Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esquema e placa do amplificador TDA 1515BQ


Visitante
Ir à solução Resolvido por rmlazzari58,

Posts recomendados

Eu tenho um circuito integrado TDA 1515BQ, mas eu não consigo encontrar um esquema e desenho das trilhas da placa de circuito impresso. De preferência o mais simples possível (pode ser mono ou estéreo). Eu tenho uma pequena dúvida: o TDA 1510 é equivalente? Posso usar o TDA 1515 no lugar do esquema do TDA 1510? Na verdade eu achei o TDA 1515BQ na sucata e não tenho certeza se ainda está funcionando, o aspecto está bem conservado e não tem nenhuma parte queimada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

https://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/19197/PHILIPS/TDA1515.html

 

Nessa página aí, mais embaixo, tem os manuais também dos TDA1510, 1512, 1516 etc.

 

Tem um artigo bem interessante escrito pelo mestre Newton C Braga:

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/57-artigos-e-projetos/14012-amplificador-12-12-w-tda1510aq-ou-bq-art1615

 

Se você procurar no Google por "PCB circuit TDA1515" (sem as aspas, claro), será que não encontra algo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Reinaldo Araujo disse:

achei o TDA 1515BQ na sucata

Quando é assim já aproveito a placa original. 

Quando tem outras coisas junto como rádio ou toca fitas eu corto essa parte. 

Fazer placa pra esses CIs é um pouco chato, já que os terminais são cruzados e passam uma corrente razoavelmente alta. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58 Esse integrado é muito antigo (usavam em toca-fitas e rádios). Pesquisei agora e não consegui encontrar outra PCB do TDA 1515. O equivalente também é o TDA 1510? Eu tinha uma revista de Newton C. Braga de eletrônica que tinha os esquemas completos deste integrado, mas eu perdi e não sei onde está. Mas obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Reinaldo Araujo disse:

O equivalente também é o TDA 1510?

Em circuitos integrados de mesma família não tem essa de equivalentes, mas esses tem a mesma pinagem e funcionam um no lugar do outro. A diferença é que o TDA1510 é um pouco mais fraco. 

2 horas atrás, Reinaldo Araujo disse:

Pesquisei agora e não consegui encontrar outra PCB do TDA 1515.

Placa de circuito impresso se não tem, a gente mesmo faz. Só acompanhar o formato do integrado e os esquemas dos datasheets. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Renato.88 disse:

Em circuitos integrados de mesma família não tem essa de equivalentes, mas esses tem a mesma pinagem e funcionam um no lugar do outro. A diferença é que o TDA1510 é um pouco mais fraco. 

 

Eu pesquisei no Datasheet e diz que o TDA 1510 é similar ao TDA 1515: https://www.electronica-pt.com/db/componentes.php?ref=TDA1510

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
6 horas atrás, Reinaldo Araujo disse:

Eu tinha uma revista de Newton C. Braga de eletrônica que tinha os esquemas completos deste integrado, mas eu perdi e não sei onde está.

No link para o site do Newton Braga, ali em cima, tem o esquema para esse chip, que mostra a conexão lógica dos componentes, sem focar na ordem física dos pinos. E tem até um modelo de placa de circuito impresso que, como disse o mestre @Renato.88, você mesmo pode confeccionar.

 

Mas já que esse chip é obsoleto, ou seja, se queimar não vai ter como ser substituído, você também pode montar o circuito físico através do método "aranha", que consiste em soldar os componentes uns nos outros (e não todos eles numa mesma placa). E também pode montar num arranjo híbrido: uma placa só para a alimentação (que nesse caso é de 12v), deixando para conectar os componentes que tem a ver com o sinal de áudio uns diretamente nos outros. Ou ao contrário: a placa ficaria só para as entradas "processamento" e saídas do sinal de áudio, conectando a alimentação por fora da placa, em "aranha". Nos esquemas tem um ponto em que os terras tanto dos sinais esquerdo e direito de entrada - os que serão amplificados - quanto nos sinais de saída, que vão aos alto falantes, se encontram: é o mesmo ponto em que vai o negativo dos 12v.

 

Uma sugestão: dê uma rabiscada no papel antes de começar, colocando os componentes em seus tamanho reais.

 

Olha umas técnicas de montagem de circuitos aqui:

https://blog.novaeletronica.com.br/tecnicas-de-montagens-eletronicas/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!