Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Se eu reinstalar o Windows, não vou mais poder dar boot ao Fedora?


Joao531

Posts recomendados

Olá, galera.

 

Estou pensando em fazer dual boot do Windows e Fedora no meu notebook, mais para ter a experiência.

 

Eu tenho uma dúvida: Se eu reinstalar o Windows, vai perder a capacidade de boot para Fedora?

 

Atualmente uso o Windows 10.

 

Agradeço.

 

Obs.: Não sei se eu postei na seção correta, mas o tópico está mais relacionado ao Windows mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você tem Linux + Windows é melhor instalar primeiro o Windows e depois o Linux pois o Windows desfaz o boot to Linux mais o boot do Linux permite dar boot nos 2. 

 

Não sei se da para apenas refazer o boot do Linux com o USB \ DVD de instalação do Linux ou se tem que reinstalar o sistema do Linux inteiro depois de instalar o Windows ai você tem que ver nas opções de instalação do Fedora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em UEFI, a menos que você apague o disco completamente, ao aproveitar uma partição EFI existente, o instalador do Windows não mexerá na pasta do Fedora. Se não me engano, ele configura o bootloader padrão (/EFI/BOOT/BOOTX64.EFI) com o seu bootmgr e regrava a variável "Windows Boot Manager" colocando-a no topo. Contudo, a variável que o Fedora adicionou no firmware (apontando para /EFI/fedora/...) continua lá, bastando entrar no setup e alterar a ordem de "Windows Boot Manager" para "Fedora".

 

UEFI não tem mais aquela palhaçada de código inicializável no MBR e tal. Cada sistema operacional tem sua pasta dentro do sistema de arquivos FAT da partição EFI. O bootloader padrão é um fallback apenas... porém há firmwares bugados que só inicializam por ele e ignoram as variáveis. Acho que, felizmente, tais firmwares são raros atualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!