Ir ao conteúdo

Equipamento para reduzir ruido do pc?

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Poderia tentar uma limpeza no pc, talvez resolveria. Desativar Turbo Boost/Overclock. mexer na curva de fans da gpu ou de fans no gabinete. Ruido de pc geralmente é causado ou por alta temperatura, falta de limpeza ou fans mal configuradas. (deixar o case aberto vai ajudar na temp)

Postado
52 minutos atrás, Swalls disse:

qual equipamento posso comprar para reduzir ruido do pc?

ps: exceto outro gabinete.

Ruido só pode ser ventoinha ou HD antigo. Não existe nada que compense a fazer para "isolar" o ruído.

Ventoinhas sujas oferecem resistência ao fluxo de ar, e costuma vibrar com isso, pelo menos até atingirem sua rotação normal.

Uma limpeza pode resolver. Aproveite para retirar o selo adesivo, a tampinha de borracha e colocar algumas gotas de óleo singer no eixo.

Se as ventoinhas estiverem ligadas na placa-mãe, existem modelos que controlam a rotação (ver na BIOS). 

Se for HD antigo, não tem muito o que fazer, só trocando mesmo.

E pode ser a ventoinha da fonte, que é um pouco mais complicado para mexer, mas você pode limpar usando um pequeno pincel e um aspirador de pó.

• Curtir 2
Postado

@Wal SJC  limpo e troco a pasta térmica constantemente e já fiz todo o resto no dia em que peguei o pc.

confesso que nunca fiz as gotas de óleo, vou tentar ☺.

a pasta é de boa qualidade também(vulgo mw informática)

Postado
1 hora atrás, Swalls disse:

@Wal SJC  limpo e troco a pasta térmica constantemente e já fiz todo o resto no dia em que peguei o pc.

confesso que nunca fiz as gotas de óleo, vou tentar ☺.

a pasta é de boa qualidade também(vulgo mw informática)

Se as ventoinhas estão limpas, a temperatura do PC está normal e o barulho persistir, só trocando as ventoinhas ou reduzindo a velocidade delas via BIOS, se estiverem conectadas na placa-mãe. Tente identificar se é apenas uma que faz barulho, ou se são todas, caso tenha mais de uma. Se for apenas uma, pode ser desgaste natural. Demora mas acontece. Aí você pode trocar.

Postado

Configurar as ventoinhas para rodarem em rotação mais baixa e não dispararem em qualquer aumento de temperatura do processador. Eu deixo a curva dos fans do gabinete configuradas de uma forma que elas só começam a aumentar a rotação quando a temperatura do processador passa dos 50ºC.

Se o cooler do processador estiver fazendo muito barulho, considere comprar um maior mais eficiente (geralmente o cooler box é barulhendo porque a ventoinha dele é pequena e o dissipador possui o mínimo do mínimo de material que a AMD/Intel colocam pra economizar), compre um com conector de 4 pinos para fazer o controle de rotação pela placa-mãe. O cooler que eu coloquei no meu processador dá conta e sobra, então eu limitei a rotação máxima dele em torno de 85% (na BIOS) e também configurei pra rotação só sair do mínimo a partir de 50ºC, porque senão qualquer coisinha que você faça, até mesmo abrir uma nova aba no navegador vai fazer o cooler subir a rotação e depois baixar, fica aquele zum-zum-zum oscilando toda hora, isso incomoda bastante, quando eu usava o cooler box era pior ainda porque ele era mais barulhento.

Outra dica, não colocar ventoinhas demais no gabinete, coloque só o necessário. (no meu eu tenho apenas duas exaustoras de 120mm no teto do gabinete) e não aumente muito a rotação delas, quanto maior a rotação, mais barulho de vento vai fazer, se não tiver como fazer o controle de rotação delas, você pode ligar em 5 volts (vai ficar muito silencioso) ou em 7 volts, dá pra fazer umas gabiarras nos conectores da fonte para ligar assim ou comprar um controlador manual. Se houver necessidade de mais ventoinhas no momento em que você estiver jogando ou rodando alguma coisa que esquente muito o CPU/GPU, você pode fazer algum esquema com um interruptor para ligar/desligar algumas ventoinhas quando precisar (ou fazer direto pelo software da placa-mãe, se a sua tiver essa função).

Manter os dissipadores sempre limpos, qualquer obstrução na passagem de ar vai fazer os componentes esquentarem mais e o cooler subir a rotação.

Pasta térmica com melhor capacidade de condução térmica (não use aquelas brancas comuns) e não precisa se preocupar tanto em ficar trocando pasta térmica com frequência porque na maioria dos casos não tem necessidade, troque apenas se perceber que a temperatura está ficando mais alta do que era quando estava com a pasta térmica nova (o dissipador tem que estar SEMPRE sem obstrução por sujeira, isso é mais importante do que troca de pasta térmica, aquele monte de plumas que vai se acumulando com o tempo e entope a passagem de ar).

Postado
Em 14/09/2022 às 12:46, Swalls disse:

qual equipamento posso comprar para reduzir ruido do pc?

ps: exceto outro gabinete.

Equipamento para isso não existe. Ventoinhas tem um nível de ruído( normalmente está dito na especificação).Se colocar um monte delas vai ter um monte de ruído.

Diga o modelo do gabinete e o modelo dessas ventoinhas.

O que pode ser feito? Trocar ventoinhas ou reduzir a quantidade.

No meu caso fiz as duas coisas: retirei ventoinhas e troquei todas por ventoinhas com PWM( variam a rotação conforme temperatura dos componentes).

De 6 ventoinhas sobraram 3 no meu gabinete.

Aí depende do gabinete, do orçamento e da configuração do PC, principalmente da MB, para ver se tem SYS_FAN suficientes.

• Solução
Postado

Um dos gabinetes mais silenciosos disponíveis são os Be Quiet!  Silent Base 600.

O que tem de diferente?

Todo fechando sem a janela  "cristaleira da vovó", a chapa de metal ajuda a troca calor com o ambiente melhor do que vidro.

• Tem modelos com a janela "da moda".

Os fans são de baixa rotação, trocando eficiência por silêncio.

O interior é revestido com uma grossa manta antirruído, colada.* 

ImageServer.php?ID=23405@be-quiet.net&co

* Esse material é vendido na forma de kit, podendo ser usado em outros gabinetes.

https://www.bequiet.com/en/accessories/noise-absorber-kit/808

Caso queira tentar sem ter que importar, experimente com o material antirruído usando em automóveis.

"Top 7 Quietest PC Cases for Extremely Silent PC Builds in 2022"

Os 7 melhores gabinetes de PC mais silenciosos para montagens de PC extremamente silenciosas em 2022"

O "the best overall" foi é o Fractal Design Define S.

• Monolítico, sem janela (tem versão com janela).
  • Usa manta de material antirruído internamente.
  • Usa fans de 140mm de 1000 RPM.**

Define-S_9-1080x1080.jpg

Outro bem silencioso é o Nanoxia Deep Silence 3 Mid Tower, usa placas de betume e espuma como material antirruído (padrão automotivo), também todo fechado, sem janela "exibição de frufru".

71B0soGI4zL._AC_SX679_.jpg

Não é sugestão para comprar estes gabinetes - teria que importar; e sim se basear nas soluções empregadas neles.

** Dica, se seu gabinete suportar troque os fans por modelos de 140mm ou 200mm, com baixa RPM e tenha um controle de rotação de fans.

"O silêncio tem seu preço." 🙂 

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!