Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usando um transistor junto com um reg. LM 78xx piora o Ripple Rejection ?


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Acredito que não, pelo menos nenhum datasheet menciona isso e quase todos propõem este circuito:

image.png.f5e52752adcd5426e488157155e6d612.png

 

Os dois capacitores eletrolíticos são importantes e já tive problema não com ripple, mas com chiado (tipo ruído branco) por não usá-los.

 

No Lm317 é altamente recomendável um capacitor de 10uF entre o terminal de ajuste e o terra e acredito que o mesmo vale caso o terminal central  do 78xx não seja ligado diretamente ao terra no caso de ajuste de tensão de saída. 

 

O datasheet da Texas menciona um circuito diferente para o LM317 com dois transistores:

image.png.49fda5ddde2016fe11e74c62aabca60f.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Andreas Karl disse:

Acredito que não, pelo menos nenhum datasheet menciona isso e quase todos propõem este circuito:

image.png.f5e52752adcd5426e488157155e6d612.png

 

Os dois capacitores eletrolíticos são importantes e já tive problema não com ripple, mas com chiado (tipo ruído branco) por não usá-los.

O que montei foi esse aí mesmo, com os capacitores e tudo. Só não usei esse mesmo transistor. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso eu estava fazendo um aparelho para surdez experimental com um microfone de eletreto comum. Cheguei a desmontar um pra ver se era possível substituir o fet interno talvez até por um operacional bi-fet. Mas pra minha surpresa o chiado sumiu quando eu conectei a bateria no lugar da fonte:tw_hushed:

 

13 minutos atrás, Renato.88 disse:

O que montei foi esse aí mesmo, com os capacitores e tudo. Só não usei esse mesmo transistor. 

image.png.766fac2925ab9df7583023ce883847b1.pngAté porque os transistores e outros componentes ativos recomendados nos datasheets quase nunca estão disponíveis no mercado tupiniquim   :tw_confused:

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Andreas Karl disse:

Até porque os transistores e outros componentes ativos recomendados nos datasheets quase nunca estão disponíveis no mercado tupiniquim

Isso, e quando tem são caríssimos. 

Dependendo do caso eu uso um equivalente retirado de alguma sucata, sempre tem alguns modelos mais exóticos. 

Os conhecidos do mercado fica pra circuitos não exigentes. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Alves 2207 a coisa tá feia. É comprar e rezar. Os “indestrutíveis” Lm317 comprei em vários lugares, todos com 30 volts na entrada basta um curtinho na saída que entram em curto os três terminais, assim já levam o potenciômetro de ajuste junto. Agora acredito que o transistor em série não seja crítico. Se tiver um osciloscópio bom eventualmente você pode testar o ripple.

 

Os transistores falsificados que comprei até funcionam mas não aguentam a tensão especificada. Eu descobri que fazendo uma fonte regulável de baixa corrente que chegue até 300 volts ou mais é bem útil para testar a tensão máxima que um transistor aguenta. Colocando um resistor entre 100k e 1 mega (depende do tipo de transistor ) e um micro amperímetro em série entre a fonte e o transistor dá pra descobrir com qual tensão o coletor e o emissor entra em “avalanche” sem queimar. Aumentando a tensão lentamente o micro amperímetro simplesmente mostra um aumento repentino na corrente ao atingir o ponto de ruptura. Um lote de BD139 e BD 140 falsificados entraram em avalanche com 40 volts. Já os meus queridos MJ15003 da Motorola da década de 90 que são pra 140 volts entraram em avalanche a mais de 200 volts.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andreas Karl Na verdade até o reguladores lineares estão esquisitos, por isso vou colocar o boost de corrente já para evitar problemas futuros. BD139 e 140 o pessoal tá correndo deles ultimamente. Comprei alguns em uma loja da Shoppe da Indonésia e eles me parecem serem bons, até esses dias era 10 reais a unidade kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Alves 2207 ,

 

Eu estou tendo problemas também com os reguladores 78xx ... troquei pelo velho LM340 ajustável com dois resistores e meus problemas acabaram, estou usando faz alguns anos em meus projetos.

 

A ausência de um grande distribuidor internacional aqui no Brasil tá matando a gente..... até optos comprei um lote falsificado, eram para ser Darlington e eram optos comuns remarcados....

