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Como saber se um notebook novo já foi usado?


Eikesaur
Ir à solução Resolvido por Pincipi,

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Esses dias comprei um notebook novo da Lenovo pela Amazon, e dando uma olhada geral nele, uma coisa me preocupou, que foi o fato de a garantia constar que tenho menos de 10 meses, mesmo com ele tendo chegado aqui apenas no dia 10/09/22. Sendo assim, fui dar uma fuçada lá no Visualizador de Eventos do Windows, e nele constava que no dia 24/06/22 o notebook tinha sido usado, o que bateria corretamente com a questão do tempo da garantia estar em menos de 10 meses... Algo que também acho importante falar é o fato de todos os logs gerados no dia 24 terem sido realizados ao mesmo tempo, o que me leva a crer que talvez tenham sido os próprios profissionais da Lenovo instalando as coisas dele (mas como sou leigo, não tenho certeza). No entanto, por qual motivo a garantia seria acionada na data errada? Isso me leva a outra hipótese, que é a de que alguém possa ter comprado ele e devolvido para a Amazon, que me revendeu depois. Vou deixar uma imagem anexada aqui, mas queria saber o que vocês acham disso tudo? Tem alguma outra forma de saber se meu notebook já foi usado antes da data que recebi? Agradeço a quem puder ajudar!

Captura de tela 2022-09-12 202031.png

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@Ricardov Pois é, exatamente! Por isso estou estranhando que alguém pode ter usado o notebook antes da minha compra.

 

Agora de noite eu liguei para o suporte da Amazon e relatei o meu problema, aí eles me disseram que o notebook era novo e que nunca tinha sido vendido para ninguém além de mim, mas aí falei da data dos registros que indicavam que ele tinha sido usado no dia 24/06, e aí eles me disseram que se fosse preciso, poderia realizar a solicitação de troca. No entanto, antes disso, irei ligar para a própria Lenovo e ver o que eles podem me dizer sobre isso, pois quero ter a certeza absoluta antes de fazer qualquer coisa.

 

Também já encaminhei um relatório para a Lenovo solicitando a atualização do prazo de garantia, e acredito que isso será resolvido sem problemas, mas o que mais me incomoda mesmo é a questão da possibilidade de alguém ter usado o meu notebook antes de mim, o que acho uma sacanagem com o consumidor, e se isso for verdade, por qual motivo realizou a devolução? Defeito? Sei que posso estar sendo receoso demais, é verdade, mas nada é de graça, é suado, então gosto que seja tudo nos conformes.

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@Eikesaur Se o produto é vendido e entregue pela própria Amazon então creio que não poderia ser usado por outra pessoa e colocado de novo a venda, geralmente teria de devolver para o fabricante, já que até a caixa do produto fica diferente do que uma enviada com produto novo.

 

Pode de fato também ter sido o fabricante, que fez procedimenos antes de te mandar o produto, ainda não deixa de ser um uso, mas é justificavel como aceito.

 

 

Se o produto é vendido e entregue pela Amazon ou não, ainda vale a garantia prescrita na nota fiscal, como dito pelo amigo @Ricardov, e geralmente a garantia de produtos é de 1 ano ou mais, dependendo do modelo.

 

Em caso de realmente for tentar devolver, precisa estar atento ao prazo também, itens vendido e entregue pela Amazon tem 30 dias para devolver, isso a partir da data que recebe. Eu uma vez precisei entrar em contato com o SAC da Amazon e me foi passado isso.

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@Elder Nauvirth Sim, sim, estou atento aos prazos, e como ele me foi entregue no último sábado, então ainda estou dentro do prazo se for preciso devolver. Agora, antes disso, quero verificar tudo direitinho, perguntando tudo o que for preciso para evitar de fazer algo de forma precipitada e sem pensar direito, já que estou precisando muito do meu notebook para estudar e trabalhar...

 

Estava dando uma pesquisada na internet, e achei uma informação bem relevante sobre isso no Suporte oficial da Lenovo lá do Paraguai, e como não sei se posso colocar links aqui, vou copiar por extenso a um trechinho da informação que achei útil:

 

Minha garantia mostra datas e duração incorretas? Por que isso acontece?

 

Se você comprou seu equipamento de um revendedor, a Lenovo inicia a garantia no momento em que a remessa foi adquirida pela revenda. Isso é chamado de Garantia Base; para compensar o tempo que o computador ficou parado no setor de armazenagem ou em uma prateleira até ser vendido. A Lenovo geralmente adiciona um mês adicional à garantia, não sendo isto um problema, pois a data de compra pode ser ajustada.

 

Confesso que isso me deu um certo conforto, e como os logs de eventos do Windows da imagem que mandei lá em cima são todos no mesmo horário (22:13:17), talvez tenha sido o momento em que o Windows foi instalado com todos os drivers, essa é a minha hipótese.

 

Mas assim, ainda irei ligar agora pela manhã para o suporte da Lenovo daqui do Brasil, pois quero ouvir deles mesmos a respeito de tudo isso e ver qual seria a explicação deles, aí qualquer atualização posto aqui. 

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Eu uso uma metodologia pessoal de checagem no equipamento novo:

-Verifico os selos do fabricante na embalagem, muitos usam um adesivo redondo para lacrar pontos da embalagem e se já estiverem rompidos ou adulterados significa que já foi aberto e muito provavelmente usados de alguma forma. Tem o detalhe da embalagem com imagens características e selos com códigos de barras e as embalagens descaracterizadas sem nada escrito ou qualquer selo.

-Verifico a inicialização do Windows que geralmente vai na configuração inicial ou tela de boas vindas, o que seria um indicio de nunca ter sido usado antes, diferente seria se já fosse direto para a tela de um usuário qualquer e até mesmo pedindo senha. Depois tem a parte dos logs e o tempo de operação do sistema.

-Também checo as informações do tempo de utilização do SSD ou HDD e quantas vezes foi ligado, se aparecer 0 horas e ligado até no máximo umas quatro vezes eu considero como novo.

-Poeira, riscos e ausência ou não de plásticos adesivos na câmera ou carcaça podem indicar que outra pessoa já usou antes.

-Pela data da versão do setup dá para se ter uma provável noção de quando a máquina foi projetada.

Tem que se considerar que cada fabricante tem a sua linha de montagem e processos de controle de qualidade diferentes e que parece ser normal hoje em dia o equipamento entrar no mercado dar o defeito critico e retornar ao fabricante para ser reciclado e revendido como novo e não como recondicionado como legalmente deveria ser.

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