Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Forma de onda senoidal na saída de amplificador some com o uso de carga indutiva


Posts recomendados

Olá. Gostaria do auxílio dos colegas mais experientes no assunto. Montei um circuito inversor e a ideia era criar o circuito o mais simples possível. Com base nos circuitos de alguns datasheets, montei o circuito. Estou mandando um print de parte do circuito (a parte que está dando problemas). Na simulação o circuito se sai bem quando se usa uma carga resistiva na saída. Mas quando uso uma carga indutiva, o sinal da saída deixa de ser senoidal na simulação. Alguém sabe o porque ? O circuito foi feito desse jeito de acordo com o datasheet do LM358 que mostrava um circuito parecido (a unica diferença foi que adicionei um transistor a mais na saída do operacional). Se puderem me ajudar, agradeço.

Simulação Inversor.PNG

Simulação Inversor 2.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pra aprender ou fazer algo real? Em ambos os casos, vejamos uma visão semi prática:

  • Indutor tem resistência baixa - teoricamente zero ohm e em freq baixa ele sente muita vontade dar curto
  • Ao lhe aplicar Vac, ele sente muita vontade criar uma Vac contrária ou negativa. Perceba a parte de baixo de sua onda que deve ser de -0.6V: a do diodo
  • ...
  • 😁
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ENDEL NEIVA Ola. Basicamente estou usando um filtro para transformar uma onda quadrada em senoidal. Desta forma posso gerar uma onda senoidal com amplitude variável fazendo a modulação da onda quadrada e posteriormente usando o filtro. Funcionou nas simulações e na prática também. So estava havendo problemas na parte de potência, mas na geração do sinal está funcionando bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo ...... porém desta forma você perde muita tensão e corrente no processo 

FILTRO , ABAIXA TANTO tensão QUANTO CORRENTE , para ter melhor 

Rendimento , terá que acoplar ou implementar DRIVER´S 

para recuperar o ganho perdido .......

 

Isso claro ! em teoria e Hipoteticamente 

na prática pode não se perder tanto 

12 horas atrás, Oderlando R. Silva disse:

@ENDEL NEIVA Ola. Basicamente estou usando um filtro para transformar uma onda quadrada em senoidal. Desta forma posso gerar uma onda senoidal com amplitude variável fazendo a modulação da onda quadrada e posteriormente usando o filtro. Funcionou nas simulações e na prática também. So estava havendo problemas na parte de potência, mas na geração do sinal está funcionando bem.

Faça um vídeo , ou se este já existir , poste aqui ou no youtube se possível FUNCIONANDO 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na prática, usamos um capacitor em série com o indutor. 

Como o capacitor trabalha ao contrário do indutor os dois juntos se somam e fica parecendo uma carga resistiva. 

No exemplo abaixo, um circuito de áudio muito parecido com o seu, onde o indutor é na verdade um alto falante:

images?q=tbn:ANd9GcSRscRKyS9rSuGyYS6bww4

15 horas atrás, Oderlando R. Silva disse:

@ENDEL NEIVA Ola. Basicamente estou usando um filtro para transformar uma onda quadrada em senoidal. Desta forma posso gerar uma onda senoidal com amplitude variável fazendo a modulação da onda quadrada e posteriormente usando o filtro. Funcionou nas simulações e na prática também. So estava havendo problemas na parte de potência, mas na geração do sinal está funcionando bem.

Na prática eu montaria um desses:

images?q=tbn:ANd9GcTORsCBEPISYZQUeRVDs7M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ENDEL NEIVA Eu fiz da forma que falei por que foi a única forma que encontrei, pois o objetivo geral do projeto é injetar um sinal de 5v cc na entrada do circuito e obter um sinal senoidal de amplitude 20v. Injetando 2.5v na entrada, obtém-se metade: 10v senoidais na saída. E por ai segue. Ou seja, a amplitude do sinal senoidal responde linearmente com o sinal cc injetado na entrada. Então escolhi o sinal de onda quadrada para poder fazer a modulação da amplitude usando circuitos subtratores com operacionais, seguido pelo filtro sallen key para transformá-la em senoidal e, por final, usando uma etapa de potência para amplificar o sinal. Não consegui fazer o controle da amplitude de onda senoidal usando diretamente o sinal de entrada de modo proporcional, então esta foi a melhor forma que encontrei.

