Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

tem algum jeito de eu controlar um motor escovado aqueles motores de 3 volts de carrinho de pilha colocando um cabo usb nele e conectar ele no pc sem arduino sera que tem um software para eu fazer isso tipo aqueles software de controlar velocidade de ventoinha de pc 

• Membro VIP
Postado

Há alguns anos, sim. Um programa simples em borland c++ ou gwbasic controlaria 1 pino de saída de uma interface paralela ou serial que nem existem + 😢. Pra porta usb de fato tem que ter algo inteligente conectado nela

• Obrigado 2
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, albert_emule disse:

plotter de desenho através de  porta

...serial. Tenho 1 de 1981 e funciona. .. sério 🙂. Há uns 20 anos parou de funcionar: pifou um raro ci de interface serial. Um amigo japonês conseguiu um pra mim 😁

s-l1600.jpg

linguagem dmpl : um tipo de 'latin'. O último programa que tem driver pra esta linguagem/impressora é o autocad14... acho que pra eletrônica o ares do proteus também.

• Curtir 1
Postado
Em 03/06/2022 às 07:55, .if disse:

gwbasic

Nossa que saudades dos idos de 1990 ..... eu fiz um projeto que era um modem para se comunicar com os flight fones dos aviões, era uma placa que ficava dentro de um PC, o software tinha uma parte bem crucial feita em Assembly que ficava residente no PC via TSR e se comunicava com o GWBASIC pelas famosas INT21 do MS-DOS ,,,,, e nesse projeto um colega fez um trecho em Assembly que não funcionava como devia no micro do cliente que era um poderoso 386-SX de 16 MHz ( kkkk )  cansei de simular no meu micro 286-16 MHz no simulador do Borland e não dava erro.... depois de uma semana de debugging e troca de código em alguns trechos descobrimos uma sequência de 3 instruções que causavam um erro doido não documentado na familia 80386-SX, mas funcionava perfeito nos 80286 e 8088...   

Bons tempos onde era possível ter o controle total do que acontece em um computador a qualquer instante ....

Paulo

• Curtir 2
Postado

Sim, mas creio ser mais complexo/caro(pensando seu tempo p/ desenvolver)

Se é só liga e desliga, você poderia fazer um circuito discreto ligado por um pulso, e que envia sinal que está ligado. (USB tem tx e rx)

Mas teria que fazer driver e programa p/ isso.

Além disso, não ganharia muito em tamanho comparado a micro controladores que existem hoje.
E com o preço dos Arduino genéricos o custo de desenvolver uma solução diferente também não é algo atrativo.

• Membro VIP
Postado
19 horas atrás, aphawk disse:

um trecho em Assembly que não funcionava como devia no micro do cliente que era um poderoso 386-SX de 16

Problema/dilema semelhante me ocorreu. Fizera eu um programinha para programador do 8051 que rodava de boa num xt 8088. Mas no 386 (pulei o 286) que era muuuito + rápido havia problema nas temporizações. A iluminação foi usar um timer por hw que era padrão em ambos. Fiz o acesso ao hw a princípio em assembly e na sequência em c. Quase sinto vontade procurar o fonte pra registrar aqui mais esta historieta assombrada. .. pensar ...🤔

🙃

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Achei!

void tempo(unsigned char t)
{
unsigned char j=0;

outportb(0x61,0);    //desliga contador timer2
outportb(0x43,0xb0); //timer2, modo 0, lsb -> msb
outportb(0x42,t);    //lsb
outportb(0x42,0);    //msb
outportb(0x61,1);    //liga contador

/*
nok:
asm {
    mov al,0xc8
    out     0x43,al
    in  al,0x42
    and al,0x80
    jz  nok
    }
*/
while(!j)
   {
    outportb(0x43,0xc8);    //read back
    j=inportb(0x42);        //status da saida
    j&=0x80;
   }
}

Obviamente não é a solução mas concordemos que tem alguma relação mínima com o título do tópico: controlar coisa direto com o pc. Ao chamar tempo(80), o tempo de espera será (era) o mesmo tanto pro 8088 16 bits @ 4.77MHz como pro pentium 32bits @200Mhz. Não tive tempo/necessidade/vontade testar com menos velhos..

😁

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado
6 horas atrás, alexandre.mbm disse:

plaquinhas conversoras USB to Serial

A antiga serial de verdade era controlada por endereço físico de porta. P.ex. ao fazer

for (;;) outportb(0x3f8,0x55);

gerava um trem de pulso +12 -12 no pino 3 do DB9. Já este conversor não é bem assim. A porta não é real, precisa de driver, permissão do sistema e etc. Mas.. sempre tem um mas... se você fizer algo como

for(;;) putchar(0x55);

pode ser que o pulso saia. Mas antes, claro, deve definir a usb como saída principal, dar permissão e etc. obs: nunca fiz/precisei/testei

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, .if disse:

você fizer algo como

for(;;) putchar(0x55);

pode ser que o pulso saia

Vai ter a limitação de corrente no CI conversor. Começando pela tensão, que será 3,3V ou 5V.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

a limitação de corrente no CI conversor. Começando pela tensão, que será 3,3V ou 5V.

é isso aí. A proposta do título do tópico é controle e não acionamento. Chovendo no molhado no nível eletro-técnico, as tensões de nível digital precisam de interface pra controlar potências maiores... o que me fez lembrar (pra variar) .. certa feita acionei diretamente um relé com o nível +12V da serial. O pulo do gato foi colocar 3 saídas em paralelo pra somar as correntes com 1 diodo em cada formando uma porta OR além de evitar o retorno da bobina do relé. Se eu achar o fonte publico... foi em c, vb e delphi... A ideia era acionar uma campainha de uma escola nos horários predeterminados...

• Membro VIP
Postado
14 minutos atrás, .if disse:

certa feita acionei diretamente um relé com o nível +12V da serial. O pulo do gato foi colocar 3 saídas em paralelo pra somar as correntes com 1 diodo em cada, formando uma porta OR além de evitar o retorno da bobina do relé

Quando ramos abrirem, a porta vai pro saco.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

a porta vai pro saco.

Qual parte de...

além de evitar o retorno da bobina do relé.

você não entendeu?

Se eu achar o fonte

Achei parte

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...