Ir ao conteúdo

Recomendação de placa wi-fi PCI-E 5GHz compatível com Linux

Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

• Coordenador
Postado

Olá, pessoal!

Tenho dois computadores para jogos aqui em casa e, no momento, ambos estão equipados com placas de rede antigas de 2.4GHz, insuficientes para a atual velocidade da minha rede (300 Mb) e para streaming por meio do Steam Link.

Dito isto, estou buscando alternativas de placas PCI-E que sejam totalmente compatíveis com Linux e tenham capacidade de operar nas bandas de 5 GHz e, talvez, 6 GHz (pensando no futuro). Busco placas com bom desempenho.

Estive pensando na Fenvi FV-AXE3000, que usa o chip Intel AX210. O Bluetooth em si não seria muito relevante, pois já tenho bons adaptadores em uso. Meu orçamento seria de aproximadamente R$ 250,00 à vista para cada placa, sem considerar os impostos (que pagarei adicionalmente caso sejam cobrados).

Configurações das máquinas:

PC1: Core i5 4670K, Gigabyte GA-Z87-D3HP, 16GB DDR3, GTX 1070Ti, KDE Neon.

PC2: Ryzen 3 2200G, ASUS A320M-K/BR, 8GB DDR4, RX 570, KDE Neon.

Postado

Não é possível cabear essas máquinas?

Aqui na minha rede, mesmo utilizando os 5Ghz, o input lag é considerável ao utilizar o SHIELD/SteamLink (~10ms).

OBS: E o PC que roda o Game está cabeado. Se você colocar todas as máquinas no WIFI vai ficar bem mais alto o lag.

O ideal é cabear para ter uma ótima experiência de GameStream.

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, KairanD disse:

Dito isto, estou buscando alternativas de placas PCI-E que sejam totalmente compatíveis com Linux e tenham capacidade de operar nas bandas de 5 GHz e, talvez, 6 GHz (pensando no futuro). Busco placas com bom desempenho.

Estive pensando na Fenvi FV-AXE3000, que usa o chip Intel AX210. O Bluetooth em si não seria muito relevante, pois já tenho bons adaptadores em uso. Meu orçamento seria de aproximadamente R$ 250,00 à vista para cada placa, sem considerar os impostos (que pagarei adicionalmente caso sejam cobrados).

Estava dando uma olhada, sao compatível da versão 5.10+ .

https://wireless.wiki.kernel.org/en/users/drivers/iwlwifi

https://www.intel.com/content/www/us/en/support/articles/000005511/wireless.html

Conforme o colega acima informou, seria bom usar via cabo!

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado

@ArturRJ @tchagas Aqui realmente é impossível passar rede cabeada, pessoal. Foi a primeira hipótese que considerei, mas realmente não tem como. 😞

A distância entre o computador no meu quarto e o modem deve ser de aproximadamente 10 metros em diagonal. O espaço é aberto e o modem é potente.

A rede de 2.4 GHz já me atende muito bem para jogar, assistir filmes/séries em 1080p e fazer qualquer outra coisa no computador. Contudo, sinto que para o streaming de jogos a rede de 5 GHz é necessária.

Pelo que andei lendo, o pessoal realmente recomenda cabeamento para usar o aplicativo do Steam Link, mas a rede de 5 GHz, quando bem configurada e operada, parece atender também. No meu caso, quero transmitir jogos em 1280x720p para um Chromecast with Google TV que fica ao lado do modem (em uma antiga TV 42’’ 1366x768p).

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, KairanD disse:

mas realmente não tem como. 😞

Osso... Sei como é.

5 minutos atrás, KairanD disse:

A rede de 2.4 GHz já me atende muito bem para jogar, assistir filmes/séries em 1080p e fazer qualquer outra coisa no computador. Contudo, sinto que para o streaming de jogos a rede de 5 GHz é necessária.

Se o 2,4Ghz não estiver muito saturado na sua região, até dá pra usar de boa. (Não abusando no Bitrate).

Mas pelo o que eu entendi, você vai usar Wi-fi para tudo, então o jeito é ir de 5Ghz pra diminuir ao máximo o risco de interferência.

Qualquer perda de pacote, por mínima que seja, já faz o áudio bugar e o vídeo pixelar e travar todo. rsrsrs

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@ArturRJ Eu moro em uma casa e o terreno é grande, o que resulta em um bom afastamento das casas vizinhas. Portanto, acaba tendo pouca - ou nenhuma - interferência de outras redes.

E, sim, pretendo usar wi-fi para tudo mesmo. No meu caso aqui é a única solução. Acredito que, por querer jogar em apenas 1280x720p @ 60 Hz (pois a TV é antiga e tem resolução de apenas 1366x768p @ 60 Hz), o 5 GHz deve dar certo. 🙂

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@KairanD, boa tarde!

