe alguma explica que possa estar acontecendo?

Algo em comum nesses tipos de dispositivos que explique isso?

As vezes parece uma epidemia, acho bom nem deixar um perto do outro, vai que transmite! hahahah

Grato!

Postado

Esses defeitos ocorrem por sujeira ou oxidação dos materiais dos botões, principalmente em locais úmidos (onde recebe maresia). 

Em alguns casos se resolve com limpeza e em outros somente trocando os botões. 

30 minutos atrás, ChicoCybergoth disse:

Algo em comum nesses tipos de dispositivos que explique isso?

Sim. A maioria desses equipamentos trabalham com um circuito chamado divisor de tensão, cada botão oferece um valor diferente. Porém quando dá problema eles começam a apresentar valores diferentes, as vezes repetidos de outro botão ou então valores que o aparelho não aceita e aí nada funciona. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Renato.88 Certo Renato, eu acho que conheço esse sistema, mas assim, concorda comigo que se houvesse problema em um botão aconteceria isso apenas em um botão, concorda?
Porém, o que estou tendo em todos os aparelhos que todos os botões ficaram doidos ao mesmo tempo.

image.thumb.png.330be81eb25e040f2151bdd9f9f8e266.png

Se for isso aqui, dá pra ver que o defeito em um botão não afetaria os demais.

Postado
1 minuto atrás, ChicoCybergoth disse:

Se for isso aqui, dá pra ver que o defeito em um botão não afetaria os demais.

Se um botão desses ficar ligado direto ou apresentando um valor de resistência considerável mesmo que ninguém esteja apertando, nenhum dos outros botões vão funcionar ou vai ficar maluco como você mesmo disse. 

Eu já consertei vários aparelhos com esse defeito. 

Postado
4 horas atrás, ChicoCybergoth disse:

Você diz, como se ele tivesse ficado trancado apertado?

Me parece meio difícil mas é plausível.

Sim. 

Não é difícil de acontecer, ele não fica totalmente "apertado", fica num meio termo suficiente pra atrapalhar o funcionamento do aparelho. 

Deve testar os botões um a um com o multimetro, de preferência fora do circuito. 

• Membro VIP
Postado
47 minutos atrás, Renato.88 disse:

ele não fica totalmente "apertado",

De fato alguma oxidação lhe confere centenas de ohms..

Acredite se quiser mas eu tenho algumas TVs de tubo com este exato problema. Pra resolver, ao invés de trocar os botões, resolvi comprar controle remoto universal pra cada ao invés de sair...

5 horas atrás, Renato.88 disse:

trocando os botões. 

😜

Mas a ideia é boa. Num futuro próximo troco de uma ou duas pra ver... 🙃

• Membro VIP
Postado
14 horas atrás, ChicoCybergoth disse:

image.thumb.png.330be81eb25e040f2151bdd9f9f8e266.png

Outra possibilidade bem plausível é um dos resistores estar zoado.

15 horas atrás, ChicoCybergoth disse:

Estou tendo um problema aqui meio recorrente

Nos dê uma noção de quantidade.

Postado
11 horas atrás, Renato.88 disse:

Sim. 

Não é difícil de acontecer, ele não fica totalmente "apertado", fica num meio termo suficiente pra atrapalhar o funcionamento do aparelho. 

Deve testar os botões um a um com o multimetro, de preferência fora do circuito. 

Testar fora do circuito... só de pensar na trabalheira já dá vontade de desistir! hahaha

Nesse caso, um rádio de carro Multilaser acho que nem tá valendo mesmo.

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Outra possibilidade bem plausível é um dos resistores estar zoado

Pensei nisso, mas acho estranho um resistor desse zoar do nada assim sendo um aplicado apenas sinal nele, sem corrente, sem aquecimento...

Mas sim, poderia, todos os botões zoariam.

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Nos dê uma noção de quantidade.

Cara, assim dentro de casa, nesse momento uns 4, fora outros que já foram descartados.

Mas uma vez aconteceu de eu comprar 6 mesas DMX e todas as 6 deram o mesmo problema, tive que devolver, foi só dor de cabeça.

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, ChicoCybergoth disse:

assim dentro de casa, nesse momento uns 4 [equipamentos], fora outros que já foram descartados

Interessa descobrir as causas.

Tem muita umidade?

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
15 horas atrás, alexandre.mbm disse:

uma noção de quantidade.

4 (quá...trô!) TV's.

10 horas atrás, alexandre.mbm disse:

descobrir as causas.

Tem muita umidade?

No meu caso só não tinham umi

🤪

• Haha 1
Postado

@.if ,

Bom, pela sua idade quase jurássica só esperava mesmo que as quatro tvs fossem de tubo de raios catódicos !

Quantas são preto e branco ? kkkkkkk

Paulo

• Haha 3
  • 4 semanas depois...
Postado

Pessoal, agradeço a atenção de todos, eu vou desistir do "projeto" pois o equipamento que deu problema no momento é um rádio de carro daqueles de SUPER QUALIDADE daquela marca que tem vários lasers, sabe?! Trocado com Dotz a alguns anos atrás, os componentes são SMD, eu não tenho nem peças nem equipamento pra efetuar as trocas, fora que acho que nem vale o empenho de consertar isso.

De qualquer forma pra mim foi bem valioso, aprendi várias coisas, então agradeço a todos novamente.

Grande abraço, bom fim de semana.

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!