Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

'Extinção' da RTX 2060?

Posts recomendados

Oi, tava me perguntando... Será que a NVIDIA parar com a produção da RTX 2060 depois que vierem as RTX 4000? Já pararam com as RTX 2070, RTX 2070 Super, RTX 2080 Super e RTX 2080 Ti... E pelo fato da 3050 ser pior em desempenho do que a 2060 e mesmo assim ser mais cara, podem tentar acabar com ela pra 3050 ficar "alinhando" as outras placas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Samuel_-

A 2060 só tá em circulação ainda, pois foi uma placa muito vendida e porque a NVIDIA viu uma oportunidade de fazer grana com ela: além da versão normal, tem a versão com 12GB de VRAM, que usa uma GPU diferente da versão de 6GB e foi feita sob medida pra mineração e tem um terceira versão, que usa a GPU da RTX 2080..

Ela só tá por aí ainda, por esses motivos..

• Curtir 2
Link para o comentário

1 minuto atrás, RS Faria disse:

A 2060 só tá em circulação ainda, pois foi uma placa muito vendida

Realmente... Até na época que eu não tinha tanto interesse em hardware eu ouvia muito sobre ela. 

2 minutos atrás, RS Faria disse:

tem um terceira versão, que usa a GPU da RTX 2080..

Nem sabia dessa, caramba. 

1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

A RTX 2060 também tinha sido desontinuada, só voltou a ser fabricada por causa da crise no mercado de placas de vídeo. Mas assim que as RTX 4000 chegarem ela vai "sumir" de novo.

É, imaginei que fosse acontecer mesmo.

Link para o comentário

30 minutos atrás, Samuel_- disse:

Oi, tava me perguntando... Será que a NVIDIA parar com a produção da RTX 2060 depois que vierem as RTX 4000? Já pararam com as RTX 2070, RTX 2070 Super, RTX 2080 Super e RTX 2080 Ti... E pelo fato da 3050 ser pior em desempenho do que a 2060 e mesmo assim ser mais cara, podem tentar acabar com ela pra 3050 ficar "alinhando" as outras placas.

Não sei dizer, mas o que sei é que a NVIDIA poderia, ao invés de ter lançado a GTX 1630, ter lançado uma RTX 2030 ou até mesmo 3030 como uma GPU atual de baixo custo, assim o gamer/designer etc. que não tivesse condições de pegar uma 2060, 2070, 2080, 3050, 3060, 3070, 3080, 3090 (TI) ou mesmo a 4090, poderia ir de 2030 ou uma eventual 3030, se eles lançassem placas de baixo custo nessas séries. E, de cara, teria Ray Tracing, DLSS e alguns recursos de stream próprios das RTX.

Link para o comentário

@RonaldoDuarte11 eu também pensei numa RT 3030, isso antes de anunciarem a GTX 1630, ou poderia ser até uma RTX 3030, e teria desempenho equivalente a uma GTX 1650 ou uma GTX 1650 Super, mas com arquitetura mais moderna, menor consumo de energia, suporte a DLSS, etc. A GTX 1630 foi a primeira placa 30 que não veio capada por parte dos codecs de vídeo e tecnologias, por isso escolheram "GTX" em vez de "GT", então talvez uma eventual "RT" 3030 não teria as tecnologias RTX, apenas um arquitetura moderna. Mas o preço dessa GTX 1630 é decepcionante, só se aproveitaram da situação para colocar uma placa superfaturada no mercado, então se for pra lançar uma 3030 assim, melhor nem lançar.

Link para o comentário

Em 30/07/2022 às 21:50, GuilhermeGB disse:

@RonaldoDuarte11 eu também pensei numa RT 3030, isso antes de anunciarem a GTX 1630, ou poderia ser até uma RTX 3030, e teria desempenho equivalente a uma GTX 1650 ou uma GTX 1650 Super, mas com arquitetura mais moderna, menor consumo de energia, suporte a DLSS, etc. A GTX 1630 foi a primeira placa 30 que não veio capada por parte dos codecs de vídeo e tecnologias, por isso escolheram "GTX" em vez de "GT", então talvez uma eventual "RT" 3030 não teria as tecnologias RTX, apenas um arquitetura moderna. Mas o preço dessa GTX 1630 é decepcionante, só se aproveitaram da situação para colocar uma placa superfaturada no mercado, então se for pra lançar uma 3030 assim, melhor nem lançar.

No caso das "RT", basicamente seria a mesma arquitetura das GT, o mesmo suporte, só que com Ray Tracing e DLSS. PCI-Express 2.0, suporte somente a DirectX 10.1, menor taxa de transferência, tudo isso viria junto no pacote. Mesmo se fosse a sucessora de GTs mais parrudas, como a 1030 (não a SDDR4, mas a versão "full'), seria uma placa bem defasada, apenas com o RT e DLSS para disfarçar. (E isto seria uma bela de uma jogada de marketing por parte dos vendedores de lojas de sofá na hora de vender um PC "gamer", "top de linha".)

No caso da GTX 1630, em relação à GTX 1650, houve uma redução de clock, núcleos CUDA, etc., basicamente aquela GTX 1630 é uma 1650 enxugada.

Link para o comentário

3 horas atrás, RonaldoDuarte11 disse:

No caso das "RT", basicamente seria a mesma arquitetura das GT, o mesmo suporte, só que com Ray Tracing e DLSS. PCI-Express 2.0, suporte somente a DirectX 10.1, menor taxa de transferência, tudo isso viria junto no pacote.

Mas no caso da GT 1030, ela tem suporte a DirectX 12 e também roda em PCI-Express 3.0, até porque isso faz parte da arquitetura Pascal na qual o chip dela é baseado. Alguns modelos GT são capados em DirectX e PCI-Express por usarem arquiteturas "pré-históricas", tem placas GT 700 usando até arquitetura Fermi (da época das GTX 400/500). Capar a quantidade de linhas PCI-Express é algo bem provável mesmo, a GT 1030 roda só em 3.0 x4, não me surpreenderia ver uma RT 3030 em PCI-Express 4.0 x4 e tendo os mesmos problemas das placas RX 6400 e RX 6500 XT quando rodam em 3.0.

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!