Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá. Gostaria do auxílio dos colegas mais experientes no assunto. Montei um circuito inversor e a ideia era criar o circuito o mais simples possível. Com base nos circuitos de alguns datasheets, montei o circuito. Estou mandando um print de parte do circuito (a parte que está dando problemas). Na simulação o circuito se sai bem quando se usa uma carga resistiva na saída. Mas quando uso uma carga indutiva, o sinal da saída deixa de ser senoidal na simulação. Alguém sabe o porque ? O circuito foi feito desse jeito de acordo com o datasheet do LM358 que mostrava um circuito parecido (a unica diferença foi que adicionei um transistor a mais na saída do operacional). Se puderem me ajudar, agradeço.

Simulação Inversor.PNG

Simulação Inversor 2.PNG

• Membro VIP
Postado

Pra aprender ou fazer algo real? Em ambos os casos, vejamos uma visão semi prática:

• Indutor tem resistência baixa - teoricamente zero ohm e em freq baixa ele sente muita vontade dar curto
  • Ao lhe aplicar Vac, ele sente muita vontade criar uma Vac contrária ou negativa. Perceba a parte de baixo de sua onda que deve ser de -0.6V: a do diodo
  • ...
  • 😁
Postado

@ENDEL NEIVA Ola. Basicamente estou usando um filtro para transformar uma onda quadrada em senoidal. Desta forma posso gerar uma onda senoidal com amplitude variável fazendo a modulação da onda quadrada e posteriormente usando o filtro. Funcionou nas simulações e na prática também. So estava havendo problemas na parte de potência, mas na geração do sinal está funcionando bem.

Postado

Entendo ...... porém desta forma você perde muita tensão e corrente no processo 

FILTRO , ABAIXA TANTO tensão QUANTO CORRENTE , para ter melhor 

Rendimento , terá que acoplar ou implementar DRIVER´S 

para recuperar o ganho perdido .......

Isso claro ! em teoria e Hipoteticamente 

na prática pode não se perder tanto 

12 horas atrás, Oderlando R. Silva disse:

@ENDEL NEIVA Ola. Basicamente estou usando um filtro para transformar uma onda quadrada em senoidal. Desta forma posso gerar uma onda senoidal com amplitude variável fazendo a modulação da onda quadrada e posteriormente usando o filtro. Funcionou nas simulações e na prática também. So estava havendo problemas na parte de potência, mas na geração do sinal está funcionando bem.

Faça um vídeo , ou se este já existir , poste aqui ou no youtube se possível FUNCIONANDO 

Postado

Na prática, usamos um capacitor em série com o indutor. 

Como o capacitor trabalha ao contrário do indutor os dois juntos se somam e fica parecendo uma carga resistiva. 

No exemplo abaixo, um circuito de áudio muito parecido com o seu, onde o indutor é na verdade um alto falante:

images?q=tbn:ANd9GcSRscRKyS9rSuGyYS6bww4

15 horas atrás, Oderlando R. Silva disse:

Na prática eu montaria um desses:

images?q=tbn:ANd9GcTORsCBEPISYZQUeRVDs7M

Postado

@ENDEL NEIVA Eu fiz da forma que falei por que foi a única forma que encontrei, pois o objetivo geral do projeto é injetar um sinal de 5v cc na entrada do circuito e obter um sinal senoidal de amplitude 20v. Injetando 2.5v na entrada, obtém-se metade: 10v senoidais na saída. E por ai segue. Ou seja, a amplitude do sinal senoidal responde linearmente com o sinal cc injetado na entrada. Então escolhi o sinal de onda quadrada para poder fazer a modulação da amplitude usando circuitos subtratores com operacionais, seguido pelo filtro sallen key para transformá-la em senoidal e, por final, usando uma etapa de potência para amplificar o sinal. Não consegui fazer o controle da amplitude de onda senoidal usando diretamente o sinal de entrada de modo proporcional, então esta foi a melhor forma que encontrei.

@Renato.88 Ola Renato, quanto tempo ! Obrigado pelas dicas, estava pesquisando sobre algo do tipo mesmo. Vou dar uma olhada em alguns livros pra dimensionar bem o circuito. Obrigado

Postado
5 horas atrás, Oderlando R. Silva disse:

@ENDEL NEIVA Eu fiz da forma que falei por que foi a única forma que encontrei, pois o objetivo geral do projeto é injetar um sinal de 5v cc na entrada do circuito e obter um sinal senoidal de amplitude 20v. Injetando 2.5v na entrada, obtém-se metade: 10v senoidais na saída. E por ai segue. Ou seja, a amplitude do sinal senoidal responde linearmente com o sinal cc injetado na entrada. Então escolhi o sinal de onda quadrada para poder fazer a modulação da amplitude usando circuitos subtratores com operacionais, seguido pelo filtro sallen key para transformá-la em senoidal e, por final, usando uma etapa de potência para amplificar o sinal. Não consegui fazer o controle da amplitude de onda senoidal usando diretamente o sinal de entrada de modo proporcional, então esta foi a melhor forma que encontrei.

@Renato.88 Ola Renato, quanto tempo ! Obrigado pelas dicas, estava pesquisando sobre algo do tipo mesmo. Vou dar uma olhada em alguns livros pra dimensionar bem o circuito. Obrigado

Montei este circuito tb ... funciona realmente muito bem 

porém em sua saída ( tensão X corrente ) são insignificantes 

e devem serem aumentadas significativamente , se quiser 

alcançar a potencia correta para os mosfet´s potencia final 

se conseguir tudo isso 10V na saída , e claro ! 

com corrente necessária porque não adianta nada tensão 

SE NÃO SE TEM CORRENTE 

ai sim , daria com sobra até para exitação dos mosfet´s

vou ver se eu encontro aqui o circuitinho que eu montei na época 

se eu achar , faço um vídeo e posto aqui 

faça você tb um vídeo do seu funcionando e poste aqui 

Postado
Em 07/07/2022 às 06:46, Oderlando R. Silva disse:

Então escolhi o sinal de onda quadrada para poder fazer a modulação da amplitude usando circuitos subtratores com operacionais, seguido pelo filtro sallen key para transformá-la em senoidal

Então você não precisa de um sinal puro senoidal ? Pode ser uma senóide aproximada ( com distorções ) ?

6 horas atrás, Oderlando R. Silva disse:

@ENDEL NEIVA  Olá. Na simulação está funcionando ok na saída da etapa de potência.

teste simulado.PNG

Etapa de potência sem carga não funciona como uma etapa de potência .... e olhe, eu uso o Proteus fazem uns 10 anos, não confie tanto assim quando se fala em simular alta potência com indutores ou capacitores , os resultados são muito diferentes na prática ...

Paulo

Postado

pois eh ! 

este é o gravíssimo problema com os softwar´s de simulação 

na teoria dentro do pc é uma coisa, e na prática 

BEM ! na prática a coisa muda drasticamente 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!