Praticamente qualquer placa AX210 ou AX200 é meramente um adaptador que separa a linha PCIe X1 e o USB do M.2 Key A + E das placas Intel AX210 e AX200 com um par de antenas e um cabo USB para um header da placa-mãe. Já vi algumas AX210 que usam uma outra versão do Chip que é soldada direto na placa, ao invés de ser um adaptador, porém confio mais nos adaptadores pois a placa AX210(ou AX200) sendo feita pela Intel pode ser colocada em outro deles caso haja defeito, ou em uma placa-mãe que o suporte, mas não o tenha instalado, ou tenha um inferior.
Há algumas fabricantes que embelezam (e encarecem) elas com dissipadores e LEDs para esconder o fato que é uma placa M.2 feita para ser escondida de baixo de uma carcaça de notebook ou de um acabamento em placa-mãe (Como no caso da placa-mãe ASUS TUF B550 Wifi que usa a AX200 e a esconde em uma carcaça de metal).

Este modelo está saindo mais barato que a Fenvi, e há bastantes encomendas feitas. Quando comprei minha AX200, comprei deste outro modelo com dissipador (que serve apenas por estética e não adiciona nada à qualidade em si da placa). No geral, contanto que seja AX210, basta escolher um vendedor confiável, em um anúncio sem muitas reclamações.

• Curtir 3
  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Hoje eu instalei a EDUP numa máquina de um conhecido (com Windows 10) e o negócio tem chip Intel, ao contrário do que diz no anúncio. 😱 O PCI ID é 8086:24FB e o driver nativo do Windows mostra "Intel(R) Dual Band Wireless-AC 3168". O Bluetooth tem USB ID 8087:0AA7 e driver exibe "Intel(R) Wireless Bluetooth(R)".

https://pci-ids.ucw.cz/read/PC/8086/24FB

https://usb-ids.gowdy.us/read/UD/8087/0AA7

Foi comprado deste anúncio:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1960923234-placa-wi-fi-dual-band-245ghz-600-m-bluetooth-40-pci-e-5g-_JM

Nem vi qual é a especificação desse chip Intel... tomara que não seja pior que o Realtek. 🙏

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Ei, pessoal! Como eu queria algo potente, acabei pegando a placa da Fenvi com o chip AX210 mesmo... Estou aguardando chegar. Assim que testar, retorno com o resultado. Aparentemente essa é a placa do tipo mais vendida no Ali.

Muito obrigado a todos pelas respostas.

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
  • Coordenador
  • Solução
Postado

Bom dia, pessoal! A placa (Fenvi FV-AXE3000) chegou há alguns dias e andei testando… O resultado foi ótimo!

Bastou remover a placa antiga do slot PCI, espetar a nova no slot PCI-E e tudo funcionou perfeitamente no KDE Neon (kernel 5.15.0-46-generic). Minha conexão é de 300 Mbps e a placa está conseguindo alcançar 240 Mbps no meu quarto, que fica bem distante do modem, usando a rede de 5 GHz. Essa placa da Fenvi com o chipset AX210 realmente pega sinal muito bem (não é à toa que vende tanto no Ali).

TesteInternet.png

Como resultado, o Steam Remote Play funciona extremamente bem nas condições que descrevi. Selecionei, nas opções, o modo “suave”, para obter a melhor qualidade de imagem, e a largura de banda “ilimitada”. Estou conseguindo jogar em minha TV 42’’ antiga, a 720p, com uma experiência tão boa que até esqueço que estou usando o Remote Play.

Ou seja, basta um modem de alto desempenho e uma placa de rede potente, conectada à rede de 5 GHz, para poder usar o Remote Play. O ideal é usar rede cabeada, mas não é necessário, porque funciona muito bem com wi-fi 5 GHz (desde que sejam usados equipamentos de alto desempenho).

Como bônus, o Bluetooth integrado à placa também funciona muito bem e com bastante força no sinal.

Obrigado a todos que responderam.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • 1 ano depois...
Postado
Em 09/07/2022 às 05:17, KairanD disse:

Olá, pessoal!

Tenho dois computadores para jogos aqui em casa e, no momento, ambos estão equipados com placas de rede antigas de 2.4GHz, insuficientes para a atual velocidade da minha rede (300 Mb) e para streaming por meio do Steam Link.

Configurações das máquinas:

PC1: Core i5 4670K, Gigabyte GA-Z87-D3HP, 16GB DDR3, GTX 1070Ti, KDE Neon.

PC2: Ryzen 3 2200G, ASUS A320M-K/BR, 8GB DDR4, RX 570, KDE Neon.

Comprei a AX3000 no Aliexpress,80 reais com impostos, instalei e funcionou ,sai de 50mbps máximo para mais de 800mbps.

Recomendo,meu notebook é o Acer Aspire 7720, também coloquei o processador T7700,melhorou bastante.

IMG_20231210_090711 (1).jpg

IMG_20231210_090616.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...