Ir ao conteúdo

Conectar HD no computador usando adaptador SATA para USB

Ir à solução Resolvido por Fause,

Posts recomendados

Postado

Bom dia.

Primeiramente vejam a imagem anexa.

Esse HD é de um desktop velho que eu tinha e quero verificar o que tem dentro dele e também a saúde do HD.
Estou querendo economizar na compra de uma case e me veio essa ideia da foto na cabeça. Tenho um cabo SATA x USB e estou querendo alimentar o HD com uma fonte 12V com conector P4.

Tenho uma dúvida quanto ao fios do molex...os dois primeiros vermelho/preto são a alimentação de energia ?

A pergunta é, essa gambiarra vai dar certo ?

WhatsApp Image 2022-07-07 at 11.28.04.jpeg

Postado

Na verdade o cabo vermelho é +5v, funciona na alimentação da placa lógica do disco, o amarelo seria o +12v e o preto o GND. Quanto ao restante da ligação eu não saberia informar se vai funcionar ou não.

• Curtir 1
Postado

Já fiz essa gambiarra, funciona sim. Porém vai precisar de uma fonte atx, as tensões tem que ser completamente estáveis (coisa que uma fonte qualquer não vai produzir) e você vai precisar da linha de 5v e 12v.

• Curtir 1
  • Solução
Postado
1 hora atrás, Gustavo Ceron Lombardi disse:

@Daniel Lee Pelo que eu entendi, via cabo P4 e fonte 12V não vai dar certo então ?
O ideal seria ligar ele em uma fonte de PC e usar o cabo SATA x USB para acessar o disco no notebook ?

@Math.Pi Esse cabo eu já tenho, o problema é que HD 3,5" necessita de suprimento de energia pra acessar os dados.

Seu entendimento está correto... Pelo P4 e pela fonte 12v não vai funcionar, pois são necessárias simultaneamente as duas tensões +5v e +12v para ligar o HD.

Essas tensões simultâneas uma fonte ATX lhe proporciona e ai você usa o cabo de dados (S-ATA x USB) para acessar os dados.

Pela sua primeira ideia, usando por exemplo uma fonte +12v, teria que conseguir uma outra fonte +5v para conectar os fios vermelhos e depois aterrar os fios pretos... Acredito ser uma gambiarra muito grande e muito trabalhosa hehehe. Não vale a pena.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!