 

Paulo

 

 

  • Triste 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, aphawk disse:

troquei pelo velho LM340 ajustável com dois resistores e meus problemas acabaram

Eu pensava que esse era fixo igual os 78xx.

Há muito tempo vi um par desses num equalizador de áudio. Tinha a versão positiva e negativa, era o LM340T-15 e o LM320T-15.

Alimentando vários amplificadores operacionais do tipo TL084 e alguns CA3240. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88@Andreas Karl ,

 

A linha LM340 existem de valores fixos , seriam os LM340-05 ou LM340-12 . 

Mas eu compro  o modelo básico, sem nenhum numero no final, aí uso os resistores, inclusive para os 5V, 9V e 12V.

 

Sempre compro na Multcomercial, na rua dos Timbiras. Já tive de marcas diferentes e não tive problemas.

 

Quanto aos LM7805 já tive problema de tensão errada, ruido em excesso, e alguns pegavam fogo sem nada na saida kkkk

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, aphawk disse:

Multcomercial, na rua dos Timbiras

Fui lá (já faz tempo) e comprei uns LM317 e LM337 pra fazer a mesma coisa. 

Apesar de ser aqueles da chapinha fina (que fica ruim pra prender no dissipador), não tive problemas com eles. 

Peguei um de cada pra fazer teste, e funcionou até mesmo a proteção contra curto circuito. 

21 horas atrás, aphawk disse:

Quanto aos LM7805 já tive problema de tensão errada, ruido em excesso, e alguns pegavam fogo sem nada na saida kkkk

Teve um 7818 que comprei e na verdade era um 7812. Pior pra mim seria se fosse ao contrário... :lol:

E um LM350T que comprei uma vez e pegou fogo. 

 

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 @aphawk @Andreas Karl O que vcs acham de ''fazer um regulador'' tipo esse da imagem, ignorando a questão da praticidade de um regulador já pronto (fisicamente falando: poucos componentes externos e tamanho reduzido) a estabilidade seria boa ou pelo menos próxima de um 78xx da vida usando poucos componentes ? (OBS. eu sei que um 78xx da vida tem vários transistores com diferentes funções dentro dele kkkkk)

ldo-reg-3.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Alves 2207 quanto ao “ripple rejection” e o ruído na saída só osciloscópio vai dizer. Eu não tinha visto este tipo de circuito com mosfet ainda, apenas com transistor e deve funcionar bem, é muito usado. Eu gostei que é um circuito “LDO” que permite uma diferença menor entre a tensão da entrada e a saída. Uma coisa que falta nele em comparação com os Cis dedicados é a proteção contra curto circuito e contra sobre aquecimento. Com mais um transistor e dois resistores dá pra fazer uma proteção contra curtos, contra sobre aquecimento teria que pesquisar. Tudo depende da aplicação.

A proteção contra curtos dos LM317 que eu comprei funciona bem desde que a tensão na entrada não seja muito alta, com 15 volts na entrada aguentaram bem mas com 30 queimam mesmo.

Com um transistor em série a proteção contra sobreaquecimento provavelmente funciona se o regulador for colocado no mesmo dissipador, nunca testei. Mas nesse caso a proteção contra curtos não funciona, tem que colocar os tais resistores e um transistor adicional.

De qualquer maneira continua esbarrando na possibilidade de componentes falsificados, o transistor, o operacional, o zener ...:tw_frown:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Felipe Alves 2207 disse:

O que vcs acham de ''fazer um regulador'' tipo esse da imagem, ignorando a questão da praticidade de um regulador já pronto

Há casos e casos.... 

Em situações sem espaço onde o foco do circuito não é a fonte eu uso os reguladores de tensão sem problemas, pode ser os 78xx ou o LM317 também, depende da tensão necessária. 

Já em situações onde o foco é a fonte e a tensão estabilizada, como por exemplo as fontes de bancada. Aí eu uso esses reguladores com operacionais. 

Veja que nas fontes de bancada compradas os amplificadores operacionais também são usados. 

Um CI interessante pra usar nas fontes é o LM723, ele já é antigo mas cumpre a função. 

Nele tem exatamente esse circuito que você mandou, só que um pouco mais completo e com proteção pra curto circuito. 

Por fora dele você põe apenas o transistor de potência, os resistores pra regular a tensão e caso queira o resistor shunt pra evitar curto e queimar o transistor de saída. 

Em fonte de bancada o shunt é útil, já em fonte onde não se tem acesso nem tanto. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!