@Renato.88 Ola Renato, quanto tempo ! Obrigado pelas dicas, estava pesquisando sobre algo do tipo mesmo. Vou dar uma olhada em alguns livros pra dimensionar bem o circuito. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Oderlando R. Silva disse:

@ENDEL NEIVA Eu fiz da forma que falei por que foi a única forma que encontrei, pois o objetivo geral do projeto é injetar um sinal de 5v cc na entrada do circuito e obter um sinal senoidal de amplitude 20v. Injetando 2.5v na entrada, obtém-se metade: 10v senoidais na saída. E por ai segue. Ou seja, a amplitude do sinal senoidal responde linearmente com o sinal cc injetado na entrada. Então escolhi o sinal de onda quadrada para poder fazer a modulação da amplitude usando circuitos subtratores com operacionais, seguido pelo filtro sallen key para transformá-la em senoidal e, por final, usando uma etapa de potência para amplificar o sinal. Não consegui fazer o controle da amplitude de onda senoidal usando diretamente o sinal de entrada de modo proporcional, então esta foi a melhor forma que encontrei.

@Renato.88 Ola Renato, quanto tempo ! Obrigado pelas dicas, estava pesquisando sobre algo do tipo mesmo. Vou dar uma olhada em alguns livros pra dimensionar bem o circuito. Obrigado

5 horas atrás, Oderlando R. Silva disse:

@ENDEL NEIVA Eu fiz da forma que falei por que foi a única forma que encontrei, pois o objetivo geral do projeto é injetar um sinal de 5v cc na entrada do circuito e obter um sinal senoidal de amplitude 20v. Injetando 2.5v na entrada, obtém-se metade: 10v senoidais na saída. E por ai segue. Ou seja, a amplitude do sinal senoidal responde linearmente com o sinal cc injetado na entrada. Então escolhi o sinal de onda quadrada para poder fazer a modulação da amplitude usando circuitos subtratores com operacionais, seguido pelo filtro sallen key para transformá-la em senoidal e, por final, usando uma etapa de potência para amplificar o sinal. Não consegui fazer o controle da amplitude de onda senoidal usando diretamente o sinal de entrada de modo proporcional, então esta foi a melhor forma que encontrei.

@Renato.88 Ola Renato, quanto tempo ! Obrigado pelas dicas, estava pesquisando sobre algo do tipo mesmo. Vou dar uma olhada em alguns livros pra dimensionar bem o circuito. Obrigado

 

 

Montei este circuito tb ... funciona realmente muito bem 

porém em sua saída ( tensão X corrente ) são insignificantes 

e devem serem aumentadas significativamente , se quiser 

alcançar a potencia correta para os mosfet´s potencia final 

5 horas atrás, Oderlando R. Silva disse:

@ENDEL NEIVA Eu fiz da forma que falei por que foi a única forma que encontrei, pois o objetivo geral do projeto é injetar um sinal de 5v cc na entrada do circuito e obter um sinal senoidal de amplitude 20v. Injetando 2.5v na entrada, obtém-se metade: 10v senoidais na saída. E por ai segue. Ou seja, a amplitude do sinal senoidal responde linearmente com o sinal cc injetado na entrada. Então escolhi o sinal de onda quadrada para poder fazer a modulação da amplitude usando circuitos subtratores com operacionais, seguido pelo filtro sallen key para transformá-la em senoidal e, por final, usando uma etapa de potência para amplificar o sinal. Não consegui fazer o controle da amplitude de onda senoidal usando diretamente o sinal de entrada de modo proporcional, então esta foi a melhor forma que encontrei.

@Renato.88 Ola Renato, quanto tempo ! Obrigado pelas dicas, estava pesquisando sobre algo do tipo mesmo. Vou dar uma olhada em alguns livros pra dimensionar bem o circuito. Obrigado

 

 

se conseguir tudo isso 10V na saída , e claro ! 

com corrente necessária porque não adianta nada tensão 

SE NÃO SE TEM CORRENTE 

ai sim , daria com sobra até para exitação dos mosfet´s

vou ver se eu encontro aqui o circuitinho que eu montei na época 

se eu achar , faço um vídeo e posto aqui 

 

faça você tb um vídeo do seu funcionando e poste aqui 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/07/2022 às 06:46, Oderlando R. Silva disse:

Então escolhi o sinal de onda quadrada para poder fazer a modulação da amplitude usando circuitos subtratores com operacionais, seguido pelo filtro sallen key para transformá-la em senoidal

 

Então você não precisa de um sinal puro senoidal ? Pode ser uma senóide aproximada ( com distorções ) ?

 

 

6 horas atrás, Oderlando R. Silva disse:

@ENDEL NEIVA  Olá. Na simulação está funcionando ok na saída da etapa de potência.

teste simulado.PNG

 

Etapa de potência sem carga não funciona como uma etapa de potência .... e olhe, eu uso o Proteus fazem uns 10 anos, não confie tanto assim quando se fala em simular alta potência com indutores ou capacitores , os resultados são muito diferentes na prática ...

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!